Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155204 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #1876 Online: 14 de Maio de 2015, 13:32:12 »
Eu ajudo.

http://www.adjoribr.com.br/saude/no-brasil-gasto-com-saude-publica-e-cinco-vezes-menor-do-que-na-inglaterra-1.1480104#.VVTIgHA4-rU

Obrigado Juca!  :ok:

É, não adianta discutir mesmo.

O que nós estamos pedindo é primeiro a racionalização do sistema com o que há de verba disponível, por meio de um planejamento estratégico de gestão, feito por profissionais e não por políticos safados ou por funcionários públicos desconhecedores da matéria.

DEPOIS que isto for feito, aí sim eu concordo em discutir sobre um aumento no fornecimento de verbas.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1877 Online: 14 de Maio de 2015, 13:33:55 »
Eu ajudo.

http://www.adjoribr.com.br/saude/no-brasil-gasto-com-saude-publica-e-cinco-vezes-menor-do-que-na-inglaterra-1.1480104#.VVTIgHA4-rU

O que não significa NADA, como já provado.

O mundo em que a esquerda vive é um mundo onde a gestão não existe, roubos não importam, absenteísmo não importa, materiais apodrecendo e obras mal planejadas não importa, o que importa é pedir mais dinheiro aos trouxas dos contribuintes.

Existe dois mundos, esse mundo completamente equivocado que vivem Derfel e Pasteur, e o correto, onde enquadram-se as pessoas que entende que para se pedir mais dinheiro é necessário primeiro tapar o ralo que drena sem parar recursos que são extremamente caros ao país.

Juca, Pasteur e Derfel estão completamente errados porque não tem as bases fundamentais para entender gestão, meritocracia e respeito ao dinheiro do contribuinte, ou não estariam falando tamanho disparate, pedir mais dinheiro para um bêbado que quer mais dinheiro para beber mais.

Vou colar (RECOLAR) as dezenas de posts provando meu ponto e que não foram respondidas, que o SUS é um desastre e poderia entregar muito mais com menos, antes de pedir o dinheiro.

Pasteur, se vai responder, responda, mas não fique fazendo as mesmas afirmações. Vou colocar de novo os pontos, como já recoloquei antes, e você não respondeu. E depois volta a defender coisas já fortemente refutadas.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1878 Online: 14 de Maio de 2015, 13:39:59 »
Comparar os orçamentos que é bom nada....

Imagina quanto eles gastariam pra implantar um corredômetro como o nosso... Trilhões??

Agora sério, Pasteur, vc continua achando que o sistema precisa de mais dinheiro? Se sim, vou copiar a colar um post passado que demonstra o problema disso.

Não é o único problema,  mas te respondo objetivamente: sim, o sistema sem dúvida alguma precisa de mais dinheiro,  muuuuuuuito mais dinheiro.

Você pode ajudar o Bahadur a comparar os orçamentos de Brasil e Inglaterra? Responda objetivamente.

Mas é claro que posso, isso é moleza. O Juca aí mesmo postou ó, é menor. Deveria ser menor ainda.

A resposta já está dada, o SUS não sabe o que é gestão, é um órgão formado por incompetentes e os resultados (não apenas as filas mas o roubo e a má gestão) prova isso de maneira inconteste para qualquer pessoa com o mínimo de experiência em gestão e realidade, ou que ainda não tenha uma ideologia estatista.

O SUS deve ser destruido e substituido por um sistema de reembolsos via cupom. SP e Bahia tiveram, onde implementaram as sociedades sem fim lucrativos geridas não pelo governo, tiveram 40% de custo reduzido com serviços melhores.

Dr Consulta é outra prova da idiotice do SUS.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1879 Online: 14 de Maio de 2015, 14:15:53 »
Eu ajudo.

O que nós estamos pedindo é primeiro a racionalização do sistema com o que há de verba disponível, por meio de um planejamento estratégico de gestão, feito por profissionais e não por políticos safados ou por funcionários públicos desconhecedores da matéria.

DEPOIS que isto for feito, aí sim eu concordo em discutir sobre um aumento no fornecimento de verbas.

É, poderia ser que, no fim das contas, a estrutura de políticos na Suécia tenha mais investimento financeiro que a brasileira em cargos aproximados, proporcionalmente... mas a diferença fundamental é em que está sendo investido.

Seria interessante uma comparação do quanto diferentes sistemas de saúde pública ou PPPs (ou só privada, até, talvez) fazem com os mesmos recursos. Supostamente mesmo no Brasil há um bocado de diferença nisso, o caso mais famoso sendo o PPP da Bahía, do PT, que alega melhores resultados do que a gestão tradicional.

Não se pode só falar em "investir mais" sem pensar também em investir melhor, seja algo mais, ou o melhorar o que já se tiver, seguindo exemplo do que já funciona melhor.

Mas é algo bastante contra a tendência petista, que torna muito inesperado esse caso da Bahía, e até meio suspeito. O mais esperado seria a aversão típica a PPPs, e alguma embromação marxistóide para desculpar gastar mais para fazer menos do que poderia ser feito.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1880 Online: 14 de Maio de 2015, 14:18:17 »
Eu ajudo.

Já eu, acho que a viabilidade só deve ocorrer de fato quando é feito as duas coisas em conjunto, até para profissionalizar, aperfeiçoar e melhorar a gestão é preciso mais recursos. É coisa pra décadas, não se resolve com mágica.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1881 Online: 14 de Maio de 2015, 14:24:08 »
Ao contrário. Isso infelizmente não é uma coisa de achar. Veja qualquer MBA vagabundo sobre reestruturação de empresas com prejuízo operacional e em situação como a do SUS para você ver o que fazem em 100% dos casos bem sucedidos.

Não existe essa de.. ah.. vamos colocar mais um dinheirinho.. arrumamos aos poucos.. em décadas veremos.. e no.. Brasil  :histeria:

O que todos os casos bem sucedidos de recuperação mostram é que iriam demitir metade das pessoas, profissionalizar, informatizar, focar em melhor atendimento e melhores gastos.. e isso é só o começo.

Se pegasse executivos com mais gosto por aventuras, 90% estaria na rua em 24 meses e já com um atendimento melhor a partir de parcerias e outras iniciativas, e ainda economizando dinheiro.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1882 Online: 14 de Maio de 2015, 14:26:29 »
Buck o BM cita o caso de SP. Mais sucesso que o da Bahia e com menor custo ainda a partir da gestão 100% não governamental dos recursos.

Os esquerdistas precisam que entender que no Brasil governo gerir algo não é estratégia, é no máximo uma contingência. As provas.. bem, ninguém deveria pedi-las.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1883 Online: 14 de Maio de 2015, 14:32:10 »
E outra coisa, para um investimento 5 x menor que o da Inglaterra, quantas vezes somos piores que eles?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1884 Online: 14 de Maio de 2015, 14:43:59 »
Sim, era uma das questões que eu coloquei, junto com quanto o pior SUS é pior que o melhor SUS, e diferenças de qualidade com as mesmas verbas, etc.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1885 Online: 14 de Maio de 2015, 14:46:52 »
Eu ajudo.

Já eu, acho que a viabilidade só deve ocorrer de fato quando é feito as duas coisas em conjunto, até para profissionalizar, aperfeiçoar e melhorar a gestão é preciso mais recursos. É coisa pra décadas, não se resolve com mágica.

Sendo gentil e polido.

O conjunto de informações disponíveis indica que é contra-producente fazer da maneira que você propõe.

Sendo direto.

O sistema público de saúde (como quase tudo que é estatal e público), da maneira como está, é um sorvedouro quase infinito de dinheiro por ineficiência e por corrupção. Entregar ainda mais dinheiro nas mãos de pessoas ineficientes (a maioria) a corruptas (algumas) na esperança de que elas vão se profissionalizar e ou se redimir eticamente, sem uma tremenda pressão externa, é ingenuidade.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1886 Online: 14 de Maio de 2015, 15:11:06 »
E outra coisa, para um investimento 5 x menor que o da Inglaterra, quantas vezes somos piores que eles?

Somos abaixo da centésima posição (ou 95 mais aí incluindo o privado)

Investimento Util = Investimento Total - Roubo - Obras Paradas - Materiais em decomposição - projetos parados - absenteísmo - roubo do mais médicos - ingerência política - falta de controles basicos como estoque - custos superfaturados de intervenções médicas (etc...)

Esse é o problema Juca. Apenas esse.

Enquanto nossos "gestores" não entenderem isso, não importa o investimento total, apenas vai aumentar o desperdício e onerar mais a economia.

Fechar o SUS em dois anos deveria ser o objetivo de todos.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1887 Online: 14 de Maio de 2015, 15:12:43 »
É como não ver um elefante rosa dentro de uma sala nem sentir os dois kilos de coco que ele acabou de fazer.

E perguntar... alguém viu algo errado por aqui?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1888 Online: 14 de Maio de 2015, 15:32:09 »
[...]
Fechar o SUS em dois anos deveria ser o objetivo de todos.

Não precisa. Mas sei que é apenas retórica sua.

Basta me colocarem no Ministério da Saúde e me darem poder absoluto por 5 anos seguidos que os problemas serão resolvidos ou atenuados ao ponto de passarem desapercebidos.  :P
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1889 Online: 14 de Maio de 2015, 15:47:07 »
hehe

Não quero fechar o SUS sem colocar algo para substituí-lo, mas gostaria sem dúvida de fecha-lo. A retórica é o prazo, que dois anos seria impossível apenas para começar a negociação. Na verdade, nunca irá mudar. É o correto, é o lógico mas as decisões que apresem aos brasileiros são as emboloradas e sem sentido mesmo. Então é isso aí mesmo.. relaxa e reza para nunca ter que usar essa porcaria.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1890 Online: 14 de Maio de 2015, 20:00:26 »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1891 Online: 14 de Maio de 2015, 20:19:15 »
E? Diz qual é a tese disso ai a última tive que ler todo o estudo do BM só para saber que o SUS é uma merda.

Isso ai diz que o sus não é uma merda? Porque ?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1892 Online: 14 de Maio de 2015, 20:21:48 »
 :histeria: :histeria:

O primeiro tem 290 páginas e começa com a saúde no império.

Derfel qual informação nova para que o SUS não seja óbviamente chamado de porcaria cara?
« Última modificação: 14 de Maio de 2015, 20:44:13 por Bahadur »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1893 Online: 14 de Maio de 2015, 22:26:13 »
Referencial teórico. Quer entender o que é o sistema, quais são seus problemas e por que eles existem? Leia os textos. O livro clássico do Eugênio Vilaça tem 310 páginas e só tenho em papel.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1894 Online: 14 de Maio de 2015, 23:17:41 »
Não preciso ler a cientologia para saber que é uma merda.  A quantidade imensa de informações práticas que discutimos aqui incluindo pesquisas já provam isso de maneira inequívoca.

Se tem algo a acrescentar pode colocar aqui.. Mas eu sei quais são seus problemas e porque eles existem.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1895 Online: 15 de Maio de 2015, 07:42:16 »
O que eu tinha para colocar acho que já foi colocado aqui, basta ler. Bem, os livros estão aí para quem quiser compreender o SUS, inclusive suas falhas. Alguns são antigos e de lá para cá houve algumas mudanças.  O de redes dá a base para o movimento do que se tenta fazer hoje no sentido de organização do sistema. O da PNAB trata da Atenção Básica como está organizada hoje, mas está em revisão, até porque existiram algumas mudanças e algumas coisas colocadas lá já foram modificadas ou atravancam os processos. Acredito que seja importante o conhecimento produzido, principalmente se for por nomes com peso internacional que realmente estudaram o sistemas e vários sistemas do mundo. Isso é apenas uma amostra mais geral. Falta muito mais,  como o sistema de vigilância,  o financiamento, regionalização,  qualidade, acesso, sistemas de avaliação... existe uma série de estudos que podem ser encontrados no Scielo ou na bvs. Quem for profissional de saúde ainda tem acesso ao periodicos.saude.gov.br . No mais, acho que as opiniões e argumentos se baseiam em senso comum e achismos. Sei que o Agnóstico não gosta de fontes que sejam contra aquilo que já tenha tomado partido (ou as interpreta para que caiba naquilo que quer), mas deixo os textos aos demais foristas em consideração. Quando se supera o discurso reducionista baseado no senso comum,  que é uma merda, então pode-se passar para os reais problemas e possíveis soluções.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #1896 Online: 15 de Maio de 2015, 08:14:20 »
Ta bom, me convenceu, danem-se os pontos negativos sistemáticos reducionistas de achômetro. O sistema é bom e é o povo que se beneficia dele. Quem morre na fila tá é fazendo cena pra sensacionalizar, e isso de desperdício é bobeira prum país rico igual ao nosso, que até desperdiça pouco se for ver pelo potencial de desperdício. Vamos quintuplicar o orçamento e colar na Inglaterra, pessoal. #partiu

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1897 Online: 15 de Maio de 2015, 08:27:41 »
Ta bom, me convenceu, danem-se os pontos negativos sistemáticos reducionistas de achômetro. O sistema é bom e é o povo que se beneficia dele. Quem morre na fila tá é fazendo cena pra sensacionalizar, e isso de desperdício é bobeira prum país rico igual ao nosso, que até desperdiça pouco se for ver pelo potencial de desperdício. Vamos quintuplicar o orçamento e colar na Inglaterra, pessoal. #partiu

Pelo que você escreveu, não entendeu.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #1898 Online: 15 de Maio de 2015, 09:17:10 »

Pelo que você escreveu, não entendeu.

Camarada Derfel, eu coloquei o post em vermelho e obviamente fiz brincadeira.

Só acho que existe um problema fundamental nessa discussão, que é o reconhecimento baseado em fatos diários de um sistema nacionalmente esburacado, ineficiente, perverso e caro na prática versus seu modelo proposto de organização, que pode até ser bom mas não importa nada pro brasileiro doente. Apresentar os fundamentos e base do sistema, nesse momento, pra contrapor uma enxurrada inesgotável de fatos que levariam, em qualquer canto sério, a uma implosão administrativa soa estranho e parece uma espécie de defesa do indefensável só por conta de um alinhamento ideológico meio hardcore.

Parece algo como ver os índices de homicídio no Brasil e dizer que “mas as nossas leis são brilhantes, dizem ate que é proibido assassinar alguém, não se preocupem”.

Talvez até seja incapacidade “nossa” (minha e dos foristas que se põem críticos ao sistema) em perceber que você está reconhecendo a falência prática do sistema e está, na verdade, propondo as táticas para revitalização da coisa. Mas, suspeito que não seja isso.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1899 Online: 15 de Maio de 2015, 11:21:32 »
Eu já coloquei aqui diversas vezes que os problemas são complexos e já mapeados e bem conhecidos. O que vocês trazem são os sintomas e não causa.  Se lesse um pouco dos textos apresentados veria isso. Da mesma forma, pega-se uma parte que são problemas da média e alta complexidades em determinados Estados e municípios e extrapolam para todo um sistema que é muito, muito maior que isso. Agora, é uma questão de escolha: pode ler ou não os textos. Não é aqui nenhuma aula em que o professor obriga ao aluno estudar. São textos para contribuir. Não quer ler? Acha que é alguma besteira ideológica? Paciência. Direito seu. Acredito, porém, que outros foristas podem querer e têm o direito de ler sobre o assunto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!