Já lhe ocorreu que não restava para eles outra alternativa, porque eles não tinham capacidade humana e nem de equipamentos para suplantar as forças armadas, sem considerar que eles não tinham apoio popular nas grandes cidades?
O que sempre me ocorre é que a liberdade de escolha política foi suplantada e massacrada pelo golpe militar, e portanto não havia outra alternativa mesmo. Ou lutar ou se esconder. Essas pessoas tinham o direito de serem comunistas e socialistas, como hoje as pessoas tem.
Hoje não existe nenhum país socialista/comunista com capacidade de fomentar revoluções internas do tipo que se propunha no período entre 1917 e 1989.
Vou repetir:
Se
a) Nunca existiu nenhum país com regime socialista/comunista que tenha sido democrático;
Mas sempre existiram e ainda existem partidos socialistas e comunistas democráticos.
Não _Juca_. Eles não existem porque a democracia, na forma que conhecemos, é um antípoda político ao pensamento socialista e, principalmente, ao comunista.
O que existem são partidos socialistas e comunistas que atuam em países com regimes democráticos liberais.
b) Os esquerdistas brasileiros eram socialistas com tendências comunistas e que simpatizavam com a URSS e com Cuba, sendo que os mais extremistas admiravam a China e a Albânia;
Embora muitos defendessem uma revolução socialista e alguns comunistas, nenhum planejou um golpe. Esse é o fato.
Sem dúvida. Assim como é um fato de que quase todos os esquerdistas brasileiros 'bebiam na mesma fonte ideológica' que os demais esquerdistas do mundo na época. E em todos os países em que os socialistas e comunistas tomaram o poder e que ainda não estava consolidada uma democracia liberal representativa, desembocaram em ditaduras de esquerda.
Se voce conhece alguma exceção, por favor apresente-a.
Logo
c) O regime que eles mais provavelmente iriam implantar, caso chegassem ao poder (mesmo que por via democrática), seria um aos moldes dos países de esquerda de partido único da época.
Muitos talvez sim e muitos talvez não. O fato como eu disse, é que nunca se alinharam de forma antidemocrática, nem antes, nem durante ou depois da ditadura,...
Leia os dois volumes dos
Escritos Políticos de Gramsci e aí voce entenderá o porquê que a maioria da esquerda da época era "democrática".
ao contrário, 100% deles defenderam a volta da democracia e festejaram quando ela voltou.
É natural. Assim como todos os liberais festejaram.
Conseguiu entender?
Não sei, isso é com você.
Da próxima vez transcreva o meu texto de forma completa, que facilitará a compreensão.