Achei bem interessante esse artigo:
Como o SUS está destruindo a saúde dos brasileiros
[...]
Gostei muito do artigo. Dá um novo paradigma para o entendimento do Problema do SUS, título do tópico. Não é só o mau gerenciamento e a corrupção que massacram o sistema, mas ele também é equivocado na sua concepção, na sua raiz.
Destaque para esse parágrafo:
Imagine uma cidade do interior em que haja escassez de médicos, e estes cobrem 200 reais por consulta. Dificilmente alguém pagaria 200 reais por uma consulta apenas porque o filho está com uma dor de cabeça; o mais racional seria tentar alguns remédios caseiros e só levá-lo ao médico caso a situação se agrave. O que é uma boa notícia: isso poupará um tempo precioso para os médicos, que poderão usá-lo para tratar pacientes em estados mais graves ou que necessitem de um atendimento mais urgente.
Todo o artigo faz uma excelente analogia com a iniciativa privada e com a otimização de recursos, o que não existe no mundo corporativo do funcionalismo público e a cultura de que o que é público não é de ninguém e ninguém zela ou cuida.
Para todos os que debatem aqui, os que mantêm argumentos contra ou a favor do Sistema Único de Saúde, a leitura é recomendada com ênfase.
Na minha opinião, está dissecando bem o problema e dando uma visão ampla das mazelas que todos conhecemos.