Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155223 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #2350 Online: 28 de Agosto de 2015, 23:06:21 »
[...]
Se o Brasil é 95 no ranking com menos da metade de financiamento da saúde vindo do setor público, melhoraria muito se tivesse, semelhante aos outros países, maior porcentagem para o público.
[...]

Vi a postagem somente agora.

Para que isto seja verdade a gestão pública tem que ser melhor que a privada.

É isto o que ocorre hoje?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2351 Online: 28 de Agosto de 2015, 23:16:23 »
Pra quem quiser ler o relatório do banco mundial em português:
[...]
vemos que a sua observação não corresponde plenamente ao que o relatório explica.

Talvez não corresponda à do Gaúcho mas a sua ("o sistema é subfinanciado") também não é corroborada pelo texto

Citação de: página 110 do relatório do BM
[...]embora o debate sobre se o sistema público está "adequada" ou "suficientemente" financiado tenha começado até antes mesmo da sua criação, infelizmente não existe nenhuma forma clara e científica de determinar isso.

ou seja, nem um e nem outro. O que sobra, sem qualquer dúvida, é a péssima gestão.

O relatório afirma que é possível fazer mais e melhor com o mesmo orçamento.

[...]
fica muito claro o desequilíbrio, menos da metade do financiamento vem do público, como você pode ver em tabelas que postei algumas páginas atrás.

Então, objetivamente, de onde você retiraria recursos para melhorar o SUS?

Basicamente o que eu e outros foristas estamos falando o tópico todo: a gestão é amadora,

Há gestão amadora, há gestão profissional. Ela não é a mesma em todos os níveis: federal, estadual e municipal.

Isto é simplesmente ridículo. Ou a gestão é eficiente ("profissional") ou não é. Achar e isolar alguns casos de excelência em meio ao caos não é um critério útil e é inaceitável.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2352 Online: 28 de Agosto de 2015, 23:52:03 »
[...]
Se o Brasil é 95 no ranking com menos da metade de financiamento da saúde vindo do setor público, melhoraria muito se tivesse, semelhante aos outros países, maior porcentagem para o público.
[...]

Vi a postagem somente agora.

Para que isto seja verdade a gestão pública tem que ser melhor que a privada.

É isto o que ocorre hoje?

Veja a figura 3.1 do relatório do BM:

Perceba que com menos da metade do financiamento o SUS atende mais de 70% da população (usa exclusivamente o SUS; usa principalmente o SUS e usa ambos)

Com menos da metade do financiamento atende mais de 70% da população.

Os hospitais públicos receberam nota 0,29 de 1 de eficiência na ocupação dos leitos e os privados 0,39 de 1, em grande parte devido ao erro das pequenas prefeituras terem feito hospitais com poucos leitos, o que prejudica a ocupação.

O relatório classificou a ambos de bastante ineficientes.

Geo, você pensou que os hospitais privados eram muito mais eficientes que isso, não pensou?

Então creio que tudo melhoraria com um financiamento comparável a de outros países.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2353 Online: 29 de Agosto de 2015, 00:10:54 »
[...]
Geo, você pensou que os hospitais privados eram muito mais eficientes que isso, não pensou?

Sim.

Mas continua mais eficiente que o público.

Então creio que tudo melhoraria com um financiamento comparável a de outros países.

E de onde viriam os recursos financeiros?
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2354 Online: 29 de Agosto de 2015, 00:31:21 »
[...]

Sim.

Mas continua mais eficiente que o público.

E de onde viriam os recursos financeiros?

Se o sistema público de saúde melhorasse, iria atrair cada vez mais gente, mais gente iria abandonar os planos de saúde e mesmo tratamentos particulares sobrando mais verbas para financiar o setor público. O primeiro momento, o da transição que seria um remédio amargo, um imposto como a CPMF, por exemplo. Mais um imposto que seria extremamente impopular, mas que depois, com a melhora do serviço, o público iria acabar por aprovar.

O problema é o histórico recente desse imposto, que apesar da promessa, não foi utilizado para financiar a saúde...

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2355 Online: 29 de Agosto de 2015, 01:09:46 »
Na verdade a CPMF se vier, virá para tampar o rombo fiscal e não para melhorar a saúde, ou se for pra saúde o financiamento principal irá diminuir, trocando 6 por meia dúzia, entonces...  :?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2356 Online: 29 de Agosto de 2015, 08:37:48 »
A CPMF na saúde sempre foi desculpa para arrecadar dinheiro para rombos do Estado.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #2357 Online: 29 de Agosto de 2015, 09:46:35 »
Não consigo entender esse amor pelo Estado...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2358 Online: 29 de Agosto de 2015, 09:53:12 »

Que amor?

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #2359 Online: 29 de Agosto de 2015, 10:10:54 »

Que amor?
De que só ele pode solucionar os problemas das pessoas.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2360 Online: 29 de Agosto de 2015, 10:32:53 »

Que amor?

E quem disse isso aqui?

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #2361 Online: 29 de Agosto de 2015, 11:23:09 »

Que amor?

E quem disse isso aqui?
Explicitamente, ninguém. Mas o Pasteur mesmo acha que se aumentasse os impostos, a saúde poderia melhorar. Porém, mesmo com impostos altos, não vemos a saúde melhorar.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2362 Online: 29 de Agosto de 2015, 22:26:51 »
Hoje fazem 25 dias que meu primo morreu, depois de ser diagnosticado em janeiro com um problema cardíaco gravíssimo, esperando a cirurgia pelo SUS, que só saiu quando ele veio para uma consulta no fim de julho e apagou durante...

Eficiência level: Sueco.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #2363 Online: 29 de Agosto de 2015, 22:44:35 »
Se o sistema público de saúde melhorasse, iria atrair cada vez mais gente, mais gente iria abandonar os planos de saúde e mesmo tratamentos particulares sobrando mais verbas para financiar o setor público. O primeiro momento, o da transição que seria um remédio amargo, um imposto como a CPMF, por exemplo. Mais um imposto que seria extremamente impopular, mas que depois, com a melhora do serviço, o público iria acabar por aprovar.

O problema é o histórico recente desse imposto, que apesar da promessa, não foi utilizado para financiar a saúde...
pasteur acabou de descobrir a solução para todos os problemas do Brasil, é só Criar uma alternativa pública para tudo. Imagina se o mercado do João funcionasse lado a lado de um super eficiente mercado estatal (a lá Venezuela). Viraríamos uma Suécia do dia para a noite. Mal posso esperar para a Dilma por isso em prática.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2364 Online: 29 de Agosto de 2015, 22:48:35 »
Parcus, você reconhece que o financiamento público da saúde na Suécia,  Inglaterra, Noruega e vizinhos é muito maior que o privado,  né?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2365 Online: 29 de Agosto de 2015, 23:16:45 »
Hoje fazem 25 dias que meu primo morreu, depois de ser diagnosticado em janeiro com um problema cardíaco gravíssimo, esperando a cirurgia pelo SUS, que só saiu quando ele veio para uma consulta no fim de julho e apagou durante...

Eficiência level: Sueco.

Meu sonho é esse, Diego, que um dia tenhamos um serviço decente para todos e que fatos tristes como esse nunca aconteçam.  Meus pêsames.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2366 Online: 30 de Agosto de 2015, 00:00:48 »

pasteur acabou de descobrir a solução para todos os problemas do Brasil, é só Criar uma alternativa pública para tudo. Imagina se o mercado do João funcionasse lado a lado de um super eficiente mercado estatal (a lá Venezuela). Viraríamos uma Suécia do dia para a noite. Mal posso esperar para a Dilma por isso em prática.
Fiquei com vergonha alheia agora... (Parabéns por esse post, parcus)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2367 Online: 30 de Agosto de 2015, 01:56:15 »
Como tô vendo que a coisa anda fraca por aqui, para variar...     torturo o MESTRE com a leitura desse tópico...

Sem melhorar a gestão, colocar mais dinheiro no sistema não significa ter mais dinheiro utilizado pelo sistema convertido em mais saúde pra população. Básico.

[...]

Relatório BM, página 110:

"Um aumento dos gastos governamentais em saúde podia, sem dúvida, ajudar a financiar mais recursos para o sistema de saúde (infraestrutura, equipamentos, pessoal), insumos médicos e serviços."
É, podia. Mas, esse "podia" tem um cheiro de carniça terrível.
Mi Chefian, desculpe Capitan, mas, nesse caso aí até que o rapaz 'microbiólogo-pai' não erra... ATENTE BEM, meu caro!!!:  "Um aumento dos gastos governamentais EM saúde podia" Observe! O foco é em EM, não em "podia"! Atente para que há diferença entre 'destinação' e "destinação". O 'rapaz do frasco pescoço de cisne' aí está admitindo e confessando-se convertido à realidade! Pode haver aporte, mas tem que ser EM e não "EM", logo, o único problema é o que faz ser "EM" e não EM. Solução da equação: não é falta de grana! O óbvio que dá para fazer a conta de cabeça     ...mas só para as máquinas à altura, claro...   As outras precisam de 'calculadora' e algoritmo certo...   hahahahahhahaahha...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2368 Online: 30 de Agosto de 2015, 11:52:36 »
Como tô vendo que a coisa anda fraca por aqui, para variar...     torturo o MESTRE com a leitura desse tópico...

Sem melhorar a gestão, colocar mais dinheiro no sistema não significa ter mais dinheiro utilizado pelo sistema convertido em mais saúde pra população. Básico.

[...]

Relatório BM, página 110:

"Um aumento dos gastos governamentais em saúde podia, sem dúvida, ajudar a financiar mais recursos para o sistema de saúde (infraestrutura, equipamentos, pessoal), insumos médicos e serviços."
É, podia. Mas, esse "podia" tem um cheiro de carniça terrível.
Mi Chefian, desculpe Capitan, mas, nesse caso aí até que o rapaz 'microbiólogo-pai' não erra... ATENTE BEM, meu caro!!!:  "Um aumento dos gastos governamentais EM saúde podia" Observe! O foco é em EM, não em "podia"! Atente para que há diferença entre 'destinação' e "destinação". O 'rapaz do frasco pescoço de cisne' aí está admitindo e confessando-se convertido à realidade! Pode haver aporte, mas tem que ser EM e não "EM", logo, o único problema é o que faz ser "EM" e não EM. Solução da equação: não é falta de grana! O óbvio que dá para fazer a conta de cabeça     ...mas só para as máquinas à altura, claro...   As outras precisam de 'calculadora' e algoritmo certo...   hahahahahhahaahha...
Ahan, atentei, atentei.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2369 Online: 01 de Setembro de 2015, 16:17:20 »
Vai ficar no flood, ao invés de responder com objetividade? Vai ficar só no copy/paste?

Essas fotos de corredores lotados que você cola a cada três páginas do tópico não me impressionam.

Que não te impressionam, nós já sabemos, afinal, você não tem um pingo de empatia. Já falou aqui que essas pessoas sem condições, tratadas piores que animais, nem podem reclamar, afinal, serem tratadas como animais é melhor do que nada.

O sentido de qualquer discussão racional com você, já acabou faz tempo.

Obrigado por mais esta oportunidade para expor o meu ponto de vista:

Eu sei que você está chateado em ler isto porque o seu pai já sofreu num corredor desse, sei que você sentiu-se mal em não poder dar maior conforto a ele. Mas ele conseguiu o tratamento? Foi um sucesso ou não? Sinta-se a vontade em não querer responder.

O meu pai também precisou do SUS, também ficou num corredor, também fiquei triste em não poder lhe dar melhor conforto, mas pelo menos recebeu o tratamento. E sou grato, porque o mais importante foi o tratamento.

Você quer conforto/tratamento nível Einstein/ Sírio pra sua família e pra todos os brasileiros? Eu também quero! É possível? Não! Não é possível porque somos um país extremamente pobre!

Em relação ao que disse acima, sobre corredores lotados que não me impressionam, não me impressionam nesta discussão de provar que o SUS é uma porcaria.

Outras frases de feito que impressionam mais a vocês do que a mim é: jogar dinheiro no ralo: pra mim é isso: só uma frase de efeito!

Já entendemos que fatos não tem impressionam. Tudo que você tem é falsa dicotomia: ou tratam como cachorro, ou atendem no nível do Sírio.

E é engraçado que quando é pra defender o SUS, somos pobres. Quando é pra enaltecer o governo, somos a 8ª maior economia do mundo. Vocês precisam se decidir.

Eu também quero! É possível? Não! Não é possível porque somos um país extremamente pobre!

Outras frases de feito que impressionam mais a vocês do que a mim é: jogar dinheiro no ralo: pra mim é isso: só uma frase de efeito!

Trágico.

Somos pobres sim, falta dinheiro pra saúde e pra quase tudo. Não fuja da realidade.

E já disse que padrão Sírio é só um modo caricato de dizer. Mas você prefere não perceber isto. :ok:

Do facebook de um petista:

Cômico.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2370 Online: 01 de Setembro de 2015, 16:48:11 »
Agora cita onde eu enalteço o governo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2371 Online: 01 de Setembro de 2015, 18:41:20 »
Do facebook de um petista:

Cômico.

Mais um idiota falacioso.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2372 Online: 02 de Setembro de 2015, 11:48:36 »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2373 Online: 02 de Setembro de 2015, 11:52:21 »
Unimed Paulistana quebra e troca de gestor será em 30 dias, ordena ANS

Qual é o seu ponto?

De toda forma, vale observar mais essa vantagem entre a gestão privada e a pública. Por problemas administrativos e para proteger o acesso ao serviço, se troca a gerência. Coisa que é improvável na esfera pública, não é mesmo?

Mas não sei bem qual é o seu ponto postando esse link aqui. Pode ser que você queira dizer a mesma coisa que eu... ou não... quem pode adivinhar, não é mesmo?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2374 Online: 02 de Setembro de 2015, 11:56:31 »
Unimed Paulistana quebra e troca de gestor será em 30 dias, ordena ANS

Qual é o seu ponto?

De toda forma, vale observar mais essa vantagem entre a gestão privada e a pública. Por problemas administrativos e para proteger o acesso ao serviço, se troca a gerência. Coisa que é improvável na esfera pública, não é mesmo?

Mas não sei bem qual é o seu ponto postando esse link aqui. Pode ser que você queira dizer a mesma coisa que eu... ou não... quem pode adivinhar, não é mesmo?

Quem você acha que paga a conta final nesse caso? O meu ponto é que não pra mim não é uma questão dicotômica entre estatal e privado, como foi colocado ao longo dessa discussão, e sim entre bom e mal gerenciamento e todas suas variantes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!