Autor Tópico: Espiritismo e lógica  (Lida 38598 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #200 Online: 06 de Março de 2010, 09:44:16 »
Adriano

Citar
Pareceu-me que você, algum dia terá afirmado, que foi ou é, estudioso de projecção de consciência. Se ainda não mudou de ideias, que implicações filosóficas, essa ocorrência poderá ter, entre os adeptos do método científico de analisar a realidade, se esse fenómeno natural, for efectivamente um facto?  

...

Eu mudei de idéia quanto a consciênciologia e projeciologia, abri até um tópico a respeito. E neste caso não me entusiasmo em trabalhar com esta hipótese. O que me interessa é entender a lógica de funcionamento desta mutação que considero mais avançada do que o espiritismo. E que já me atraiu por duas vezes.


Pois eu ainda não mudei. Embora reconheça, que tenho oscilado violentemente ao sabor da "dúvida metódica" - Justamente porque eu sonho - ou o meu cérebro insiste em sonhar, sonhos de conteúdo manifestamente metafísico, ao estilo
Platónico e Pitagórico.

Eu sou espiritualmente "greco-romano"; isto é: eclético. Por essa razão
apreciei profundamente a filosofia de "Descartes e Espinosa".

Tenho lido com o maior interesse, o que tenho conseguido encontrar da obra literária de António Damásio e não me parece que ele tenha refutado com êxito absoluto, um dos postulados fundamentais do "método cientíco":

Eu sou - ou existo - logo penso! Portanto penso, logo existo.

«Teria dito um certo indivíduo humano, chamado Vacherot: «O real conhece-se; o ideal concebe-se. Portanto, se suprimir-mos o Homem, “deus” deixa de existir... Porque não havendo Humanidade, não haverá consciência, nem pensamento auto-perceptivos. Desse modo "o ser" desaparece...»


Porque será que o meu cérebro - persiste em sonhar realidades incompatíveis com a actual observação "científica" - será o "irracional" medo da morte...

O cérebro que supostamente não sente dor, é medroso, ou simplesmente deseja imortalizar-se?

Portanto para mim - o mais provável - é que de facto vivemos numa fantástica "Matrix", com os mais diversos níveis de consciência.
« Última modificação: 06 de Março de 2010, 09:51:26 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #201 Online: 06 de Março de 2010, 10:17:44 »
mas eles os amam... então não são racistas.

São apenas espíritos menos evoluidos que precisam de mais cuidados dos espíritos mais evoluidos que, coincidentemente, costumam encarnar nos brancos.
Não sou espírita, na verdade eu tento ser. Em termos de acreditar eu posso dizer que ja sou um verdadeiro espírita, pois para mim o verdadeiro mundo real é o espiritual e o mundo material apenas uma ilusão criada ou limitada pelo nossos sentidos. (posso falar sobre isso em outra ocasião). Entretanto em termos de perfeições morais ainda estou longe de ser um verdadeiro espírita, embora me esforço muito para mudar.

Mas respondendo como espírita, posso afirmar que esse mal entendido sobre as raças, principalmente a negra, é uma contradição muito lógica que certas pessoas fazem sem ter conhecimento do que fala. Se fizer um breve estudo nas obras principais do espiritismo compreenderá que o espíritismo trata os seres inferiores e superiores pelas perfeições morais, não pela raça, cor, credo, QI, riquezas, ou qualquer outra coisa que venha colocar duas criaturas como desiguais perante Deus. No centro espírita que frequento o que bem tem são pessoas negras. Se houvesse este racismo no espiritismo por qualquer criatuda criada por Deus, certamente eu não tentaria ser espírita.

Nessa foto que o colega acima postou, a menina que está em baixo, da cor negra, pode ser muito mais "superior" que a que está em cima, ou o seu contrário, pois a que está em baixo está demonstrando muita humildade e resignação e portanto caracteristicas de um ser superior em moral. A que está acima é somente uma criança e não sabe o que faz; pensa apenas que é uma brincadeira, entrertanto o comportamento futuro dela em relação a esta outra é que vai mostrar se ela é um pessoa/espírito de qualidades superior ou inferior.

    Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
    Felizes os aflitos, porque serão consolados.
    Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
    Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
    Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia.
    Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
    Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
    Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
    Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de Mim.
    Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.


Todo o mal provém da irracionalidade humana, portanto é lógico afirmar que a falta de qualidades morais é o que torna um ser humano irracional. "Não adianta ter toda a inteligência do mundo se não tiver humildade", dizia o apóstolo Paulo. A evolução espiritual segue essa equação: + qualidades morais + qualidades intelectuais = seres superiores. Eu penso que a diferença ou a soma dessas qualidades torna um ser um tanto quanto mais perfeito que o outro.

Os espíritos são como seres humanos: tem infância, adolescência e maturidade. Não como da forma terreste, pois qualificamos a idade humana pela aparência do corpo; Nos espíritos essa ascenção é em qualidades morais.

abs

« Última modificação: 06 de Março de 2010, 11:42:13 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #202 Online: 06 de Março de 2010, 11:34:35 »
Todo o mal provém da irracionalidade humana, portanto da falta de qualidades morais que torna um ser racional.

"Não adiata ter toda a inteligência do mundo se não tiver humildade", dizia o apóstolo Paulo. A evolução espiritual segue essa equação: + qualidades morais + qualidades intelectuais = seres superios. Eu penso que a diferença ou a soma dessas qualidades torna um ser um tanto quanto mais perfeito ou mais imperfeito que o outro.
Aqui é mais uma assertiva relacionada a questão moral da religião. A religião é considerada correta em primeiro lugar por ela ser considerada boa. O que atrai um crente não é somente a onipotência de deus e sim dizerem que deus é amor. E essa questão moral também faz parte de nossas críticas céticas quando dizemos da injustiças destes seres culturais e imaginários.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #203 Online: 06 de Março de 2010, 11:52:21 »
Estive buscando na net e realmente alguns estudos apondam para maior inteligência dos brancos sobre negros, muitos especialistas discordam mas não sei até que ponto eles estão fazendo uma crítica coerente ou se estão tentando ser politicamente corretos, é um assunto delicado e tomar conclusões precipitadas pode ser muito injusto, mas se for fato, se brancos forem realmente mais inteligentes, então tem que mostrar, quem não gostar paciência, fato é fato e não muda só porque as pessoas não gostam.

De qualquer forma kardec estava errado porque esses mesmos estudos mostram que o oriental é o mais inteligente, então se o leafar quiser validar esses estudos tem que admitir que kardec falou merda ao colocar o caucasiano no topo de todas as qualidades.

http://oglobo.globo.com/blogs/educacao/posts/2009/05/11/alunos-negros-tiram-notas-mais-baixas-do-que-brancos-185036.asp

http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/noticias/estudo-do-mec-que-compara-notas-de-brancos-e-negros-causa-polemica

esse livro aborda o assunto, o que vocês acham?

http://www.charlesdarwinresearch.org/portuguese.pdf

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #204 Online: 06 de Março de 2010, 12:35:48 »
correio

Citar
Um detalhe que o Senhor não pegou do espiritismo, levando em conta que eu acredito que o Senhor realmente já tenha sido um, foi o claro conselho do codificador da obra para que os espíritas aceitem a palavra final da ciência. E a ciência o que nos informa sobre raças? Tem espírita fazendo mimimi para a ciência? Azar o dele. Não entendeu bulifas do que é ser espírita.

Pra mim esse conselho de kardec sempre pegou muito mal. Espíritos superiores vem do além para nos passar conhecimento, um deles inclusive é tão evoluído que se auto intitula "espírito da verdade". Esses espíritos o tempo todo nos tratam como se fossemos atrasados (os negros e selvagens seriam mais ainda) vivendo num mundo de provas e expiações. e no final das contas, nossa ciência terrena atrasada feita por pessoas atrasadas vale mais que a palavra dos espíritos superiores super inteligentes. isso para mim era muito estranho.

Alem disso é interessante que nenhum espírita segue realmente esse conselho, justamente porque colocaria a doutrina em xeque se adimitirmos que espíritos superiores falam merda, sabem menos, e são contrariados por nossa "ciência atrasada e materialista".
« Última modificação: 06 de Março de 2010, 12:44:16 por Rios »

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #205 Online: 06 de Março de 2010, 13:04:42 »
O Waldo Vieira se diz a encarnação deste espírito da verdade, que é o nome que ele tinha quando era "consciência extrafísica - consciex" neste período.

O programa virtual diário deles, chamado tertúlias, eram aqui em casa chamados de tortúlia, numa referência a tortura  :biglol:
« Última modificação: 06 de Março de 2010, 13:07:11 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #206 Online: 06 de Março de 2010, 13:12:25 »
Todo o mal provém da irracionalidade humana, portanto da falta de qualidades morais que torna um ser racional.

"Não adiata ter toda a inteligência do mundo se não tiver humildade", dizia o apóstolo Paulo. A evolução espiritual segue essa equação: + qualidades morais + qualidades intelectuais = seres superios. Eu penso que a diferença ou a soma dessas qualidades torna um ser um tanto quanto mais perfeito ou mais imperfeito que o outro.
Aqui é mais uma assertiva relacionada a questão moral da religião. A religião é considerada correta em primeiro lugar por ela ser considerada boa. O que atrai um crente não é somente a onipotência de deus e sim dizerem que deus é amor. E essa questão moral também faz parte de nossas críticas céticas quando dizemos da injustiças destes seres culturais e imaginários.
Entendo, essa atração que todo ser humano tem para o bem é consequência da natureza primordial humana. O mal, como todos nós sabemos, não existe. Existe consequências más, geradas pela ignorância ou desconhecimento dos seres humanos no bem. somos  portanto ainda crianças em termos morais.

Eu posso afirmar que a felicidade está ligada ao bem, quem quiser uma prova empirica eu faço um desafio. Isso para mim é um fato. Quanto mais nos afastamos do mal, seja ele qual for, mais nos sentimos felizes. Claro, essa felicidade não é perceptível facilmente, portanto muitos não percebe, é uma ascenção,  que só é percebida e aumentada de acordo o tempo que vc permaneça afastado do mal; e sejamos sinceros: não é nada fácil afastar do "mal", pois o mal faz parte de nosso cotidiano.

Essa felicidade não é ilusória como a momentanea que encontramos nos prazeres materiais, é uma felicidade muito diferente de qualquer felidade que ja experimentamos. Acredito que todo ser humano tem essa felicidade: ja experimentou em menor ou maior grau. Entretanto ela é geralmente abafada pela felicidade material, pois a segunda é como um imâ que nos atrai e que é difícil fugir; a primeira é como uma bússola  que nos guia para o bem dependendo de nossas ações. Se fizermos ações boas, ela manifestará para continuarmos fazendo ações boas, caso vc pare ou faça o contrário, ela volta para forma latente esperando novamente pela vontade de melhorar do ser humano. É o plano de Deus: todo ser humano deve percorrer o mesmo caminho em ascenção para a felicidade eterna e perfeita, livre de qualquer resíduos inperfeitos; entretanto  esse caminho tem uma regra, faça o bem e evite o mal. Nem todos consegue pois ainda somos crianças na eternidade.

O provérbio que diz " o maior cego é aquele que não quer ver" está perfeitamente ligada a essa felicidade real, pois ela aparece quando afastamos do mal, e muitos acredita que a felicidade gerada pelos prazeres materiais é a verdadeira felicidade, e não é. Essa felicidade é ilusoria, que nem considero felicidade, pois nem conseguimos lebrar como ela foi. O que acontece é que a felicidade material, mal usada, chuta a felicidade real nos afastanto do bem.

Portanto a busca para essa felicidade está nas leis morais, que são pregadas muito nas religiões e nos livros. A religião está para o crente como o livro está para o descrente, é justo. A religião ensina leis morais para os crentes, podendo ser tirado vários exemplos dela, os livros ensina leis morais para os descrentes, também tendo o resultado análogo da religiões, e as duas coisas se misturam em uma simbiose que os dois lados aproveitam e repudiam. O resultado de tudo isso é um só: acensção para a racionalidade, ou seja, para o bem, para a felicidade.

 O problema está na natureza humana terrestre, que ainda é criança espiritual. Quem tem a natureza má, ou seja, quem desviou e permaneceu mais tempo no mal,  tira o mal da religião e das coisas ou a infecta, contudo ela nunca perde sua essência primordial que é o bem. Acontece o mesmo com o descrente, aquele que tem a natureza má, tira o mal dos livros e o infecta, e quem tem a natureza boa, tira o bem e desinfecta.

É um equilibrio.


rs
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #207 Online: 06 de Março de 2010, 13:26:35 »
Todo o mal provém da irracionalidade humana, portanto da falta de qualidades morais que torna um ser racional.

"Não adiata ter toda a inteligência do mundo se não tiver humildade", dizia o apóstolo Paulo. A evolução espiritual segue essa equação: + qualidades morais + qualidades intelectuais = seres superios. Eu penso que a diferença ou a soma dessas qualidades torna um ser um tanto quanto mais perfeito ou mais imperfeito que o outro.
Aqui é mais uma assertiva relacionada a questão moral da religião. A religião é considerada correta em primeiro lugar por ela ser considerada boa. O que atrai um crente não é somente a onipotência de deus e sim dizerem que deus é amor. E essa questão moral também faz parte de nossas críticas céticas quando dizemos da injustiças destes seres culturais e imaginários.
Entendo, essa atração que todo ser humano tem para o bem é consequência da natureza primordial humana. O mal, como todos nós sabemos, não existe. Existe consequências más, geradas pela ignorância ou desconhecimento dos seres humanos no bem. somos  portanto ainda crianças em termos morais.
Vocês definem que somos crianças por considerarem um outro padrão mais evoluído e adulto de moral e que seriam os espíritos evoluídos. No meu ponto de vista tal teoria é equiparada a vermes morais, numa analogia não a evolução do indivíduo e sim da vida biológica, que é muito mais ampla. A filosofia humana é adulta sim e é sempre recorrente se basear da verdade biológica da vida.

Eu posso afirmar que a felicidade está ligada ao bem, quem quiser uma prova empirica eu faço um desafio. Isso para mim é um fato. Quanto mais nos afastamos do mal, seja ele qual for, mais nos sentimos felizes. Claro, essa felicidade não é perceptível facilmente, portanto muitos não percebe, é uma ascenção,  que só é percebida e aumentada de acordo o tempo que vc permaneça afastado do mal; e sejamos sinceros: não é nada fácil afastar do "mal", pois o mal faz parte de nosso cotidiano.

Essa felicidade não é ilusória como a momentanea que encontramos nos prazeres materiais, é uma felicidade muito diferente de qualquer felidade que ja experimentamos. Acredito que todo ser humano tem essa felicidade: ja experimentou em menor ou maior grau. Entretanto ela é geralmente abafada pela felicidade material, pois a segunda é como um imâ que nos atrai e que é difícil fugir; a primeira é como uma bússola  que nos guia para o bem dependendo de nossas ações. Se fizermos ações boas, ela manifestará para continuarmos fazendo ações boas, caso vc pare ou faça o contrário, ela volta para forma latente esperando novamente pela vontade de melhorar do ser humano. É o plano de Deus: todo ser humano deve percorrer o mesmo caminho em ascenção para a felicidade eterna e perfeita, livre de qualquer resíduos inperfeitos; entretanto  esse caminho tem uma regra, faça o bem e evite o mal. Nem todos consegue pois ainda somos crianças na eternidade.

O provérbio que diz " o maior cego é aquele que não quer ver" está perfeitamente ligada a essa felicidade real, pois ela aparece quando afastamos do mal, e muitos acredita que a felicidade gerada pelos prazeres materiais é a verdadeira felicidade, e não é. Essa felicidade é ilusoria, que nem considero felicidade, pois nem conseguimos lebrar como ela foi. O que acontece é que a felicidade material, mal usada, chuta a felicidade real nos afastanto do bem.

Portanto a busca para essa felicidade está nas leis morais, que são pregadas muito nas religiões e nos livros. A religião está para o crente como o livro está para o descrente, é justo. A religião ensina leis morais para os crentes, podendo ser tirado vários exemplos dela, os livros ensina leis morais para os descrentes, também tendo o resultado análogo da religiões, e as duas coisas se misturam em uma simbiose que os dois lados aproveitam e repudiam. O resultado de tudo isso é um só: acensção para a racionalidade, ou seja, para o bem, para a felicidade.

 O problema está na natureza humana terrestre, que ainda é criança espiritual. Quem tem a natureza má, ou seja, quem desviou e permaneceu mais tempo no mal,  tira o mal da religião e das coisas ou a infecta, contudo ela nunca perde sua essência primordial que é o bem. Acontece o mesmo com o descrente, aquele que tem a natureza má, tira o mal dos livros e o infecta, e quem tem a natureza boa, tira o bem e desinfecta.

É um equilibrio.


rs
Tudo isso é considerado no meio cético como verborréia e proselitismo, por ser um texto longo baseado em idéias equivocadas, que eu citei acima. Se quiser uma aborgadem sobre a felicidade da maneira que considero mais interessante, sem bulshit do "mundo espiritual", tem o tópico sobre pragmatismo, que fala do "mundo material", ou seja o real e verdadeiro.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #208 Online: 06 de Março de 2010, 14:46:47 »
Citar
Entendo, essa atração que todo ser humano tem para o bem é consequência da natureza primordial humana. O mal, como todos nós sabemos, não existe. Existe consequências más, geradas pela ignorância ou desconhecimento dos seres humanos no bem. somos  portanto ainda crianças em termos morais.

Eu posso afirmar que a felicidade está ligada ao bem, quem quiser uma prova empirica eu faço um desafio. Isso para mim é um fato. Quanto mais nos afastamos do mal, seja ele qual for, mais nos sentimos felizes. Claro, essa felicidade não é perceptível facilmente, portanto muitos não percebe, é uma ascenção,  que só é percebida e aumentada de acordo o tempo que vc permaneça afastado do mal; e sejamos sinceros: não é nada fácil afastar do "mal", pois o mal faz parte de nosso cotidiano.

Essa felicidade não é ilusória como a momentanea que encontramos nos prazeres materiais, é uma felicidade muito diferente de qualquer felidade que ja experimentamos. Acredito que todo ser humano tem essa felicidade: ja experimentou em menor ou maior grau. Entretanto ela é geralmente abafada pela felicidade material, pois a segunda é como um imâ que nos atrai e que é difícil fugir; a primeira é como uma bússola  que nos guia para o bem dependendo de nossas ações. Se fizermos ações boas, ela manifestará para continuarmos fazendo ações boas, caso vc pare ou faça o contrário, ela volta para forma latente esperando novamente pela vontade de melhorar do ser humano. É o plano de Deus: todo ser humano deve percorrer o mesmo caminho em ascenção para a felicidade eterna e perfeita, livre de qualquer resíduos inperfeitos; entretanto  esse caminho tem uma regra, faça o bem e evite o mal. Nem todos consegue pois ainda somos crianças na eternidade.

O provérbio que diz " o maior cego é aquele que não quer ver" está perfeitamente ligada a essa felicidade real, pois ela aparece quando afastamos do mal, e muitos acredita que a felicidade gerada pelos prazeres materiais é a verdadeira felicidade, e não é. Essa felicidade é ilusoria, que nem considero felicidade, pois nem conseguimos lebrar como ela foi. O que acontece é que a felicidade material, mal usada, chuta a felicidade real nos afastanto do bem.

Portanto a busca para essa felicidade está nas leis morais, que são pregadas muito nas religiões e nos livros. A religião está para o crente como o livro está para o descrente, é justo. A religião ensina leis morais para os crentes, podendo ser tirado vários exemplos dela, os livros ensina leis morais para os descrentes, também tendo o resultado análogo da religiões, e as duas coisas se misturam em uma simbiose que os dois lados aproveitam e repudiam. O resultado de tudo isso é um só: acensção para a racionalidade, ou seja, para o bem, para a felicidade.

 O problema está na natureza humana terrestre, que ainda é criança espiritual. Quem tem a natureza má, ou seja, quem desviou e permaneceu mais tempo no mal,  tira o mal da religião e das coisas ou a infecta, contudo ela nunca perde sua essência primordial que é o bem. Acontece o mesmo com o descrente, aquele que tem a natureza má, tira o mal dos livros e o infecta, e quem tem a natureza boa, tira o bem e desinfecta.

É um equilibrio.

Putz, outro :umm:...

Micrômegas, você falou muito (aliás, como a maioria dos espíritas, ô povo prolixo :P) e não disse nada a não ser clichês do espiritismo. Pode ser que essa xaropada toda faça sentido para você,  mas não vai colar aqui não... essa bobagem de "crianças morais", "verdadeira felicidade", etc., não passa de proselitismo espírita, coisa que o Leafar já faz como ninguém aqui no CC.
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #209 Online: 06 de Março de 2010, 18:26:11 »
Então, pensem como quiserem, mas o fato é que a imoralidade dos textos está refutada filosoficamente e são justamente eles que, ao contrário do que disse o Ângelo, atestam a verdadeira superioridade dos espíritos, porque os preceitos não estão atrelados a princípios morais provisórios e temporais. E aliás, eu não conheço um único espírita convicto que renegaria as suas crenças por causa desses textos, mas antes procuram explicá-los, até mesmo, às vezes, através de malabarismos intelectuais pouco recomendáveis para um verdadeiro filósofo, mas que não deixa de ser uma evidência de que ninguém dentro da DE leva a sério a acusação de racismo a ponto de abandonar o Espiritismo por causa dela. É apenas um assunto difícil de ser tratado, por causa de uma característica do nosso tempo atual, que era diferente da do tempo de Kardec e da do tempo futuro. Nada mais.

Existe uma definição melhor para bitolado e fundamentalista?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #210 Online: 06 de Março de 2010, 19:03:11 »
Para o Leafar, não importa os textos. Importa o que ele acha que é o espiritismo.

Lembra o que ele fala sobre a lógica própria, que confunde o que sua mente pode conceber com a realidade objetiva, sua reação quando pedimos evidências para "espíritos egoistas nasceram no hemisfério norte (ou algo que o valha)"..

O Leafar vive em seu mundo. Incapaz de ouvir, incapaz de debater, só aceita o que tem em sua cabeça.

Perda de tempo para nós... e mais uma vez, não sei o que ele faz nesse site.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #211 Online: 06 de Março de 2010, 22:17:40 »
Para o Leafar, não importa os textos. Importa o que ele acha que é o espiritismo.

Lembra o que ele fala sobre a lógica própria, que confunde o que sua mente pode conceber com a realidade objetiva, sua reação quando pedimos evidências para "espíritos egoistas nasceram no hemisfério norte (ou algo que o valha)"..

O Leafar vive em seu mundo. Incapaz de ouvir, incapaz de debater, só aceita o que tem em sua cabeça.

Perda de tempo para nós... e mais uma vez, não sei o que ele faz nesse site.
Oras, vcs falam tantas besteiras, mentiras, falsidades do espíritismo que só pode caber a um espírita refutar.

Veja que eu e o Leafar so frequentamos tópicos e assuntos espíritas. Outros assuntos para nós não tem muita relevância.
portanto a receita é simples: se não quiserem espíritas aqui, não mete a mão e o nariz no espiritismo, pois desta forma vcs estão nos divulgando.  rsrs... e pensando desta forma me surge uma pergunta interessante: Porquê vcs tem tanto interesse e curiosidade no espiritísmo? rs

E escreve o que eu estou dizendo: Se este forum continuar criticando o espiritismo desta forma perniciosa, o resultado será que com o tempo, terá tantos espíritas, que nem parecerá um club cético (foi um pensamento hipotético, mas indiscartável) rs.

Espíritas não tem o rabo preso com nada. portanto não temos medo algum de frequentar foruns como este, muito pelo contrário, nesses foruns encontramos muito material para estudo, e claro, o que eu mais gosto: saber como vcs pensam... Não me referi a vcs como cobaias, muito pelo contrário, são ótimos professores.


abs






« Última modificação: 06 de Março de 2010, 22:58:28 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #212 Online: 06 de Março de 2010, 22:36:04 »
Citar
E escreve o que eu estou dizendo: Se este forum continuar criticando o espiritismo desta forma perniciosa, o resultado será que com o tempo, terá tantos espíritas, que nem parecerá um club cético (foi um pensamento hipotético, mas indiscartável) rs.



Citar
Veja que eu e o Leafar so frequentamos tópicos e assuntos espíritas. Outros assuntos para nós não tem muita relevância

Vamos lá, pela honra do espiritismo racista! Em frente, Dupla Dinâmica!

"Deus prefere os ateus"

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #213 Online: 06 de Março de 2010, 22:44:59 »
Espíritas não tem o rabo preso com nada. portanto não temos medo algum de frequentar foruns como este, muito pelo contrário, nesses foruns encontramos muito material para estudo, e claro, o que eu mais gosto: saber como vcs pensam... Não me referi a vcs como cobaias, muito pelo contrário, são nossos melhores professores.

Obrigado, mas estamos em campanha para erradicar o SPAM espiritismo de nossas vidas.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #214 Online: 06 de Março de 2010, 22:51:50 »
Espíritas não tem o rabo preso com nada. portanto não temos medo algum de frequentar foruns como este, muito pelo contrário, nesses foruns encontramos muito material para estudo, e claro, o que eu mais gosto: saber como vcs pensam... Não me referi a vcs como cobaias, muito pelo contrário, são nossos melhores professores.

Obrigado, mas estamos em campanha para erradicar o SPAM espiritismo de nossas vidas.
Se quiser eu posso dar um monte de dicas rs

1º Espíritas detesta baixaria.. Um exemplo disso é que é dificil encontrar um espirita no meio daquelas comunidades céticas e atéias do orkut, onde não existe regras nem moderação.
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #215 Online: 06 de Março de 2010, 22:58:51 »
Espíritas não tem o rabo preso com nada. portanto não temos medo algum de frequentar foruns como este, muito pelo contrário, nesses foruns encontramos muito material para estudo, e claro, o que eu mais gosto: saber como vcs pensam... Não me referi a vcs como cobaias, muito pelo contrário, são nossos melhores professores.

Obrigado, mas estamos em campanha para erradicar o SPAM espiritismo de nossas vidas.
Se quiser eu posso dar um monte de dicas rs

1º Espíritas detesta baixaria.. Um exemplo disso é que é dificil encontrar um espirita no meio daquelas comunidades céticas e atéias do orkut, onde não existe regras nem moderação.

Fico feliz em saber que lá não há Spammers... oopps... Espíritas.
A grande vantagem dessa suposta superioridade dos Spammers... oooopss denovo, Espíritas, é exatamente que você somem.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #216 Online: 06 de Março de 2010, 23:42:18 »
Para o Leafar, não importa os textos. Importa o que ele acha que é o espiritismo.

Lembra o que ele fala sobre a lógica própria, que confunde o que sua mente pode conceber com a realidade objetiva, sua reação quando pedimos evidências para "espíritos egoistas nasceram no hemisfério norte (ou algo que o valha)"..

O Leafar vive em seu mundo. Incapaz de ouvir, incapaz de debater, só aceita o que tem em sua cabeça.

Perda de tempo para nós... e mais uma vez, não sei o que ele faz nesse site.
Oras, vcs falam tantas besteiras, mentiras, falsidades do espíritismo que só pode caber a um espírita refutar.

Veja que eu e o Leafar so frequentamos tópicos e assuntos espíritas. Outros assuntos para nós não tem muita relevância.
portanto a receita é simples: se não quiserem espíritas aqui, não mete a mão e o nariz no espiritismo, pois desta forma vcs estão nos divulgando.  rsrs... e pensando desta forma me surge uma pergunta interessante: Porquê vcs tem tanto interesse e curiosidade no espiritísmo? rs

E escreve o que eu estou dizendo: Se este forum continuar criticando o espiritismo desta forma perniciosa, o resultado será que com o tempo, terá tantos espíritas, que nem parecerá um club cético (foi um pensamento hipotético, mas indiscartável) rs.

Espíritas não tem o rabo preso com nada. portanto não temos medo algum de frequentar foruns como este, muito pelo contrário, nesses foruns encontramos muito material para estudo, e claro, o que eu mais gosto: saber como vcs pensam... Não me referi a vcs como cobaias, muito pelo contrário, são ótimos professores.


abs







Olha, tem tópicos aqui para que espíritas tentem provar ou apresentar alguma evidencia da religião de voces, o espiritismo. O Leafar nunca conseguiu apresentar nada alem de evidencias anedóticas ou argumentos falaciosos, tanto que ele evita passar lá.
Porque voce não tenta? Quem sabe voce venha com alguma evidencia não anedótica ou algum argumento fora aqueles velhos batidos e já refutados?
Fica a dica.

Só evite poluir outros tópicos com as "alegações" de sua religião, pois elas não acrescentam nada.

Abraços.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #217 Online: 06 de Março de 2010, 23:58:50 »
Para o Leafar, não importa os textos. Importa o que ele acha que é o espiritismo.

Lembra o que ele fala sobre a lógica própria, que confunde o que sua mente pode conceber com a realidade objetiva, sua reação quando pedimos evidências para "espíritos egoistas nasceram no hemisfério norte (ou algo que o valha)"..

O Leafar vive em seu mundo. Incapaz de ouvir, incapaz de debater, só aceita o que tem em sua cabeça.

Perda de tempo para nós... e mais uma vez, não sei o que ele faz nesse site.
Oras, vcs falam tantas besteiras, mentiras, falsidades do espíritismo que só pode caber a um espírita refutar.

Veja que eu e o Leafar so frequentamos tópicos e assuntos espíritas. Outros assuntos para nós não tem muita relevância.
portanto a receita é simples: se não quiserem espíritas aqui, não mete a mão e o nariz no espiritismo, pois desta forma vcs estão nos divulgando.  rsrs... e pensando desta forma me surge uma pergunta interessante: Porquê vcs tem tanto interesse e curiosidade no espiritísmo? rs

E escreve o que eu estou dizendo: Se este forum continuar criticando o espiritismo desta forma perniciosa, o resultado será que com o tempo, terá tantos espíritas, que nem parecerá um club cético (foi um pensamento hipotético, mas indiscartável) rs.

Espíritas não tem o rabo preso com nada. portanto não temos medo algum de frequentar foruns como este, muito pelo contrário, nesses foruns encontramos muito material para estudo, e claro, o que eu mais gosto: saber como vcs pensam... Não me referi a vcs como cobaias, muito pelo contrário, são ótimos professores.


abs







Olha, tem tópicos aqui para que espíritas tentem provar ou apresentar alguma evidencia da religião de voces, o espiritismo. O Leafar nunca conseguiu apresentar nada alem de evidencias anedóticas ou argumentos falaciosos, tanto que ele evita passar lá.
Porque voce não tenta? Quem sabe voce venha com alguma evidencia não anedótica ou algum argumento fora aqueles velhos batidos e já refutados?
Fica a dica.

Só evite poluir outros tópicos com as "alegações" de sua religião, pois elas não acrescentam nada.

Abraços.
Provas para nós é uma consequência da evolução moral/racional humana.

O espiritismo não tem o menor interesse em provar nada! não precisamos provar nada! ja estamos crescendo de mais sem provas, e o crescimento sem controle e organização gera muitos problemas, interfere na qualidade da doutrina. Um exemplo claro e muito óbvio disso e que vcs devem concortar é o ateísmo: a maioria dos integrantes desse movimento não sabem dialogar com educação e ética, precisam mostrar os dentes e os punhos para serem ouvidos. A consequência desse crescimento desorganizado ateu, é que a própria quantidade é a ruina do próprio  movimento. Nunca o ateísmo terá crédito ou será ouvido com seriedade se a maioria continuar apelando para a baixaria, pois sempre serão rotulados de acordo a maioria pensa. Não são os crentes os cupados pelo preconceito que vcs dizem que eles tem contra ateus, os culpados são os próprios ateus.

Se um dia um espírita provar a existência de um espírito em métodos ciêntíficos, é porque a humanidade ja estará preparada para aceitar isso sem repudiar.

O que estamos preocupados é com qualidade dos espíritas e não a quantidade.

abs
« Última modificação: 07 de Março de 2010, 00:38:34 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #218 Online: 07 de Março de 2010, 00:05:45 »
So lembrando que proselitismo eh contra as regras do forum e passivel de punicao.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #219 Online: 07 de Março de 2010, 00:10:10 »
E mais, sem blá-blá-blá que só faz "sentido" pra religiosos, por favor, vamos nos ater aos fatos.

E qualidade, baseado em quê? Nas suspertições espíritas? Vamos ser objetivos, ou simplesmente admita que sua religião é como qualquer outra, dependente de fé, sem compromisso com a realidade.

Reitero o desafio, porque voce não aparece naqueles tópicos, tipo "desafio ao forista Leafar", e apresenta algum argumento?

Abraços
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #220 Online: 07 de Março de 2010, 00:34:00 »
Micrômegas,

Se alguém quiser acreditar no espírito do papai noel, na sací pererê ou rezar prá alma do loira do banheiro problema dele, ninguém tem nada com isso e que ele seja feliz na santa paz do seu terreiro e fique tranquilo que ninguém aqui do CC vai aparecer lá para atirar pedras e quebrar as vidraças.

Entretanto, se alguém disser que o papai noel existe e só se alimenta de celacantos, que o sací pererê existe e entende de física nuclear ou que a loira do banheiro também existe e expele ectoplasma pela vagina, e esse alguém publica essas afirmações aqui neste fórum, os céticos vão esperar por evidências que comprovem esses fatos, provas concretas da existência dessas coisas.

Portanto, vão venha de nhém-nhém-nhém.

Essa conversinha de que o espiritismo não tem o menor interesse em provar nada e que não precisa provar nada não funciona. Melhor voltar para o seu "terreiro" e ser feliz.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #221 Online: 07 de Março de 2010, 00:39:19 »
Exato...

E cuidado para não fazer o papel de vítima ou perseguido, como o forista Leafar já fez algumas vezes. Só pedimos evidencias.
Sem evidencias, seu testemunho é tão válido quanto o de alguem que acredita em sacis, gnomos, fadas, etc.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #222 Online: 07 de Março de 2010, 00:48:03 »
Exato...

E cuidado para não fazer o papel de vítima ou perseguido, como o forista Leafar já fez algumas vezes. Só pedimos evidencias.
Sem evidencias, seu testemunho é tão válido quanto o de alguem que acredita em sacis, gnomos, fadas, etc.
caro contini, não se contradiz

vou fazer uma pergunta bem simples para vc meu caro, muito fácil de responder, e segundo sua resposta vc também dará a resposta para outras perguntas, tal como: a evidência da prova de que os espíritos existem, ok. aceita esse desafio? etá aberta para vc ou qualquer outro. Sem enrolação ou partindo para o sarcasmo ok. Vamo lá:

Como vc pode me provar que vc pensa?
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #223 Online: 07 de Março de 2010, 00:55:41 »
Exato...

E cuidado para não fazer o papel de vítima ou perseguido, como o forista Leafar já fez algumas vezes. Só pedimos evidencias.
Sem evidencias, seu testemunho é tão válido quanto o de alguem que acredita em sacis, gnomos, fadas, etc.
caro contini, não se contradiz

vou fazer uma pergunta bem simples para vc meu caro, muito fácil de responder, e segundo sua resposta vc também dará a resposta para outras perguntas, tal como: a evidência da prova de que os espíritos existem, ok. aceita esse desafio? etá aberta para vc ou qualquer outro. Sem enrolação ou partindo para o sarcasmo ok. Vamo lá:

Como vc pode me provar que vc pensa?
Bom, voce está apelando para uma falácia chamada "inversão do ônus da prova".  Resumindo, voce está fazendo a alegação que algo de sua imaginação existe, então voce é que tem que provar.

Já vi que voce não conhece nada de falácias, erro normal de quem não está abituado a um diálogo isento de proselitismo. Sem problemas.
Para te ajudar a não cometer esta e outras falácias, veja o link:
http://str.com.br/Scientia/falacias2.htm

Dê uma lida, vai evitar que voce repita esses erros de raciocínio.

Daí então voce pode ir aquele tópico de desafios e tentar provar que sua alegação é real.

Abraço e boa leitura.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #224 Online: 07 de Março de 2010, 00:56:34 »
Exato...

E cuidado para não fazer o papel de vítima ou perseguido, como o forista Leafar já fez algumas vezes. Só pedimos evidencias.
Sem evidencias, seu testemunho é tão válido quanto o de alguem que acredita em sacis, gnomos, fadas, etc.
caro contini, não se contradiz

vou fazer uma pergunta bem simples para vc meu caro, muito fácil de responder, e segundo sua resposta vc também dará a resposta para outras perguntas, tal como: a evidência da prova de que os espíritos existem, ok. aceita esse desafio? etá aberta para vc ou qualquer outro. Sem enrolação ou partindo para o sarcasmo ok. Vamo lá:

Como vc pode me provar que vc pensa?

Acho que você não entendeu.  Não estamos interessados em jogos de palavras nem em perguntas bobinhas como essa. Se você pode provar que espíritos existem, prove, afinal você se diz espírita mas se não pode provar, tchau. O Contini foi bastante claro em relação ao tipo de provas que nós e toda a humanidade espera.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!