Volta de Cristo - Eu acho (e achar é um direito meu) que as trechos falam do evento de 70, quando o templo foi destruído por Vespasiano. Assim, o suposto retorno de cristo era uma vingança sobre os judeus. Essa é a posição hiperpreterista. Para o preterismo o apocalipse aconteceu logo no primeiro século. Era tudo relativo ao império romano e a saga da igreja primordial sob os césares no primeiro século. Os teólogos mais eruditos pensam dessa maneira. Para o hiperpreterismo, tudo aconteceu até o ano 70.
Inferno - Não tem nenhum sentido uma pessoa ficar sofrendo eternamente num suposto inferno. Deus seria absurdamente cruel e insensível, pois teria de conviver olhando eternamente para suas criaturas ali no sofrimento. É muito contraditório com a figura de Deus apresentada nos evangelhos. Combina mais com o Deus apresentado no VT.
Com certeza foi uma ferramenta de imposição de medo e controle por parte dos clérigos medievais.
Na verdade, esses assuntos são muito difíceis. Deve ter um milhão de interpretações e a verdade é que não sei de mais nada.