Ok, Pastor, agora sim, finalmente, você se moveu no sentido de responder as perguntas colocadas. Eu agradeço bastante.
1) De quanto deve ser o orçamento brasileiro? Só a comparação com o quanto gastam outros países não é o suficiente para o budget acertado. Isso do ponto de vista de gestão pode até ser um início, mas não serve para a confirmação e aprovação (exceto quando se tem fonte inesgotável de captação de recurso).
Alguns tratamentos podem chegar a 2 milhões de reais ou mais. Quanto será necessário se não sabemos o que iremos enfrentar no futuro?
Vamos fazer uma continha média então. Quanto um bom convênio cobra por mês? Mil reais se você não for idoso. E um médio? 500 reais. E um convênio bem simples? Uns 200 reais. Suponha que o SUS não precise mais que isso (faça de conta que idoso tem gasto igual). 200 reais X 200 milhões de habitantes= 40 bilhões de reais por mês X 12 = 480 bilhões de reais por ano.
Veja bem, essa falta de habilidade de planejamento é uma, das muitas, razões fundamentais do escárnio que é a performance dessas coisas.
Você que defende o sistema público de saúde e acredita que ele é bom, pra fazer um cálculo do quanto é necessário no total pra coisa operar bem, cometeu uma série de tonteiras:
1) Recorreu a uma estimativa da média do que cobra a máfia privada dos planos de saúde que tem índices de reclamações crescentes e recordistas (mas que, ainda assim, é uma forma melhor de garantir atendimento médico do que a fé no sistema público que igual faz a família da presidente).
2) Não usou absolutamente nenhuma métrica baseada em histórico para auxiliar a dimensionar a demanda, tampouco observou fenômenos locais e na vizinhança que podem ocorrer, muito menos o que outros players do mercado estão fazendo para o futuro.
3) Estendeu a demanda de parte da população que pode pagar pelo SUS mais um convênio de saúde (~24,7% da população brasileira) para TODA a populaçao do brasil sem contar que isso acarretaria numa revisão do custo e preço geral, dado o crescimento instantâneo de pelo menos 4x a fonte de renda.
4) Não consultou a reserva total de dinheiro.
5) Esqueceu que isso tipo de negócio funciona numa espécie de modelo de seguradora.
Você faz idéia de como se deve proceder pra montar um bom orçamento desse tipo de coisa?
2) Qual é a situação atual do sistema?
Nosso orçamento= 106 bilhões de reais em 2014.
Uuuuh... que esquiva... Qual é a situação do sistema? Boa ou ruim?
3) Adiciono essa: Caso a gente quintuplique o orçamento da saúde, qual vai o ser ganho prático em seguida para o brasileiro
O ganho prático será um melhor atendimento, tratamento, vidas salvas, menos reclamação da população e do Johnny Cash, Lorentz, Bahadur, Geotecton, Fabrício, Gaúcho e Gabarito.
Esse é o ganho teórico, minha pergunta foi sobre o ganho prático. Vou te ajudar esmiuçando mais: quanto vão melhorar os índices? E a saúde do povo? E as taxas de mortalidade? E os tempos de espera de diagnóstico?
Olha, não se engane, uma baixa no custo aliada a melhores resultados deve ser encarada como um dos ganhos.
e o dinheiro sai de onde?
Não faço a mínima ideia, mas não reclame do SUS se o dinheiro não chegar.
Se o dinheiro não chega, é por causa do desperdício, abuso e incompetência no meio do caminhos suportadas por elogios e enganação de quem tem outros interesses, que não a saúde da população. Até onde sabemos, o dinheiro é provisionado.
Tudo bem não saber de onde tirar o dinheiro.
Em tempo, sou defensor de parte do tratamento de alta complexidade provido pelo SUS. Não sou um destruidor integral.
Será porque custa mais?
Nem a porrete! Aprecio parte do tratamento de alta complexidade provido pelo SUS basicamente porque É provido.
Lembre-se, mais custo raramente significa melhor performance. E se for calcular performance de alguma forma atrelada a eficiência, maior custo é praticamente NUNCA um fator que indica bom resultado.
E agora é a sua vez de fazer as contas num sistema todo privatizado.
Não, nunca defendi isso.
O que eu quero é dar um jeito, em conjunto aqui, de investigar e reconhecer quais são os problemas no nosso SUS e desenvolver propostas de como é que a gente resolveria esse problemão que é sério e mata, principalmente os mais pobres.
Pastorzeira, quando eu venho participar aqui, chego com um objetivo forte de me desenvolver e aumentar minha capacidade de rever minha opinião. Não tenho forte sana de provar o meu ponto só pra demonstrar certeza desde sempre. Eu tive que fazer as perguntas supra várias vezes pra conseguir, só agora, tentativa de resposta e um sinceríssimo não sei! A gente devia ser mais apto por aqui de falar não sei.
Você demonstrou acima, clarissimamente, que pede mais dinheiro pra um sistema que joga dinheiro pelo ralo, não sabe quanto mais de dinheiro precisa e nem onde arrumar esse dinheiro. Como é que você quer que alguém acredite que desse mato vai sair cachorro? Haja crença, bicho.