Todo o mal provém da irracionalidade humana, portanto da falta de qualidades morais que torna um ser racional.
"Não adiata ter toda a inteligência do mundo se não tiver humildade", dizia o apóstolo Paulo. A evolução espiritual segue essa equação: + qualidades morais + qualidades intelectuais = seres superios. Eu penso que a diferença ou a soma dessas qualidades torna um ser um tanto quanto mais perfeito ou mais imperfeito que o outro.
Aqui é mais uma assertiva relacionada a questão moral da religião. A religião é considerada correta em primeiro lugar por ela ser considerada boa. O que atrai um crente não é somente a onipotência de deus e sim dizerem que deus é amor. E essa questão moral também faz parte de nossas críticas céticas quando dizemos da injustiças destes seres culturais e imaginários.
Entendo, essa atração que todo ser humano tem para o bem é consequência da natureza primordial humana. O mal, como todos nós sabemos, não existe. Existe consequências más, geradas pela ignorância ou desconhecimento dos seres humanos no bem. somos portanto ainda crianças em termos morais.
Eu posso afirmar que a felicidade está ligada ao bem, quem quiser uma prova empirica eu faço um desafio. Isso para mim é um fato. Quanto mais nos afastamos do mal, seja ele qual for, mais nos sentimos felizes. Claro, essa felicidade não é perceptível facilmente, portanto muitos não percebe, é uma ascenção, que só é percebida e aumentada de acordo o tempo que vc permaneça afastado do mal; e sejamos sinceros: não é nada fácil afastar do "mal", pois o mal faz parte de nosso cotidiano.
Essa felicidade não é ilusória como a momentanea que encontramos nos prazeres materiais, é uma felicidade muito diferente de qualquer felidade que ja experimentamos. Acredito que todo ser humano tem essa felicidade: ja experimentou em menor ou maior grau. Entretanto ela é geralmente abafada pela felicidade material, pois a segunda é como um imâ que nos atrai e que é difícil fugir; a primeira é como uma bússola que nos guia para o bem dependendo de nossas ações. Se fizermos ações boas, ela manifestará para continuarmos fazendo ações boas, caso vc pare ou faça o contrário, ela volta para forma latente esperando novamente pela vontade de melhorar do ser humano. É o plano de Deus: todo ser humano deve percorrer o mesmo caminho em ascenção para a felicidade eterna e perfeita, livre de qualquer resíduos inperfeitos; entretanto esse caminho tem uma regra, faça o bem e evite o mal. Nem todos consegue pois ainda somos crianças na eternidade.
O provérbio que diz " o maior cego é aquele que não quer ver" está perfeitamente ligada a essa felicidade real, pois ela aparece quando afastamos do mal, e muitos acredita que a felicidade gerada pelos prazeres materiais é a verdadeira felicidade, e não é. Essa felicidade é ilusoria, que nem considero felicidade, pois nem conseguimos lebrar como ela foi. O que acontece é que a felicidade material, mal usada, chuta a felicidade real nos afastanto do bem.
Portanto a busca para essa felicidade está nas leis morais, que são pregadas muito nas religiões e nos livros. A religião está para o crente como o livro está para o descrente, é justo. A religião ensina leis morais para os crentes, podendo ser tirado vários exemplos dela, os livros ensina leis morais para os descrentes, também tendo o resultado análogo da religiões, e as duas coisas se misturam em uma simbiose que os dois lados aproveitam e repudiam. O resultado de tudo isso é um só: acensção para a racionalidade, ou seja, para o bem, para a felicidade.
O problema está na natureza humana terrestre, que ainda é criança espiritual. Quem tem a natureza má, ou seja, quem desviou e permaneceu mais tempo no mal, tira o mal da religião e das coisas ou a infecta, contudo ela nunca perde sua essência primordial que é o bem. Acontece o mesmo com o descrente, aquele que tem a natureza má, tira o mal dos livros e o infecta, e quem tem a natureza boa, tira o bem e desinfecta.
É um equilibrio.
rs