_Juca_: o livro é bom. Condena veementemente a ditadura, mas não livra a cara dos fanáticos revolucionários. Eu diria que é correto argumentar que
os revolucionários, na hipótese ridiculamente improvável de terem vencido, teriam instalado uma ditadura no Brasil, pelo simples fato de que, todos os
revolucionários de esquerda que conseguiram tomar o poder em outros países instalaram ditaduras
Um argumento mais sustentável o seu, mas considere o meu. A esquerda até o golpe de 64, revolucionária ou não, lutava dentro da legalidade e da democracia, para atingir suas metas, não preparavam nenhuma revolução ou golpe no Brasil e só começaram a lutar, e alguns pegarem em armas, quando seus direitos políticos foram cassados. Estou certo?
Prestes? Brizola não pregava o golpe abertamente?
Como foi o comíssio de Jango onde ele diz que nacionalizou refinarias, etc.. sem passar pelo congresso? Qual a relação de Brizola com Jango?
Jango pede o estado de sítio (fechar o congresso por 30 dias), depois tem o episódio que em plena disputa ideológica dos anos 60, ele exonera um ministro da marinha por querer prender militares amotinados que pediam entre outras coisas apoio às reformas do presidente... Todos esperavam que Jango desse um golpe.
Francisco Julião, um deputado que gostava muito de ir a Cuba, tinha o lema “Reforma agrária na lei ou na marra”. Havia treinamento de guerrilheiros em Cuba antes da ditadura ser instalada.
Esses fatos demonstravam que Jango ou estava jogando o jogo da desestabilização institucional ou era burro mesmo ("Caiu de burro" segundo "O cruzeiro").
Mas isso não importa, seus heróis não entram nesse contexto. Eles entram com a ditadura já instalada, e querem instalar outra ditadura.
O que houve foram crimes, cometidos pelos dois lados. Que devem ser investigados.
Só que não se compara os milhares de crimes cometidos na ditadura a uma dúzia da esquerda.
Brincadeira. ELES não fizeram mais mal porque não conseguiram vencer, só isso. Veja o que preconizava a ideologia deles.
É mais ou menos como se Lenin tivesse falhado em tomar o poder e dizer que ele é inocente porque não conseguiu matar os milhões de pessoas que matou, apesar de ter matado algumas pessoas e de ter uma ideologia sanguinária.
P.S. Dúvida sincera: você está colocando o Ulisses Guimarães no mesmo saco que Lamarca?
Bem, não, mas quando alguém generaliza, dizendo que a esquerda foi tão podre quanto os miltares da direita, está sim colocando os dois lado a lado, e é exatamente por isso que estou discutindo. Veja, nem sei se Ulisses era exatamente de esquerda, mas diante dos militares, podemos dizer que sim.
Genoino, Martins, Dirceu e Dilma eram tão podres quanto a ditadura que queriam eliminar. Simples.
Dilma hoje me parece (até agora) uma grande mulher, mas era tão podre quanto.