Autor Tópico: Espiritismo e lógica  (Lida 38599 vezes)

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #225 Online: 07 de Março de 2010, 00:58:52 »
Exato...

E cuidado para não fazer o papel de vítima ou perseguido, como o forista Leafar já fez algumas vezes. Só pedimos evidencias.
Sem evidencias, seu testemunho é tão válido quanto o de alguem que acredita em sacis, gnomos, fadas, etc.
caro contini, não se contradiz

vou fazer uma pergunta bem simples para vc meu caro, muito fácil de responder, e segundo sua resposta vc também dará a resposta para outras perguntas, tal como: a evidência da prova de que os espíritos existem, ok. aceita esse desafio? etá aberta para vc ou qualquer outro. Sem enrolação ou partindo para o sarcasmo ok. Vamo lá:

Como vc pode me provar que vc pensa?

Acho que você não entendeu.  Não estamos interessados em jogos de palavras nem em perguntas bobinhas como essa. Se você pode provar que espíritos existem, prove, afinal você se diz espírita mas se não pode provar, tchau. O Contini foi bastante claro em relação ao tipo de provas que nós e toda a humanidade espera.
Exato...

E cuidado para não fazer o papel de vítima ou perseguido, como o forista Leafar já fez algumas vezes. Só pedimos evidencias.
Sem evidencias, seu testemunho é tão válido quanto o de alguem que acredita em sacis, gnomos, fadas, etc.

vou fazer uma pergunta bem simples para vc meu caro, muito fácil de responder, e segundo sua resposta vc também dará a resposta para outras perguntas, tal como: a evidência da prova de que os espíritos existem, ok. aceita esse desafio? etá aberta para vc ou qualquer outro. Sem enrolação ou partindo para o sarcasmo ok. Vamo lá:

Acho que você não entendeu.  Não estamos interessados em jogos de palavras nem em perguntas bobinhas como essa. Se você pode provar que espíritos existem, prove, afinal você se diz espírita mas se não pode provar, tchau. O Contini foi bastante claro em relação ao tipo de provas que nós e toda a humanidade espera.
Vai fugir do desafio assim... tão fácil!? e não é um desafio tão grande assim rs

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 07 de Março de 2010, 01:00:01 »
Pois é Giga! Mas vamos dar a ele o benefício da dúvida! Pelo menos até agora ele não demonstrou a desonestidade intelectual ou "esquecimento" do Leafar. Vamos deixar que ele tente defender sua crença lá no tópico "desafio ao forista Leafar". Quem sabe ele apresenta algum "argumento" novo?!  8-)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 07 de Março de 2010, 01:01:13 »
Vai fugir do desafio assim... tão fácil!? e não é um desafio tão grande assim rs
Errado, voce não fez nenhum desafio.
Porque não tenta apresentar algum argumento no tópico que citei? (esse sim é um desafio)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 07 de Março de 2010, 01:11:23 »
Micrômegas,

Por favor entenda que este fórum cético possui ex-espíritas e ex-médiuns espíritas com profundo conhecimento da DE e das obras de Kardec, da Revista Espírita, dos livros de CX, e de outros tantos divulgadores do espiritismo. Já fizeram essa e outras tantas perguntas a eles mesmos e o resultado foi o abandono do espiritismo. Não seja ingênuo a ponto de pensar que um simples exercício de reflexão pode nos refutar. Como diz o poeta, aqui o buraco é mais em baixo...

Percebo que você não está preparado, sugiro que você repasse as discussões dos tópicos anteriores.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #229 Online: 07 de Março de 2010, 01:11:50 »
Essa é muito boa e um motivo de muita discussão na filosofia da mente, o chamado problema mente-corpo, mas eu estou com Dennett no naturalismo, ou como preferem os espíritas, no materialismo.

As discussões filosóficas são extensas mas podemos iniciar por perceber que pensamos até mesmo sobre o próprio pensamento.

Nós pensamos por existirmos como entidades físicas complexas geradas através da evolução e o pensamento são as atividades cerebrais que inclusive são mapeadas e observáveis.

Mas por este trecho percebo que você está querendo comparar os equívocos cognitivos do espiritismo e dos espíritas com a supremacia intectual da ciência. Boa sorte, vai precisar  :ok:
« Última modificação: 07 de Março de 2010, 01:34:25 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 07 de Março de 2010, 10:03:46 »
O espiritismo não tem o menor interesse em provar nada! não precisamos provar nada! ja estamos crescendo de mais sem provas, e o crescimento sem controle e organização gera muitos problemas, interfere na qualidade da doutrina. Um exemplo claro e muito óbvio disso e que vcs devem concortar é o ateísmo: a maioria dos integrantes desse movimento não sabem dialogar com educação e ética, precisam mostrar os dentes e os punhos para serem ouvidos. A consequência desse crescimento desorganizado ateu, é que a própria quantidade é a ruina do próprio  movimento. Nunca o ateísmo terá crédito ou será ouvido com seriedade se a maioria continuar apelando para a baixaria, pois sempre serão rotulados de acordo a maioria pensa. Não são os crentes os cupados pelo preconceito que vcs dizem que eles tem contra ateus, os culpados são os próprios ateus.

1° Crescer sem provas é o que as religiões fazem... Não há nada novo aqui. E isto deveria ser motivo de vergonha, não de orgulho.

2° Esses dias ouvi numa rádio um cara criticando o livro "Deus, um delírio". Ele disse que os ateus são arrogantes e não tem o direito de falar mal da bíblia... Quem é mesmo arrogante? Quem tem o "direito" de condenar uma pessoa que ela nem mesmo conhece a um tipo de tortura eterna? Quem tem o "direito" de chamar quem não crer em suas baboseiras de néscio? Quem tem o direito de condenar uma pessoa alegando abobrinhas na suposta vida passada da mesma? Quem tem o "direito" de ser racista? Quem tem o "direito" de forjar imagens, vídeos e supostas experiências científicas para dar credibilidade em sua crença?

Acho que vc deve rever seus conceitos. :hihi:

Se um dia um espírita provar a existência de um espírito em métodos ciêntíficos, é porque a humanidade ja estará preparada para aceitar isso sem repudiar.
Os espíritas já não disseram que o fizeram...?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 07 de Março de 2010, 11:30:05 »
Se um dia um espírita provar a existência de um espírito em métodos ciêntíficos, é porque a humanidade ja estará preparada para aceitar isso sem repudiar.
E digo mais, as evidencias sugerem que esse vai ser o mesmo dia em que finalmente vão aceitar a existencia de sacis, gnomos e fadas...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 07 de Março de 2010, 11:46:42 »

A humanidade (ou, pelo menos a parte cética dela) repudia a existência de espíritos justamente pela falta de evidências utilizando o método científico. Assim como repudia a existência de duendes, sacis e gnomos.

Em compensação, a humanidade não repudia mais a idéia da existência de microrganismos, por exemplo. Porque a existência deles foi comprovada pela ciência.

O que os espíritas não compreendem, ou não querem compreender para não sair do seu mundinho mágico, é que a ordem é: primeiro os espíritas devem provar que espíritos existem, depois então os céticos passarão a aceitá-los, e não o contrário. Porque, se não for assim qualquer coisa teria que ter sua pretensa existência levada a sério.

Claro, os espíritas podem não fazer questão que os céticos acreditem no espiritismo (e neste caso não sei o que estão fazendo aqui, se é para ficar só na panelinha). Mas os céticos também não fazem questão nenhuma em acreditar no espiritismo enquanto não houver uma boa evidência. Como não fazemos questão de acreditar em outras crendices.

Porque, por mais malabarismos que o espiritismo faça (como o Leafar chegou a admitir) até prova em contrário o espiritismo não passa disto, crendice sem fundamento científico, apenas uma questão de fé sem prova alguma. Exatamente como o wicca, numerologia, astrologia, religiões em geral... a lista é praticamente infinita.

"Deus prefere os ateus"

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #233 Online: 07 de Março de 2010, 11:55:22 »
Eu considero que seja impossível provar o inexistente. Esse comportamento cético de exigir provas é só para não correr o risco de ser dogmático. A explicação para a religião espírita é complexa mas possível. A ciência nega a dualidade mente-corpo, mostrando que a mente é a atividade cerebral. Os espíritas se baseaim no que Dennett chama de fantasma cartesiano. Penso logo existo é uma imensa falácia.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #234 Online: 07 de Março de 2010, 12:08:33 »
Contini

........................................................... ......................

E digo mais, as evidencias sugerem que esse vai ser o mesmo dia em que finalmente vão aceitar a existencia de sacis, gnomos e fadas...

Concerteza caro Contini - que o ponto de exclamação - é um & ao contrário ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! i ! :ok:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #235 Online: 07 de Março de 2010, 12:23:02 »
Existe a gravidade?

ou

Existe a gravidade!

A mente é inerente ao cérebro?

ou

A mente é inerente ao cérebro!

Cada um com as suas dúvidas e certezas.  :ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 07 de Março de 2010, 12:45:50 »

Bullshit espiritóide idiota. É como dizer coisas do tipo:
O dia em que você achar alguma coisa que você procura vai perceber que achou no último lugar que você procurou.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 07 de Março de 2010, 13:12:37 »
Mas todavia pergunto - apesar de você provar - segundo a sua óptica pessoal, a personalidade racista de Kardec, supõe sinceramente como plausível, que isso é o suficiente, para o levar a acreditar piamente, que desse modo demonstra em definitivo, a inexistência do espírito, dentro duma especulação metafísica?
Caro lusitano, não se pode provar uma negação, ainda mais em definitivo. O que se pode fazer é elaborar hipóteses e verificar qual é mais consistente com os fatos, analisados friamente, imparcialmente e sem "malabarismos".

Desse modo, dadas duas hipóteses, "a obra de Kardec é fruto de conhecimento de espíritos mais evoluídos que os humanos encarnados" e "a obra de Kardec é fruto do conhecimento dos humanos (mais especificamente dos europeus) do século XIX", verifica-se por meio da análise da sua obra qual hipótese é mais consistente. Os textos de Kardec mostram um pensamento racista, eurocentrista, uma moral tipicamente cristã e muitos erros científicos, principalmente naquilo que ainda era controvérsia na época, como a questão da geração espontânea ou da origem do homem. Mesmo naquilo que já era conhecido, como aplicação da mecânica newtoniana, há erros grosseiros. Ou seja, a análise da obra descarta a primeira hipótese e coloca os textos como obra bem humana.

Isso é tudo o que se pode fazer nesse caso. Mas perceba que o ônus da prova no caso da existência dos espíritos pertence a quem afirma a sua existência. Quando analisado o conjunto de tudo o que já foi produzido pelo espiritismo em termos de "provas e evidências", que não passam de fraudes grosseiras em grande parte dos casos, fica claro que, ou espíritos não existem ou eles não se comportam como o espiritismo afirma. Em ambos os casos o espiritismo não tem nada a dizer sobre o assunto. E como também não foi produzida até hoje qualquer evidência palpável e unívoca da existência de espíritos por qualquer outra explicação alternativa ao espiritismo, uso a navalha de Ockham e fico com a primeira explicação - a de que não existem espíritos - até que apareça um conjunto de evidências realmente sólido mostrando o contrário.

Recomendo que leia o texto do "dragão na garagem" do Carl Sagan. Ele é bem elucidativo sobre o assunto.

Ora se efectivamente, como disse o camarada Fabrício, a discussão fundamental, é se de facto existe o espírito, como algo passível de se evidenciar como uma realidade persistente, num nível mental ou psíquico dos fenómenos naturais, que hipoteticamente pode perdurar muito para além da decomposição física de um corpo biológico… Em que ponto é que ficamos?
Como disse acima, ficamos (pelo menos eu fico) com a hipótese da não existência de espíritos até prova em contrário.

A “evidência anedótica” - experienciada por pessoas como eu – não tem qualquer valor em termos de conhecimento pragmático e filosófico, já que cientificamente parece não ter…?
Eu diria que tem um valor pessoal. Mas veja bem que mesmo fenômenos objetivos podem ser interpretados de formas diferentes por diferentes pessoas, as quais nem sempre correspondem aos simples fatos. Tome a descrição de uma discussão seguida de um briga, por exemplo. Os testemunhos podem variar grandemente em relação ao que ocorreu, quem começou, quem estava com a razão na discussão e quem ganhou a briga, principalmente se algumas das testemunhas tem alguma ligação emocional (ou é amigo, conhecido, odeia ou simplesmente não gosta de um dos envolvidos).

Da mesma forma a sua experiência pessoal é influenciada e "interpretada" pelo seu conjunto de crenças. Usá-la para confirmar esse mesmo conjunto não passa de uma forma de "raciocínio circular". Cuidado portanto para não construir um "castelo de cartas" baseado nas suas "evidências anedóticas".

Acha que perante estes factos pessoais, a melhor coisa a fazer, é considerar todas as pessoas que investigam esta realidade “ilusória”, como destituídas de senso lógico ou “espírito crítico”? Pior ainda desconhecedoras ou desprezadoras do método científico? Ou até mesmo no limite, atrasadas mentais ou simplesmente psicóticas?
A questão não é o que você investiga, mas como investiga. Alguém que faça uma pesquisa parcial, cheia de erros e omissões ou é incompetente ou desonesto, independente de estar pesquisando espíritos ou o bóson de Higgs.

Eu pelo meu lado, confesso-me não espírita kardecista; mas a análise dos meus sonhos, em termos de neurologia, psiquiatria e paralogismo comparados – levam-me a admitir como plausível - que o espírito, como algo de espécie mais ou menos mística, é uma tentação fantasticamente sedutora, que eu de boa vontade, não posso facilmente desdenhar ou descartar…
Tentação sedutora não posso negar que é. A questão é que a realidade quase nunca corresponde aos nossos mais profundos desejos. Eu, por exemplo, adoraria ser milionário e viver permanentemente em festa em uma mansão rodeado de beldades. Mas como não me chamo Hugh Hefner, sei que a realidade é bem diferente...

Mas já que você gosta do assunto, recomendo ler algumas obras de neurologia, como os livros do Kandel, eles podem lhe dar uma outra visão sobre o assunto.

Principalmente, quando existe na internet - um clube de “esquizofrénicos” - mais ou menos como eu, que praticam de forma sistemática, investigação onironautica. Entre os quais - “os voadores” - do fórum criado pelos projeccionistas de consciência Lázaro Freire & Wagner Borges, que é corroborado indistintamente, tanto por “t(d)eístas como por ateus”. :)

http://www.voadores.com.br
Mas até aí, um grupo de pessoas compartilhando suas experiências pessoais de viagem astral não é absolutamente prova nenhuma da realidade dessas experiências. Vários pesquisadores céticos mantêm até hoje papéis com conjunto de números para serem relatados por "viajantes astrais", mas até hoje não foi reportado nenhum caso de sucesso apesar da "desenvoltura" de muitos desses viajantes...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 07 de Março de 2010, 13:16:19 »
Então, pensem como quiserem, mas o fato é que a imoralidade dos textos está refutada filosoficamente e são justamente eles que, ao contrário do que disse o Ângelo, atestam a verdadeira superioridade dos espíritos, porque os preceitos não estão atrelados a princípios morais provisórios e temporais.
Leafar, você é o único que acha que aquele seu texto refuta alguma coisa e não percebe que ele próprio consegue ser mais racista que os escritos originais de Kardec. É o típico caso em que a emenda ficou muito pior que o soneto.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #239 Online: 07 de Março de 2010, 13:52:44 »
Desse modo, dadas duas hipóteses, "a obra de Kardec é fruto de conhecimento de espíritos mais evoluídos que os humanos encarnados" e "a obra de Kardec é fruto do conhecimento dos humanos (mais especificamente dos europeus) do século XIX", verifica-se por meio da análise da sua obra qual hipótese é mais consistente. Os textos de Kardec mostram um pensamento racista, eurocentrista, uma moral tipicamente cristã e muitos erros científicos, principalmente naquilo que ainda era controvérsia na época, como a questão da geração espontânea ou da origem do homem. Mesmo naquilo que já era conhecido, como aplicação da mecânica newtoniana, há erros grosseiros. Ou seja, a análise da obra descarta a primeira hipótese e coloca os textos como obra bem humana.
Excelente análise da doutrina, desta religião.

Acha que perante estes factos pessoais, a melhor coisa a fazer, é considerar todas as pessoas que investigam esta realidade “ilusória”, como destituídas de senso lógico ou “espírito crítico”? Pior ainda desconhecedoras ou desprezadoras do método científico? Ou até mesmo no limite, atrasadas mentais ou simplesmente psicóticas?
A questão não é o que você investiga, mas como investiga. Alguém que faça uma pesquisa parcial, cheia de erros e omissões ou é incompetente ou desonesto, independente de estar pesquisando espíritos ou o bóson de Higgs.
Não gosto da atribuição de desonestidade intelectual para quem não aceita as conclusões cientificas. Existem muitos outros fatores psicológicos e sociais/culturais que influenciam a conduta cognitiva. O equívoco é coletivo e histórico.

Principalmente, quando existe na internet - um clube de “esquizofrénicos” - mais ou menos como eu, que praticam de forma sistemática, investigação onironautica. Entre os quais - “os voadores” - do fórum criado pelos projeccionistas de consciência Lázaro Freire & Wagner Borges, que é corroborado indistintamente, tanto por “t(d)eístas como por ateus”. :)

http://www.voadores.com.br
Mas até aí, um grupo de pessoas compartilhando suas experiências pessoais de viagem astral não é absolutamente prova nenhuma da realidade dessas experiências. Vários pesquisadores céticos mantêm até hoje papéis com conjunto de números para serem relatados por "viajantes astrais", mas até hoje não foi reportado nenhum caso de sucesso apesar da "desenvoltura" de muitos desses viajantes...
O compartilhamento social destas crenças infundadas é que traz grande peso para os indivíduos a aceitarem. Deixa de ser anedota entre o grupo e se torna uma realidade maior que a de uma simples observação individual e isolada.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 07 de Março de 2010, 14:05:12 »
Não gosto da atribuição de desonestidade intelectual para quem não aceita as conclusões cientificas. Existem muitos outros fatores psicológicos e sociais/culturais que influenciam a conduta cognitiva. O equívoco é coletivo e histórico.
Mas eu não disse que quem não aceita as conclusões científicas é desonesto. Concordo com você que existem muitos outros fatores que influenciam a sua aceitação ou não.

O que eu disse é que quem se propõe a fazer uma pesquisa científica, seja sobre física, química, biologia, espiritismo, criacionismo ou qualquer outra coisa, mas faz um péssimo trabalho, ou não sabia fazer direito (ou seja, é incompetente) ou fez errado de propósito (ou seja, é desonesto).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #241 Online: 07 de Março de 2010, 14:30:46 »
Mas eu não disse que quem não aceita as conclusões científicas é desonesto. Concordo com você que existem muitos outros fatores que influenciam a sua aceitação ou não.

O que eu disse é que quem se propõe a fazer uma pesquisa científica, seja sobre física, química, biologia, espiritismo, criacionismo ou qualquer outra coisa, mas faz um péssimo trabalho, ou não sabia fazer direito (ou seja, é incompetente) ou fez errado de propósito (ou seja, é desonesto).
Mas se ele parte de um propósito errado é claro que vai ter um resultado errado. É o que acontece com quem parte de premissas irreais para tentar provar algo. São teorias não falseáveis, um lixo por si só. O que não retira a boa vontade do pesquisador de chegar mais próximo da realidade, portanto ingenuidade metodológica. Enfim o que quero dizer é que considero difícil um criminoso cognitivo, mas realmente temos exemplos disso na história da ciência. E inclusive é um argumentos que os criacionistas usam contra o evolucionismo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #242 Online: 07 de Março de 2010, 16:52:38 »
Ângelo Melo

Recomendo que leia o texto do "dragão na garagem" do Carl Sagan. Ele é bem elucidativo sobre o assunto.

Sou admirador de Carl Sagan e apreciei profundamente essa metáfora; mas cheguei à conclusão que tem um ponto fraco: O "dragão na garagem", só faz sentido num contexto teológico ou teocrático muito específico.

Eu em tópico anterior ja afirmei - que "César" alcançou - a tornar-se "deus" por obra e graça, de auto-afirmação e promoção hierárquica.

Apreciemos por exemplo a hierarquia militar: rei, soldado, capitão, sargento, ladrão. General, chefe máximo das forças armadas, imperador... Tudo isso são criações humanas e justamente por essa razão existem. A seguir ao imperador vem o génio. Ora César foi um autêntico génio militar tal como Napoleão, por exemplo.

Finalmente na escalada, dos direitos e poderes inventados pelo talento humano, vem "Deus". Ora "César" assinalou imperativamente, que a patente de "deus", era um direito supremo, que um homem suficientemente ambicioso, tinha o direito e o dever de reclamar por mérito militar; e devia ser aprovado por maioria senatorial e popular.

Conclusão: ficou aprovado constitucionalmente, mesmo com um certo toque de ridículo, que "deus" era mais um degrau nos valores hierárquicos duma sociedade democraticamente "civilizada". Perante tal façanha do génio militar dum estado fortemente organizado, eu digo mais ou menos astuciosamente.

Se "deus" até esse momento não existisse, passou efectivamente a existir, em termos de teologia comparada.

Ora Ignosticisticamente, é perfeitamente válido e lógico que existam "deuses" absolutamente humanos.

Portanto, "DRAGÕES INVISÍVEIS" existem... Quer sejam naturais ou artificiais.

Uma das façanhas mais notáveis da tecnologia militar actual, é justamente a conquista da invisibilidade. A arte da camuflagem, é um dos maiores trunfos da engenharia e ciência modernos; pelo menos ao serviço dos serviços ultra-confidenciais, ou da inteligência militar comparada.

Logo, em minha opinîão - "dragões invisiveis" - só não são observados, porque não estão dispostos a ser vistos, em motivo óbvio de segredo de estado comparado. :idea:

Todos nós realmente, somos "dragões invisíveis". :arrow: :idea:

Por "César & Cleóptara", assim o digo.
« Última modificação: 08 de Março de 2010, 07:45:59 por lusitano »

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #243 Online: 07 de Março de 2010, 23:46:57 »
Micromegas

Provas para nós é uma consequência da evolução moral/racional humana.

O espiritismo não tem o menor interesse em provar nada! não precisamos provar nada!

hã? o espiritismo não era ciência? que ciência é essa que não precisa provar o que diz?  :hein:

Essa conversa fiada do micromegas é muito comum no meio espírita, eu ficava perturbado com isso, todos enchem a boca para falar que espiritismo é ciência e na hora apresentar alguma prova dizem que não precisam provar. Inclusive, se você pedir provas, você fica mal visto no meio espírita, você é tido como atrasado, pessoas evoluídas não precisam de provas porque elas "sentem" que tudo é verdade.
Então eu pensava comigo mesmo: "ora bolas, se não precisa provar, como vou saber se esse médium que está na minha frente se comportando feito um retardado mental está realmente incorporando o espírito do "boiadeiro" ou é apenas (mais um) charlatão?"

O que muitos espíritas não sabem é que o espíritismo deveria sim apresentar provas, fazia parte do plano dos espíritos superiores propagar o espiritismo, convencer a ciência materialista e triunfar.

Os médiuns curadores tendem a se multiplicar, assim como os Espíritos anunciaram, e isto tendo em vista propagar o Espiritismo pela impressão que essa nova ordem de fenômenos não pode deixar de produzir sobre as massas, porque não há ninguém que não pense em sua saúde, mesmo os mais incrédulos. Quando, pois, se verá obter com o concurso dos Espíritos o que a ciência não pode dar, seria preciso muito convir que há uma força fora de nosso mundo; a ciência será assim conduzida a sair da via exclusivamente material onde permanece até este dia; quando os magnetizadores anti-espiritualistas, ou anti-espíritas, virem que existe um magnetismo mais poderoso do que o seu, serão muito forçados a remontar à verdadeira causa.

Não foi o que aconteceu, o espiritismo nunca convenceu a ciência e ainda vem decaíndo perigosamente para a extinção.
« Última modificação: 07 de Março de 2010, 23:50:24 por Rios »

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #244 Online: 08 de Março de 2010, 00:08:20 »
Exato...

Taí outra "saída" comum do espírita ao ser questionado por provas. Uma variante desse "desafio" seria pedir para provar que os sentimentos existem (tipo amor, ódio, felicidade etc...). A raciocíneo deles é que não da para provar que essas coisas existem, então tambem não daria para provar que espíritos existem.
Só que não tem nada a ver uma coisa com a outra, o sujeito nunca percebe que espíritos não são "sensações" subjetivas, espíritos são seres que supostamente interagem com a matéria e com os médiuns movendo mesas, assombrando casas, respondendo perguntas etc.. então seria perfeitamente comum provar a existencia dos mesmos atravez desses fenômenos.
« Última modificação: 08 de Março de 2010, 00:10:58 por Rios »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #245 Online: 08 de Março de 2010, 07:25:33 »
Rios

Micromegas disse:

Provas para nós é uma consequência da evolução moral/racional humana.

O espiritismo não tem o menor interesse em provar nada! não precisamos provar nada!

........................................................... ............

hã? o espiritismo não era ciência? que ciência é essa que não precisa provar o que diz?

Parece-me que você está certo. :arrow: :ok: A menos que os espíritas - confirmem que realmente por enquanto - o espiritismo de facto, não é uma ciência academicamente falando, por de momento ainda não disporem de meios de investigação que o comprovem eficazmente. :arrow: :idea:

« Última modificação: 08 de Março de 2010, 07:33:13 por lusitano »

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #246 Online: 08 de Março de 2010, 10:59:31 »
é amigo, mas tente explicar para um espirita que a religião dele não é ciência. Você não vai conseguir de jeito nenhum. kardec disse que o espiritismo é ciência então pra eles é ciência. Seria uma ciência diferente, seria a "ciência da observação" (que porra é essa?)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #247 Online: 08 de Março de 2010, 11:13:35 »
Rios

é amigo, mas tente explicar para um espirita que a religião dele não é ciência. Você não vai conseguir de jeito nenhum. kardec disse que o espiritismo é ciência então pra eles é ciência. Seria uma ciência diferente, seria a "ciência da observação" (que porra é essa?)

Talvez - não exista um consenso rigoroso entre os "académicos" - do que realmente, sem qualquer tipo de ambiguidade, significa a palavra "ciência"...

Embora aquilo que eu compreendi até ao presente momento, é que academicamente, para fazer-se "ciência" é fundamental - exigir-se com a máxima assertividade - observar com a mais absoluta atenção, os "factos fenoménicos" em investigação. :arrow: :idea:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 08 de Março de 2010, 13:02:54 »

Uma "ciência" que teve até cientistas como Flamarion, Crookes e Bozzano dentre outros que perderam tempo, se queimaram na academia e não produziram nada de relevante enquanto o assunto em estudo foi o espiritismo. Aqui no Brasil falam de boca cheia do professor Ernani Guimarães Andrade como se fosse uma espécie de Crookes tupiniquim, e que também só disse bobagens pseudocientíficas.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #249 Online: 08 de Março de 2010, 13:07:21 »
Citação de: Rios
é amigo, mas tente explicar para um espirita que a religião dele não é ciência.

Bullshit! Não considero a DE como ciência. É religião, pura e simplesmente. Não há provas cientificas da existência espiritual. O que há são casos isolados que por alguma razão(E CLARO,  OS SENHORES CONHECEM BEM QUAL ESTA RAZÃO) detestam a experimentação cientifica.
E não vão sair com aquela: ahhh, o correio não é espirita, criou uma só para ele. Isto é uma falsa afirmação!
E antes que eu esqueça, sabe por que Kardec deu aquele conselho? Porque quando a ciência consegue uma evidência experimental de um anti-hipernúcleo e isto contradizer algum espírito supra-ultra-evoluído é porque não foi apenas na palavra, a ciência fez! Não há como negar.  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!