O meu melhor argumento para conseguir me convencer a não votar no Serra (que não é exatamente algo tentador em si mesmo, apenas pela rival), é que, apesar de tudo, o governo do PT não ferrou com tudo. Cresceu proporcionalmente menos, mas, segundo o próprio FHC, há mérito na forma como passaram por essa crise internacional (ainda que eu não tenha tanta certeza e acho que o FHC pode estar errado quanto a isso, se não foi até um jeito apenas de conquistar alguma simpatia), e não foi o fim do mundo. Até quanto aos piores temores, como uma maleabilidade maior pelo MST, não se concretizaram (ao menos até há pouco tempo, não sei o resultado desse plebiscito popular pelo limite da terra, e no que vai dar).
Então, para não dar uma aprovação a uma campanha tosca e inescrupulosa e promessas vazias pelo PSDB, votaria nulo. E se o PT vencer, que vença então. Com sorte, continua mais ou menos como está, e o PSDB toma vergonha na cara, em vez de ser recompensado após uma campanha dessas, a partir do que eu não sei se teríamos realmente algo muito melhor, pois não tenho neles uma tremenda confiança de qualquer forma. Se o PSDB vencer, bem, ao menos foi acirrado, e, com sorte/alguma forma de manifestação dos eleitores, deve ficar claro que isso foi um voto pelo "menos pior", não com base em qualquer propaganda patética, mas de um voto de confiança em que isso não os representa realmente. E eu não tenho essa confiança.
Talvez votasse neles se houvesse algum movimento expressivo de eleitores deles, com blogs até criados em protesto contra a campanha, declarando aberta e escancaradamente que, tinham o PSDB como preferência ao PT desde antes dessa campanha, e que ela apenas contou negativamente, fazendo questionar esse voto. Mas eu não vi muito disso por aí. E nem sei se realmente é tão efetivo quanto o extremo oposto, votar no PT E protestar por essa postura do PSDB, como fez o jornalista Paulo Nogueira.
O PSDB perder pode ser até um mal que vem para o bem, no fim das contas. Quem sabe, as coisas até piorem um pouco antes de melhorar, se desfaz a ilusão de Lula e do PT nessa maré de sorte, sem que no entanto nada tão grave, e depois o PSDB (ou algum outro partido, PV quem sabe? Ou algum novo? Nunca se sabe) não comete os mesmos erros de campanha, e nos permite votar neles sem, ou com menos nojo.