Eu tenho certeza absoluta que é possível uma outra interpretação da leitura indicada distinta da sua provável interpretação enviezada (como sempre). Como o próprio _Juca_ já postou e também pesquisei, esta é mais uma bíblia do fanatismo anticomunista
DDV, como eu não tive a oportunidade de ler, e pelo menos nos próximos três meses não poderei fazê-lo, você ao menos poderia me dissecar, resumidamente é claro, o que o Gaspari diz nos livros, para que eu possa avaliar, e entender como é que a luta da esquerda se equivale ao desmandos, torturas e mortes da ditadura.
Eu fiz isso em um tópico que nao lembro qual, mas é tão resumido que não deve abarcar nem 10% das informações do livro sobre os movimentações políticas antes e durante o golpe...
Há capítulos que tratam dos grupos armados de esquerda com detalhes, são citados um por um, biografia resumida de suas principais lideranças, etc
O livro confirma (usando depoimentos e documentos) que os grupos armados de esquerda recebiam financiamento de Cuba e da URSS, fala dos agentes soviéticos infiltrados (alguns inclusive foram capturados e barbaramente torturados para fornecerem informaçoes). Fala também que os grupos de esquerda em sua maioria eram altamente incompetentes e alguns corruptos (Ex: usavam o dinheiro enviado por Cuba e URSS para fins pessoais)...e por aí vai.
O texto que eu postei não fala dos grupos de esquerda, fala de forma resumida dos motivos e movimentos que levaram ao golpe, segundo Gaspari. Vou procurá-lo e postá-lo aqui.