Autor Tópico: Geologia - Refutação, em bases geológicas, de textos criacionistas  (Lida 103547 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re:Geologia - Refutação em bases geológicas de textos criacionistas
« Resposta #400 Online: 07 de Outubro de 2013, 22:52:23 »
Lies com um significado totalmente diferente de "mentiras"... :|  é novo pra mim (bem que podia cair na prova  :twisted: ) ...

Mas o problema do docdeoz não é só misinterpretation da língua inglesa mas de toda a biologia, ele faz uma mistura com a seleção natural, teoria de evolução, bactérias.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #401 Online: 07 de Outubro de 2013, 23:46:30 »
To lie também é jazer, estar deitado
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #402 Online: 08 de Outubro de 2013, 11:28:21 »
Comumente (ou estereotipicamente/cliche-zisticamente) usado em lápides, e também tendo o significado de "sexo", mais comumente na forma "laid", "get laid", que praticamente não tem duplo sentido, embora já tenha visto um ou outro trocadilho de duplo sentido com "lie".

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #403 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:01:18 »
O resumo da argumentação é claro- se não houvesse qualquer DÚVIDA a respeito das datações fósseis, elas não seriam questionadas...

Quanto a um texto em inglês, vou mandar o de Ridley, em Evolução.

e parem de usa o Ad hominem, e argumentem...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #404 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:14:04 »
15.13 Molecular evidence successfully challenged
paleontological evidence in the analysis of human
phylogenetic relations

It is always interesting when two independent lines of evidence, from very different
fields, are applied to the same question. This sections looks at a conflict between fossil
and molecular evidence concerning the time of origin of the human evolutionary
lineage.

Mark Ridley-Evolution-3º ed.

“Ramapithecus” (which is now classified in the genus Sivapithecus) is a group of
fossil apes that lived about 9–12 million years ago. Until the late 1960s, almost all
closely related to Homo than to chimpanzees and gorillas (Figure 15.25a). (Hominoids
(formally superfamily Hominoidea) are the group of all great apes, including humans;
hominins (formally subfamily Homininae) are the narrower group of Homo and the
australopithecines.) Ramapithecus and Homo apparently shared a number of derived
characters. For example, Homo has a rounded, “parabolic” dental arcade, whereas
chimps have a more pointed dental arcade. The dental arcade of Ramapithecus was initially
thought to be shaped more like Homo. Secondly, Ramapithecus’s canine teeth
were thought to be relatively diminished compared with its other teeth, as in Homo but
unlike chimps (in which the canines, especially in males, are large). Thirdly, Homo and
Ramapithecus were thought to share, as a derived condition, a thickened layer of tooth
enamel, unlike the thinner layer in other apes (and which was thought to be the condition
in the ancestors of the Homininae).
This morphological and paleontological argument for a relation between Homo
and Ramapithecus has a classic form: a set of character states are shown to be shared
uniquely by these two species, and the characters are derived within the larger group
of Hominoidea. The corollary was that the human lineage must have split from the
great apes at least 12 million years ago, because Ramapithecus is nearer to us than to the great apes.
In the early 1960s, Goodman (1963) first demonstrated the molecular similarity of
humans and other great apes; but the molecular argument for a recent human–ape split
was most influentially made in a paper by Sarich & Wilson (1967). Sarich and Wilson
used an immunological distance measure. The method is similar in philosophy to DNA
hybridization, but differs in the exact molecule used.

segue...

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #405 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:21:50 »
Isso não é debate.
Isso está na mesma família do SPAM.
O fórum está servindo de terreno baldio e estão jogando de tudo aqui dentro.
Causa até ambiguidades e redundâncias nos mecanismos de busca do CC, dificultando quem realmente procura por algo.

Acho que a moderação está tirando um cochilo.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #406 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:25:04 »
To measure immunological distance, Sarich and Wilson first made an antiserum
against human albumin by injecting human albumin into rabbits (albumin is a common
protein which circulates in the blood). They then measured how much that antiserum
cross-reacted with the albumin of other species, such as chimps, gorillas, and
gibbons. The antiserum recognizes the albumins of closely related species, because they
are similar to human albumin; but it does not recognize them quite as efficiently as it
does human albumin. The degree of cross-reactivity gives a measure of the immunological
distance (ID) between a pair of species. ID increases among phylogenetically
more distant relatives, and the relative rate test (Box 7.2, p. 166) suggests that ID
increases at a constant rate through time; immunological distance is a sort of molecular
clock. The clock can be calibrated using the fossil record for some of the studied species,
and the ID can then be used to estimate the divergence time for other pairs of species.
The results of this method suggest that Homo and the other great apes have too short
an ID to fit with a pre-Ramapithecus divergence: Sarich and Wilson suggested humans
and chimps diverged only about 5 million years ago. Subsequent molecular work has
supported them. The DNA hybridization results that we looked at earlier suggest a similar,
if perhaps slightly older, figure (see Figure 15.12), and other molecules suggest a
figure of 3.75–4 million years. The corollary is that if Homo diverged from chimps and
gorillas 5 million years ago, it cannot be more closely related to Ramapithecus than to
the living great apes. The phylogeny must be more like Figure 15.25b.
So the molecular and fossil evidence disagreed. A controversy began, in which both
the molecular and morphological evidence was challenged (often by experts in the
other field). The controversy has now been settled (with a few dissenters) in favor of
the original molecular evidence.
:susto: :oba:The morphological characters previously believed
to show a relation between Homo and Ramapithecus succumbed to reanalysis. The
dental arcade of Ramapithecus had been wrongly reconstructed (originally by combining
parts from different specimens). The reduced canine teeth may be because the
fossil Ramapithecus specimens were female. Martin (1985) finally removed the last
important character a thickened enamel a by reinterpreting it as an ancestral character.
Moreover, when Ramapithecus was compared with another fossil (Sivapithecus)
that was generally accepted to be a close relative of the orang-utan, and with the
orang-utan itself, it was found to show clear similarities to them. The specimens
formerly classified as Ramapithecus are now usually included in the genus Sivapithecus,
which in turn is thought to be a close relative of the ancestors of modern orang-utans
(Figure 15.25b).
In summary (simplifying things a little), molecular evidence helped to inspire a
reanalysis of the fossil evidence for human origins :wink: :?a with the result that a figure of
about 5 million years, and at any rate in the 4–8 million year range, is now widely
accepted for the time of origin of the hominin lineage.

pag. 460-463.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #407 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:27:12 »
Isso não é debate.
Causa até ambiguidades e redundâncias nos mecanismos de busca do CC, dificultando quem realmente procura por algo.

Eu vi muito flood no ambiente antes de postar.

Esperei três dias antes da nova postagem, e você não foi educado o suficiente para eu terminar de postar o texto.

São grandes, o assunto é extenso...

Sobre o livro do Mark Ridley, eu tenho ele em português se alguém duvida de meus dons linguísticos...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #408 Online: 08 de Outubro de 2013, 13:29:33 »
Lies com um significado totalmente diferente de "mentiras"... :|  é novo pra mim (bem que podia cair na prova  :twisted: ) ...

Mas o problema do docdeoz não é só misinterpretation da língua inglesa mas de toda a biologia, ele faz uma mistura com a seleção natural, teoria de evolução, bactérias.

Isso lá é comentário? Derruba as colocações, são grandes pelo propósito único de eu não ser acusado de MENTIROSO..

Vão estudar o assunto. comprem o livro Evolução do Mark Ridley e leiam. custa uns 135 paus...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #409 Online: 08 de Outubro de 2013, 14:21:03 »
Vão estudar o assunto. comprem o livro Evolução do Mark Ridley e leiam. custa uns 135 paus...

Argumentum ad crumenam??
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #410 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:12:36 »
O resumo da argumentação é claro- se não houvesse qualquer DÚVIDA a respeito das datações fósseis, elas não seriam questionadas...

Então Vossa Senhoria está sofrendo de alguma disfunção cognitiva. Em nenhum dos textos apresentados por Vossa Senhoria há alguma contestação (por menor que seja) sobre a eficácia dos métodos de datação radiométrica quando há elementos datáveis em quantidade e qualidade satisfatórias. Em outras palavras, a Geocronologia não foi de modo algum "derrubada", continuando tão forte como estava antes da 'enxurrada' de textos postados e que não dão suporte à sua pretensão.

e parem de usa o Ad hominem, e argumentem...

Eu não usei nenhum ad hominem. Apenas mostrei que a sua interpretação de texto está equivocada. Completamente.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #411 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:17:38 »
Isso não é debate.

Eu vi muito flood no ambiente antes de postar.

Mostre um só flood, neste tópico, que não tenha sido feito por algum religioso e ou que não tenha sido advertido.

Esperei três dias antes da nova postagem, e você não foi educado o suficiente para eu terminar de postar o texto.

:hein:

São grandes, o assunto é extenso...

E mesmo assim Vossa Senhoria insiste em postar diversos textos sem aguardar a devida discussão de cada um. E, o que é pior, apresenta conclusões pessoais equivocadas, como é o caso da Geocronologia.

Sobre o livro do Mark Ridley, eu tenho ele em português se alguém duvida de meus dons linguísticos...

:hein:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #412 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:20:52 »

Isso lá é comentário? Derruba as colocações, são grandes pelo propósito único de eu não ser acusado de MENTIROSO..

Ehhh....

Vossa Senhoria provavelmente percebeu que o livro supra traz inúmeras informações que corroboram a Teoria da Evolução, não é mesmo?
Foto USGS

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #413 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:24:46 »

Ehhh....

Vossa Senhoria provavelmente percebeu que o livro supra traz inúmeras informações que corroboram a Teoria da Evolução, não é mesmo?

Com certeza, e muitas que contradizem:

Phylogenetic inference can sometimes seem to be an exceptionally uncertain, shaky
kind of science. In a full discussion of an unsolved and controversial problem, an endless
series of pieces of evidence may seem to support first one phylogeny, and then
another. One student (of Professor C.F.A. Pantin of Cambridge University, England),
when confronted with a classically recalcitrant problem in phylogenetic inference a
the origin of the chordates a summed it up as “paleontology is mute, comparative
anatomy meaningless, and embryology lies.”
That impression could be misleading. Discussion (as well as research) naturally
focuses on unsolved problems a and the unsolved problems tend to be the difficult
ones. Many phylogenetic problems have been solved, so one can have reasonable certainty
in a case such as the human–chimp–amoeba example, while reserving opinion in
more slippery cases such as the relations between Eukarya, Archaea, and Bacteria. In
addition, in the phylogeny of the picture-winged fruitflies of Hawaii, deduced from 214
conflict-free, multiply overlapping chromosomal inversions, the phylogenetic inference
has a level of certainty that compares favorably with most of the facts known in the
natural sciences.
466 PART 4 / Evolution and Diversity

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #414 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:26:27 »
E mesmo assim Vossa Senhoria insiste em postar diversos textos sem aguardar a devida discussão de cada um. E, o que é pior, apresenta conclusões pessoais equivocadas, como é o caso da Geocronologia.

Quem põe em xeque a Geocronologia são os biólogos moleculares...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #415 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:32:27 »
Citação de: Geotecton

Eu vou pedir, mais uma vez (e será a última), que Vossa Senhoria apresente um só artigo completo no qual os "biólogos moleculares" contestam a Geocronologia e demonstram que ela é uma parte da Ciência que deve ser relegada ao esquecimento.

Foto USGS

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #416 Online: 08 de Outubro de 2013, 15:50:52 »
Citação de: Geotecton

Eu vou pedir, mais uma vez (e será a última), que Vossa Senhoria apresente um só artigo completo no qual os "biólogos moleculares" contestam a Geocronologia e demonstram que ela é uma parte da Ciência que deve ser relegada ao esquecimento.

Claro que não. Apenas demonstra que a datação fóssil não é incontestável.

Isso deveria estar nos livros escolares, aí cada um poderia escolher o que melhor lhe fosse conveniente...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #417 Online: 08 de Outubro de 2013, 16:00:22 »

Isso deveria estar nos livros escolares, aí cada um poderia escolher o que melhor lhe fosse conveniente...

NADA em ciência é incontestável. É assim que ela avança. Pelo contrário. Se for incontestável, não é científico. Para ser aceito, tem que ser contestável e se sustentar perante a contestação.

Também acho que isso deveria estar nos livros escolares, assim menos gente cometeria os erros que você comete sobre como a ciência funciona.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #418 Online: 08 de Outubro de 2013, 17:54:42 »

Com certeza, e muitas que contradizem:

Phylogenetic inference can sometimes seem to be an exceptionally uncertain, shaky
kind of science. In a full discussion of an unsolved and controversial problem, an endless
series of pieces of evidence may seem to support first one phylogeny, and then
another. One student (of Professor C.F.A. Pantin of Cambridge University, England),
when confronted with a classically recalcitrant problem in phylogenetic inference a
the origin of the chordates a summed it up as “paleontology is mute, comparative
anatomy meaningless, and embryology lies.”
That impression could be misleading. Discussion (as well as research) naturally
focuses on unsolved problems a and the unsolved problems tend to be the difficult
ones. Many phylogenetic problems have been solved, so one can have reasonable certainty
in a case such as the human–chimp–amoeba example, while reserving opinion in
more slippery cases such as the relations between Eukarya, Archaea, and Bacteria. In
addition, in the phylogeny of the picture-winged fruitflies of Hawaii, deduced from 214
conflict-free, multiply overlapping chromosomal inversions, the phylogenetic inference
has a level of certainty that compares favorably with most of the facts known in the
natural sciences.
466 PART 4 / Evolution and Diversity

Esse tipo de coisa, dificuldades específicas na reconstituição, não se generaliza para o quadro geral, não põe em dúvida a existência de uma filogenia de todos os seres. Da mesma forma que provavelmente mesmo você acredita que as raças de cães não são criações especiais divinas, mesmo sem que se tenha uma filogenia absolutamente precisa e incontestável, não acha que talvez o buldogue, o chihuahua, e o collie tenham sido criados direto da lama por mágica. É exatamente o mesmo tipo de "problema." A principal diferença no caso é que algumas pessoas têm necessidade de negar a realidade do parentesco só a partir de um nível um pouco maior que o das raças caninas.

NADA em ciência é incontestável. [...]

O que de qualquer forma é muito distante de significar que qualquer idéia que der na telha já seja contestação razoável, científica.

Essas "contestações" à datação radiométrica são meio como "contestações" à Terra girar em torno do Sol.

So the molecular and fossil evidence disagreed. A controversy began, in which both
the molecular and morphological evidence was challenged (often by experts in the
other field). The controversy has now been settled (with a few dissenters) in favor of
the original molecular evidence.
:susto: :oba:The morphological characters previously believed
to show a relation between Homo and Ramapithecus succumbed to reanalysis. The
dental arcade of Ramapithecus had been wrongly reconstructed (originally by combining
parts from different specimens). The reduced canine teeth may be because the
fossil Ramapithecus specimens were female. Martin (1985) finally removed the last
important character a thickened enamel a by reinterpreting it as an ancestral character.
Moreover, when Ramapithecus was compared with another fossil (Sivapithecus)
that was generally accepted to be a close relative of the orang-utan, and with the
orang-utan itself, it was found to show clear similarities to them. The specimens
formerly classified as Ramapithecus are now usually included in the genus Sivapithecus,
which in turn is thought to be a close relative of the ancestors of modern orang-utans
(Figure 15.25b).
In summary (simplifying things a little), molecular evidence helped to inspire a
reanalysis of the fossil evidence for human origins :wink: :?a with the result that a figure of
about 5 million years, and at any rate in the 4–8 million year range, is now widely
accepted for the time of origin of the hominin lineage.

pag. 460-463.

Resumidamente, se achava que um hominídeo era parente mais próximo de outro, e, relacionado a isso, se tinha divergência sobre datas e pontos de divergência da árvore filogenética, relacionada a algumas espécies de hominídeos. Com mais estudos, a conclusão pendeu para um lado. Em outras palavras, que talvez nem deveria ser necessário colocar, não é como se tivesse havido algo que colocasse em dúvida o parentesco entre os hominídeos, e sugerisse que um deles em particular tivesse sido criado do barro e a fêmea a partir de sua costela.

De lá para cá, depois de vários anos com uma preferência pela data de 5-6 milhões de anos para a divergência entre humanos e chimpanzés, e consenso entre essa relação de parentesco próximo/descarte definitivo de Rama/Sivapithecus como parente mais próximo, novas abordagens de datação molecular estão sugerindo maior compatibilidade/possível preferência para os 7-8 milhões inferidos por evidência paleontológica (e que é próximo das estimativas moleculares iniciais mais altas), mas não sendo Rama/Sivapithecus esse ponto de cisão, mas Orrorin e/ou Sahelanthropus.

Esse tipo de coisa ilustra a inutilidade em discutir sobre os fatos, simplesmente. Enquanto a pessoa não vê compatibilidade entre a história natural e os fundamentos religiosos, vai tender a rejeitar a realidade. Não tem uma "evidência" X qualquer que fosse se mostrar cabal para comprovar que os seres não brotaram magicamente da lama, apenas coincidentemente como se fossem aparentados, e que são parentes mesmo. A pessoa tem é que aceitar que essa origem instantânea da lama não é necessária para a religião.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #419 Online: 08 de Outubro de 2013, 19:40:42 »
Sim, devemos encher os livros escolares de besteiras...  ::)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #420 Online: 08 de Outubro de 2013, 23:39:36 »

Não. Já tentei te explicar isso há alguns anos atrás.

Pela última vez, a datação molecular da divergência entre grupos/espécies (no caso, humanos e chimpanzés) não é usada para re-datar fósseis arbitrariamente, e mal serve para colocar em questão a datação.

O que se têm, são duas coisas essencialmente independentes. Um fóssil, datado geologicamente, e uma estimativa de divergência (molecular) entre duas espécies vivas. A estimativa de divergência das espécies não é uma forma de datar o fóssil.

É  até mais próximo do contrário, a datação geológica é usada para calibrar a datação molecular.

Pode até se aventar a possibilidade da datação geológica estar errada com base na estimativa de divergência, mas não é de forma alguma uma "forte sugestão" de algum problema com a datação geológica.

Por razões simples como: o espécime fóssil ou a paleo-espécie pode não ter a relação filogenética suposta (como concluiu-se ser o caso com Rama/Sivapithecus), ou ainda mais simplesmente, a mesma espécie, ou "espécie fóssil", que pode compreender mais de uma espécie biológica, pode ter existido desde bem antes e/ou continuado a existir até bem depois de uma ou mais de suas ramificações divergentes. Poderia ter sido esse o caso, e talvez ainda possa ser, ainda que atualmente se tenha outros fósseis que se considere melhores candidatos a ancestrais comuns de chimpanzés e humanos, ou chimpanzés, gorilas e humanos, enquanto que Siva/Ramapithecus parece ser já pertencente a uma divisão anterior, que deu origem aos orangutangos (talvez também gibões, não me recordo).

A coisa pode ainda ser um pouco mais complicada do que esse cenário de divergências simples das linhagens, com divergências iniciais e variados graus de hibridação posterior, o que dificulta descartar absolutamente alguma relação ancestral de vários/quase qualquer táxon suficientemente relacionado. Mas é provavelmente perto de impossível de se reconstituir essas complexidades filogenéticas precisamente, acabamos tendo que ficar com uma aproximação representada por divergências simples.

Em qualquer dos casos, a datação do fóssil permanece a mesma, a menos que se venha a testar por outros métodos que pareçam ser superiores ao método usado originalmente, o que pode ou não ser suscitado por uma estimativa de divergência com base em relógio molecular.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #421 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:01:12 »
Fui eu apenas que li no artigo do SCIAM BR Especial Evolução fósseis "inconsistentes" e que a datação radiométrica foi mudada?

Isso tira o ar de infalibilidade da datação radiométrica e a arrogância das datações...

Essa é a questão...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #422 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:01:55 »
E você data a rocha, não o fóssil!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #423 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:18:12 »
Fui eu apenas que li no artigo do SCIAM BR Especial Evolução fósseis "inconsistentes" e que a datação radiométrica foi mudada?

Isso tira o ar de infalibilidade da datação radiométrica e a arrogância das datações...

Essa é a questão...

É difícil saber se você foi o único a ter essa interpretação do texto.

Possivelmente outros também tiveram, caso desconheçam que simplesmente não se usa estimativas de divergência de linhagens para datar fósseis, e não conhecessem a história em questão por alguma(s) outra(s) fonte(s).

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #424 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:35:17 »

Essa é a questão...

É difícil saber se você foi o único a ter essa interpretação do texto.

Possivelmente outros também tiveram, caso desconheçam que simplesmente não se usa estimativas de divergência de linhagens para datar fósseis, e não conhecessem a história em questão por alguma(s) outra(s) fonte(s).

Que tal Mark Ridley e os autores dos artigos citados.

Afinal, NENHUM artigo foi citado para refutar...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!