O HSette está ficando monotemático.
Nas poucas postagens dele que eu vejo, é obrigatório constar uma reclamação sobre a existência de discussões direita X esquerda, sobre desvios de assuntos de tópicos e outras formas de "meta-discussões".
Pois é, questão de ponto de vista. Eu já acho que monotemático é ideologizar todas as discussões nesse fórum.
Aliás, desde muito tempo que isso tem acontecido.
Quase não se vê mais por aqui discussões produtivas (pelo menos do meu ponto de vista) sobre questões científicas, por exemplo, ou debates de cunho mais filosófico.
Gosto é como cu: cada um tem o seu.
Eu por exemplo não gosto de "discussões" sobre coisas nerds, assuntos científicos (por geralmente não terem o que ser discutido) e filosofia (muita viagem na maionese inútil e pseudointelectual).
O fórum é dividido em várias áreas. Eu considero os debates políticos os mais úteis (ou menos inúteis) de todos, perdendo talvez apenas para alguns tópicos sobre coisas práticas abertos na área de Papo Furado. As demais discussões são muito mais inúteis, abstratas e pointless do que política e as pessoas só participam das mesmas por diversão, porque gostam, porque se divertem fazendo isso ou porque...acham importante.
Eu não fico entrando naqueles tópicos de discussões babacas sobre religião, existência de fantasmas, curas espirituais, negacionismo da evolução, radiestesia, etc e fico enchendo o saco dos participantes com postagens pueris reclamando do fato de só discutirem religião, bíblia ou espiritismo no fórum. Eu sequer entro nessas seções do fórum.
Você deveria fazer o mesmo. Se não gosta de uma discussão, não participe. Mesmo em um tópico onde um discussão que não lhe interessa esteja rolando, você pode continuar participando e respondendo as postagens que lhe interessar. A não ser, claro, que você queira 100% da atenção. Aí já é problema seu.
Volta e meia, o assunto é Hugo Chavez, Fidel Castro, esquerda x direita, e por aí afora.
Nesse tópico (aberto por mim, alias), os comunistas são assuntos correlatos aos da ditadura. Não vi sentido em sua reclamação AQUI.
Pelo menos para mim, os assuntos que me atraíram para o Fórum vão se rareando dia a dia, e o pior, assuntos para mim já anacrônicos, como essa ideologização excessiva, vão tomando conta.
Problema seu.
Mas tudo bem, não reclamo mais. O mais correto de minha parte seria não participar do tópico. O diabo é que a mão coça para digitar. 
Alguém aí tomou uma decisão, não lembro quem, e acho que vou tentar: vou eleger áreas do Fórum e me ater apenas a elas.
Claro que no período eleitoral, vou abrir uma exceção, pois gosto de ver o circo pegar fogo. 
O fórum e o país são livres, ainda. Faça o que achar melhor e tente não torrar os demais.