Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209266 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Eleições 2010
« Resposta #1800 Online: 05 de Outubro de 2010, 23:02:08 »
A Folha está na justiça militar pedindo a ficha completa da Dilma. Se conseguir, temo que vai ser um golpe importante nesse segundo turno.

Se isso ocorrer, não abriria precedentes?

Precedentes, que precedentes?

Se bem me lembro existe a lei da anistia. Se você abrir os documentos militares em relação a uma pessoa que militava contra a ditadura, consequentemente poderia abrir dos que militavam a favor, como os torturadores, por exemplo. Acho eu, especulação.

Concordo!

Sou de opinião de que todos os documentos devam vir à público.

Não há porque os registros históricos de nosso país fiquem incompletos para garantir proteção à imagem de quem quer que seja.

Concordo. Mas o uso eleitoral do fatos nesse momento, como se pode notar, pode acabar numa boataria sem fim.

Esses registros, já deveriam ter sido entregues a muito tempo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1801 Online: 05 de Outubro de 2010, 23:03:17 »
PT estuda tirar aborto de programa para estancar queda de Dilma entre religiosos
PUBLICIDADE

DE BRASÍLIA

Acuado pela perda de votos de evangélicos na reta final do primeiro turno, o PT ensaia deixar de lado a defesa programática da descriminalização do aborto e já planeja retirar a proposta do programa do partido, aprovado em congresso.

A medida deve ser discutida em reunião da Executiva do PT, como forma de responder aos rumores contra a candidata à Presidência, Dilma Rousseff, apontados como o principal motivo para o crescimento de Marina Silva (PV), contrária à legalização do aborto, e a consequente ida da disputa presidencial ao segundo turno. [...]

http://www1.folha.uol.com.br/poder/809786-pt-estuda-tirar-aborto-de-programa-para-estancar-queda-de-dilma-entre-religiosos.shtml

SÃO PAULO - A candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) seria eleita em primeiro turno, com 63,50% dos votos válidos, se as eleições fossem realizadas apenas entre os presos em regime provisório que votaram no domingo no Estado de São Paulo. Um levantamento realizado pela Agência Estado, com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), mostra que Dilma recebeu 830 votos nas 31 seções eleitorais instaladas em 28 unidades prisionais do Estado.

Na sequência, figuraram os nomes da senadora Marina Silva (PV), com 20,65% dos votos válidos, tendo 270 eleitores votado nela, e do candidato José Serra (PSDB), com 14,38%, com 188 eleitores votando diretamente nele. Nas unidades prisionais, o candidato derrotado Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) passou a marca do 1%, alcançando 1,07% dos votos válidos, com 14 votos.[....]

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-recebe-63-5-dos-votos-validos-de-presos-em-sp,620643,0.htm

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #1802 Online: 05 de Outubro de 2010, 23:03:28 »
Eu já desisti de esperar esse tipo de abertura. Me contentaria com uma Comissão da Verdade, como o Mandela fez na África do Sul.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1803 Online: 05 de Outubro de 2010, 23:06:14 »
Concordo. Mas o uso eleitoral do fatos nesse momento, como se pode notar, pode acabar numa boataria sem fim.

Eu já desisti de esperar esse tipo de abertura. Me contentaria com uma Comissão da Verdade, como o Mandela fez na África do Sul.

Os militares não deixariam(ão)!

« Última modificação: 05 de Outubro de 2010, 23:13:51 por Geotecton »
Foto USGS

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1804 Online: 05 de Outubro de 2010, 23:12:17 »
Sobre boataria, isso é inevitável.

O que varia é maneira como os candidatos, e a direção de suas campanhas, lidam com isso.

Dilma, acho que por falta de traquejo, inexperiência mesmo, tem se enrolado demais com esses percalços.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #1805 Online: 05 de Outubro de 2010, 23:41:58 »
Hoje de manhã tinha uma colega no trabalho desesperada pedindo que ninguém votasse na Dilma porque ela ia obrigar pastores evangélicos a casar bichas em suas igrejas e ia legalizar o aborto. Minha intenção inicial era votar nulo, mas fui convencido a votar na Dilma.

Não quero mesmo que novamente o moralismo fanático religioso decida os rumos de uma eleição no país (mesmo que ache que pelo histórico e pelas propostas os dois candidatos não valham muito mais que meia pera podre).

O baixo nível da boataria Serrista me fez decidir pelo 13 mais uma vez, tá decidido. Aliás, amanhã vou agradecer a colega pela ajuda que ela me deu.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1806 Online: 05 de Outubro de 2010, 23:54:43 »
No próprio RS podemos analisar um exemplo. Lá tem a cidade com o maior contingente evangélico do Brasil (mais de 80%) - Quinze de Novembro. Dos 3000 eleitores, apenas 105 votaram em Marina (4%). Lá Dilma ganhou de 49% a 45%.
Mas tu estás falando de evangélicos no estilo da Marina, lá em Quinze os evangélicos são os luteranos da IECLB.

No sul realmente os evangélicos são em maioria vocacionais, mas são evangélicos.
Tem uma diferença muito grande. Aqui na minha cidade a maioria também é luterano e deu Dilma, não vi ninguém defendendo a Marina por ser evangélica, muito pelo contrário, os luteranos vêem pejorativamente esses grupos episcopais.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #1807 Online: 05 de Outubro de 2010, 23:58:05 »
O Vencimento Básico é o mesmo, mas vai ter uma pequena diferença na "Retribuição por Titulação".

Cara só com a graduação não deveria dar aula em Universidade.

Isso dificilmente acontece em Federais.

Essa eu não sabia  :|
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #1808 Online: 05 de Outubro de 2010, 23:59:36 »
acho difícil o Serra conquistar muito mais votos somente com o seu carisma.

Isso é, se ele tivesse um né?  :D
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Atheist

• Visitante
« Resposta #1809 Online: 06 de Outubro de 2010, 00:48:41 »
A Folha está na justiça militar pedindo a ficha completa da Dilma. Se conseguir, temo que vai ser um golpe importante nesse segundo turno.

Se isso ocorrer, não abriria precedentes?

Precedentes, que precedentes?

Se bem me lembro existe a lei da anistia. Se você abrir os documentos militares em relação a uma pessoa que militava contra a ditadura, consequentemente poderia abrir dos que militavam a favor, como os torturadores, por exemplo. Acho eu, especulação.

Concordo!

Sou de opinião de que todos os documentos devam vir à público.

Não há porque os registros históricos de nosso país fiquem incompletos para garantir proteção à imagem de quem quer que seja.

Se os documentos vierem a público a boataria acaba. Se são fatos, não são boatos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1810 Online: 06 de Outubro de 2010, 04:38:16 »
Hoje de manhã tinha uma colega no trabalho desesperada pedindo que ninguém votasse na Dilma porque ela ia obrigar pastores evangélicos a casar bichas em suas igrejas e ia legalizar o aborto. Minha intenção inicial era votar nulo, mas fui convencido a votar na Dilma.

Não quero mesmo que novamente o moralismo fanático religioso decida os rumos de uma eleição no país (mesmo que ache que pelo histórico e pelas propostas os dois candidatos não valham muito mais que meia pera podre).

O baixo nível da boataria Serrista me fez decidir pelo 13 mais uma vez, tá decidido. Aliás, amanhã vou agradecer a colega pela ajuda que ela me deu.

Boataria por boataria, acho pior e mais covarde a de dizer que o Serra vai acabar com a bolsa família. Porque a favor da legalização aborto a Dilma sempre disse ser mesmo, o que, não só não tem nada demais, ou não deveria ter, como eu via como único ponto positivo/consolo dela, diga-se de passagem. Mas nem isso tem mais:

Em busca do voto evangélico

Promessas - Dilma: hoje, segundo as pesquisas, ela perde de José Serra entre os evangélicos

Para ser o coordenador da campanha de Dilma Rousseff junto aos evangélicos, o pastor Manoel Ferreira, presidente do Conselho Nacional de Pastores do Brasil, fez exigências que devem causar algum rebuliço entre os militantes históricos do PT. Da conversa que teve há duas semanas com Dilma, Ferreira saiu com uma promessa: se vencer a eleição, ela não tomará iniciativas que afetem temas caros aos evangélicos, como legalização do aborto, regulamentação da prostituição, retirada de símbolos religiosos de locais públicos e a união estável entre homossexuais. Dilma aceitou a proposta do pastor para que esses temas só sejam discutidos no Congresso por iniciativa dos próprios parlamentares, nunca do Executivo. Satisfeito, o pastor prometeu abrir caminho para Dilma transitar com desenvoltura entre os 25% de eleitores evangélicos.

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2010/em-busca-do-voto-evangelico/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1811 Online: 06 de Outubro de 2010, 04:42:18 »

Os militares não deixariam(ão)!

O Jair Bolsonaro diz ser a favor de se abrir os arquivos da ditadura:

<a href="http://www.youtube.com/v/iW6NEY-Lp_g" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/iW6NEY-Lp_g</a>

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #1812 Online: 06 de Outubro de 2010, 07:12:54 »
Houve um golpe de Estado contra um presidente legítimo e algumas pessoas escolheram pegar em armas. Não é o caminho que eu escolheria, mas também não desaprovo quem pensasse assim na época. Dá até para discutir se o caminho de assaltar bancos era a melhor maneira, mas temos que lembrar que eram outros tempos.

E se for para abrir os documentos de Dilma, que se abra de TODO MUNDO. Abole a Anistia de uma vez. É tudo que nós "esquerdinhas" queremos :roll:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1813 Online: 06 de Outubro de 2010, 07:38:47 »
Paciencia povo...... Logo logo os militares envolvidos em crimes na ditadura morrem, ai fica mais facil abrir os arquivos....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1814 Online: 06 de Outubro de 2010, 09:20:26 »
Houve um golpe de Estado contra um presidente legítimo e algumas pessoas escolheram pegar em armas. Não é o caminho que eu escolheria, mas também não desaprovo quem pensasse assim na época.

Ok, até aqui eu concordo, em tese, pois as pessoas que fizeram guerrilha desejavam a volta da ordem legal anterior, ainda que existam indícios que isto não era completamente verdade.

Dá até para discutir se o caminho de assaltar bancos era a melhor maneira, mas temos que lembrar que eram outros tempos.

Isto não se justifica, pois isto é um crime comum, quer fosse na ordem legal anterior, quer fosse na que a sucedeu.

E se for para abrir os documentos de Dilma, que se abra de TODO MUNDO. Abole a Anistia de uma vez. É tudo que nós "esquerdinhas" queremos :roll:

Concordo também. E vou além.

Todos os envolvidos (de todo o espectro político) com torturas, assassinatos, guerrilhas, extorsões e demais crimes deveriam perder seus direitos políticos e civis imediatamente, bem como deveriam ser presos. :biglol:

O que ia ter de "esquerdinha" (muitos petistas) e de "direitinha" (muitos militares) presos... :biglol:
Foto USGS

Atheist

• Visitante
« Resposta #1815 Online: 06 de Outubro de 2010, 09:38:22 »
Houve um golpe de Estado contra um presidente legítimo e algumas pessoas escolheram pegar em armas. Não é o caminho que eu escolheria, mas também não desaprovo quem pensasse assim na época. Dá até para discutir se o caminho de assaltar bancos era a melhor maneira, mas temos que lembrar que eram outros tempos.

Até concordo que seja complicado analisar pois eram outros tempos. Só penso que substituir uma ditadura por outra não seria e não é solução. Ou alguém pensa que os "comunistas" iriam tomar o poder e instituir democracia?

Atheist

• Visitante
« Resposta #1816 Online: 06 de Outubro de 2010, 09:40:01 »
Boataria por boataria, acho pior e mais covarde a de dizer que o Serra vai acabar com a bolsa família. Porque a favor da legalização aborto a Dilma sempre disse ser mesmo, o que, não só não tem nada demais, ou não deveria ter, como eu via como único ponto positivo/consolo dela, diga-se de passagem. Mas nem isso tem mais:

Por aqui disseram que se a Dilma não ganhasse iriam fechar o campus da UFV. Se isso foi eficiente ou não é difícil dizer, mas existem alguns dados. Dilma ganhou na cidade com mais de 60% dos votos. Enquanto isso, todas as outras cidadezinhas ao redor deu Serra.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1817 Online: 06 de Outubro de 2010, 10:23:33 »

Em busca do voto evangélico

Promessas - Dilma: hoje, segundo as pesquisas, ela perde de José Serra entre os evangélicos

Para ser o coordenador da campanha de Dilma Rousseff junto aos evangélicos, o pastor Manoel Ferreira, presidente do Conselho Nacional de Pastores do Brasil, fez exigências que devem causar algum rebuliço entre os militantes históricos do PT. Da conversa que teve há duas semanas com Dilma, Ferreira saiu com uma promessa: se vencer a eleição, ela não tomará iniciativas que afetem temas caros aos evangélicos, como legalização do aborto, regulamentação da prostituição, retirada de símbolos religiosos de locais públicos e a união estável entre homossexuais. Dilma aceitou a proposta do pastor para que esses temas só sejam discutidos no Congresso por iniciativa dos próprios parlamentares, nunca do Executivo. Satisfeito, o pastor prometeu abrir caminho para Dilma transitar com desenvoltura entre os 25% de eleitores evangélicos.

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2010/em-busca-do-voto-evangelico/
E além disso, a campanha da Dilma parece que está querendo começar a contra-atacar com o mesmo fundamentalismo, empurrando para o Serra a antipatia dos religiosos:
Fundamentalismo detected!

Citação de: Folha[url=http://www1.folha.uol.com.br/poder/809786-pt-estuda-tirar-aborto-de-programa-para-estancar-queda-de-dilma-entre-religiosos.shtml][/url]
O primeiro contra-ataque partiu do secretário de Comunicação do PT, André Vargas. "O Brasil verdadeiramente cristão não votará em quem introduziu a pílula do dia seguinte, que na prática estimula milhões de abortos: Serra", disse em seu Twitter.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/809786-pt-estuda-tirar-aborto-de-programa-para-estancar-queda-de-dilma-entre-religiosos.shtml
Agora, dizer que a Dilma ia legalizar o aborto não era totalmente boataria, tanto que ela no início da campanha se posicionava a favor. Mas inventar que o Serra introduziu a pílula do dia seguinte e tentar vincular isso ao aborto e ao voto dos cristãos não deixa nada a dever a qualquer baixaria.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1818 Online: 06 de Outubro de 2010, 10:33:47 »
Citação de: Folha[url=http://www1.folha.uol.com.br/poder/809786-pt-estuda-tirar-aborto-de-programa-para-estancar-queda-de-dilma-entre-religiosos.shtml][/url]
O primeiro contra-ataque partiu do secretário de Comunicação do PT, André Vargas. "O Brasil verdadeiramente cristão não votará em quem introduziu a pílula do dia seguinte, que na prática estimula milhões de abortos: Serra", disse em seu Twitter.
[...]
Agora, dizer que a Dilma ia legalizar o aborto não era totalmente boataria, tanto que ela no início da campanha se posicionava a favor. Mas inventar que o Serra introduziu a pílula do dia seguinte e tentar vincular isso ao aborto e ao voto dos cristãos não deixa nada a dever a qualquer baixaria.

Basta conhecer o histórico do indivíduo que atende pelo nome de André Vargas para entender o quão cretino ele é.

« Última modificação: 06 de Outubro de 2010, 10:35:48 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1819 Online: 06 de Outubro de 2010, 11:01:52 »
Lula determina guinada na campanha de Dilma, que vai explorar privatizações
PUBLICIDADE

VALDO CRUZ
RANIER BRAGON
SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA
ANA FLOR
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

O presidente Lula e os governadores eleitos cobraram ajustes na estratégia de campanha de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Uma delas é explorar o tema privatizações nos programas de TV, numa reedição do que foi feito em 2006.

Outra orientação foi tirar a agenda religiosa, incluindo a polêmica do aborto, imediatamente do foco da campanha, e usar os programas de TV para comparar os projetos de governo petista e tucano.

Veja mapa com todos os resultados das eleições
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Acatando críticas dos governadores eleitos, Lula determinou que Dilma se aproxime mais das pessoas e da imprensa, acabando com o tom cerimonial e com o cerco de segurança de suas viagens e entrevistas.

Durante reunião com governadores eleitos, ontem no Alvorada, Lula disse que a campanha de Dilma tem de enfrentar a polêmica do aborto, mas não pode deixar que o tema domine o segundo turno, fazendo o jogo que interessa a José Serra.

"FROUXIDÃO MORAL"

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) foi anunciando como um dos novos coordenadores da campanha, para a região Nordeste.

Logo na estreia, Ciro fez críticas indiretas aos recentes escândalos de irregularidades no governo, como a demissão de Erenice Guerra e a quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB.

Ele disse que os eleitores que apoiaram Marina Silva (PV) no primeiro turno estão preocupados com a "frouxidão moral" demonstrada "aqui e ali" e que a ida de Dilma ao segundo turno foi uma "lição de humildade".

O deputado teve sua pré-candidatura abortada pelo PSB no início do ano, por pressão de Lula. Na ocasião, ele disse que Serra era mais preparado do que Dilma e chamou o PMDB de "ajuntamento de assaltantes".

Outras mudanças foram notadas na entrevista de Dilma. A candidata inaugurou a prática de falar em meio à aglomeração dos repórteres. O objetivo é passar para as TVs imagem menos formal.

Outra foi o tom de sua fala. Disse que o governo Lula também atendeu à classe média e frisou que sua campanha irá explorar as comparações na área social e o viés privatizante do PSDB.

"Nosso objetivo principal é deixar cada vez mais claro que se trata do confronto entre dois projetos. Um projeto é necessariamente uma volta ao passado", afirmou.

"Sem dúvida a gente tem que comparar a questão das privatizações. E o tratamento que eles deram à Petrobras, quando tiraram até o que é mais brasileiros, que é o 'bras', e tentaram colocar o 'brax'", disse, se referindo a ideia de 2000 de trocar o nome para "PetroBrax".

Dilma falou rapidamente sobre a polêmica em torno do aborto. Limitou-se apenas a dizer que defende a vida.

"Passei por uma experiência espiritual muito forte, que foi o nascimento do meu neto."

http://www1.folha.uol.com.br/poder/810430-lula-determina-guinada-na-campanha-de-dilma-que-vai-explorar-privatizacoes.shtml

Destaque para:

O deputado teve sua pré-candidatura abortada pelo PSB no início do ano, por pressão de Lula. Na ocasião, ele disse que Serra era mais preparado do que Dilma e chamou o PMDB de "ajuntamento de assaltantes".

Como é isso? Ele era cego, e agora pode ver? Vai ajudar o ajuntamento de assaltantes e uma menos preparada a se elegerem? :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #1820 Online: 06 de Outubro de 2010, 11:04:29 »
Nesse segundo turno eu tenho certeza que o digníssimo senhor Nulo Branco vai ganhar. Ele vai mudar o Brasil.

Atheist

• Visitante
« Resposta #1821 Online: 06 de Outubro de 2010, 11:15:11 »
Destaque para:

Como é isso? Ele era cego, e agora pode ver? Vai ajudar o ajuntamento de assaltantes e uma menos preparada a se elegerem? :lol:

É um milagre! Aleluia! Dilma faz milagres!

E agora que passou por uma "experiência espiritual muito forte" ela vai mudar de opinião em relação ao aborto.

Agora, querer falar de privatizações e citar a Petrobrás é no mínimo ridículo. Como se a Petrobrás fosse 100% do Estado.

Temma

• Visitante
« Resposta #1822 Online: 06 de Outubro de 2010, 11:20:27 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Boataria por boataria, acho pior e mais covarde a de dizer que o Serra vai acabar com a bolsa família.

Bem, se for pra acreditar em afirmações demagógicas. A dilma é contra o aborto e o Serra vai dar 13º para o Bolsa-família.

Eu acho que partir dessas declarações é um tanto superficial. Claro, a torpeza com que o discurso se adapta é de dar asco. mas, vamos lá, é de política que estamos discutindo, não tenho muita expectativa mesmo.

Bem, o que eu acho é que... ainda que o Serra tenha sido indagado diretamente sobre o fim do BF e tenha dado como resposta "jamé", eu acho que boa parte da ala PSDeBista e DEMocrata teceu e tece duras críticas ao BF. E seu eleitorado mais fiel sempre defendeu isso aos quatro ventos. "Fim" do bolsa-família soa muito forte, mas uma reforma que reduzisse sua abrangência não seria surpresa.

Não estou falando nada sobre criticar o BF em si. Sem problemas. Só que, as pessoas esperam alguma contrapartida junto com as críticas.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #1823 Online: 06 de Outubro de 2010, 12:50:40 »
Perícia indica que declaração de Tiririca foi forjada

O laudo sobre a habilidade de escrita do deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), campeão de votos para a Câmara, demonstrou que, aparentemente, a declaração de próprio punho por ele entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi escrita por outra pessoa.

No documento, as peritas criminais Gláucia Fabíola Costella Tacla e Morgana Manzi Lopes constataram um 'artificialismo gráfico' na construção das frases. A perícia 'observou a presença de punho escritor mais evoluído na formação de determinados trechos de vocábulos', diz a avaliação. 'Tal fato permitiu constatar que o autor dos manuscritos possui uma habilidade gráfica maior do que aquela que ele objetivou registrar ao longo do texto da declaração'.

A declaração foi entregue por Tiririca ao TRE em 28 de julho último. As peritas relatam que os grafismos 'não autorizam estabelecer categoricamente a unidade ou a dualidade de origem escritural entre os dois documentos'.

As peritas destacaram vários trechos no texto produzido a pedido da Promotoria. Entre eles, a vogal 'O' de Oliveira e a consoante ?S' de São Paulo, que indicam uma habilidade gráfica maior do que a pessoa que o escreveu tentou demonstrar no documento entregue ao TRE.

Para o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes - que fez a denúncia, aceita pelo juiz eleitoral Aloísio Sérgio Rezende Silveira -, não há dúvida de que o texto foi feito por outra pessoa. 'Existe uma escrita disfarçada na declaração, uma ortografia muito mais forte, muito mais elaborada do que aquele que quis transparecer na redação, uma escrita camuflada', afirmou. Para ele, o documento tem sérios problemas. 'Ainda que ele aprenda a ler e a escrever (nesses dez dias) continuamos com um documento falso, um registro falso', anotou.

O comediante tem dez dias, a partir de anteontem, para se apresentar à Justiça Eleitoral para colher material gráfico em juízo. Seu advogado, Ricardo Porto, afirmou que as denúncias são muito fáceis de serem derrubadas. 'Ele não é analfabeto. Vamos comprovar que Tiririca não cometeu crime algum.' As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #1824 Online: 06 de Outubro de 2010, 12:51:48 »
Tiririca não é analfabeto, mimimi.
Meu priminho de 5 anos já teria provado que era alfabetizado lendo um texto para as cameras!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!