Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209307 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Eleições 2010
« Resposta #2825 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:06:02 »
Eu acho curioso petistas falarem de currículo. Nem pelo do diproma do Lula... o que "pega" mesmo é o certificado de NÃO conclusão de mestrado da Dilma.

Eu não sou petista, e falo sim, em diploma.

É tabu?

E se o indivíduo não tem diploma reconhecido no país, e se declara ao TSE como economista, isso é crime eleitoral.

Assim como o outro que se disse alfabetizado e agora está sendo instado a provar.

E sobre o Serra, ele até pode ser economista, mas tem sérios problemas com os números.

Confiram em:

http://www.youtube.com/watch?v=UiRNvK95438
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2826 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:09:10 »
A diferença é que antes somente se pagava o reagente, já que o laboratório já existia e era do governo e o técnico já era funcionário. Agora paga-se o reagente, o laboratório, a administração, a cooperativa e o lucro.

Lucro: A palavra maldita!

Lucro não é uma palavra maldita, mas em um serviço que se supõe público ele não deveria existir.

Antes o corpo técnico era de funcionários da prefeitura (e que continuam a receber, já que continuam funcionários) e o laboratório e maquinário foi praticamente doado à organização social (de Pernambuco, porque parece que nem daqui pôde ser).

Atheist

• Visitante
« Resposta #2827 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:10:56 »
Vou citar apenas o exemplo do estado do RN. Aqui existia apenas a UFRN e a UERN como universidades públicas e uma escola técnica (com um campus). Hoje a UFRN cresceu muito (em quantidade e qualidade), a escola técnica se tornou um centro de educação tecnológica e depois um instituto federal com VÁRIOS campi e uma nova universidade federal foi implantada. Fora a UERN que também se expandiu.

http://www.ifrn.edu.br/
http://www.uern.br/
http://www2.ufersa.edu.br/portal/
http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/;jsessionid=75CECDC72A35D38902D6DDDC49A9A6C5.sistemas1bi2

Eu estudei na UFRN de 92 a 96, depois de 98 a 2000 e por fim retornei em 2005 a 2007 e vi a transformação da universidade no período.

A Ufersa não foi uma universidade criada no governo lula, foi mudança de nome. Claro que teve investimento, mas não foi uma nova universidade:

Mudança de nome da Escola Superior de Agricultura de Mossoró

Lei 11.155/2005 http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=252810

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2828 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:12:12 »
Eu conheço a UFPR desde 1981 e sei as transformações pelo qual ela passou, inclusive os méritos e deméritos nos últimos 16 anos.

E são...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2829 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:14:59 »

A Ufersa não foi uma universidade criada no governo lula, foi mudança de nome. Claro que teve investimento, mas não foi uma nova universidade:

Lei 11.155/2005 http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=252810

Como universidade sim, não foi apenas mudança de nome. E há também a criação dos novos cursos da UFERSA. É como você comparar a Escola Técnica com o CEFET ou IF e dizer que apenas mudou de nome.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2830 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:15:41 »
A diferença é que antes somente se pagava o reagente, já que o laboratório já existia e era do governo e o técnico já era funcionário. Agora paga-se o reagente, o laboratório, a administração, a cooperativa e o lucro.

Lucro: A palavra maldita!

Lucro não é uma palavra maldita, mas em um serviço que se supõe público ele não deveria existir.

Antes o corpo técnico era de funcionários da prefeitura (e que continuam a receber, já que continuam funcionários) e o laboratório e maquinário foi praticamente doado à organização social (de Pernambuco, porque parece que nem daqui pôde ser).

Em tese o lucro não deve existir em serviços controlados e prestados pelo Estado e não em todos os "serviços públicos", que são aqueles de interesse relevante para o conjunto da sociedade e que podem, ou não, ser prestados pelo Estado.

A telefonia é um exemplo de serviço público prestado por empresas privadas.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2831 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:16:50 »

Como universidade sim, não foi apenas mudança de nome. E há também a criação dos novos cursos da UFERSA. É como você comparar a Escola Técnica com o CEFET ou IF e dizer que apenas mudou de nome.

Ampliação e revisão estatutária não implicam em mudança positiva no 'status quo' de uma instituição.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2832 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:19:45 »

Em tese o lucro não deve existir em serviços controlados e prestados pelo Estado e não em todos os "serviços públicos", que são aqueles de interesse relevante para o conjunto da sociedade e que podem, ou não, ser prestados pelo Estado.

Você entendeu que eu estava me referindo ao serviço público de saúde.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2833 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:22:44 »
Eu conheço a UFPR desde 1981 e sei as transformações pelo qual ela passou, inclusive os méritos e deméritos nos últimos 16 anos.

E são...

Durante o período FHC, a UFPR aumentou o grau de intercânbio com instituições estrangeiras; houve um estímulo para formar parcerias com empresas publicas e privadas (o que resultou em diversos laboratórios); as bibliotecas foram ampliadas e renovadas; os professores foram estimulados a prestar consultoria, recebendo por isto e houve um estímulo maior na parte de extensão universitária e no contato com a comunidade.

O principal fator negativo foi o congelamento do salário entre 1995 e 2000.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2834 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:24:05 »

Ampliação e revisão estatutária não implicam em mudança positiva no 'status quo' de uma instituição.

Implica sim, na medida em deixa de ser uma instituição de ensino profissionalizante e passa a ser uma de ensino superior e geradora de conhecimento através de pesquisas como é a universidade, por exemplo. Ainda que o processo não possa ser definido em uma canetada abre a possibilidade de uma mudança positiva sim.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2835 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:26:03 »

E são...

Durante o período FHC, a UFPR aumentou o grau de intercânbio com instituições estrangeiras; houve um estímulo para formar parcerias com empresas publicas e privadas (o que resultou em diversos laboratórios); as bibliotecas foram ampliadas e renovadas; os professores foram estimulados a prestar consultoria, recebendo por isto e houve um estímulo maior na parte de extensão universitária e no contato com a comunidade.

Esses foram os 8 anos e os outros 8?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2836 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:26:57 »

Sim, e também reconheço que são serviços distintos.

Mas o princípio da gestão moderna é o que conta. Todo serviço público que não se enquadrar em um modelo de gestão que priorize a otimização dos recursos estará fadado ao colapso e ao desaparecimento.

Principalmente com o aumento na conscientização da população quanto ao uso que o Estado faz do dinheiro arrecadado.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2837 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:31:21 »

Caro _Juca.

Não discordo de uma só palavra da sua análise.

Mas ainda insisto que a palavra que move o conjunto é "confiança", que vale tanto para os Estados Unidos como para o Brasil.

Apenas para lembrar, o "risco Brasil" despencou nos 8 anos do governo Lula porque ele manteve a política macroeconômica e fiscal do governo anterior.

Justiça seja feita, o governo Lula conduziu muito bem várias questões econômicas, melhor que a equipe de FHC em alguns pontos, como por exemplo, na criação de condições para o aumento das reservas cambiais.

Geo é de confiança que estamos falando, é claro!!! São os motivos que levaram a desconfiança que divergimos em parte. Fosse o Brasil  na época um país com reservas poupudas, dívida estruturada, consumo em alta, renda em alta, juros baixos etc, nem mesmo se o Plínio de Arruda caso tivesse chance seria capaz de derrubar a confiança, aliás, como é hoje.

pelamordedeus... e o Brasil não tinha isso por causa da... confiança. Quem quer investir em um país a longo prazo que tem o risco de um louco entrar e quebrar contratos, como o pt dizia? E quem iria investir depois de uma quebra de contrato recente de Sarney?

Claro que o pt era um dos culpados por essa crise de confiança, e por isso que não tínhamos reserva. A prova disso é bem simples.. com a mesmíssima política econômica passamos a ter reservas e investimentos.. o que mudou é que não tinha mais um discurso ridículo com chances reais de ganhar a eleição.

Mais uma vez, o pt na oposição foi criminoso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2838 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:32:56 »

E são...

Esses foram os 8 anos e os outros 8?

Basicamente ocorreu a ampliação e aperfeiçoamento das melhorias anteriores, mas acrescidas de uma reposição salarial, o que é, sem dúvida, um mérito do atual governo.

O demérito maior foi um certo patrulhamento ideológico ocorrido em certos setores que historicamente se identificavam mais "à direita" do espectro político universitário.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2839 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:34:31 »

Sim, e também reconheço que são serviços distintos.

Mas o princípio da gestão moderna é o que conta. Todo serviço público que não se enquadrar em um modelo de gestão que priorize a otimização dos recursos estará fadado ao colapso e ao desaparecimento.

Principalmente com o aumento na conscientização da população quanto ao uso que o Estado faz do dinheiro arrecadado.

Tem outra coisa também: é ilegal. Vai contra a lei 8080

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2840 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:36:49 »
Hora de dormir. Amanhã eu continuo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2841 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:42:03 »
Tem outra coisa também: é ilegal. Vai contra a lei 8080

Qual parte, exatamente, que é ilegal?

Hora de dormir. Amanhã eu continuo.

Tudo bem. Uma boa noite Derfel.

Foto USGS

Atheist

• Visitante
« Resposta #2842 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:48:26 »

FAlei que teve investimento, mas dizer que foi criação de nova universidade, não foi.

LEI Nº 11.155, DE 29 DE JULHO DE 2005.

Dispõe sobre a transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM em Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA-RN e dá outras providências.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2843 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:48:36 »
E se o indivíduo não tem diploma reconhecido no país, e se declara ao TSE como economista, isso é crime eleitoral.
Não, não é. Ele não deixa de ser economista só porque o diploma não é reconhecido no país. Apenas não tem direito legal de exercer a profissão em território nacional, porque o diploma é estrangeiro, mas continua sendo um economista formado no Chile e EUA.

Mas suspeito que tal nem seja o caso. Se não fosse reconhecido como economista aqui, como conseguiria ter sido professor de economia da Unicamp de 78 a 83?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2844 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:51:00 »

Implica sim, na medida em deixa de ser uma instituição de ensino profissionalizante e passa a ser uma de ensino superior e geradora de conhecimento através de pesquisas como é a universidade, por exemplo. Ainda que o processo não possa ser definido em uma canetada abre a possibilidade de uma mudança positiva sim.

Não. Não implicam.

Elas possibilitam.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2010, 23:59:46 por Geotecton »
Foto USGS

Atheist

• Visitante
« Resposta #2845 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:52:17 »
É sempre facilmente esquecido que foi no governo FHC que foram criadas duas universidades (estas sim, criadas por lei ou decreto):

Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
Criada em 2002
Lei 10.473/2002 http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=234919

Universidade Federal do Tocantins - UFT
Criada em 2002
Decreto 4.279/2002 http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=234885

Fonte: http://pt-br.governobrasil.wikia.com/wiki/Universidades_Federais

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2846 Online: 19 de Outubro de 2010, 00:05:33 »
Eu acho curioso petistas falarem de currículo. Nem pelo do diproma do Lula... o que "pega" mesmo é o certificado de NÃO conclusão de mestrado da Dilma.

Eu não sou petista, e falo sim, em diploma.

Tem todo o direito.

É tabu?

Não. Não é.

E a maior prova é que o atual presidente frequentemente desmerece quem possui um, em especial quando se gaba de ter "subido na vida" sem precisar de estudos em grau mais elevado.

De modo algum. Uma coisa é um indivíduo ser diplomado em outro país e não ter o seu título aqui reconhecido.

Outra, bem diferente, é se o indivíduo exercer uma profissão liberal sem estar devidamente habilitado.

Assim como o outro que se disse alfabetizado e agora está sendo instado a provar.

São situações completamente distintas, pois a alfabetização é condição necessária para exercer um cargo eletivo do legislativo.

E sobre o Serra, ele até pode ser economista, mas tem sérios problemas com os números.

Confiram em:

http://www.youtube.com/watch?v=UiRNvK95438

Certo.

Mas ao menos ele os reconhece ao passo que o atual presidente e a candidata do Caco... :lol:

P.S.

Justiça seja feita.

O presidente conhece bem os números pois o que ele e a caterva gastam de dinheiro via cartão de crédito da presidência não é brincadeira! :biglol:
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2847 Online: 19 de Outubro de 2010, 08:52:03 »
Lei 8080:

CAPÍTULO II
Da Participação Complementar

Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

Art. 25. Na hipótese do artigo anterior, as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS).

Art. 26. Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos pela direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovados no Conselho Nacional de Saúde.

§ 1° Na fixação dos critérios, valores, formas de reajuste e de pagamento da remuneração aludida neste artigo, a direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) deverá fundamentar seu ato em demonstrativo econômico-financeiro que garanta a efetiva qualidade de execução dos serviços contratados.

§ 2° Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.

§ 3° (Vetado).

§ 4° Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde (SUS).

A contratação do serviço privado é em caráter complementar e não substitutivo e os valores a serem pagos são os definidos pelo SUS.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2848 Online: 19 de Outubro de 2010, 09:06:59 »

Caro Derfel.

Foram abertas novas vagas para professores nas federais. Eu participei de um concurso em 1996 na UFPR para professor efetivo de uma nova disciplina do curso de Geologia. E um amigo meu participou em um concurso na área de Física.

vagas que talvez já estivessem previstas, ou talvez na UFPR tenha sido diferente. A pergunta é: a despeito do concurso que você e seu colega participaram, qual era a situação do quadro dos professores na época? Essas vagas abertas foram suficientes? E esse concurso foi para professor titular (ou assistente) ou para professor substituto. Eu, nesse mesmo período, estava fazendo concurso para professor substituto.

Foi ampliação do quadro e não substituição. A vaga no curso de Geologia foi para professor assistente e no curso de Física para professor adjunto.

Somente em Curitiba foram abertas 4 "uniesquinas" nos últimos 8 anos. Porque elas foram permitidas?

E deveriam ter sido impedidas de abrir? O que disse foi que na época em que a universidade pública estagnou houve um nicho que se apresentou como uma oportunidade para a criação dessas universidades.

O tom pejorativo que as pessoas se referem às estas instituições parece indicar que a qualidade delas é baixa. Sendo assim, eu acho que a posição mais coerente seria a de propor ao MEC para não liberar a autorização de funcionamento. Ou será que análise da maioria dos defensores da escola pública não está sendo técnica e sim ideológica e corporativista?

O CEFET de Curitiba foi revitalizado em 1999.

Revitalizado em qual sentido?

Instalações, parcerias, convênios e capacitação dos profissionais.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2849 Online: 19 de Outubro de 2010, 09:19:42 »
Lei 8080:

CAPÍTULO II
Da Participação Complementar

Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

Art. 25. Na hipótese do artigo anterior, as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS).

Art. 26. Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos pela direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovados no Conselho Nacional de Saúde.

Parágrafo 1° Na fixação dos critérios, valores, formas de reajuste e de pagamento da remuneração aludida neste artigo, a direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) deverá fundamentar seu ato em demonstrativo econômico-financeiro que garanta a efetiva qualidade de execução dos serviços contratados.

Parágrafo 2° Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.

Parágrafo 3° (Vetado).

Parágrafo 4° Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde (SUS).

A contratação do serviço privado é em caráter complementar e não substitutivo e os valores a serem pagos são os definidos pelo SUS.

Pode ser que o SUS local não tenha tido condições de cumprir a sua função e tenha repassado algumas de suas atividades para "outrem".

E o "outrem" parece ser uma entidade sem fins lucrativos. Resta saber quem são os fundadores desta entidade.

Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!