Gostaria muito que o Cientista nos explicasse como Newton conseguiu tudo o que conseguiu, mesmo acreditando em deus, alquimia e astrologia.
Ora, essa é muito fácil. É que ele não acreditava em nada dessas bobagens.
Cientista, já leu esse livro?
Conheces Cohen? E Westfall? Suponho que saibas que eles são dois dos maiores especialistas em Newton, atualmente. Garanto que eles (e eu) gostariam muito de conhecer suas fontes para fazer as afirmações que fazes.
Como isso foi intimidador Feynman! Como eu poderia me atrever a questionar tão inquestionáveis autoridades? Pasteur tentou questionar as "autoridades médicas" de seu tempo e sabemos como ele se deu mal. Galileu tentou desafiar as "autoridades astronômicas" de seu tempo e sabemos como ele se deu mal. André Vesálio tentou desafiar as "autoridades anatomistas" de seu tempo e sabemos como ele se deu mal. Giordano Bruno, Hipácia, Alexis Carrel (ih!!!!, por que mencionei este louco?), Aristarco, *Newton*, Copérnico, Lavoisier...
E veja que não falo de um "se dar mal" num sentido físico punitivo e sim no vergonhoso sentido da má imagem que suas figuras adquiriram na história por terem desafiado o establishment só para que o tempo provasse que estavam todos errados.
Quem sou eu para tentar desafiar tamanhas "autoridades históricas"?
E, como todos sabemos, com história, não se discute mesmo.
Desisto logo na largada.
Mas, para não deixá-lo sem resposta, as fontes são as mesmas. Só a interpretação é diferente. Como acontece com a leitura da bíblia, por exemplo.
A propósito, com relação ao tópico...
Já sabe a resposta?