Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155202 vezes)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #1825 Online: 04 de Março de 2015, 19:36:13 »
Se dependesse de mim já teria fuzilado os corruptos, ué!

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #1826 Online: 04 de Março de 2015, 19:38:00 »
No dia que se colocou na constituição que o acesso à saúde é gratuito e universal se determinou que a Saúde vai ser sempre subfinanciada.  Nenhum, repito, nenhum país do mundo tem condições financeiras de prover toda a população a todo tipo de cuidados médicos, isso é uma excelente ideia mas impraticável na prática.  Não existe recurso material, humano e dinheiro que pague esse tipo de coisa.
[...]

Eu afirmei, há muitas 'luas cheias passadas', que o sistema de saúde público é insustentável se forem seguidos os preceitos constitucionais de "universalidade e gratuidade". Em resumo, ele surgiu fadado à utopia.

Como deveria ser o sistema público de saúde então?

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #1827 Online: 04 de Março de 2015, 19:47:33 »
Bom texto. O SUS é um sistema utópico.

E não haverá solução perfeita.

Sim, é utópico.  O que não quer dizer que não se possa com as limitações impostas pelos diversos fatores, entre eles o financiamento, se possa fazer uma assistência o mais próxima possível dessa utopia.
Como os colegas foristas sabem eu sou um esquerdista, o que significa que eu bato em criancinhas e balanço um gato preto no cemitério à meia noite que eu defendo a lógica da medicina socializada , o que não é a mesma coisa (necessariamente) que a exclusividade estatal.  Ser realista (saber que existem limitações financeiras, de pessoa, estruturais, etc..) não significa ser de direta ou de esquerda, apenas aceitar os fato s como eles são

No dia que se colocou na constituição que o acesso à saúde é gratuito e universal se determinou que a Saúde vai ser sempre subfinanciada.  Nenhum, repito, nenhum país do mundo tem condições financeiras de prover toda a população a todo tipo de cuidados médicos, isso é uma excelente ideia mas impraticável na prática.  Não existe recurso material, humano e dinheiro que pague esse tipo de coisa.
[...]

Eu afirmei, há muitas 'luas cheias passadas', que o sistema de saúde público é insustentável se forem seguidos os preceitos constitucionais de "universalidade e gratuidade". Em resumo, ele surgiu fadado à utopia.

COnforme minha resposta acima

Melhor ser subfinanciado com 200 bilhões do que com 100, óbvio.

Quem tem mais, faz mais.

Discordo dessa sua visão, não só em termos conceituais como práticos.  O fato é que na maneira que está estruturado o sistema ele é fadado ao desperdício de dinheiro pela junção de má gestão/ineficiência/corrupção/baixa produtividade/absenteísmo/falência do estado.  Não é uma questão apenas de utilizar o dinheiro de maneira errada, o sistema é tão distorcido que mesmo você injetando mais dinheiro o panorama não muda de maneira significativa.
Não é uma conta simplista em que X porcento do que eu invisto acaba sendo usado na prática, bastando aumentar  a quantidade total do dinheiro vou aumentar o total investido (não que isso não possa acontecer pontualmente). 
A questão é que da maneira que a coisa está arrumada jogar mais dinheiiro não vai resolver as grandes questões.
Ou seja a quantidade de dinheiro é importante, mas muito mais é uma refundação do próprio sistema, ou ficaremos apenas enxugando gelo.

Pasteur, você sabe que está errado e fica sacaneando né?

Talvez você não tenha idéia do que é gestão, mas o SUS não é gerenciável da maneira que está e colocar dinheiro é simplesmente jogar dinheiro no lixo.

Meu deus..

Isso, isso, isso
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #1828 Online: 04 de Março de 2015, 19:53:34 »

Como eu falei acima só isso ( Infelizmente) não resolveria o problema
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1829 Online: 04 de Março de 2015, 19:59:49 »
Nossa Osler!

Se você estiver certo deve haver um esquema de corrupção e má gestão arrasador, faminto, insaciável, que tudo engole, que tudo desperdiça... :o

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #1830 Online: 04 de Março de 2015, 20:03:24 »
Pasteur, meu caro, já tem muita gente dizendo e você ignora: o problema não é SÓ corrupção.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1831 Online: 04 de Março de 2015, 20:17:20 »
Não ignoro, só não acredito que o bicho seja tão feio quanto pintam.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1832 Online: 04 de Março de 2015, 20:17:32 »
Eu fico imaginando que toda a vez que o Pasteur tenta ler a palavra "gestão", acontece que nem aqueles programas onde falam um palavrão. No caso dele, ao invés de ouvir um "Piiii", deve aparecer "******".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1833 Online: 04 de Março de 2015, 20:36:41 »

Acreditar em fatos não deveria ser difícil. Se não há controle de estoques, as mortes , as filas de anos, o relatório do BM, a 92 posição no mundo, o fato de non-profit organizations em SP e na BH custar metade e prestar serviço melhor.. se nada disso te chama atenção, seu problema é com os fatos. O que não me chamaria atenção.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1834 Online: 04 de Março de 2015, 21:10:43 »

Eu concordo.

Eu acho que é pior.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1835 Online: 04 de Março de 2015, 21:15:03 »
[...]

Como deveria ser o sistema público de saúde então?

Algo na linha do que o forista Osler indicou sobre o sistema da Grã-Bretanha

[...]
Nos países com a medicina socializada, e o grande exemplo é a Inglaterra, as restrições de acesso a saúde são dadas por critérios técnicos, e também financeiros.  Como o dinheiro do orçamento é finito faz-se necessário critérios para limitar o acesso de paciente a terapias e exames que não tenham um impacto significativo.  Ao contrário do Brasil que pessoas ou grupos com facilidade de acesso a justiça ou conhecimento dos meandros do sistema tem acesso a profissionais, exames e terapias caríssimas; na pobre Inglaterra isso é bastante restrito, tendo inclusive impedimentos de facto.
[...]
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1836 Online: 04 de Março de 2015, 21:39:12 »
É fácil saber que seria mais barato.

Segundo o banco mundial, as organizações "non-profit" para saúde de SP são 50% mais baratas do que o SUS e provêem um serviço melhor e são pagas por produtividade.

Na Bahia o GOVERNADOR DO PT afirmou que lá é 30% mais barato com serviços melhores.

A solução é simples:

Todos os hospitais que, com uma gestão adequada se tornem financeiramente viáveis, vão para o serviço privado.
O SUS paga por atendimento.

Como saberemos como esses hospitais seriam viáveis? Simples, leilões. A única coisa que o SUS tem que fazer é garantir que mais de um grupo econômico vai atuar em uma determinada região.

Os que não forem atrativos tem que ser vistos como investimentos social.

Simplesmente destruimos o SUS como é hoje, deixamos apenas para investimento social, o estado paga por procedimento, fazemos um sistema de fiscalização e controle muito mais forte, tercerizamos a administração de estoque e compras.. pronto.

Temos um sistema 100% melhor e 50% mais barato.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1837 Online: 06 de Março de 2015, 20:56:03 »

Como eu falei acima só isso ( Infelizmente) não resolveria o problema

Osler, só contando a corrupção, qual a porcentagem do orçamento da saúde que você estima ser desviado. 1%, 10%, 30%?

Se os outros quiserem 'chutar' um número seria bom...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1838 Online: 06 de Março de 2015, 21:43:52 »
Entre ineficiência e corrupção mais de 50% já que organizações non profit segundo o banco mundial prestam um serviço melhor pela metade do preço.

50% fácil 

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1839 Online: 06 de Março de 2015, 21:51:26 »
Disse só desvio por corrupção.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1840 Online: 06 de Março de 2015, 21:54:01 »
Difícil saber por motivos óbvios mas chuto uns 30%.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1841 Online: 06 de Março de 2015, 22:07:21 »
Li que é menos de 1%, acho que deve ser mais...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1842 Online: 06 de Março de 2015, 22:27:01 »
Li que é menos de 1%, acho que deve ser mais...

Acho que eu postei isso uma vez. Eram algumas centenas de milhões, o que dava algo em torno de 1%, apontado pelo Derfel. Mas o Madiba (que Deus o tenha) bem observou que o valor era o que foi devidamente apurado (deve ter mais, que não é apurado), e não incluía absenteísmo, ineficiência e outros problemas.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1843 Online: 07 de Março de 2015, 14:38:19 »
1% apurado pode esperar muito, mas MUITO mais que não foi apurado, basta ver a facilidade com que a mídia encontra desvios milionários a cada investigação tosca.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1844 Online: 07 de Março de 2015, 14:38:49 »
Pasteur, está na hora de falar não? Qual tua relação com o SUS?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1845 Online: 07 de Março de 2015, 15:06:18 »
Nenhuma.

Se eu tivesse que ter alguma vantagem pessoal corrupta com um maior financiamento do sistema não tentaria convencer o CC e sim o governo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1846 Online: 07 de Março de 2015, 15:33:23 »
Não quis dizer corrupta, minha pergunta é mais se você é um médico associado, gestou ou algo assim.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1847 Online: 07 de Março de 2015, 16:32:59 »
Já disse: nenhuma relação com o SUS.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1848 Online: 08 de Março de 2015, 00:19:21 »
Bom, que tal então refutar os posts onde detalho os dados da pesquisa do B.M e as outras informações dadas? Você disse que iria responder.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1849 Online: 08 de Março de 2015, 00:27:20 »
Mas o pior e mais vergonhoso de todo esse descalabro diário é saber que tem quem defenda isso aí.  :no:

Concordo, Gabarito, defender esse descalabro é repugnante!

Mas agora fiquei curioso: quem defende essa corrupção toda?  :hein:

Espero que você não esteja confundindo defender o sistema com defender a corrupção do sistema.  :ok:

Antes um sistema com falhas do que nenhum sistema que pelo menos tente socorrer os mais necessitados, ou antes um sistema que socorra pelo menos uma parte dos mais necessitados do que não socorrer nenhuma parte dos mais necessitados.

Antes um sistema que deixe o paciente num corredor lotado mas dê um tratamento(o Gaúcho vai ficar bravo comigo e me chamar de desalmado psicopata  :sleepy:), do que um que expulse para o olho da rua.  :ok:

Eu não entendo esse espantalho do Pasteur. Ele compara a merda do SUS com não ter nada? Ninguém defende o não ter nada.

O lixo do SUS (irrefutável) é facilmente melhorado, apenas se alguém com cérebro descobrir que seu modelo não pode funcionar no brasil, por definição.

E a solução é muito mais simples que parece, mais barata, e muito melhor.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!