O que eu tinha para colocar acho que já foi colocado aqui, basta ler. Bem, os livros estão aí para quem quiser compreender o SUS, inclusive suas falhas. Alguns são antigos e de lá para cá houve algumas mudanças. O de redes dá a base para o movimento do que se tenta fazer hoje no sentido de organização do sistema. O da PNAB trata da Atenção Básica como está organizada hoje, mas está em revisão, até porque existiram algumas mudanças e algumas coisas colocadas lá já foram modificadas ou atravancam os processos. Acredito que seja importante o conhecimento produzido, principalmente se for por nomes com peso internacional que realmente estudaram o sistemas e vários sistemas do mundo. Isso é apenas uma amostra mais geral. Falta muito mais, como o sistema de vigilância, o financiamento, regionalização, qualidade, acesso, sistemas de avaliação... existe uma série de estudos que podem ser encontrados no Scielo ou na bvs. Quem for profissional de saúde ainda tem acesso ao periodicos.saude.gov.br . No mais, acho que as opiniões e argumentos se baseiam em senso comum e achismos. Sei que o Agnóstico não gosta de fontes que sejam contra aquilo que já tenha tomado partido (ou as interpreta para que caiba naquilo que quer), mas deixo os textos aos demais foristas em consideração. Quando se supera o discurso reducionista baseado no senso comum, que é uma merda, então pode-se passar para os reais problemas e possíveis soluções.