Se ao invés de dizer "Eu pessoalmente, sou contra. Não acredito que haja uma mulher que não considere o aborto uma violência" ela tivesse dito "Eu pessoalmente sou contra, mas considero isto uma decisão de foro privado", ela manteria a coerência com a declaração de 04/10/2007.
Mas ela jamais diria a palavra "privado", pois é a esquerda do PT! 
Geotecton, imagino que vc quis dizer 'Veja' e não Folha.
Não vi o debate, estava muito ocupado vendo capitulos atrasados de House, que é algo muito mais importante, claro !

Agora, falando sério: o que interessa se o Serra ou a Dilma são contra ou a favor do aborto ? Quem deve legislar é o legislativo, que deve executar é o Executivo, que deve pagar imposto é o trouxxx... contribuinte. Alguém vai pagar imposto por mim ? Então por que devo achar que estamos na França do século XVII e que no 'reinado' de um ou outro as coisas serão verdes ou vermelhas ?
E mesmo assim a posição da Dilma não é contraditória, ela é contra a descriminalização do aborto mas agora está tomando as dores do partido por causa do seu possível futuro cargo, até aí tudo bem. O errado não é achar que mudou de posição, e sim que vai influenciar no Legislativo em causa própria.
O problema está no fato de bajular certa parcela da população. Deveriamos combater a bajulação, independente da posição. Os dois estão dançando a dança da bajulação, e fingindo que no reinado deles será tudo da cor deles. Ao invés de defender a democracia cada um defende sua 'eucracia', e pior, forçado pela imposição do povo que quer saber que posição irá tomar. Um triplo engano...
Para mim era importante descriminalizar o aborto, mas se a população que é contra estiver melhor representada na casa, havendo modificações na lei, serão barradas.
Tudo isto mostra na verdade a perda da representatividade de cada papel na democracia. Isso é grave, o resto é confusão.