Enquete

O que deve ser feito com os arquivos da ditadura militar?

Serem disponibilizados imediatamente, e os eventuais crimes serem punidos
47 (70.1%)
Serem abertos imediatamente, mas não punir os eventuais crimes
9 (13.4%)
Serem disponibilizados apenas quando a maioria dos envolvidos estiverem mortos
4 (6%)
Serem abertos daqui a séculos/Serem destruidos.
2 (3%)
Outra opção.
5 (7.5%)

Votos Totais: 66

Autor Tópico: Os arquivos da ditadura devem ser disponibilizados?  (Lida 66122 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Os arquivos da ditadura devem ser disponibilizados?
« Resposta #50 Online: 12 de Janeiro de 2010, 08:23:19 »
Mais um tópico a se converter numa briguinha esquerda vs direita em 10, 9, 8, ...

Interessante como você não aparece nos outros tópicos dizendo "Mais uma briguinha ateus vs crentes".

Quando apareço para briga entre ateus vs crentes é como moderador. Aqui apareço como forista :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #51 Online: 12 de Janeiro de 2010, 08:28:15 »
Interessante, eu já discordo completamente. Para mim, quando alguém não consegue comparar Castelo versus Pol Pot, a pessoa está se enganando. Se a pessoa não entende os fracassos de uma contra o relativo sucesso da outra, para mim não está em posse da sua melhor capacidade crítica.

Então, Agnóstico: para mim temos como céticos que dar MAIS UM passo em termos de perspectiva e olhar para dentro primeiro, para as nossas crenças. No seu caso, a crença de que toda esquerda é derivada do marxismo só e somente só, então todo cara que se define (vagamente ou não) como de 'esquerda' apóia Stálin ou quer Mao no poder ou qualquer outra generalização do tipo. E antes de negar isso, leia a si mesmo no seguinte parágrafo :

E para mim, só fica defendendo isso quem quer defender o marxismo por ser marxismo e por ter uma relação ideológica/nostalgica. Para minha percepção, vejo pessoas   tentando rebater quem critica a esquerda através da tentativa de invalidar o mérito do debate e a maturidade de quem quer esse debate.

Não há o que defender no Marxismo. E ele é muito mais ideológico, está mais sujeito à idolatria, se propõe a cercear muito mais as liberdades individuais do que seu análogo de direita.

Mais um exemplo de ''x é mais religião do que y porque...(é a minha crença inimiga)'' ...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #52 Online: 12 de Janeiro de 2010, 08:30:39 »
'x é mais religião do que y porque...(é a minha crença inimiga)'
Talvez o problema seja esse, você está com uma visão equivocada. Talvez fosse bom olhar menos para o argumentador, e olhar mais para os argumentos...

Acabou de rolar mais um exemplo, só para te contradizer...

Citação de: Ilovefoxes
'mas você não é um esquerdista de verdade'
Eu não acho que seja. Mas taí um assunto que merece um tópico só pra ele...

Você mesmo já tentou me responder com essa falácia.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #53 Online: 12 de Janeiro de 2010, 08:31:33 »
Mais um tópico a se converter numa briguinha esquerda vs direita em 10, 9, 8, ...

Interessante como você não aparece nos outros tópicos dizendo "Mais uma briguinha ateus vs crentes".

Agora, falando sério: supõe-se que não havendo crentes, na discussão não rolam crenças, certo ? Errado...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #54 Online: 12 de Janeiro de 2010, 11:22:48 »
'x é mais religião do que y porque...(é a minha crença inimiga)'
Talvez o problema seja esse, você está com uma visão equivocada. Talvez fosse bom olhar menos para o argumentador, e olhar mais para os argumentos...
Acabou de rolar mais um exemplo, só para te contradizer...
Vou tentar explicar melhor:

"X é mais religião que Y porque <crença inimiga>" --> errado

"X é mais religião que Y porque <crença com mais características religiosas>" --> correto

Existem argumentos. Não pode sair acusando que é puro pragmatismo.
Citação de: FZapp
Citação de: Ilovefoxes
Citação de: FZapp
'mas você não é um esquerdista de verdade'
Eu não acho que seja. Mas taí um assunto que merece um tópico só pra ele...
Você mesmo já tentou me responder com essa falácia.
Falácia? Se é assim vou então começar a me auto-declarar católico...

Quando começarem a falar que "católicos acreditam em coisas sem evidência", vou invadir os tópicos acusando de estarem generalizando, pois como não acredito em Deus, Jesus ou essas coisas religiões não me enquadro nessa definição, apesar de eu ser católico.

E falácia em quem ousar dizer "você nem é católico"!
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 04:02:23 por Ilovefoxes »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #55 Online: 13 de Janeiro de 2010, 03:33:24 »
Esse problema de definição do Zapp me lembra o Dantas falando de budismo.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #56 Online: 13 de Janeiro de 2010, 07:57:44 »
Se quiser se tomar ao trabalho de explicar, estou à disposição. E não me ofendo facilmente :P
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #57 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:00:10 »

"X é mais religião que Y porque <crença com mais características religiosas>" --> correto

Foxes, é fácil apontar o dedo nas crenças dos outros, e é difícil reconhecer que temos crenças e nos agarramos a elas. Você e Agnóstico entre outros não aceitam que se agarram ao que entendem por 'esquerda', por exemplo. É uma 'crença inimiga', 'crença do outro lado da rua'.

Como ironizava Joseph Campbell, 'mitos são as religiões dos outros'; neste caso, 'crenças são as ideologias dos outros'.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #58 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:15:32 »
Se quiser se tomar ao trabalho de explicar, estou à disposição. E não me ofendo facilmente :P
Nao foi uma ofensa, relaxa.... :)
Êh que teve um looooongo tópico sobre budismo onde cada um falava de um budismo diferente e todos se atacavam partindo da própria visão e não do que o outro estava falando.... Esses tópicos estão iguais....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #59 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:29:04 »
É vero !
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:50:47 »

Foxes, é fácil apontar o dedo nas crenças dos outros, e é difícil reconhecer que temos crenças e nos agarramos a elas. Você e Agnóstico entre outros não aceitam que se agarram ao que entendem por 'esquerda', por exemplo. É uma 'crença inimiga', 'crença do outro lado da rua'.

Como ironizava Joseph Campbell, 'mitos são as religiões dos outros'; neste caso, 'crenças são as ideologias dos outros'.

é porque você ainda não entendeu o que estou falando ou se recusa a entender

O ponto é esse:
 -&gt; Marxismo é comprovadamente uma coisa sem sentido. Temos tópicos para discutir e argumentar, a MV já foi debatida entre outras questões
 -&gt; Esquerda é derivada do Marxismo.

Só isso, cara. Não adianta tentar me colocar uma ideologia porque argumentar contra o espiritismo ou marxismo não é ideologia, é apenas argumentar contra essa ideologia.

A ideologia está com quem defende simplesmente por defender, por lhe ser simpático, por afinidade ou crença.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #61 Online: 13 de Janeiro de 2010, 09:15:25 »
Você e Agnóstico entre outros não aceitam que se agarram ao que entendem por 'esquerda', por exemplo.
Sei, e como eu faço para me desgarrar? Uso a SUA definição?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 13 de Janeiro de 2010, 10:02:11 »
Interessante, eu já discordo completamente. Para mim, quando alguém não consegue comparar Castelo versus Pol Pot, a pessoa está se enganando. Se a pessoa não entende os fracassos de uma contra o relativo sucesso da outra, para mim não está em posse da sua melhor capacidade crítica.

Então, Agnóstico: para mim temos como céticos que dar MAIS UM passo em termos de perspectiva e olhar para dentro primeiro, para as nossas crenças. No seu caso, a crença de que toda esquerda é derivada do marxismo só e somente só, então todo cara que se define (vagamente ou não) como de 'esquerda' apóia Stálin ou quer Mao no poder ou qualquer outra generalização do tipo. E antes de negar isso, leia a si mesmo no seguinte parágrafo :

Isso não é crença, eu postulei uma definição.  Se você tem uma definição melhor, deixe-a explícita.
Veja que interessante: quando eu critico a esquerda marxista, estou exatamente fazendo isso: criticando a esquerda marxista. Não estou criticando quem se diz esquerda mas é capitalista com cara de bonzinho. Para esses, critico apenas o fato de confundir a comunicação.

Se você vai mais para capitalista com cara de bonzinho, não deveria ficar ofendido.

btw: Qual o seu conceito de esquerda? está na hora de nos dizer, não? O que te define como esquerda? Eu sou de esquerda?

E para mim, só fica defendendo isso quem quer defender o marxismo por ser marxismo e por ter uma relação ideológica/nostalgica. Para minha percepção, vejo pessoas   tentando rebater quem critica a esquerda através da tentativa de invalidar o mérito do debate e a maturidade de quem quer esse debate.

Não há o que defender no Marxismo. E ele é muito mais ideológico, está mais sujeito à idolatria, se propõe a cercear muito mais as liberdades individuais do que seu análogo de direita.

Mais um exemplo de ''x é mais religião do que y porque...(é a minha crença inimiga)'' ...

Porque não vai argumentar a favor do MV ou do Marxismo? Porque não mostra que a MV é um conceito prático?
Veja, eu expus meus argumentos, assim como o DDV nos tópicos que tratam disso. A única coisa que você faz é dizer que eu estou errado, fugir dos tópicos em questão e continuar falando que tenho uma religião porque critico a sua.

todos os marxistas aqui são unânimes ao defender que ateismo é uma religião tanto quanto careca é um tipo de cabelo. A mesma coisa que "não acreditar em Marxismo" não é uma ideologia.. é apenas uma crítica a esse sistema.

O que você propõe não tem sentido... defenda o Marxismo nos tópicos que abrimos, não fique apenas falando que não quero ouvir.  

Não deveria haver ofensas se não estamos emocionalmente apegados a idéia.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 10:06:07 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 13 de Janeiro de 2010, 20:11:04 »
O ponto é esse:
 -&gt; Marxismo é comprovadamente uma coisa sem sentido. Temos tópicos para discutir e argumentar, a MV já foi debatida entre outras questões

O comunismo como forma de governo, talvez.

-&gt; Esquerda é derivada do Marxismo.

Falso.

O resto não vai adiantar elaborar, se já de saída não concordamos com a base.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:46:23 »
sua definição de esquerda por favor?
E quer argumentar a favor do Marxismo nos tópicos pertinentes? Porque até agora você defende sem argumentar...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #65 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:01:12 »
Sem argumentar ?

:demente: :demente: :demente:

Eu já te dei umas quatro definições de esquerda desde abril, desde aquele tópico 'viva as Patricinhas!', tem certeza que nunca a leu ? Eu me suicido cortando os pulsos com um Bis...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:07:55 »
Não FZapp. São dois assuntos. Argumentar é a favor do Marxismo, nos tópicos sobre Marxismo e MV.

O outro assunto é a definição de esquerda, desculpe a minha falha. Pode me passar o link com sua definição?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #67 Online: 14 de Janeiro de 2010, 08:13:24 »
Agnos, não dá para definir um conceito tão amplo como esquerda, mas além do famigerado tópico 'Vivam as patricinhas!'  vai aí um mais novo :

../forum/topic=22085.25.html#msg498811

Me estranha que você me peça isso, tenho a sensação de que é a terceira ou quarta vez... numa delas descobri que você não sabia que George Orwell tinha sido militante de esquerda de ir na Espanha na época da guerra civil, e que seus livros são suas experiências com os seus próprios companheiros...

Esse é o caso todo, Agnos: você agrupa tudo mundo num saco onde muitos acabam se incomodando, de centro-esquerda até ultra-esquerda tem muito bicho estranho ! :)

Aliás, você deve lembrar que o Luiz Souto já te falou a mesma coisa, acontece que eu sou o único teimoso que continua com a mesma postura, o resto desistiu de conversar com você...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 14 de Janeiro de 2010, 08:59:39 »
Agnos, não dá para definir um conceito tão amplo como esquerda, mas além do famigerado tópico 'Vivam as patricinhas!'  vai aí um mais novo :

../forum/topic=22085.25.html#msg498811

Me estranha que você me peça isso, tenho a sensação de que é a terceira ou quarta vez... numa delas descobri que você não sabia que George Orwell tinha sido militante de esquerda de ir na Espanha na época da guerra civil, e que seus livros são suas experiências com os seus próprios companheiros...

Esse é o caso todo, Agnos: você agrupa tudo mundo num saco onde muitos acabam se incomodando, de centro-esquerda até ultra-esquerda tem muito bicho estranho ! :)

Aliás, você deve lembrar que o Luiz Souto já te falou a mesma coisa, acontece que eu sou o único teimoso que continua com a mesma postura, o resto desistiu de conversar com você...

Cara, já te respondi isso. Acredito que, ao se definir como esquerda, você não está dizendo que você age da mesma forma que os esquerdistas na Revolução Francesa. Essa definição é anacrônica.

Defina o que faz você de esquerda cara.. É capitalista com cara de bonzinho?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #69 Online: 15 de Janeiro de 2010, 21:02:34 »
Se você acha o Obama um capitalista com cara de bonzinho, sim. Agora se você acha que um deboche desses vai me alterar, você está bem enganado.

Para organizar melhor, a minha resposta aqui: ../forum/topic=22085.100.html#msg499625
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 21:06:37 por FZapp »
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 15 de Janeiro de 2010, 23:20:00 »
respondido no mesmo tópico.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 17:41:08 »
<a href="http://www.youtube.com/v/iW6NEY-Lp_g" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/iW6NEY-Lp_g</a>

Historiadora critica Arquivo Nacional
'Há uma série de procedimentos que inibem o cidadão que está em busca de informações', avalia

04 de novembro de 2010 | 20h 11

Bruno Boghossian, de O Estado de S.Paulo
RIO - O excesso de burocracia e a ausência de regras unificadas travam o acesso a informações públicas no Brasil, segundo pesquisadores, entidades e servidores ouvidos pelo Estado. As barreiras erguidas nos arquivos públicos diante de papéis do regime militar já provocaram duas baixas no projeto Memórias Reveladas - que reúne informações sobre a ditadura. Um dia após a renúncia do professor Carlos Fico, a historiadora Jessie Jane Vieira de Sousa deixou a entidade.

A pesquisadora critica o excesso de exigências impostas pelo Arquivo Nacional, responsável pelo projeto, e aponta existência de "uma cultura política de segredo" diante da informação pública no País. "Há uma série de procedimentos que inibem o cidadão que está em busca de informações, como a exigência de uma série de formulários e documentos para garantir a liberação das informações", avalia.

Para Jessie Jane, obstáculos criados pelos responsáveis por arquivos públicos são reflexo do receio de que seus documentos sejam usados de maneira indevida, ferindo direitos à privacidade.

A crise entre pesquisadores e o projeto Memórias Reveladas começou com a renúncia de Carlos Fico, que acusa o Arquivo Nacional de impedir a consulta a papéis do regime militar durante a campanha eleitoral, com o objetivo de evitar "uso indevido" de informações durante o período.

Em nota, o diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, classificou o argumento de "absurdo". Lamentou o caso e alegou que documentos solicitados por Fico estavam disponíveis, mas não foram consultados.

Funcionários, porém, confirmam que trabalham sob extrema cautela e recusam pedidos de acesso a documentos devido ao receio de responder a ações judiciais em casos de violação à privacidade.

Mais de 70 países tê leis específicas de direito à informação. No Brasil, está no Senado desde abril projeto de lei que garante o acesso livre a documentos públicos, incluindo os "que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos".

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, cobrou regulamentação para garantir o acesso a informações públicas. "Em uma democracia, não é possível conviver com essa realidade, em que o acesso a informações públicas fica submetida ao humor de um gerente, um diretor ou um governo. Precisamos de uma política de Estado, e não de uma política de governo", afirmou.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,historiadora-critica-arquivo-nacional,634788,0.htm

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #72 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 18:47:38 »
O que eu não daria apra que se abrisse todos os arquivos da ditadura e acabassem com essa aberração da lei da anistia, embora ela tenha muita utilidade na pacificação dos militares.

E pra quem fica aí torcendo pra eles abrirem pra ver se alguém da esquerda, de repente, é processado, vou lembrá-los que são justamente os militares quem ficam com o c. na mão, esperneando e gritando pra quem quer que seja, contra qualquer abertura ou a comissão da verdade, e é a esquerda que sempre cutuca para que isso ocorra.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #73 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 18:50:48 »
O que eu não daria apra que se abrisse todos os arquivos da ditadura e acabassem com essa aberração da lei da anistia, embora ela tenha muita utilidade na pacificação dos militares.

E pra quem fica aí torcendo pra eles abrirem pra ver se alguém da esquerda, de repente, é processado, vou lembrá-los que são justamente os militares quem ficam com o c. na mão, esperneando e gritando pra quem quer que seja, contra qualquer abertura ou a comissão da verdade, e é a esquerda que sempre cutuca para que isso ocorra.
Que eu me lembre, foram justamente FHC e Lula que tomaram as providências legais para que nada disso viesse à tona.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #74 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 18:54:28 »

Que eu me lembre, foram justamente FHC e Lula que tomaram as providências legais para que nada disso viesse à tona.

Como Presidentes da República... Ou você acha que a Dilma vai quebrar a lei da Anistia e criar uma crise institucional com o Exército? O próprio exército tem que fazer isso. E vai fazê-lo daqui 50 anos, quando tudo virar história. Antes não acontece.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!