Interessante, eu já discordo completamente. Para mim, quando alguém não consegue comparar Castelo versus Pol Pot, a pessoa está se enganando. Se a pessoa não entende os fracassos de uma contra o relativo sucesso da outra, para mim não está em posse da sua melhor capacidade crítica.
Então, Agnóstico: para mim temos como céticos que dar MAIS UM passo em termos de perspectiva e olhar para dentro primeiro, para as nossas crenças. No seu caso, a crença de que toda esquerda é derivada do marxismo só e somente só, então todo cara que se define (vagamente ou não) como de 'esquerda' apóia Stálin ou quer Mao no poder ou qualquer outra generalização do tipo. E antes de negar isso, leia a si mesmo no seguinte parágrafo :
Isso não é crença, eu postulei uma definição. Se você tem uma definição melhor, deixe-a explícita.
Veja que interessante: quando eu critico a esquerda marxista, estou exatamente fazendo isso: criticando a esquerda marxista. Não estou criticando quem se diz esquerda mas é capitalista com cara de bonzinho. Para esses, critico apenas o fato de confundir a comunicação.
Se você vai mais para capitalista com cara de bonzinho, não deveria ficar ofendido.
btw: Qual o seu conceito de esquerda? está na hora de nos dizer, não? O que te define como esquerda? Eu sou de esquerda?
E para mim, só fica defendendo isso quem quer defender o marxismo por ser marxismo e por ter uma relação ideológica/nostalgica. Para minha percepção, vejo pessoas tentando rebater quem critica a esquerda através da tentativa de invalidar o mérito do debate e a maturidade de quem quer esse debate.
Não há o que defender no Marxismo. E ele é muito mais ideológico, está mais sujeito à idolatria, se propõe a cercear muito mais as liberdades individuais do que seu análogo de direita.
Mais um exemplo de ''x é mais religião do que y porque...(é a minha crença inimiga)'' ...
Porque não vai argumentar a favor do MV ou do Marxismo? Porque não mostra que a MV é um conceito prático?
Veja, eu expus meus argumentos, assim como o DDV nos tópicos que tratam disso. A única coisa que você faz é dizer que eu estou errado, fugir dos tópicos em questão e continuar falando que tenho uma religião porque critico a sua.
todos os marxistas aqui são unânimes ao defender que ateismo é uma religião tanto quanto careca é um tipo de cabelo. A mesma coisa que "não acreditar em Marxismo" não é uma ideologia.. é apenas uma crítica a esse sistema.
O que você propõe não tem sentido... defenda o Marxismo nos tópicos que abrimos, não fique apenas falando que não quero ouvir.
Não deveria haver ofensas se não estamos emocionalmente apegados a idéia.