Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155154 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #625 Online: 25 de Abril de 2014, 17:53:59 »
Citação de: Pasteur
Então vamos dar uma educação decente para a população, sendo assim, a corrupção é inibida e a gestão melhorada. Adivinha o que é necessário para uma melhor educação? Se você disse recursos, acertou.

Pasteur, essa correlação entre educação/menos corrupção não me parece muito factível...

E mesmo que os recursos do SUS sejam bem menores que os do Reino Unido, não faz sentido ficar injetando dinheiro em um sistema reconhecidamente mau gerido e sujeito a roubos. Primeiro o SUS deveria ser organizado, e depois, se for o caso, receber mais recursos.

Não é se for o caso. Somos um país pobre. Está bem claro.

É um bom senso seu raciocínio, mas a corrupção não é fácil de combater. Quanto é desviado? Não acho que seja pouco, mas gostaria de ter uma ideia. Enquanto não se injeta mais recursos a população vai sofrendo.

Mas Pasteur, se injetarmos recursos simplesmente a população vai continuar sofrendo e mais, ainda desviaremos recursos de outras áreas para alimentar a má gestão e corrupção.

Não faz sentido dizermos "a corrução é difícil de combater, portanto vamos injetar mais recursos no sistema".

Fabrício, a corrupção não é só na área da saúde. Dá uma olhada no link do Juca.

E é um fenômeno mundial. Pode-se melhorar, mas sempre existirá.

Não quero desvie recursos de outras áreas, só quero dizer que o pessoal reclama de um serviço que é subfinanciado.

Não existe subfinanciamento onde há esse grau de desperdício. É mundial o fenômeno? Tipo é igual aqui e inglaterra, EUA, suécia, etc..? Claro que não.

Como aqui a coisa pública é porca, a solução é privatizar. Por exemplo, eu não estou nem aí se tem corrupção na Vivo.. não sai do meu bolso nem do seu, e eu posso trocar de operadora. E lá os acionistas ficam em cima, contratam auditoria externas o tempo todo, mandam gente embora por incompetência, mas para mim não importa.

Já roubo com meu dinheiro e ainda prestar um serviço criminoso para a população, ai sim é problema meu.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #626 Online: 25 de Abril de 2014, 17:55:44 »
Mas em caso de urgência/emergência, por exemplo, fratura exposta, ficaria tranquilo em ser atendido no PS da Santa Casa de São Paulo, uma das melhores do país em ortopedia.

O Instituno Nacional de Ortopedia é aqui no Rio, um gigantesco elefante branco.  Seria mais barato pagar a passagem de ida e volta de vários pacientes, a hospedagem e a cirurgia em Boston (palavras literais dum chefe de serviço de lá).

Só funciona bem no RN
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #627 Online: 25 de Abril de 2014, 17:58:14 »
Entenda, a gestão é privada, o estado apenas comprou o serviço do hospital. Ele vendeu o serviço porque quis e aceitou os valores do contrato, então deve entregar o contratado. E os valores nem sempre são tão discrepantes. Normalmente os valores da Tabela SUS são menores que os de  planos de saúde (lembrando que o estado não necessariamente paga a tabela SUS, muitas vezes paga a mais), porém em alguns casos pode ser maior ou similares:
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/RE_0868_1096_01.pdf (na fisioterapia, comparando a tabela do conselho, Unimed e SUS).

Então, novamente, porque o usuário do SUS deve ser discriminado no hospital privado se está pagando também?

Imagino que o SUS deve ter feito um planejamento com previsão de demanda e capacidade de cada hospital ao invés de simplesmente dizer "te pago tanto por cliente".

E claro que ao fazer esse planejamento, avaliando cenários, etc.. ele viu que os hospitais não dariam conta e que simplesmente acreditar que existe oferta infinita é absurdo.. aí ele viu como aumentar a oferta junto à iniciativa privada baseado em um cronograma de investimentos e projetos bem definidos.
Não sei. Não sei como é feito o planejamento de Porto Alegre ou do RS. Esse hospital que o Gaúcho citou é conveniado com Porto Alegre ou RS? De qualquer forma, no caso da demanda aberta, provavelmente foi contratado por procedimento realizado. O planejamento é feito para 4 anos, no plano municipal de saúde, que você pode encontrar no site da secretaria de lá, considerando as bases epidemiológicas. Esse plano de 4 anos é feito de tal forma que  pegue a metade de uma gestão e a metade seguinte, para que não seja algo de um governo, mas uma política de estado. Além disso  existem os planos plurianuais, ppa, que são feitos a cada ano. Porém,  o município não atende apenas a sua demanda, mas também municípios vizinhos (ou do estado todo) e isso é definido na programação pactuada integrada (ppi), que acaba sendo executada, na prática de uma de duas formas: pela demanda (o que seria o ideal, jámque se sabe, epidemiologicamente, o que seria esperado no ano para cada agravo ou procedimento) ou pela oferta, onde acaba sendo utilizada a oferta de serviços pelo prestador (e é onde o prestador ganha mais). Não sei como se dá o processo em Porto Alegre.
Só que não.. fizeram nas coxas porque não sabem planejar, e na verdade arrumaram um sócio privado para tentar apagar seu incêndio. É claro que o hospital vai priorizar.
O problema da demanda hospitalar não é tão simples assim de equacionar, já que, se a Atenção Básica do município estivesse funcionando adequadamente essa demanda deveria estar reduzida. Para se ter uma ideia do que se trata, em um município daqui havia uma média de 100 atendimentos mês de um território, depois que um médico cubano do Mais Médicos foi lotado lá, a média foi reduzida para 8/mês.
Para se ter uma ideia da AB no RS, a título de comparação,  o estado possui 1417 equipes da ESF, 52 NASF e 9207 Agentes Comunitários de saúde.  O RN possui 960 equipes da ESF, 152 NASF e 5768 Agentes Comunitários de saúde. A população do RS, contudo, é 10.770.703 contra 3.228.198 no RN. Claro que a atenção envolve muito mais que apenas o quantitativo,  mas isso já dá para se ter uma ideia dos problemas com a AB no RS.
Grande parte desses hospitais são conveniados há mais tempo que a existência do SUS e é prevista a atuação de hospitais conveniados no sistema (não é um sócio, mas um prestador de serviços).

O planejamento lá deve ser igual ao que você disse "não estamos nem aí para planejamento e frequentemente fazemos gastos sem sentido"

Imagino lá no RN usando uma ferramenta de planejamento, colocando os drivers, sazonalidades, custos, fazendo previsão de cenário, controle de projetos, vendo qual é a decisão mais efetiva para atender mais pessoas... só que não.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #628 Online: 25 de Abril de 2014, 21:55:40 »
Citação de: Madiba
A solução seria terceirizar sem a participação do SUS, apenas fiscalização. Extinguir praticamente o órgão e trabalhar com rembolsos em rede privada de hospitais.

Explique melhor.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #629 Online: 25 de Abril de 2014, 22:59:55 »
se fosse unido com uma estratégia de terceirização, ficaríamos beeeeem melhores sem o SUS e tiraríamos uma das fontes mais prósperas de desvios e roubalheiras.

Acho que poderia deixar a vacina, quem sabe. Eu pago as que tomo e peço reembolso. Os hospitais privados poderiam vacinar as pessoas e se reembolsarem também. O SUS se restringiria a fornecedor de uma carteira única com dados biométricos, um setor de estatísticas e controle, fiscalização, e acabou.

Problema resolvido, economizamos muito, e melhoramos o serviço.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #630 Online: 25 de Abril de 2014, 23:29:59 »
se fosse unido com uma estratégia de terceirização, ficaríamos beeeeem melhores sem o SUS e tiraríamos uma das fontes mais prósperas de desvios e roubalheiras.

Acho que poderia deixar a vacina, quem sabe. Eu pago as que tomo e peço reembolso. Os hospitais privados poderiam vacinar as pessoas e se reembolsarem também. O SUS se restringiria a fornecedor de uma carteira única com dados biométricos, um setor de estatísticas e controle, fiscalização, e acabou.

E de onde você tirou que economizaríamos muito? Como seria a fiscalização? Os milhares de fiscais não estariam sujeitos à corrupção?  Como você fez esse cálculo?  E qual seria o custo de fiscalizar cada hospital, cada laboratório desse Brasilzão? Haveria uma avalanche de procedimentos, cirurgias, internações falsas. E mesmo sem corrupção, qual seria o orçamento pra tudo isso?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #631 Online: 25 de Abril de 2014, 23:43:04 »
De onde eu tirei que economizarmos muito? que parte do "somos roubados", "mal geridos", "reconhecidamente mais caros", "absentismo",  você perdeu?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #632 Online: 26 de Abril de 2014, 00:07:00 »
De onde eu tirei que economizarmos muito? que parte do "somos roubados", "mal geridos", "reconhecidamente mais caros", "absentismo",  você perdeu?

Não respondeu.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #633 Online: 26 de Abril de 2014, 01:06:32 »

E de onde você tirou que economizaríamos muito? Como seria a fiscalização? Os milhares de fiscais não estariam sujeitos à corrupção?  Como você fez esse cálculo?  E qual seria o custo de fiscalizar cada hospital, cada laboratório desse Brasilzão? Haveria uma avalanche de procedimentos, cirurgias, internações falsas. E mesmo sem corrupção, qual seria o orçamento pra tudo isso?

Haveria mais corrupção e ineficiência do que hoje?
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #634 Online: 26 de Abril de 2014, 01:15:30 »

Haveria mais corrupção e ineficiência do que hoje?

Hoje muitos hospitais privados atendem pelo SUS e também falsificam internações e procedimentos.

Se tudo fosse terceirizado como sonha nosso querido Madiba, os hospitais privados iriam ficar abarrotados, com aquelas cenas tristes que estamos acostumados a ver, pacientes pelos corredores, etc... e ainda não enxerguei a economia do Madiba, muito pelo contrário.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #635 Online: 26 de Abril de 2014, 09:09:39 »
Pasteur a relação payer e provider não é nova em relação a hospitais com planos de saúde. A Porto paga por internações e consultas a hospitais e têm seus procedimentos de segurança e pasmem, é lucrativa. Os payers, Além de fazerem auditorias, tem sistemas de detecção de fraude que comparam via algoritmos de mining etc.. quais os prováveis fraudes, comparando com dados externos, com as estatísticas de doença por idade, e dezenas de parâmetros e ao final dao uma lista para gente de campo verificar.

O SUS tem isso? Sem controle roubo. Acho que o SUS deveria não fazer nem a fiscalização e terceirizar isso também pois se em tanto tempo não fez é por pura falta de estrutura

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #636 Online: 26 de Abril de 2014, 09:51:07 »
Todos os hospitais privados vão ficar abarrotados e o orçamento será insuficiente do mesmo jeito.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #637 Online: 26 de Abril de 2014, 11:07:07 »
Ok então passando para outro ponto. Da mesma maneira que se faz concessões para uma rodovia, que tem metas de investimento e etc.. seria feito com hospitais. Um planejamento de quantos hospitais teriam que ser construídos e qual demanda atendida.

edit Aliás nesse processo de concessão as redes privadas assumiriam os hospitais públicos pagando uma quantia por leilão ou leilão reverso. Seria lindo não?
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, 15:05:23 por Madiba »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #638 Online: 26 de Abril de 2014, 15:02:45 »
Aliás o Derfel poderia explicar o avançado sistema de prevenção e detecção de fraude do SUS.
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, 15:06:10 por Madiba »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #639 Online: 26 de Abril de 2014, 17:07:21 »
como não confio na segurança ando em carro blindado e tive que morar em condomínio. como não posso ter uma boa educação para meus filhos, pago uma fortuna em escolas.

Off-Topic: Qual nível? II ou III-A?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #640 Online: 26 de Abril de 2014, 17:15:16 »
III-A, a diferença de preço entre os dois é irrelevante.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #641 Online: 26 de Abril de 2014, 17:19:00 »
III-A, a diferença de preço entre os dois é irrelevante.

Hoje dei uns tiros de .40 numa janela nível II. Muito sensacional.

Você mandou fazerem a blindagem só nos vidros ou no carro inteiro?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #642 Online: 26 de Abril de 2014, 17:32:51 »
Carro inteiro. Já comprei blindado. Ia comprar aquele Armura que é muito mais barato, mas fizeram muito terrorismo por ser nível I. Fui visitar a Armura, e eles mostraram que segura 45, perguntei por que não é certificado então, não me convenceram, alias nem souberam explicar.

Fez testes em blindagem?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #643 Online: 26 de Abril de 2014, 17:53:22 »
Carro inteiro. Já comprei blindado. Ia comprar aquele Armura que é muito mais barato, mas fizeram muito terrorismo por ser nível I. Fui visitar a Armura, e eles mostraram que segura 45, perguntei por que não é certificado então, não me convenceram, alias nem souberam explicar.

Fez testes em blindagem?

Sim. Um dos meus colegas de pós é de uma empresa de carros forte e ele levou a gente pra dar uns tiros no estande deles. Bem interessante.

Esse armura pode até aguentar, se recebeu qualificação nível I, mas tem certos requisitos pra receber a de calibre maiores. Uma de III-A pode segurar até fuzil, dependendo das condições, mas como não vai ser SEMPRE, não pode colocar que aguenta.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #644 Online: 26 de Abril de 2014, 20:45:04 »
Será que o SUS não tem um sistema de prevenção e detecção de fraude com algorimos avançados ? Fiquei curioso..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #645 Online: 26 de Abril de 2014, 20:53:38 »
Será que o SUS não tem um sistema de prevenção e detecção de fraude com algorimos avançados ? Fiquei curioso..

Dá uma sugestão pro Ministério da Saúde melhorar o sistema de detecção de fraudes. Simples.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #646 Online: 26 de Abril de 2014, 22:44:24 »
Simplesmente ignoram. Ou se compram não conseguem entregar. Você não tem idéia o que é oferecer um projeto de aumento de eficiência para funcionários públicos. Tenho longa experiência.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #647 Online: 27 de Abril de 2014, 00:38:43 »
No mundo, fraudes na área de saúde são cem vezes maiores que as contra bancos

NOVA IORQUE;EUA - As fraudes em sistemas mundiais de saúde atingem anualmente US$ 800 bilhões e já são cem vezes maiores do que os crimes cometidos contra sistemas financeiros. Só nos Estados Unidos, no ano passado, foram US$ 100 bilhões em perdas. Entre os crimes mais comuns estão a falsificação de recibos de consultas, exames e cirurgias.

Também figuram entre as principais fraudes o superfaturamento de procedimentos hospitalares e falsificações cometidas pelos próprios médicos e enfermeiros, que declaram ter usado equipamentos, materiais ou medicamentos não solicitados.

O objetivo principal e comum de todas as práticas é obter reembolso dos sistemas de saúde. Segundo dados apresentados durante a conferência do SAS Institute, empresa de sistemas de inteligência de negócios, apesar dos números alarmantes, o setor ainda investe pouco em ferramentas de proteção.

Enquanto os gastos anuais com tecnologia antifraude superam US$ 2 bilhões nas instituições financeiras - volume que deve chegar a US$ 4,3 bilhões em 2013, segundo a consultoria Chartis Research -, o setor de saúde movimenta um décimo do valor.

Parte da investigação sobre as fraudes tem ficado a cargo dos governos. Os EUA, um dos países que mais sofrem com o problema, prenderam neste ano a maior quadrilha já envolvida em fraudes de saúde.

Em fevereiro, 111 médicos, enfermeiros e usuários foram detidos em nove cidades do país sob a acusação de lavagem de dinheiro, falsificação e conspiração contra o sistema médico. Os desfalques chegavam a US$ 225 milhões. Com auxílio do FBI, o país investiga hoje mais de 2.000 casos potenciais de fraudes contra o setor de saúde.

Apesar de o setor financeiro liderar os investimentos em tecnologias de combate a fraudes, as instituições sofrem com o número crescente de crimes. Só as seguradoras americanas perdem, por ano, US$ 30 bilhões com crimes relacionados à falsificação de propriedade e de ocorrências que buscam compensações.

No Brasil, as perdas com fraudes bancárias eletrônicas somaram R$ 685 milhões no primeiro semestre deste ano, com alta de 36% sobre o mesmo período do ano passado, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Durante a conferência, Bob Shiflet, vice-presidente do Bank of America, declarou que novas tecnologias móveis e até as redes sociais se tornaram ferramentas sofisticadas para que os criminosos aperfeiçoem a abordagem às vítimas e hoje representam alguns dos principais desafios para o setor financeiro.

http://port.pravda.ru/busines/02-11-2011/32396-fraude_saude-0/
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, 01:05:33 por Pasteur »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #648 Online: 27 de Abril de 2014, 09:05:25 »
é verdade bancos investem MUITO mais em fraude, mas os payers investem também. Não confiaria tanto nos dados do SAS Institute, não porque ele é meu concorrente, mas porque ele não é um instituto de pesquisa e quer alarmar mesmo para vender mais e alem disso ele não ponderou o abismo de faturamento que separam as duas indústrias.

Outro ponto é que existe uma diferença imensa entre investir menos (fato entre payers e bancos) e não ter nada (fato entre payers e sus). Não me lembro da última vez que foram presas 111 pessoas aqui no Brasil.

Os payers atuam em três pontos: prevenção à fraude, detecção de fraudes em procedimentos e redução dos custos de procedimentos inchados por fraude que é o mais complexo. De novo, que plataformas o SUS tem para isso?
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, 09:07:35 por Madiba »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!