Bom texto. O SUS é um sistema utópico.
E não haverá solução perfeita.
Sim, é utópico. O que não quer dizer que não se possa com as limitações impostas pelos diversos fatores, entre eles o financiamento, se possa fazer uma assistência o mais próxima possível dessa utopia.
Como os colegas foristas sabem eu sou um esquerdista, o que significa
que eu bato em criancinhas e balanço um gato preto no cemitério à meia noite que eu defendo a lógica da medicina socializada , o que não é a mesma coisa (necessariamente) que a exclusividade estatal. Ser realista (saber que existem limitações financeiras, de pessoa, estruturais, etc..) não significa ser de direta ou de esquerda, apenas aceitar os fato s como eles são
No dia que se colocou na constituição que o acesso à saúde é gratuito e universal se determinou que a Saúde vai ser sempre subfinanciada. Nenhum, repito, nenhum país do mundo tem condições financeiras de prover toda a população a todo tipo de cuidados médicos, isso é uma excelente ideia mas impraticável na prática. Não existe recurso material, humano e dinheiro que pague esse tipo de coisa.
[...]
Eu afirmei, há muitas 'luas cheias passadas', que o sistema de saúde público é insustentável se forem seguidos os preceitos constitucionais de "universalidade e gratuidade". Em resumo, ele surgiu fadado à utopia.
COnforme minha resposta acima
Melhor ser subfinanciado com 200 bilhões do que com 100, óbvio.
Quem tem mais, faz mais.
Discordo dessa sua visão, não só em termos conceituais como práticos. O fato é que na maneira que está estruturado o sistema ele é fadado ao desperdício de dinheiro pela junção de má gestão/ineficiência/corrupção/baixa produtividade/absenteísmo/falência do estado. Não é uma questão apenas de utilizar o dinheiro de maneira errada, o sistema é tão distorcido que mesmo você injetando mais dinheiro o panorama não muda de maneira significativa.
Não é uma conta simplista em que X porcento do que eu invisto acaba sendo usado na prática, bastando aumentar a quantidade total do dinheiro vou aumentar o total investido (não que isso não possa acontecer pontualmente).
A questão é que da maneira que a coisa está arrumada jogar mais dinheiiro não vai resolver as grandes questões.
Ou seja a quantidade de dinheiro é importante, mas muito mais é uma refundação do próprio sistema, ou ficaremos apenas enxugando gelo.
Pasteur, você sabe que está errado e fica sacaneando né?
Talvez você não tenha idéia do que é gestão, mas o SUS não é gerenciável da maneira que está e colocar dinheiro é simplesmente jogar dinheiro no lixo.
Meu deus..
Isso, isso, isso