Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155227 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #2450 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 18:47:36 »
Não, apenas aceitação da realidade.

A realidade é capitalista. Logo, ela está errada.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2451 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 18:59:22 »

Espantalho.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2452 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 19:33:54 »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2453 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 22:49:58 »
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2454 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 23:00:39 »
Espantalho.
Piada.

Vou dormir.

Acorda Geo, existe sistema universal em países capitalistas. Já ouviu falar de Canadá e Inglaterra?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2455 Online: 01 de Março de 2016, 08:40:30 »
Espantalho.
Piada.

Vou dormir.

Acorda Geo, existe sistema universal em países capitalistas. Já ouviu falar de Canadá e Inglaterra?

A fila de espera para uma ressonância magnética no Canadá é de até seis meses (às vezes ainda mais). Se você quiser pagar e fazer por particular, não pode.

É um bom sistema no geral? Sim. Mas tem algumas falhas que são piores que sistemas particulares por aqui que não são tão caras com um plano de saúde.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2456 Online: 01 de Março de 2016, 08:49:25 »
Espantalho.
Piada.
Vou dormir.

Já acordei, muito obrigado.

Sim, eu sei que existe sistema universal de saúde em alguns países capitalistas.

E?
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2457 Online: 01 de Março de 2016, 09:01:44 »
Espantalho.
Piada.
Vou dormir.

Sim, eu sei que existe sistema universal de saúde em alguns países capitalistas.

E?

O Buck provocou dizendo que o prolongada discussão desse tópico tem como um fator a estatolatria, Lorentz disse que isso é devido ao preconceito ao sistema capitalista ao que eu chamei de espantalho porque é possível um sistema universal em modo capitalista,  Lorentz achou piada e você sono.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2458 Online: 01 de Março de 2016, 09:15:06 »
Espantalho.
Piada.
Vou dormir.

E?

O Buck provocou dizendo que o prolongada discussão desse tópico tem como um fator a estatolatria, Lorentz disse que isso é devido ao preconceito ao sistema capitalista ao que eu chamei de espantalho porque é possível um sistema universal em modo capitalista,  Lorentz achou piada e você sono.

Não achei piada. Meu comentário foi uma piadinha. Relaxe.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2459 Online: 01 de Março de 2016, 09:38:59 »
Espantalho.
Piada.
Vou dormir.

E?

Eu não senti sono ou "sono" por causa da nossa discussão. Se assim fosse eu dormiria sempre ou, no caso do "sono" (desinteresse), eu sequer participaria dos colóquios.

Realmente eu estava com sono (pode ver que nada mais postei depois daquilo) e aproveitei para fazer uma piada 'curta', antes de ir dormir:

Pasteur: Espantalho.

Lorentz: Piada.

Geotecton: Vou dormir.

Talvez não pareça, mas tenho respeito por você, como de resto tenho por todos, mesmo aqueles divergem profundamente de mim.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2460 Online: 01 de Março de 2016, 09:41:58 »
Espantalho.
Piada.
Vou dormir.

E?

Eu não senti sono ou "sono" por causa da nossa discussão. Se assim fosse eu dormiria sempre ou, no caso do "sono" (desinteresse), eu sequer participaria dos colóquios.

Realmente eu estava com sono (pode ver que nada mais postei depois daquilo) e aproveitei para fazer uma piada 'curta':

Pasteur: Espantalho.

Lorentz: Piada.

Geotecton: Vou dormir.

Talvez não pareça, mas tenho respeito por você, como de resto tenho por todos, mesmo aqueles divergem profundamente de mim.

Eu sei disso Geo.  :ok:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2461 Online: 01 de Março de 2016, 12:41:32 »
Não são 200 milhões de pessoas sendo atendidas pela saúde pública.

Uma comparação mais significativa descontaria algumas eventuais políticas de saúde pública algo mais generalizada, e então se ateria só aos números das pessoas que tentam buscar atendimento nos hospitais do SUS.

Eu não tenho tido tempo para debates, por isso vou fazer apenas algumas colocações para que os colegas continuem o debate.

Este estudo inédito é inédito no sentido de ser mais um, mas o diagnóstico de que existe, também,  um problema de gestão no SUS é algo bem antigo e conhecido entre os estudiosos e os próprios gestores do sistema.

200 milhões são usuários do SUS, ainda que na assistência não estejam 200 milhões.
Ocorre que o SUS não é apenas assitência (excetuando-se a farmacêutica), mas também promoção da saúde, prevenção (incluindo a imunização),  vigilância em saúde (envolvendo vigilância epidemiológica, Ambiental e sanitária), assistência farmacêutica e pesquisa.

Assim, mesmo que um cidadão não faça uso da assistência,  ele é beneficiário ao menos das demais ações de promoção,  prevenção, vigilância e pesquisa. Mesmo que alguém diga, por exemplo, que não faz uso de imunobiológicos da rede pública, ele é beneficiado de uma imunização da população que é proporcionada pela rede pública. Além disso, medicamentos de alto custo normalmente acabam sendo fornecidos pelo SUS mesmo para aqueles que se dizem fora do sistema. Ainda soma-se a isso o sistema de urgência (tanto o pré-hospitalar,  quanto o hospitalar), procedimentos de alta complexidade que muitas vezes, em muitos lugares, apenas o sus fornece e os hemocentros (que são em sua maioria públicos). Então,  no final, toda a população é usuária do sistema, ainda que diga que não o seja. O recurso per capta de investimento na saúde pública envolve todas essas ações (que o privado não faz ou faz muito pouco, o que não é em si uma crítica, porque o objetivo e função são outros).

Para o que mais se apresenta e é a parte mais visível na discussão, aqui, o foco se concentra na assistência, então deveria ser considerado apenas os recursos destinados à assistência e a população sus-dependente, que varia de lugar para lugar (de em torno de 50% em São Paulo a 100% em outros municípios).

Já existem estudos sobre isso que podem ser encontrados na internet, mas pode-se fazer uma busca, pelo menos nos recursos federais destinados a estados e municípios,  em fns.saude.gov.br , consultando apenas os recursos da média e alta complexidade e do faec (na assistência) e, nos municípios apenas, o piso da Atenção Básica variável, apenas nos componentes saúde da família e saúde bucal.

A questão da gestão é algo mais difícil de entender ou compreender. Já coloquei aqui, várias vezes, que a gestão do sus é descentralizada. Significa que se há um problema de gestão no estado do Rio de Janeiro que levou à perda de medicamentos ou colapso da rede hospitalar estadual do estado, isso foi uma má gestão do gestor estadual (e não do municipal e nem do federal, ainda que possa acaber tendo reflexos nesses). Se  a rede municipal de Porto Alegre é muito deficiente, é por causa da gestão municipal.  É claro que uma má gestão acaba refletindo em outros pontos da rede. Um município que tenha uma excelente gestão do sus pode apresentar vários gargalos porque necessita que o estado sirva de retaguarda para alguns procedimentos ou então de um outro município pólo,  que também pode ser mal gerido.

Pode-se colocar que uma gestão privada seria mais eficiente e teria um serviço melhor. Pode até ser, mas não necessariamente. Muitos serviços do sus possuem já uma gestão privada, são paulo é quase todo com gestão privada, a central de medicamentos no Rio que teve medicamentos vencidos tinha gestão privada, além disso boa parte dos serviços de assistência são prestados por prestadores privados (como hospitais e clínicas conveniadas), dependendo do local e tipo de procedimento esses prestadores são quase a totalidade (e fonte de muitos problemas).

Veja bem, não estou colocando que tudo é uma maravilha e nem que não haja má gestão.  Pelo contrário,  estou dizendo que existem muitos problemas, mas a realidade muda de lugar para lugar e mesmo entre serviços,  e, sim, a gestão é deficiente, mas não é homogênea e mais complexa do que aparenta.

Algum material para estudo:

http://www6.ensp.fiocruz.br/radis/conteudo/para-entender-o-subfinanciamento-do-sus
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200003

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2462 Online: 01 de Março de 2016, 13:01:34 »
Gestão privada apenas não deve ser tremendamente melhor por si própria, sem ainda haver também o efeito de concorrência na pressão por eficiência, em vez de ser uma gestão privada a receber verbas praticamente incondicionalmente.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2463 Online: 01 de Março de 2016, 14:17:20 »
Gestão privada apenas não deve ser tremendamente melhor por si própria, sem ainda haver também o efeito de concorrência na pressão por eficiência, em vez de ser uma gestão privada a receber verbas praticamente incondicionalmente.

Gestão privada sem concorrência e com verba do governo é receita para corrupção.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2464 Online: 01 de Março de 2016, 15:19:08 »
Acho que talvez uma das melhores compatibilizações de mercado com estado do bem estar social seria uma voucherização generalizada do que quer que fosse voucherizável.

Teoricamente poderia ter até gestões públicas, diferentes, mais flexibilizadas, em vez de todas padronizadas "de cima", concorrendo por vouchers. (Essas ainda talvez fossem uma opção interessante em alguns casos onde o mercado naturalmente (supostamente) não tenha tanta tendência a atender à demanda, mas que ainda seja existente e socialmente importante. Como no que se teria como função do "Mais Médicos". Embora a própria voucherização já devesse enfraquecer esse padrão um bocado. 

Partidos atuando como "marcas"/empresas poderiam concorrer de forma muito mais favorável a uma boa comparação de eficiência, em comparação com a imitação precária do "mercado" que incidentalmente é a democracia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2465 Online: 12 de Maio de 2016, 10:08:33 »
http://www.osul.com.br/policia-federal-desarticula-organizacao-que-fraudava-fornecimento-de-medicamentos-pelo-sus/

...

Em um dos casos analisados, o grupo criminoso forneceu remédio de uma marca por 108 mil reais. Em uma segunda venda, com orçamentos de outros fornecedores, o mesmo tratamento foi realizado com outra marca de medicamento por 4,3 mil reais.

...

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #2466 Online: 17 de Maio de 2016, 12:34:14 »
Não há recursos para todos, diz novo ministro da Saúde

"O novo ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (17) que vai buscar, junto à equipe econômica do presidente interino Michel Temer, a aplicação do que foi previsto para o setor no Orçamento 2016. Houve, segundo ele, um corte de R$ 5,5 bilhões no setor, feito pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff."

http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/nao-ha-recursos-para-dar-tudo-a-todos-diz-novo-ministro-da-saude-sobre-sus,a1d4fdaf7a25595b35f1983c95d2ce9at7pd5o8d.html

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #2467 Online: 17 de Maio de 2016, 12:38:01 »
Finalmente estão enxergando que não existe almoço grátis.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2469 Online: 17 de Maio de 2016, 12:57:12 »
Não há recursos para todos, diz novo ministro da Saúde

"O novo ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (17) que vai buscar, junto à equipe econômica do presidente interino Michel Temer, a aplicação do que foi previsto para o setor no Orçamento 2016. Houve, segundo ele, um corte de R$ 5,5 bilhões no setor, feito pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff."

http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/nao-ha-recursos-para-dar-tudo-a-todos-diz-novo-ministro-da-saude-sobre-sus,a1d4fdaf7a25595b35f1983c95d2ce9at7pd5o8d.html

8-)

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #2471 Online: 17 de Maio de 2016, 13:17:19 »
Já mudou de opinião.

Esse ministro tem talento. Já é a segunda vez que ele se caga todo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2474 Online: 17 de Maio de 2016, 13:45:52 »
Não é bem mudar de idéia, mas mais tentar dizer a mesma coisa de forma que as pessoas tenham menor rejeição automática.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!