E Malthus ressurge novamente. Que cara teimoso...
O aumento de natalidade é uma conseqüência da pobreza, não o contrário. Primeiro, pobres tem menos acesso à informação e à anti-concepcionais. Segundo, qualidade de vida ruim normalmente leva à aumento de fertilidade, desde que haja comida suficiente. Mesmo em países outrora ricos, onde as pessoas são educadas, costuma haver um boom populacional depois de guerras ou grandes catástrofes. Parece ser o tal instinto de preservação dos genes em ação. A única medida realmente efetiva e não desumana para conter a natalidade que conheço é melhorar a qualidade de vida da população e dar à eles acesso à informação.
Mas vale lembrar que como a economia não é uma soma-zero (como muitos adoram lembrar), não necessariamente os filhos das camadas mais pobres tenderão à ficar mais pobres. Mais pessoas significa também mais mão-de-obra, mais pessoas para trabalhar e movimentar a economia. Mais riqueza pode ser gerada, e se todos tiverem oportunidades e houver uma distribuição justa, não necessariamente a pobreza aumenta com uma fecundidade maior de pobres. Pobres são mais férteis tanto aqui como em Uganda ou na Europa.
E se é tão mais vantajoso ser pobre e depender de Bolsa Família, eu não sei por que diabos eu passo tantas horas programando pra outras pessoas em um escritório fechado. Eu poderia ficar curtindo a vida em uma praça, ou então fazendo filhos sem parar para ganhar benefícios do governo.