Agora, em relação às privatizações, elas SEMPRE FIZERAM parte do programa do PSDB, mas, sinceramene, não sei como está o programa agora.
Finalmente um bom motivo pra votar no Serra...
De fato, arrecadar 100 bi em privatizações e aumentar em 30 pontos a dívida pública... A mágica do dinheiro virar pó.
Não se faça de desentendido _Juca_, pois boa parte do dinheiro arrecadado se desintegrou no ano em que o "risco Brasil" chegou a 42 pontos por causa do extremo temor e incerteza dos investidores sobre quais seriam os rumos da economia caso o Lula vencesse o pleito de 2002.
E o ponto mais crucial não foi o dinheiro arrecadado com as privatizações e sim a liberação de despesas associadas à manutenção daqueles setores econômicos sob a tutela do Estado e, tão importante quanto, a tremenda ampliação no acesso da população àqueles serviços com a consequente arrecadação de impostos para os três níveis administrativos do Estado brasileiro.
Desentendido...?!!! O risco lá quando o Lula assumiu, que você e outros atribuem ao programa do PT, com certa razão, foram estimulados pela campanha do medo do PSDB, ou você está se fazendo de desentendido? E não foram essas as razões principais para que o risco Brasil explodisse, foi o fato de o Brasil ser um país sem um tostão de reservas cambiais ( com um acordo de 30 bi com o FMI), com déficit em contas correntes ano após ano, sem crescimento econômico expressivo, mercado de trabalho estagnado...
Errado.
O que elevou o "risco Brasil" ao patamar de outubro de 2002 foi, sem qualquer sombra de dúvida, o medo que os investidores tinham sobre os rumos da política macroeconômica em caso de vitória do Lula, porque a economia tem uma importante componente subjetiva, que é a confiança na manutenção dos contratos vigentes. Todo os demais fatores que voce apontou, importantes sem dúvida, foram absolutamente secundários.
Basta citar um exemplo hodierno: os Estados Unidos. Eles tem apenas US$ 128 bilhões em reservas; acumulam um déficit comercial de US$ 335 bilhões até agosto de 2010 e estão com crescimento econômico próximo do zero há mais de seis meses. Enfim um cenário sombrio, quase apocalíptico.
No entanto, a maioria dos investidores prefere comprar títulos do Tesouro estadunidense, principalmente em épocas de crise.
E voce sabe porque ocorre isto? Confiança.