Autor Tópico: Filme do Chico Xavier estreia em Abril  (Lida 37838 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Filme do Chico Xavier estreia em Abril
« Resposta #175 Online: 26 de Março de 2010, 22:05:18 »
Micrômegas,

Você apareceu aqui, não disse nada, não apresentou nada de útil, só sai pela tangente quando é diretamente questionado e já demonstrou que nem conhece o espiritismo o suficiente para, talvez, tentar defendê-lo.

Qual é a sua?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 27 de Março de 2010, 00:00:50 »
Vou confessar que tentei ver o documentário do Globo Reporter. Sintonizei o canal ainda no final daquela porcaria do Big Brother, suportei calmamente o intervalo comercial e tudo que lembro desde então é o fato do Chicão ter nascido em Pedro Leopoldo e der ter falado com a mãe morta. Dormi. Não sei se foi uma reação natural às bobagens pre'-anunciadas mas posso dizer com certeza que foi muito semelhante à um processo anestésico.

:)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 27 de Março de 2010, 02:50:45 »
Não, quis dizer que era evasiva mesmo, sem fonte, sem conteúdo, sem conhecimento
Voce quis dizer, eu sei... A fonte da bobagem é o proprio Rivail, conhecimento eu tenho e postei, o conteúdo é obvio.  Evasivo tem sido voce para responder as perguntas.

Voce não citou fonte, Só sua opinião pessoal não baseada em fatos. Ficou chateado pois foi muito fácil te encurralar com uma questão básica.
Se voce pensa que está defendendo essa crença capenga, está é ajudando a expor o ridículo dela ao não me refutar e tentar insinuar um ad hominem. Obrigado, deixou mais óbvio o que constatei no ultimo post.

Não, você expos por mim, e eu não agradeço por isso

Errado de novo, fiz uma pergunta direta que voce respondeu depois de muito rodeio. Desculpe por te-lo deixado tão desconfortável por isso.

Sim, espiritos mais atrasados moralmente possam está morando nas esferas de Marte, na Lua, no Centro da Terra, no espaço... em qualquer lugar.
Errado, o Rivail falou em vida fisica! Aconselho voce a ler as groselhas dele, está lá.
E para provar essa "hipotese" de espiritos morando em qualquer lugar, primeiro voce tem que provar que eles existem.

Citação de: Contini  em  Ontem às 19:31:11
Então vamos lá:
Sabemos que não há vida em Marte, excluindo a possibilidade de vida microbiana.
Muito conveniente.
Errado de novo.
Conveniente não, FATOS. Voce não acompanha os noticiários?

Me apresente esses fatos?
Que o Rivail falou merda? Fácil. leia o livro dos espíritos. Alem dessa bobagem dos marcianos ainda tem muitas outras pérolas, tais como que os anéis de saturno são discos sólidos, etc.

Ensinar leis morais é não contribuir em nada para a humanidade?
Sim, quando essas leis são baseadas no conceito racista do europeu do século passadao.

Não, foi exelente para mostrar que sua opnião está presa a um dogma, a condições, a apegos, que não consegue ver além do próprio umbigo.

Errado de novo.

Voce está preso aos dogmas espórotas, como por exemplo a existencia de espíritos e a infalibilidade do Rivail, que derrubamos fácil aqui.
Alias, mais uma falacia sua, as hominem. Mas não esperava que voce atacasse meu argumento, natural que tentasse atacar o argumentador.

Aponte qual é o dogma que voce acha que sigo. Identifique-o claramente.
Aproveite e diga quais são as falácias das quais voce já nos acusou.

Não me leve a mal
Não levo,
Quem está preso a um conceito pré-concebido a ponto de fechar os olhos para os fatos é voce.

Se voce parar para pensar, verá que adotou sua crença como verdade e a partir dai parou de questioná-la criticamente e evita analisar os fatoscontra ela.
Eu sinto muito por voce.

Quanto ao Giga, voce tem que perdoá-lo. É que são tantos os espiritas que passaram por aqui, sempre sem argumentos e batendo nas mesmas estorinhas já rebatidas! Ele deve estar saturado.

Tinhamos esperança que voce soubesse argumentar e quem sabe acrescentasse alguma coisa nova, mas...

« Última modificação: 27 de Março de 2010, 02:57:23 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 27 de Março de 2010, 09:28:28 »
Ficção por ficção, mitologia por mitologia, prefiro filmes inspirados na mitologia grega ou nórdica, seriam bem mais interessantes!

Eu prefiro o Iron Man 2, que estréia em maio, se não estiver enganado, pois sou fã dele desde 1.971. :)

Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 27 de Março de 2010, 11:47:15 »
Caramba, esse filme vai pegar muito mal lá fora, vão queimar a imagem do brasileiro. As pessoas vão pensar, "Nossa que delírio! Os brasileiros acreditam NISSO???" :what:
Não tenho tanta certeza disso. Filmes brasileiros não são exatamente blockbusters, o público está mais para alternativos/underground. Alguns provavelmente acreditam em coisas piores do que isso, então o filme é fichinha. O resto vai ver o filme como uma tentativa terceiro-mundista de fazer ficção científica...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 27 de Março de 2010, 11:55:50 »
Ficção por ficção, mitologia por mitologia, prefiro filmes inspirados na mitologia grega ou nórdica, seriam bem mais interessantes!

Eu prefiro o Iron Man 2, que estréia em maio, se não estiver enganado, pois sou fã dele desde 1.971. :)
Parece que é 30 de abril a estréia aqui no Brasil. Esse eu não posso perder. :)

E fantasia por fantasia, eu prefiro ver o novo filme do Tim Burton, Alice no País das Maravilhas, em 3D, que estréia mês que vem.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #181 Online: 27 de Março de 2010, 12:41:25 »
Vou confessar que tentei ver o documentário do Globo Reporter. Sintonizei o canal ainda no final daquela porcaria do Big Brother, suportei calmamente o intervalo comercial e tudo que lembro desde então é o fato do Chicão ter nascido em Pedro Leopoldo e der ter falado com a mãe morta. Dormi. Não sei se foi uma reação natural às bobagens pre'-anunciadas mas posso dizer com certeza que foi muito semelhante à um processo anestésico.

Também tentei assistir, mas sem sucesso.
Depois daquela de água que sai da estátua de Chico groselhão, e a reportagem não teve a mínima vontade de procurar explicar... desisti.
É uma maldita propaganda espírita mesmo.

:x

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #182 Online: 27 de Março de 2010, 12:57:11 »
Errado, o Rivail falou em vida fisica! Aconselho voce a ler as groselhas dele, está lá.
E para provar essa "hipotese" de espiritos morando em qualquer lugar, primeiro voce tem que provar que eles existem.
Meu caro, entenda  que Kardec fala nesse texto, e, em outros, sobre a existência de vida em outros mundos, é análogo ao que Carl Sagan fala sobre a hipótese de haver vida fora da terra. Carl Sagan tem certeza que existe, no entanto ele não afirma, porque sabe que o mundo ciêntífico não está pronto para tais afirmações diretas, eles precisam de provas mais palpáveis, e devido a vários outros fatores. O que você está fazendo é o mesmo que eu poderia fazer lhe pedindo uma prova das suposições de Carl Sagan e outros. Você as teria essas provas como as querem que eu lhe dou?

Kardec está fazendo a mesma coisa - ele tem certeza - mas ele não pode afirmar devido aos mesmo fatores citados acima. Entretanto, em momento algum ele afirma que exita vida como a nossa em Marte. Se você diz que ele afirma, mostre onde, oras, e para de ficar jogando essas coisas no ar para me dar o trabalho de ir pegar os textos onde prova que é apenas uma falta de conhecimento (ou querer distocer para dizer que ele está afirmando)  na questão por sua parte.

O corpo físico que você está citanto, acredito que é devido a uma pequena confusão que você esta fazendo entre corpo espiritual e corpo físico terrestre, ou seja, humano. Muitos céticos aqui sabem que o corpo espiritual pode ser mais denso ou mais sutil, conforme o adiantamento moral dos espíritos, mas isso não quer dizer que essa matéria densa seja como a nossa, e nem que podemos ve-la. Esses corpos é o que diferencia os espiritos mais adiantados dos mais atrasados. É por esse motivo que os espíritos mais adiantados veem os mais atrasados, por causa do seu corpo denso,  entretanto, os mais atrasados não conseguem ver os mais adiantados, por causa dos corpos mais sutis. Essa comparação não se aplica à terra, e a outros mundos que possa haver vida como a nossa ( Não é o caso de Marte) pois tanto espíritos mais atrasados, como mais adiantas se empregam desse corpo terrestre para cumprir missões, expiar faltas, pagar dívidas etc. (O Filme Nosso Lar vai acabar com essa confusão toda)

Abaixo está todo o texto onde Kardec fala sobre Marte, tirei apenas algumas descrições dos planetas citados, para não ficar demasiadamente longo, e marquei como negrito partes interessantes para ajudar em sua análise. Se quiser conferir, a fonte está ai.  A mim parece (Não tenho certeza, pois faz muito tempo que eu lia a R.E) que é somente nessa edição da revista espírita, ou seja, 1958, que Kardec comenta ditações da vida em Marte. Outras fontes eu não lembro ou desconheço. Há outras de outros autores, como Ramantis e outros, mas atribuir esses a Kardec é muita falta de conhecimento.

Abraços

REVISTA ESPIRITA 1958
JÚPITER E ALGUNS OUTROS MUNDOS.
(pag.67 a 73)

Tradução: SALVADOR GENTILE  
Revisão: ELIAS BARBOSA
           1a edição - 1.000 exemplares - 1993  
            2a edição -   300 exemplares - 2001  
            © 1993  Instituto de Difusão Espírita
(pag. Para pesquisa 47 a 51)

Antes de entrarmos nos detalhes das revelações que os Espíritos nos fizeram, sobre o estado dos diferentes mundos, vejamos a quais conseqüências lógicas poderemos chegar, por nós mesmos e unicamente pelo raciocínio. Reportando-se à escala espírita que demos no precedente número, pedimos às pessoas desejosas de aprofundarem seriamente essa ciência nova, estudarem com cuidado esse quadro e dele se compenetrarem; nele encontrarão a chave de mais de um mistério.
O mundo dos Espíritos se compõe de almas de todos os humanos desta Terra e de outras esferas, desligadas dos laços corporais; do mesmo modo, todos os humanos são animados por Espíritos neles encarnados. Há, pois, solidariedade entre os dois mundos: os homens terão as qualidades e as imperfeições dos Espíritos com os quais estão unidos; os Espíritos serão mais ou menos bons ou maus, segundo os progressos que tiverem feito durante a sua existência corporal. Essas poucas palavras resumem toda a doutrina. Como os atos dos homens são o produto do seu livre arbítrio, levam a marca da perfeição ou da imperfeição do Espírito que os provocam. Ser-nos-á, pois, muito fácil fazermos uma idéia do estado moral de um mundo qualquer, segundo a natureza dos Espíritos que o habitem; poderemos de algum modo, descrever a sua legislação, traçar o quadro dos seus costumes, dos seus usos, das suas relações sociais. Suponhamos, pois, um globo habitado, exclusivamente, por Espíritos da nona classe, por Espíritos impuros, e a ele nos transportemos pelo pensamento. Nele veremos todas as paixões desencadeadas e sem freio; o estado moral no último grau de embrutecimento; a vida animal em toda a sua brutalidade; nada de laços sociais, porque cada um não vive e não age senão para si e para satisfazer os seus apetites grosseiros; o egoísmo nele reina com soberania absoluta, e arrasta consigo o ódio, a inveja,o ciúme, a cupidez, a morte.

As conseqüências que tiramos, desses quadros, embora apresentadas de um modo hipotético, não deixam de ser perfeitamente racionais, e, cada um pode deduzir o estado social de um mundo qualquer, segundo a proporção dos elementos morais dos quais se o supõe composto. Vimos que, abstração  feita da revelação dos Espíritos, todas as probabilidades são para a pluralidade dos mundos; ora, não é menos racional pensar que todos não estão num mesmo grau de perfeição, e que, por isso mesmo, nossas suposições podem muito bem ser realidades. Não os conhecemos, senão o nosso, de um modo positivo. Que categoria ele ocupa nessa hierarquia? Ah! basta considerar o que aqui se passa para ver que está longe de merecer a primeira categoria, e estamos convencidos de que, lendo estas linhas, já se lhe terá marcado seu lugar. Quando os Espíritos nos dizem que estão, senão na última, pelo menos nas últimas, o simples bom senso nos diz, infelizmente, que não se enganam; temos muito a fazer para elevá-lo à categoria daquele que escrevemos em último lugar, e temos muita necessidade que o Cristo venha nos mostrar o caminho.

Quanto à aplicação, que podemos fazer, do nosso raciocínio, aos diferentes globos do nosso turbilhão planetário, não temos senão os ensinamentos dos Espíritos; ora, para quem não admite senão provas palpáveis, é positivo que sua asserção, a esse respeito, não tenha a certeza da experimentação direta.
No entanto, não aceitamos, todos os dias com confiança as descrições, que os viajantes nos fazem, de países que jamais vimos? Se nós não devêssemos crer senão por nossos olhos, não creríamos em grande coisa. O que dá aqui, um certo peso ao dizer dos Espíritos, é a correlação que existe entre eles, pelo menos nos pontos principais. Para nós, que fomos cem vezes testemunhas dessas comunicações, que pudemos apreciá-las em seus menores detalhes, que nelas escrutamos o forte e o fraco, observamos as semelhanças e as contradições, encontramos todos os caracteres da probabilidade; todavia, não lhes damos senão sob benefício de inventário, a título de notícias, aos quais cada um está livre para ligar a importância que julga adequada. Segundo os Espíritos, o planeta Marte seria ainda menos avançado do que a Terra; os Espíritos que nele estão encarnados pareceriam pertencer, quase exclusivamente, à nona classe, a dos Espíritos impuros, de sorte que o primeiro quadro, que demos acima, seria a imagem desse mundo. Vários outros pequenos globos estão, com algumas nuanças, na mesma categoria. A Terra viria em seguida; a maioria de seus habitantes pertence, incontestavelmente, a todas as classes da terceira ordem, e a parte menor às últimas classes da segunda ordem. Os Espíritos superiores, os da segunda e da terceira classe, nela cumprem, algumas vezes, uma missão de civilização e progresso, e são exceções. Mercúrio e Saturno vêm depois da Terra. A superioridade numérica de bons Espíritos lhes dá a preponderância sobre os Espíritos inferiores, do que resulta uma ordem social mais perfeita, relações menos egoístas, e, por conseqüência, uma condição de existência mais feliz. A Lua e Vênus estão quase no mesmo grau e, sob todos os aspectos, mais avançados do que Mercúrio e Saturno. Juno (Juno é o nome de uma divindade itálica. Deve ter ocorrido um lapso do autor, uma vez que não ha, no nosso sistema solar, nenhum planeta com este nome. N. do T. ) e Urano seriam ainda superiores a esses últimos. Pode-se supor que os elementos morais, desses dois planetas, são formados das primeiras classes da terceira ordem e, na grande maioria, de Espíritos da segunda ordem. Os homens, neles, são infinitamente mais felizes do que sobre a Terra, pela razão de que não têm nem as mesmas lutas a sustentar, nem as mesmas tribulações a suportar, e não estão expostos às mesmas vicissitudes físicas e morais.

De todos os planetas, o mais avançado, sob todos os aspectos, é Júpiter. Ali, é o reino exclusivo do bem e da justiça, porque não há senão bons Espíritos. Pode-se fazer um idéia do feliz estado dos seus habitantes pelo quadro que demos do mundo habitado sem a participação dos Espíritos da segunda ordem.

A superioridade de Júpiter não está somente no estado moral dos seus habitantes; está, também, na sua constituição física. Eis a descrição que nos foi dada, desse mundo privilegiado, onde encontramos a maioria dos homens de bem que honraram nossa Terra pelas suas virtudes e seus talentos.

A conformação dos corpos é quase a mesma desse mundo, mas é menos material, menos denso e de uma maior leveza específica. Ao passo que rastejamos penosamente na Terra, o habitante de Júpiter se transporta, de um lugar para outro, roçando a superfície do solo, quase sem fadiga, como o pássaro no ar ou o peixe na água. Sendo a matéria, da qual o corpo está formado, mais depurada, ela se dissipa, depois da morte, sem ser submetida à decomposição pútrida. Ali não existe a maioria das enfermidades que nos afligem, sobretudo aquelas que têm sua fonte nos excessos de todos os gêneros e na desordem causada pelas paixões. A alimentação está em relação com essa organização etérea; não seria bastante substanciosa para os nossos estômagos grosseiros, e a nossa seria muito pesada para eles; ela se compõe de frutas e plantas, e, aliás, haurem, de algum modo, a maior parte do meio ambiente do qual aspiram as emanações nutritivas. A duração da vida é, proporcionalmente, muito maior que sobre a Terra; a média eqüivale a cinco dos nossos séculos. O desenvolvimento também é muito mais rápido, e a infância dura apenas alguns de nossos meses.

O planeta Júpiter, apesar do quadro sedutor que dele nos foi dado, não é o mais perfeito entre os mundos. Há outros, desconhecidos para nós, que lhes são bem superiores, no físico e no moral, e cujos habitantes gozam de uma felicidade ainda mais perfeita; lá é a morada dos Espíritos mais elevados, cujo envoltório etéreo nada mais tem das propriedades conhecidas da matéria.

Várias vezes, perguntaram-nos se pensamos que a condição do homem nesse mundo é um obstáculo absoluto a que pudesse passar, sem intermediário, da Terra para Júpiter. A todas as questões que tocam à Doutrina Espírita, jamais respondemos segundo as nossas próprias idéias, contra as quais estamos sempre desconfiando. Limitamo-nos a transmitir o ensinamento que nos foi dado, ensinamento que não aceitamos com leviandade e com um entusiasmo irrefletido. À questão acima, respondemos simplesmente, porque tal é o sentido formal das nossas instruções e o resultado  das nossas próprias observações: SIM, o homem, deixando a Terra, pode ir imediatamente  para Júpiter, ou para um mundo análogo, porque esse não é único dessa categoria. Pode-se disso ter a certeza? NÃO. Pode-se para lá ir porque há, sobre a Terra, embora em pequeno número, Espíritos bastante bons e bastante desmaterializados para não serem deslocados para um mundo onde o mal não tem acesso. Não há a certeza disso, porque pode-se se iludir sobre o mérito pessoal, e pode-se, aliás, ter uma outra missão a cumprir. Aqueles que podem esperar esse favor, não são, seguramente, nem os egoístas, nem os ambiciosos, nem os avaros, nem os ingratos, nem os ciumentos, nem os orgulhosos, nem os vaidosos, nem os hipócritas, nem os sensuais, nem nenhum daqueles que estão dominados pelo amor aos bens terrestres; a estes, talvez, seja preciso, ainda, longas e rudes provas. Isso depende de sua vontade.

« Última modificação: 27 de Março de 2010, 13:10:01 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 27 de Março de 2010, 16:18:39 »
A conformação dos corpos é quase a mesma desse mundo, mas é menos material, menos denso e de uma maior leveza específica. Ao passo que rastejamos penosamente na Terra, o habitante de Júpiter se transporta, de um lugar para outro, roçando a superfície do solo, quase sem fadiga, como o pássaro no ar ou o peixe na água. Sendo a matéria, da qual o corpo está formado, mais depurada, ela se dissipa, depois da morte, sem ser submetida à decomposição pútrida. Ali não existe a maioria das enfermidades que nos afligem, sobretudo aquelas que têm sua fonte nos excessos de todos os gêneros e na desordem causada pelas paixões. A alimentação está em relação com essa organização etérea; não seria bastante substanciosa para os nossos estômagos grosseiros, e a nossa seria muito pesada para eles; ela se compõe de frutas e plantas, e, aliás, haurem, de algum modo, a maior parte do meio ambiente do qual aspiram as emanações nutritivas.

entendo, micromegas, a velha tatica de "interpretar" o que o Rivail disse para tentar fazer parecer que ele não erou feio.

O corpo físico que você está citanto, acredito que é devido a uma pequena confusão que você esta fazendo entre corpo espiritual e corpo físico terrestre, ou seja, humano. Muitos céticos aqui sabem que o corpo espiritual pode ser mais denso ou mais sutil, conforme o adiantamento moral dos espíritos, mas isso não quer dizer que essa matéria densa seja como a nossa, e nem que podemos ve-la.
Perfeito, aqui voce tenta sem sucesso mudar a interpretação daspalavras do Rivail. Isso não corresponde ao que ele expressou em sua "obra" e é baseada como voce mesmo disso, no que voce acredita! Ou seja, voce quer que seja assim para poder manter a posição insustentável das merdas ditas pelo Rivail.

De fato obrigado pelo texto dele, demonstra bem a interpretação falha de um europeu do século 19.

Te todo esse lixo, separo o texto acima, mostrando algumas das bobagens dele e deixando claro que ele pensava que havia VIDA MATERIAL em Jupiter, eque eles se ALIMENTAVAM de frutas, etc.

Não existe vida material em Jupiter, Não existem plantas, não existem "emanações" nutritivas.  TIRO NO PÉ!!

Rivail demonstrou mais uma vez que eraapenas um europeu medíocre com um entendimento muito limitado daciencia.

Mais uma vez obrigado por ajudar a expor as incongluencias desta crença atrasada, eu não faria melhor sozinho.

E ainda tem o caso dos marcianos do Rivail, dos discos sólidos que são o anel de Satunoi, etc...

Segue um link se voce quizer saber de verdade sobre Jupiter, as informações dos "espíritos" parecem não ser confiáveis:
http://nautilus.fis.uc.pt/astro//mirror/solar/portug/jupiter.htm
« Última modificação: 27 de Março de 2010, 16:20:58 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #184 Online: 27 de Março de 2010, 17:01:48 »
A conformação dos corpos é quase a mesma desse mundo, mas é menos material, menos denso e de uma maior leveza específica. Ao passo que rastejamos penosamente na Terra, o habitante de Júpiter se transporta, de um lugar para outro, roçando a superfície do solo, quase sem fadiga, como o pássaro no ar ou o peixe na água. Sendo a matéria, da qual o corpo está formado, mais depurada, ela se dissipa, depois da morte, sem ser submetida à decomposição pútrida. Ali não existe a maioria das enfermidades que nos afligem, sobretudo aquelas que têm sua fonte nos excessos de todos os gêneros e na desordem causada pelas paixões. A alimentação está em relação com essa organização etérea; não seria bastante substanciosa para os nossos estômagos grosseiros, e a nossa seria muito pesada para eles; ela se compõe de frutas e plantas, e, aliás, haurem, de algum modo, a maior parte do meio ambiente do qual aspiram as emanações nutritivas.

entendo, micromegas, a velha tatica de "interpretar" o que o Rivail disse para tentar fazer parecer que ele não erou feio.

Perfeito, aqui voce tenta sem sucesso mudar a interpretação daspalavras do Rivail. Isso não corresponde ao que ele expressou em sua "obra" e é baseada como voce mesmo disso, no que voce acredita! Ou seja, voce quer que seja assim para poder manter a posição insustentável das merdas ditas pelo Rivail.

De fato obrigado pelo texto dele, demonstra bem a interpretação falha de um europeu do século 19.

Te todo esse lixo, separo o texto acima, mostrando algumas das bobagens dele e deixando claro que ele pensava que havia VIDA MATERIAL em Jupiter, eque eles se ALIMENTAVAM de frutas, etc.

Não existe vida material em Jupiter, Não existem plantas, não existem "emanações" nutritivas.  TIRO NO PÉ!!

Rivail demonstrou mais uma vez que eraapenas um europeu medíocre com um entendimento muito limitado daciencia.

Mais uma vez obrigado por ajudar a expor as incongluencias desta crença atrasada, eu não faria melhor sozinho.

E ainda tem o caso dos marcianos do Rivail, dos discos sólidos que são o anel de Satunoi, etc...

Segue um link se voce quizer saber de verdade sobre Jupiter, as informações dos "espíritos" parecem não ser confiáveis:
http://nautilus.fis.uc.pt/astro//mirror/solar/portug/jupiter.htm
Ok, meu caro.  Já estou satisfeito com os seus argumentos.  São opiniões suas e para refutá-las eu teria que me repetir.  O texto esta ai, e muito claro, se você faz questão de não entender eu não posso força-lo

Você deve ter visto o trailer do filme Nosso Lar, deve ter visto pessoas, objetos, construções, leptops, árvores, etc.. Nosso Lar é um Cidade Espiritual cituada em algum lugar acima do Rio de Janeiro. Poderia está cituada sobre Jupiter, Marte, ou outro lugar, isso não faria diferença. É dessa matéria que Kardec se refere, e que supostamente exista sobre Marte ou Jupiter. São Cidades Espirituais, mas que não a vemos.

abraços

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 27 de Março de 2010, 17:24:24 »
Ok, meu caro.  Já estou satisfeito com os seus argumentos.  São opiniões suas e para refutá-las eu teria que me repetir.  O texto esta ai, e muito claro, se você faz questão de não entender eu não posso força-lo

Você deve ter visto o trailer do filme Nosso Lar, deve ter visto pessoas, objetos, construções, leptops, árvores, etc.. Nosso Lar é um Cidade Espiritual cituada em algum lugar acima do Rio de Janeiro. Poderia está cituada sobre Jupiter, Marte, ou outro lugar, isso não faria diferença. É dessa matéria que Kardec se refere, e que supostamente exista sobre Marte ou Jupiter. São Cidades Espirituais, mas que não a vemos.

abraços

Micrômegas, o texto que o Contini postou é claro: nele fala explicitante que a conformação dos habitantes de Júpiter é quase a mesma da Terra. Fala que eles se alimentam de frutas e plantas.

Na época de Kardec, estes absurdos poderiam ser aceitáveis. Com o avanço da ciência, sabemos hoje que a vida em Júpiter é impossível, o mesmo para frutas e plantas existirem lá. Você, como todo crente fundamentalista, está tentando elaborar um ad hoc para encaixar as palavras do Kardec na realidade, e não admitir que ele falou merda, ou seja, tirou essa bobajada da cabeça atrasada dele e não de uma suposta orientação "superior".

Essa conversinha mole de "cidades espirituais" não cola, porque o texto colocado pelo Contini fala de pessoas com "quase a mesma" composição que os terráqueos, e se alimentando de plantas e frutas.

Mas é o esperado dos crentes fanáticos, preferem fugir à realidade sempre que confrontados com as besteiras que seus gurus ou livros sagrados contém. No confronto entre a realidade e a fantasia, dane-se a realidade, o que vale mesmo é validar minhas crenças sem fundamento.
"Deus prefere os ateus"

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #186 Online: 27 de Março de 2010, 17:53:21 »
Os livros de Kardec não desapareceram, estão ai, vão lá e pesquise, oras. Se acham que eu elaborei um ad hoc, para poder encaixar na doutrina, verão que futuramente os céticos que estão estudando o espiritismo vão ver que eu estou certo e vocês errados, porque tudo o que eu disse está condizente com os livros da codificação. Isso vai fazer vocês aceitar e digerir a força, como várias outras coisas que vocês já digeriram aqui, devido aos estudos de alguns céticos que aceitaram estudar. Em alguns devem ter causado má digestão, mas engoliram, não estão cometendo mais  os mesmo erros. É assim que as coisas são.

Quando a verdade quer passar, não tem obstáculo que a impessa. ela vai levando tudo que está a frente como uma avalhanche.

abraços
« Última modificação: 27 de Março de 2010, 21:52:33 por Micrômegas »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 27 de Março de 2010, 18:05:39 »
Ok, meu caro.  Já estou satisfeito com os seus argumentos.  São opiniões suas e para refutá-las eu teria que me repetir.  O texto esta ai, e muito claro, se você faz questão de não entender eu não posso força-lo

Sim, está muito claro! E enquanto voce não conseguir refutá-lo a conclusão mais lógica é a que o Rivail falou merda!
Realmente voce não me pode forçar aos mesmos malabarismos para não ver os fatos, assim como não espero fazê-lo ver a realidade.
Já disse Sagan e o crente tem uma profunda vontade de acreditar e voce ilustrou isso de forma muito clara.

Agora, eu te aconselho a não desfiar essas bobagens espíritas em um forum cético, a não ser que voce tenha algum mínimo argumento ou evidencia para discutirmos. Voce poderá ter algum retornoi frequentando foruns religiosos, como os espírita.  Isso vai evitar essas situações embaraçosas para voce.

Seja feliz com suas suspertições, boa sorte.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 27 de Março de 2010, 18:16:16 »
Os livros de Kardec não desapareceram, estão ai.
Os sudras hindus tambem.... E  eles são muito mais antigos. O deuses do sudra devem ser reais pelo seu raciocínio

futuramente os céticos que estão estudando o espiritismo vai ver que eu estou certo e vocês errados. Isso vai fazer vocês aceitar e digerir a força, como várias outras coisas que vocês já digeriram aqui. Em alguns devem ter causado má digestão, mas engoliram, não estão cometendo mais  os mesmo erros.

Voce deve estar se confundindo com algum forum crente, isso não aconteceu aqui.
Por favor, cite alguma coisa que tivemos que "digerir", proposta por algum crente espírita.

Aproveita e posta tambem quais seriam as supostas "falácias" que voce nos acusou de cometer, ainda estou aguardando.

O que ficou claro foi o malabarismo mental a que te obrigamos para tentar justificar as merdas do Rivail, e está cada vez mais embaraçoso para voce, sinto muito por isso.

Quando a verdade quer passar, não tem obstáculo que a impeça. ela vai levando tudo que está a frente como uma avalanche.
O mesmo acontece com a mentira e o engano, veja o caso das mentiras do Rivail, expostas aqui e em outros tópico, mas continuam ativas através de pessoas que não praticam o senso critico com suaspróprias crenças.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 27 de Março de 2010, 21:02:46 »
Se alguém quer acreditar que  "papai noel" existe, desejo a  essa pessoa felicidades, de coração. No entanto, se alguém aparece aqui  para nos dizer "papai noel" tem  casa no polo norte, usa um trenó bonitão e entrega presente para as crianças boazinhas só por que existem outras pessoas que acreditam nessas coisas ou por que está escrito em algum lugar que é assim, não vamos levar essa pessoa a sério a menos que ela nos mostre fatos e evidências confiáveis que provam que o "papai noel" existe mesmo.

Em cerca de 150 anos de espiritismo, nada foi provado e a existência de espiritos, infelizmente, nunca foi comprovada. É uma realidade dura, muitas vezes dificil de ser aceita principalmente quando envolve o pensamento desejoso da possibilidade do reencontro com as pessoas queridas que já morreram e pelo consolo de uma continuidade para esta vida.

É preciso entender que espiritismo fez sucesso quando foi codificado por Kardec por que estava razoavelmente ajustado ao modismo místico-esotérico que se disseminou na Europa em meados do séc. XIX até meados do séc. XX. O misticismo e o ocultismo ressurgiu nessa época com os trabalhos de Eliphas Levi, Helena Blavatsky, Papus, Aliester Crowley, Gurgieff, Ouspensky e outros. Convém deixar claro que o espiritismo não tinha nada de inédito pois trabalhos similares já circulavam na Europa, como os do cientista sueco Emanuel von Swedemborg (1668-1772) e de Andrew Jackson Davis - o vidente de  Poughkeepsie (http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrew_Jackson_Davis), cuja obra Principios da Natureza foi publicada em 1847, dez anos antes que os Livro dos Espíritos de Kardec. É inegável que a experiência pedagógica de Kardec com a publicação de 22 livros sobre gramática francesa, matemática e reforma educacional contribuiu para a expansão do espiritismo através do uso de linguagem simples, acessível e didática, capaz de tornar palatável qualquer besteira.  As  irmãs Fox (1848) colocaram a azeitona que faltava na empada de Kardec. Pouco tempo depois, dizia-se que dificilmente poderia se encontrar entre Montmartre e os Champs-Elyssés, uma mesa que não "girasse". Em 1888, as irmãs Fox confessaram a fraude, mas as mesas continuaram girando, apesar de Faraday ter provado em 1853 que a explicação espiritual se tratava de bullshit relacionado ao movimento ideomotor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_ideomotor). Em 1854, o "magnetizador" Fortier, amigo de Kardec,  disse a ele que as mesas, além de girarem, estavam "mandando" mensagens. E a xaropada ia de vento em popa. As pesquisas suspeitas de Crookes e seu envolvimento amoroso com a médium Florence Cook, a inacreditável credibilidade de Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, em espíritos fajutos e nas fadas fraudulentas de Conttingley (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fadas_de_Cottingley) e os milhares de casos de médiuns surprreendidos em flagrantes de fraudes foram destruindo qualquer possibilidade de considerar seriamente o espiritismo. No Brasil não foi diferente, mas não deixa de ser curioso como o espiritismo encontrou terreno fértil apesar de todo o seu mau cheiro enquando padecia num processo de morte lenta na Europa.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 27 de Março de 2010, 23:23:44 »
Os livros de Kardec não desapareceram, estão ai, vão lá e pesquise, oras. Se acham que eu elaborei um ad hoc, para poder encaixar na doutrina, verão que futuramente os céticos que estão estudando o espiritismo vão ver que eu estou certo e vocês errados, porque tudo o que eu disse está condizente com os livros da codificação. Isso vai fazer vocês aceitar e digerir a força, como várias outras coisas que vocês já digeriram aqui, devido aos estudos de alguns céticos que aceitaram estudar. Em alguns devem ter causado má digestão, mas engoliram, não estão cometendo mais  os mesmo erros. É assim que as coisas são.

Quando a verdade quer passar, não tem obstáculo que a impessa. ela vai levando tudo que está a frente como uma avalhanche.

abraços

Não, não, não.... Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. Não sei, e nem você também não sabe, muito menos, se amanhã atravessando a rua não possamos morrer atropelados.

PROVE HOJE! AGORA! JÁ!

Este lero-lero de "amanhã vocês vão ver", de "vão se arrepender amargamente" e de "vão aceitar na marra" são coisas que os crentes acéfalos jactam para nós, ateus... você, como espírita, precisa estar acima desta baboseira, mostrar-nos o quanto seu espírito é evoluído e quanto você é superior.

Não caia na vala comum... fica cômico!  :histeria:

É assim que as coisas realmente são.  :ok:

Ou não!  :P ::) :histeria:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #191 Online: 28 de Março de 2010, 01:32:25 »
...Em 1888, as irmãs Fox confessaram a fraude, mas as mesas continuaram girando, apesar de Faraday ter provado em 1853 que a explicação espiritual se tratava de bullshit relacionado ao movimento ideomotor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_ideomotor)....
Interessante você falar de Faraday. No livro As Mesas Girantes e o Espiritismo, que estou terminando de ler, em que o Sr. Zeus Wantuil fez algumas pesquisas de jornais da época, encontramos o seguinte, do final da pág. 105 à pág. 109:

Em 2 de julho de 1853, o periódico inglês Athenæum estampava um trabalho escrito por Faraday, então o mais ilustre físico e o mais hábil experimentador da Inglaterra, trabalho que reproduzia a comunicação que ele fizera à Sociedade Real de Londres a respeito das mesas girantes. Transcreveu-o in extenso, sob o título original - "Pesquisas experimentais sobre as mesas girantes", a revista Cosmos (tomo III), págs 96 a 101.

Faraday começa dizendo que desde o princípio achou que as mesas se moviam sob os dedos em consequência de uma ação mecânica ordinária exercida pelas pessoas situadas em torno delas, embora disso não soubessem conscientemente. Relaciona, a seguir, as experiências que levou a efeito com aparelhos construídos especialmente para o caso. Tendo-se utilizado de placas, formadas dos mais diferentes materiais sob o ponto de vista da eletricidade, e colocadas entre a mesa e os experimentadores, declarou jamais ter observado o menor traço de efeitos elétricos ou magnéticos.

Ensaios preliminares levaram-no a afirmar que uma única pessoa é suficiente para por a mesa em movimento, e que este movimento não era obrigatoriamente circular, mas que também podia produzir-se em linha reta. Contudo foi verificado por muitos estudiosos que, vez por outra, a mesa permanecia imóvel, e nem uma nem dez pessoas conseguiam imprimir-lhe o mais ligeiro movimento. Os fatos jogavam por terra a afirmativa teórica de Faraday, que na realidade nunca impusera suas próprias mãos sobre a mesa, como o faziam os verdadeiros experimentadores.

"Por mais que modificasse ao infinito o método de experimentação e o modo de observação - escrevia ele -, foi-me impossível perceber mesmo a mais leve indicação de que se tratasse de alguma força natural particular. Não percebia nem atrações, nem repulsões, nem força tangencial, nem qualquer coisa que não fosse uma pressão puramente mecânica exercida por inadvertência, ou sem consciência reflexa, pelo operador."

São os dedos e as mãos - conclui o famoso físico - que impulsionam a mesa, fazendo pressão sobre ela. E explicava que após longa espera os dedos e as mãos se tornam rígidos, entorpecidos, insensíveis, e em consequência exercem uma pressão que no fim de algum tempo adquire um grau de intensidade bem grande para por em movimento a mesa ou qualquer material colocado em cima dela.

Noutro lugar, repisava ele: "É para mim um fato demonstrado que a mesa gire sob as mãos de pessoas que o queiram, sem de modo algum suspeitarem que elas mesmas é que imprimem à mesa uma força mecânica vulgar."

Faraday terminava assim a longa exposição por ele enderaçada ao periódico Athenæum: "Estou um tanto confuso e envergonhado por ter sido levado a publicar essas pesquisas, porque acreditava ser desnecessária, na época atual, e nesta parte do mundo, tal publicação. Espero, contudo, que ela seja útil. Há pessoas que não convencerei, que amontoarão objeções sobre objeções; mas declaro, como me assiste o direito, que a elas não responderei. Firmei minhas convicções próprias como experimentador, e creio não estar mais obrigado a travar controvérsia sobre esse ponto, do mesmo modo que sobre várias outras questões científicas, a propósito das quais emiti opiniões diferentes das dos outros físicos, como por exemplo a essência da matéria, a inércia, a magnetização, a luz, etc., etc. Estas importantes questões serão decididas, em última instância, cedo ou tarde, pelo sufrágio universal, e a decisão quanto às mesas girantes não se fará esperar por muito tempo e ela justificará a exatidão de minhas explicações."

Não vamos reproduzir aqui as experiências realizadas por Faraday, especialmente as dos discos de papelão, que, embora engenhosos, pouco satisfizeram o próprio autor. Não o fazemos por desnecessário, pois que os fatos quase que imediatamente vieram patentear a fragilidade e precariedade de suas conclusões, que nem tempo tiveram para germinar, morrendo no nascedouro. Não lhe adiantou publicar, no mesmo ano de 1853, uma obra com as suas opiniões e intitulada - "The table turning delusion" e nem lhe aproveitaram os aplausos de alguns companheiros de lides científicas.

Acreditamos que tenha havido da parte de Faraday sinceridade e lealdade nas experiências que levou a efeito, apesar dos infelizes resultados. Apreciamos bastante a sua independência e superioridade de espírito ao se dispor a examinar o assunto em pauta, atitude que vários professores da Universidade de Edimburgo desdenharam tomar; mas discordamos do procedimento anticientífico e orgulhoso do ilustre físico, ao dizer que não se demoveria a responder às numerosíssimas objeções que certamente suscitaria. Que fazer, porém, se os fatos, "dotados de uma obstinação indiscreta", teimavam em contradizer as conclusões do sábio inglês? Ocultar tal verdade, só por motivo de acatamento e respeito? Ele os merece, não há dúvida, mas a Verdade deve brilhar mais alto. Bem lembradas aqui seriam essas palavras de Flammarion, outro sábio: "quando se trata de ideias novas, podem os maiores espíritos enganar-se."

Lembremos que o próprio Faraday (Eugène Nus, "Choses de l'autre monde", 2me. éd., pág. 150) empreendera forte campanha contra a abertura do Istmo de Suez, provando por a mais b, tal como anteriormente o fizera o grande engenheiro Lepère, que a união do Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho ocasionaria catastrófico dilúvio, sendo engolidas, pelas águas, grandes porções das terras que circundam o Mediterrâneo. Acreditava ele, depois de largos estudos, e conforme o eco das mais remotas tradições, que o Mar Vermelho estava sensivelmente acima do nível do Mar Mediterrâneo.

Tal afirmação foi posta por terra por alguns oficiais da marinha inglesa, e em 1859 Fernando de Lesseps dava início a uma das obras mais grandiosas do século XIX, a construção do Canal de Suez, que foi oficialmente inaugurado em 1869.

L'Illustration de 9 de julho de 1853, pág. 27, extrai também do Athenæum a doutrina de Faraday concernente às mesas, e no seu número de 23 de julho, pág. 59, publica novo artigo sobre o mesmo assunto, traduzido do Fraser's Magazine. Aí, as ideias expostas estão calcadas nas de Faraday, e demasiado será repeti-las, portanto.

"Foi um espetáculo deplorável - escreveu o Marquês de Mirville - ver um homem como o Sr. Faraday comprometer a sua grande e justa reputação europeia com uma leviandade que a um aluno não se perdoaria. Se ao menos ele se tivesse dignado experimentar por si mesmo, não se contentando com o papel de observador!... Porque, afinal, já que ele admitia uma realidade física e pretendia apresentar a explicação à Sociedade Real de Londres, em que lhe seria desonroso se assentasse burguesmente (1) junto a uma dessas mesas que preocupavam toda a Europa? Não se entregou ele diariamente a experiências bem mais burguesas e mil vezes menos importantes?"
(grifos em negrito e sublinhado meus)

No mesmo trecho, uma nota de rodapé acerca do termo "burguesmente":

(1)Expressão usada por Foucault no folhetim científico do "Journal des Débats" de 15 de julho de 1853, num escrito sobre as mesas girantes: "Guardais-vos de supor que o grande físico (Faraday) se tenha burguesmente instalado diante de uma mesa pé-de-galo com o fim de fazê-la girar sob a imposição de suas próprias mãos."

"Ah! se ele o tivesse feito - comentou Mirville -, é provável que teria dito inteiramente o contrário daquilo que sua abstenção o fez dizer, e sua dignidade não se encontraria tão mal."

"Burguesmente, palavra que me agrada muito - escreveu Eugênio Nus -; mas, se eu fosse Faraday, ou mesmo algum físico ainda mais ilustre, eu teria preferido experimentar burguesmente as coisas por mim mesmo, a me expor a cientificamente malhar em ferro frio."

E o Conde Agénor de Gasparin, não resistindo também à citada observação de Foucault, lamentava: "De duas próprias mãos: Ah! é precisamente isto que faltou ao Sr. Faraday. Se ele houvesse condescendido com os simples mortais, servindo-se, como eles, de suas próprias mãos, talvez evitasse comprometer um belo renome científico com a descoberta de pretensa demonstração que não demonstra nada e que não se aplica a coisa alguma." (Nota de Z.W.)
(grifos originais)

Fonte: As Mesas Girantes e o Espiritismo, autor Zeus Wantuil, Editora FEB, 1958, págs. 105 a 109.

É claro que Faraday, sábio químico e físico inglês, membro da Sociedade Real de Londres, "era um cara sério" e, claro, não poderia se enganar acerca de um assunto tão simplóreo e embaraçoso para aquela época atual, naquela parte do mundo.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 28 de Março de 2010, 09:17:50 »
[...]
Ensaios preliminares levaram-no a afirmar que uma única pessoa é suficiente para por a mesa em movimento, e que este movimento não era obrigatoriamente circular, mas que também podia produzir-se em linha reta. Contudo foi verificado por muitos estudiosos que, vez por outra, a mesa permanecia imóvel, e nem uma nem dez pessoas conseguiam imprimir-lhe o mais ligeiro movimento. Os fatos jogavam por terra a afirmativa teórica de Faraday, que na realidade nunca impusera suas próprias mãos sobre a mesa, como o faziam os verdadeiros experimentadores.
[...]

1) Quais são os estudiosos (referências)?

[...]
"Foi um espetáculo deplorável - escreveu o Marquês de Mirville - ver um homem como o Sr. Faraday comprometer a sua grande e justa reputação europeia com uma leviandade que a um aluno não se perdoaria. Se ao menos ele se tivesse dignado experimentar por si mesmo, não se contentando com o papel de observador!... Porque, afinal, já que ele admitia uma realidade física e pretendia apresentar a explicação à Sociedade Real de Londres, em que lhe seria desonroso se assentasse burguesmente junto a uma dessas mesas que preocupavam toda a Europa? Não se entregou ele diariamente a experiências bem mais burguesas e mil vezes menos importantes?"
[...]

2) Por que tais "experimentos comprovados cientificamente", segundo a visão espírita, não são hoje reproduzíveis em situações controladas em unidades de pesquisa de primeira linha?

3) Como explicar à luz da razão que alguém que tenha capacidade de contactar o "além-mundo material", e portanto capaz de "receber sabedoria em escala inimaginável" tenha escrito textos que eram, mesmo para a época, considerados racistas e preconceituosos?

4) Como explicar à luz da razão que alguém que tenha capacidade de contactar o "além-mundo material", e portanto capaz de "receber conhecimento científico em escala inimaginável" tenha escrito textos que eram, mesmo para a época, considerados como pouco plausíveis e que são hoje considerados como errados pelo 'mainstream' científico?

Perguntas feitas. Respostas aguardadas.

P.S. A vertente alegadamente científica do espiritismo é tão inconsistente que até mesmo um pessoal tosco como o da Associação Monfort (católicos ultraconservadores) consegue refutá-la satisfatoriamente.
« Última modificação: 28 de Março de 2010, 12:10:12 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 28 de Março de 2010, 09:21:01 »
 Muito esclarecedor.

:histeria: :histeria: :histeria:

Tá bom...Então o Faraday era um iludido meio bobão e os espíritos moviam as mesas. Bons mesmo eram Crookes que andava de braços dados com o espírito materializado de Kate King, Flammarion que dizia que outros planetas eram habitados, Conan Doyle que escreveu coisas sérias sobre fadas e duendes e outros tantos que confirmaram a existência do mundo espiritual.

O melhor caminho para se buscar a verdade sobre o espiritismo é mesmo ler e levar a sério os livros publicados pela Federação Espírita Brasileira (FEB).

Boa leitura Leafar.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 28 de Março de 2010, 09:37:05 »
Respostas Leafarianas:

1) Quais são os estudiosos (referências)?
Resposta:  Não vou ficar aqui me repetindo. Você não leu os meus posts? Vou dar uma dica: Revista Espírita.

2) Por que tais "experimentos comprovados cientifcamente", segundo a visão espírita, não são hoje reproduzíveis em situações controladas em unidades de pesquisa de primeira linha?
Resposta: Por que os espíritos não querem, mas você pode tentar convencê-los.

3) Como explicar à luz da razão que alguém que tenha capacidade de contactar o "além-mundo material", e portanto capaz de "receber sabedoria  em escala inimaginável" tenha escrito textos que eram, mesmo para a época, considerados racistas e preconceituosos?
Resposta: Não vou responder por que não quero levar outro cartão amarelo e ser novamente ameaçado de expusão do fórum por racismo.

4) Como explicar à luz da razão que alguém que tenha capacidade de contactar o "além-mundo material", e portanto capaz de "receber conhecimento científico em escala inimaginável" tenha escrito textos que eram, mesmo para a época, considerados como pouco plausíveis e que são hoje considerados como errados pelo 'mainstream' científico?
Resposta: Espíritos brincalhões gostam de fazer farra, Kardec disse para não levarmos eles a sério. Apenas os espíritos superiores são dotados da sabedoria que os impede de interferir na nossa evolução.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #195 Online: 28 de Março de 2010, 10:04:41 »
Muito esclarecedor.

Tá bom...Então o Faraday era um iludido meio bobão e os espíritos moviam as mesas. Bons mesmo eram Crookes que andava de braços dados com o espírito materializado de Kate King, Flammarion que dizia que outros planetas eram habitados, Conan Doyle que escreveu coisas sérias sobre fadas e duendes e outros tantos que confirmaram a existência do mundo espiritual.
Pois é, se Crookes tivesse sido um físico do cabedal de Faraday, e tivesse feitos outras realizações mais grandiosas no campo da física, quem sabe poderíamos também dizer dele, assim como de Faraday, que ele jamais poderia se enganar sobre essas questões espiritualistas.

O melhor caminho para se buscar a verdade sobre o espiritismo é mesmo ler e levar a sério os livros publicados pela Federação Espírita Brasileira (FEB).
Velha tática! Não se pode desqualificar a pesquisa, desqualifica-se o pesquisador (e claro, a editora). Talvez se a mesma pesquisa tivesse outra assinatura fosse levada mais a sério. Puro critério da autoridade! Pura contradição!

A pior coisa que pode acontecer a um homem é ser apanhado no mesmo tipo de erro que condena nos outros!

Um bom dia pra você também.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 28 de Março de 2010, 10:05:34 »
Faraday terminava assim a longa exposição por ele enderaçada ao periódico Athenæum: "Estou um tanto confuso e envergonhado por ter sido levado a publicar essas pesquisas, porque acreditava ser desnecessária, na época atual, e nesta parte do mundo, tal publicação. Espero, contudo, que ela seja útil. Há pessoas que não convencerei, que amontoarão objeções sobre objeções; mas declaro, como me assiste o direito, que a elas não responderei. Firmei minhas convicções próprias como experimentador, e creio não estar mais obrigado a travar controvérsia sobre esse ponto, do mesmo modo que sobre várias outras questões científicas, a propósito das quais emiti opiniões diferentes das dos outros físicos, como por exemplo a essência da matéria, a inércia, a magnetização, a luz, etc., etc. Estas importantes questões serão decididas, em última instância, cedo ou tarde, pelo sufrágio universal, e a decisão quanto às mesas girantes não se fará esperar por muito tempo e ela justificará a exatidão de minhas explicações."

Acreditamos que tenha havido da parte de Faraday sinceridade e lealdade nas experiências que levou a efeito, apesar dos infelizes resultados. Apreciamos bastante a sua independência e superioridade de espírito ao se dispor a examinar o assunto em pauta, atitude que vários professores da Universidade de Edimburgo desdenharam tomar; mas discordamos do procedimento anticientífico e orgulhoso do ilustre físico, ao dizer que não se demoveria a responder às numerosíssimas objeções que certamente suscitaria. Que fazer, porém, se os fatos, "dotados de uma obstinação indiscreta", teimavam em contradizer as conclusões do sábio inglês? Ocultar tal verdade, só por motivo de acatamento e respeito? Ele os merece, não há dúvida, mas a Verdade deve brilhar mais alto. Bem lembradas aqui seriam essas palavras de Flammarion, outro sábio: "quando se trata de ideias novas, podem os maiores espíritos enganar-se."
Faraday não falou que suscitaria numerosíssimas objeções, ele falou que se amontoariam objeções sobre objeções. Vou traduzir a declaração de Faraday para você e o autor:

"Como eu já descartei por meio de experimentos que existam fenômenos elétricos e magnéticos presentes e demonstrei também por meio de experimentos (dos discos de papelão) que a força que mexe a mesa parte dos dedos dos médiuns, então minha conclusão como experimentador está dada. Portanto, não vou mais me dar ao trabalho de ficar respondendo ao mimimi e ao nhem nhem nhem que certamente irá surgir por parte dos espíritas."

É claro que Faraday, sábio químico e físico inglês, membro da Sociedade Real de Londres, "era um cara sério" e, claro, não poderia se enganar acerca de um assunto tão simplóreo e embaraçoso para aquela época atual, naquela parte do mundo.
Engano seu. Esse é o pensamento típico religioso, não científico. São os seguidores religiosos que acham que Maomé, o Papa, Kardec não poderiam se enganar porque estavam sendo guiados por um conhecimento superior e ficam inventando desculpas e mais desculpas para continuar justificando aquelas palavras que não se sustentam mais frente ao avanço do conhecimento.

As conclusões de um cientista não são levadas em consideração por que ele "é um cara sério", mas porque elas são consistentes com os experimentos e estes são reprodutíveis. A discussão é intensa no campo científico, mesmo sobre os paradigmas já consagrados.

Ou seja, Faraday não se enganou, mas não porque ele era "um cara sério", mas porque ele demonstrou experimentalmente que o assunto simplório era apenas isso, um assunto simplório que se resumia a dedos mexendo a mesa de forma inconsciente. E nenhum espírita conseguiu refutá-lo experimentalmente, apenas conseguiram ficar de mimimi e nhem nhem nhem até hoje, como ele previu em suas palavras (quem disse que ele era apenas experimentador e não sabia fazer previsões teóricas?).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 28 de Março de 2010, 10:39:27 »
Leafar,

Já mostrei aqui que Crookes nunca se conformou com a morte de seu irmão mais novo ocorrida durante a instalação de um cabo telegráfico no Mar do Norte. Antes de se envolver com pesquisas mediúnicas, Crookes já frequentava sessões espíritas em busca de contato com o irmão falecido. Crookes era um espírita convicto e começou a destruir sua reputação conquistada na Academia pelo seu envolvimento nada científico com as questões espirituais. Vale lembrar que se envolveu amorosamente com a bela médium Florence Cook, que estava envolvida com um circulo de vigaristas com registro na polícia. Os estudos das materializações de Kate King são ridículos e fica até dificil acreditar que foram desenvolvidos pela mesma pessoa que se dedicou ao estudo dos tubos de raios catódicos. Crookes teve trabalhos rejeitados para publicação. Portanto, não se pode comparar Crookes, um crente obsecado pela vida após a morte com Faraday, um cientista que demonstrou imparcialidade no estudo das mesas girantes.

Em relação à FEB, quis dizer é que impossível achar nos livros que ela publica qualquer coisa que possa colocar em dúvida o espiritismo. Lendo apenas os livros da FEB você vai continuar sempre com a mesma versão da história. Não se trata de desmerecer a editora, mas de reconhecer que ela desempenha muito bem o papel de defender a todo custo o espiritismo, e isso fica claramente evidenciado na lista de obras que ela publica.
« Última modificação: 28 de Março de 2010, 13:37:48 por Gigaview »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 28 de Março de 2010, 10:40:37 »
Meu caro, entenda  que Kardec fala nesse texto, e, em outros, sobre a existência de vida em outros mundos, é análogo ao que Carl Sagan fala sobre a hipótese de haver vida fora da terra. Carl Sagan tem certeza que existe, no entanto ele não afirma, porque sabe que o mundo ciêntífico não está pronto para tais afirmações diretas, eles precisam de provas mais palpáveis, e devido a vários outros fatores. O que você está fazendo é o mesmo que eu poderia fazer lhe pedindo uma prova das suposições de Carl Sagan e outros. Você as teria essas provas como as querem que eu lhe dou?

Kardec está fazendo a mesma coisa - ele tem certeza - mas ele não pode afirmar devido aos mesmo fatores citados acima. Entretanto, em momento algum ele afirma que exita vida como a nossa em Marte. Se você diz que ele afirma, mostre onde, oras, e para de ficar jogando essas coisas no ar para me dar o trabalho de ir pegar os textos onde prova que é apenas uma falta de conhecimento (ou querer distocer para dizer que ele está afirmando)  na questão por sua parte.

O corpo físico que você está citanto, acredito que é devido a uma pequena confusão que você esta fazendo entre corpo espiritual e corpo físico terrestre, ou seja, humano. Muitos céticos aqui sabem que o corpo espiritual pode ser mais denso ou mais sutil, conforme o adiantamento moral dos espíritos, mas isso não quer dizer que essa matéria densa seja como a nossa, e nem que podemos ve-la. Esses corpos é o que diferencia os espiritos mais adiantados dos mais atrasados. É por esse motivo que os espíritos mais adiantados veem os mais atrasados, por causa do seu corpo denso,  entretanto, os mais atrasados não conseguem ver os mais adiantados, por causa dos corpos mais sutis. Essa comparação não se aplica à terra, e a outros mundos que possa haver vida como a nossa ( Não é o caso de Marte) pois tanto espíritos mais atrasados, como mais adiantas se empregam desse corpo terrestre para cumprir missões, expiar faltas, pagar dívidas etc. (O Filme Nosso Lar vai acabar com essa confusão toda)

Abaixo está todo o texto onde Kardec fala sobre Marte, tirei apenas algumas descrições dos planetas citados, para não ficar demasiadamente longo, e marquei como negrito partes interessantes para ajudar em sua análise. Se quiser conferir, a fonte está ai.  A mim parece (Não tenho certeza, pois faz muito tempo que eu lia a R.E) que é somente nessa edição da revista espírita, ou seja, 1958, que Kardec comenta ditações da vida em Marte. Outras fontes eu não lembro ou desconheço. Há outras de outros autores, como Ramantis e outros, mas atribuir esses a Kardec é muita falta de conhecimento.

Abraços

REVISTA ESPIRITA 1958
JÚPITER E ALGUNS OUTROS MUNDOS.
(pag.67 a 73)

Tradução: SALVADOR GENTILE  
Revisão: ELIAS BARBOSA
           1a edição - 1.000 exemplares - 1993  
            2a edição -   300 exemplares - 2001  
            © 1993  Instituto de Difusão Espírita
(pag. Para pesquisa 47 a 51)

Antes de entrarmos nos detalhes das revelações que os Espíritos nos fizeram, sobre o estado dos diferentes mundos, vejamos a quais conseqüências lógicas poderemos chegar, por nós mesmos e unicamente pelo raciocínio. Reportando-se à escala espírita que demos no precedente número, pedimos às pessoas desejosas de aprofundarem seriamente essa ciência nova, estudarem com cuidado esse quadro e dele se compenetrarem; nele encontrarão a chave de mais de um mistério.
O mundo dos Espíritos se compõe de almas de todos os humanos desta Terra e de outras esferas, desligadas dos laços corporais; do mesmo modo, todos os humanos são animados por Espíritos neles encarnados. Há, pois, solidariedade entre os dois mundos: os homens terão as qualidades e as imperfeições dos Espíritos com os quais estão unidos; os Espíritos serão mais ou menos bons ou maus, segundo os progressos que tiverem feito durante a sua existência corporal. Essas poucas palavras resumem toda a doutrina. Como os atos dos homens são o produto do seu livre arbítrio, levam a marca da perfeição ou da imperfeição do Espírito que os provocam. Ser-nos-á, pois, muito fácil fazermos uma idéia do estado moral de um mundo qualquer, segundo a natureza dos Espíritos que o habitem; poderemos de algum modo, descrever a sua legislação, traçar o quadro dos seus costumes, dos seus usos, das suas relações sociais. Suponhamos, pois, um globo habitado, exclusivamente, por Espíritos da nona classe, por Espíritos impuros, e a ele nos transportemos pelo pensamento. Nele veremos todas as paixões desencadeadas e sem freio; o estado moral no último grau de embrutecimento; a vida animal em toda a sua brutalidade; nada de laços sociais, porque cada um não vive e não age senão para si e para satisfazer os seus apetites grosseiros; o egoísmo nele reina com soberania absoluta, e arrasta consigo o ódio, a inveja,o ciúme, a cupidez, a morte.

As conseqüências que tiramos, desses quadros, embora apresentadas de um modo hipotético, não deixam de ser perfeitamente racionais, e, cada um pode deduzir o estado social de um mundo qualquer, segundo a proporção dos elementos morais dos quais se o supõe composto. Vimos que, abstração  feita da revelação dos Espíritos, todas as probabilidades são para a pluralidade dos mundos; ora, não é menos racional pensar que todos não estão num mesmo grau de perfeição, e que, por isso mesmo, nossas suposições podem muito bem ser realidades. Não os conhecemos, senão o nosso, de um modo positivo. Que categoria ele ocupa nessa hierarquia? Ah! basta considerar o que aqui se passa para ver que está longe de merecer a primeira categoria, e estamos convencidos de que, lendo estas linhas, já se lhe terá marcado seu lugar. Quando os Espíritos nos dizem que estão, senão na última, pelo menos nas últimas, o simples bom senso nos diz, infelizmente, que não se enganam; temos muito a fazer para elevá-lo à categoria daquele que escrevemos em último lugar, e temos muita necessidade que o Cristo venha nos mostrar o caminho.

Quanto à aplicação, que podemos fazer, do nosso raciocínio, aos diferentes globos do nosso turbilhão planetário, não temos senão os ensinamentos dos Espíritos; ora, para quem não admite senão provas palpáveis, é positivo que sua asserção, a esse respeito, não tenha a certeza da experimentação direta.
No entanto, não aceitamos, todos os dias com confiança as descrições, que os viajantes nos fazem, de países que jamais vimos? Se nós não devêssemos crer senão por nossos olhos, não creríamos em grande coisa. O que dá aqui, um certo peso ao dizer dos Espíritos, é a correlação que existe entre eles, pelo menos nos pontos principais. Para nós, que fomos cem vezes testemunhas dessas comunicações, que pudemos apreciá-las em seus menores detalhes, que nelas escrutamos o forte e o fraco, observamos as semelhanças e as contradições, encontramos todos os caracteres da probabilidade; todavia, não lhes damos senão sob benefício de inventário, a título de notícias, aos quais cada um está livre para ligar a importância que julga adequada. Segundo os Espíritos, o planeta Marte seria ainda menos avançado do que a Terra; os Espíritos que nele estão encarnados pareceriam pertencer, quase exclusivamente, à nona classe, a dos Espíritos impuros, de sorte que o primeiro quadro, que demos acima, seria a imagem desse mundo. Vários outros pequenos globos estão, com algumas nuanças, na mesma categoria. A Terra viria em seguida; a maioria de seus habitantes pertence, incontestavelmente, a todas as classes da terceira ordem, e a parte menor às últimas classes da segunda ordem. Os Espíritos superiores, os da segunda e da terceira classe, nela cumprem, algumas vezes, uma missão de civilização e progresso, e são exceções. Mercúrio e Saturno vêm depois da Terra. A superioridade numérica de bons Espíritos lhes dá a preponderância sobre os Espíritos inferiores, do que resulta uma ordem social mais perfeita, relações menos egoístas, e, por conseqüência, uma condição de existência mais feliz. A Lua e Vênus estão quase no mesmo grau e, sob todos os aspectos, mais avançados do que Mercúrio e Saturno. Juno (Juno é o nome de uma divindade itálica. Deve ter ocorrido um lapso do autor, uma vez que não ha, no nosso sistema solar, nenhum planeta com este nome. N. do T. ) e Urano seriam ainda superiores a esses últimos. Pode-se supor que os elementos morais, desses dois planetas, são formados das primeiras classes da terceira ordem e, na grande maioria, de Espíritos da segunda ordem. Os homens, neles, são infinitamente mais felizes do que sobre a Terra, pela razão de que não têm nem as mesmas lutas a sustentar, nem as mesmas tribulações a suportar, e não estão expostos às mesmas vicissitudes físicas e morais.

De todos os planetas, o mais avançado, sob todos os aspectos, é Júpiter. Ali, é o reino exclusivo do bem e da justiça, porque não há senão bons Espíritos. Pode-se fazer um idéia do feliz estado dos seus habitantes pelo quadro que demos do mundo habitado sem a participação dos Espíritos da segunda ordem.

A superioridade de Júpiter não está somente no estado moral dos seus habitantes; está, também, na sua constituição física. Eis a descrição que nos foi dada, desse mundo privilegiado, onde encontramos a maioria dos homens de bem que honraram nossa Terra pelas suas virtudes e seus talentos.

A conformação dos corpos é quase a mesma desse mundo, mas é menos material, menos denso e de uma maior leveza específica. Ao passo que rastejamos penosamente na Terra, o habitante de Júpiter se transporta, de um lugar para outro, roçando a superfície do solo, quase sem fadiga, como o pássaro no ar ou o peixe na água. Sendo a matéria, da qual o corpo está formado, mais depurada, ela se dissipa, depois da morte, sem ser submetida à decomposição pútrida. Ali não existe a maioria das enfermidades que nos afligem, sobretudo aquelas que têm sua fonte nos excessos de todos os gêneros e na desordem causada pelas paixões. A alimentação está em relação com essa organização etérea; não seria bastante substanciosa para os nossos estômagos grosseiros, e a nossa seria muito pesada para eles; ela se compõe de frutas e plantas, e, aliás, haurem, de algum modo, a maior parte do meio ambiente do qual aspiram as emanações nutritivas. A duração da vida é, proporcionalmente, muito maior que sobre a Terra; a média eqüivale a cinco dos nossos séculos. O desenvolvimento também é muito mais rápido, e a infância dura apenas alguns de nossos meses.

O planeta Júpiter, apesar do quadro sedutor que dele nos foi dado, não é o mais perfeito entre os mundos. Há outros, desconhecidos para nós, que lhes são bem superiores, no físico e no moral, e cujos habitantes gozam de uma felicidade ainda mais perfeita; lá é a morada dos Espíritos mais elevados, cujo envoltório etéreo nada mais tem das propriedades conhecidas da matéria.

Várias vezes, perguntaram-nos se pensamos que a condição do homem nesse mundo é um obstáculo absoluto a que pudesse passar, sem intermediário, da Terra para Júpiter. A todas as questões que tocam à Doutrina Espírita, jamais respondemos segundo as nossas próprias idéias, contra as quais estamos sempre desconfiando. Limitamo-nos a transmitir o ensinamento que nos foi dado, ensinamento que não aceitamos com leviandade e com um entusiasmo irrefletido. À questão acima, respondemos simplesmente, porque tal blá,blá,blá....

Mocrômegas,

Deixe sua interpretação pessoal de lado!

Está claro, eu até grifei!!!!

Escrever um post enorme não vai mudar os fatos.

Rivail falou MERDA!
E voce simplesmente não pode mudar o sentido do que ele escreveu com seus malabarismos mentais... Voce está se embaraçando cada vez mais!!

Poste algo baseado emn argumentos ou evidencias, por favor! Não interessa a sua opinião pessoal. Eu não emiti a minha opinião para voce, apenas os fatos. Por favor faça o mesmo e pare de  ficar insistindo no que já foi refutado, ao menos que voce tenha uma contra refutação!

A propósito, voce está esquecendo de citar as falácias das quais voce nos acusou! Quais seriam mesmo!

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #199 Online: 28 de Março de 2010, 11:48:31 »
...Em 1888, as irmãs Fox confessaram a fraude, mas as mesas continuaram girando, apesar de Faraday ter provado em 1853 que a explicação espiritual se tratava de bullshit relacionado ao movimento ideomotor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_ideomotor)....
Interessante você falar de Faraday. No livro As Mesas Girantes e o Espiritismo, que estou terminando de ler, em que o Sr. Zeus Wantuil fez algumas pesquisas de jornais da época, encontramos o seguinte, do final da pág. 105 à pág. 109:

blablabla mimimi (grifos em negrito e sublinhado meus)

No mesmo trecho, uma nota de rodapé acerca do termo "burguesmente":

blablabla mimimi(grifos originais)

Fonte: As Mesas Girantes e o Espiritismo, autor Zeus Wantuil, Editora FEB, 1958, págs. 105 a 109.

Um abraço.

Algo mais?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x