Como disse, pode ser um problema local de seu bairro e/ou município. E pode também ser um problema sazonal. Durante alguns períodos o sistema vai estar sobre carregado, em casos de epidemias e surtos de dengue, por exemplo.
Sim, posto de saúde de idosos (é que eu moro no centro onde só existe esse posto) está lotado de casos de urgência e emergência...
A verdade é que a enfermeira da pré-consulta, como em muitos e muitos postos de saúde do Brasil, estava vendo TV, e chamava um... via meia-hora de TV, chamava outro e via meia-hora de TV. Devia ter gravado, a porta tava aberta, 20 pessoas para serem chamadas e ela lá vendo TV.
Primeiro problema do SUS: profissonais muito ruins, médicos que faltam, e enfermeiras folgadas.
Quanto à medicação, não sei se foi o caso, mas existe um problema de, digamos, comunicação entre médicos atendentes e unidades de saúde.
Não foi o caso, essa falta de remédios crônica levou o prefeito daqui a perder a reeleição. Mas não é só na minha cidade que isso acontece, em cidades de outros estados também tem a mesma coisa. Até remédios de pressão arterial faltam, qualquer tipo de analgésico e antibiótico é raro conseguir. O que leva ao segundo problema:
Desvios de medicamentos por parte de funcionários ou dos funcionários da cadeia que leva os remédios até o posto de saúde. Não to falando de remédios para câncer de 80 mil reais que alguns folgados pedem, e sim de remédios normais que a população em geral usa, principalmente os mais pobres.
Você não espera mesmo que a ANVISA abra cada pacote de Ades e Toddynho...?
Tudo que tem sibutramina a ANVISA fica na cola, na verdade tudo que tem a ver com remédio de emagrecer. Toda vez que sai uma notícia, um relatório, pode ver que no meio você vai encontrar remédio de emagrecer, até ervas, sempre tá lá...
Por que ela não pode fiscalizar alimentos e remédios com a mesma vontade?
Terceiro problema: O SUS tem como diretores/funcionários pessoas que vivem na realidade da Lua, que não se importam com prevenção e muito menos em ouvir médicos.
A obesidade é uma epidemia mundial, mas não vejo a ANVISA fiscalizando o teor de sódio/gordura/açucar dos alimentos e nem criando resolução pra isso. Mas se for um remédio de emagrecer, aí ela está lá atuante. Isso mostra que o SUS não pensa em prevenção, e nem nas consequências das doenças.
A tal da hidroxicobalamina é usada por idosos em países desenvolvidos porque eles sofrem de perda de vitamina, principalmente a B12. Ela não serve só como antídoto de intoxicação por cianeto das vítimas da boate kiss. Mas a ANVISA liga pra isso? Não... pra ela as pessoas podem morrer obesas, com alzheimer, câncer metastático, e com os órgãos queimados por soda cáustica.
Claro que todas essas pessoas que vão morrer dessas doenças antes irão consumir recursos do SUS, com internamento por doenças colaterais como diabetes, infarto, derrames (fora o fornecimento de remédios para essas pessoas). Os remédios para alzheimer são caros. Câncer metastático então... pra chegar lá são várias sessões de quimioterapia, radioterapia que não são baratas, tirando as outras coisas como remédios e internamentos desses pacientes.
Se isso não é má gestão não sei o que é....