De fato, arrecadar 100 bi em privatizações e aumentar em 30 pontos a dívida pública... A mágica do dinheiro virar pó.
Mas pelo menos hoje posso comprar um telefone (aliás, qualquer um pode) em qualquer lugar, sem ter que virar sócio da EMBRATEL e esperar anos na fila... coisa que, enquanto eu era "dono" da empresa, não podia.
Bem que o Serra podia mesmo ganhar essa joça e privativar o resto que falta, começando pelos Correios, antro de ineficiência e alvo preferido da corrupção e do aparelhamento estatal. Depois passava para a PETROBRÁS (afinal, nos postos de gasolina da empresa que é "meu patrimônio" pago tão ou e mais caro que nas multinacionais que me exploram). Depois passaria ao BB, que cobra taxas tão altas quanto os bancos particulares dos banqueiros sanguessugas...
Afinal, o PT também não tem lá muita dó em transformar dinheiro público em pó. Sendo assim, que pelo menos a população tenha um serviço um pouco melhor.
Tudo bem, sem problemas, mas onde enfiaram essa dinheirama, já que a dívida pública aumentou exponencialmente como em nenhum outro governo.
Não precisa responder, foi para pagar juros ( que não foram pagos, pois só se pagou os juros dos juros). Fora que todas as empresas foram vendidas na baixa, num dos piores momentos econômicos vividos, o que contraria toda a lógica da venda. Fora toda a maracutaia que foram as vendas, fora que não acabaram com os monopólios, fora que as tarifas de telefonia do Brasil são uma das mais caras do mundo e a velocidade da internet uma das mais baixas, fora o apagão, e a sobretaxa paga até hoje por conta dele, etc... Tudo saído dos contratos de venda dessas estatais. E toda privatização dos tucanos dá nisso, é só ver o abuso dos pedágios nas estradas paulistas.
E o dinheiro público virou pó no governo atual né? por isso tem um colchãozinho de US$ 260 bi em reservas. Por isso o BNDES é o maior banco de fomento do mundo, com aportes exclusivos do Tesouro, isso sem vender nenhuma estatal.