Autor Tópico: A coerência ou incoerência dos evangelhos  (Lida 35879 vezes)

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
Re:A coerência ou incoerência dos evangelhos
« Resposta #300 Online: 10 de Setembro de 2013, 04:24:00 »
Deísta com uma quedinha por "eram os deuses astronautas," e misticismo quântico, e em 1-3 anos, ateu.
Engraçado,eu passei por essas fases,tudo começou a partir do momento que comecei a questionar minhas crenças.Mas hoje diria que sou Agnóstico,não acredito que existam Deuses,mas não tenho certeza ainda em relação a um,vamos dizer grande arquiteto.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
« Resposta #301 Online: 10 de Setembro de 2013, 04:31:35 »
Ok mais um ano vira panteísta e depois ateu.

É difícil. Diria impossível.

Deísta com uma quedinha por "eram os deuses astronautas," e misticismo quântico, e em 1-3 anos, ateu.
Aí seria definitivamente o fim.
   Eu nunca pensei que seria um descrente,mas depois que se começa a questionar,fica difícil voltar atrás.Eu poderia voltar a ser cristão,mas estaria sendo desonesto comigo mesmo,pois,não consigo ter fé em Jesus ou em qualquer outro Deus.Então de toda forma estaria condenado ao inferno(se ele existisse),por isso prefiro ficar como estou.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, 04:36:25 por Jovem Cético »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #302 Online: 10 de Setembro de 2013, 07:12:17 »
O meu processo de desconversão foi rápido. Desconfio que a fé já tinha ido embora havia muito tempo e eu é que não admitia isto nem para mim mesmo. Quando só restou uma casca vazia, bastou a primeira rachadura e tudo se foi.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
« Resposta #303 Online: 10 de Setembro de 2013, 07:36:38 »
O meu processo de desconversão foi rápido. Desconfio que a fé já tinha ido embora havia muito tempo e eu é que não admitia isto nem para mim mesmo. Quando só restou uma casca vazia, bastou a primeira rachadura e tudo se foi.
  Pensando bem,eu sempre fui meio descrente,pois,nunca tive 100% de certeza que deus iria atender a minhas orações ou mesmo que ele existia,e como nas igrejas pentecostais(e em todas as religiões) a fé inabalável é cobrada,eu me sentia mal por isso,eu cheguei a pensar que estava sob a influência de algum demônio(minha mãe dizia isso,acho que ela ainda pensa assim) e que ele estava me fazendo duvidar da existência de deus,e por pensar assim comecei a ter pesadelos e medo de dormir com as luzes apagadas.Mas depois que me libertei da religião,não tive mais pesadelos e nem medo de ter algo sobrenatural na escuridão,sumiu o medo de morrer e ir pro inferno por duvidar de deus,no final era tudo psicológico. :hihi:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #304 Online: 10 de Setembro de 2013, 11:50:54 »
Já passou pelo desbatismo? Se não, ainda é católico.

Sinto muito, são as regras.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #305 Online: 10 de Setembro de 2013, 11:53:10 »
  Pensando bem,eu sempre fui meio descrente,pois,nunca tive 100% de certeza que deus iria atender a minhas orações ou mesmo que ele existia,e como nas igrejas pentecostais(e em todas as religiões) a fé inabalável é cobrada,eu me sentia mal por isso,eu cheguei a pensar que estava sob a influência de algum demônio(minha mãe dizia isso,acho que ela ainda pensa assim) e que ele estava me fazendo duvidar da existência de deus,e por pensar assim comecei a ter pesadelos e medo de dormir com as luzes apagadas.Mas depois que me libertei da religião,não tive mais pesadelos e nem medo de ter algo sobrenatural na escuridão,sumiu o medo de morrer e ir pro inferno por duvidar de deus,no final era tudo psicológico. :hihi:
Basicamente, eu descri do inferno e do retorno de Jesus. Mas não de Deus ou da ortodoxia cristã básica.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #306 Online: 10 de Setembro de 2013, 12:50:15 »

Sou um católico que perdeu a fé. Estou encharcado da cultura católica, mas agora ela não passa disso: cultura.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #307 Online: 10 de Setembro de 2013, 12:52:55 »
Basicamente, eu descri do inferno e do retorno de Jesus. Mas não de Deus ou da ortodoxia cristã básica.
A descrença no inferno foi a primeira rachadura e levou a outras. Depois comecei a duvidar da doutrina da Igreja. Depois comecei a duvidar das Escrituras e fiquei com um deus indefinido. Por fim, percebi que tanto fazia acreditar nele ou não e fui cuidar da minha vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #308 Online: 10 de Setembro de 2013, 16:09:02 »

Eu já solicitei a rescisão contratual com a ICAR.

Estou no aguardo.
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #309 Online: 10 de Setembro de 2013, 16:25:13 »
Tem que ser desbatizado. Senão, ainda é católico.

São as regras e regras são regras.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #311 Online: 10 de Setembro de 2013, 18:22:28 »
Engraçado,eu passei por essas fases,tudo começou a partir do momento que comecei a questionar minhas crenças.Mas hoje diria que sou Agnóstico,não acredito que existam Deuses,mas não tenho certeza ainda em relação a um,vamos dizer grande arquiteto.

Três em um, Ele é o Arquiteto, o Engenheiro, e o Mestre de Obras.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #312 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:20:44 »

Por que do retorno de Jesus? Se ele foi, por que não pode voltar? Aliás...foi para onde mesmo? :?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #313 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:22:30 »

Três em um, Ele é o Arquiteto, o Engenheiro, e o Mestre de Obras.

E tem o olho que tudo vê.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #314 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:29:30 »
Eu prefiro continuar como católico, no papel. Dá menos trabalho, e de quebra é a aposta de Pascal.

Você pode ser um católico-ateu. Crer num Deus tão maravilhoso, mas tão maravilhosamente maravilhoso que chega a ser inacreditável que possa existir algo tão maravihosamente maravilhoso e ainda assim viver como católico.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #315 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:33:19 »
Nah, isso parece meio gay. Aí arriscaria até condenação ao inferno por isso, se não conseguirem me enquadrar por ateísmo em si.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #316 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:37:52 »
Bahh... que preconceito... :x

Fazer a aposta de Pascal é pior que ser um agnóstico.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #317 Online: 10 de Setembro de 2013, 20:52:48 »
Jovem Cético, me passa a frase de rodapé que você estava usando anteriormente, gostei dela.  :lol:

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #318 Online: 10 de Setembro de 2013, 21:23:03 »
Em tempo: sou ateu, ex-católico, e não me peçam para dizer qual das opções é mais lógica: as duas me parecem igualmente insanas. :P

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #319 Online: 10 de Setembro de 2013, 21:30:30 »
Mas algo mudou em sua crença?
Deixa eu ver... Não creio mais no retorno de Jesus, não creio no inferno, não creio mais na eficácia das instituições religiosas existentes... Acho que sim.

Mas continuo cristão.

Penso o mesmo.
 :lol:

E a vida segue....
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #320 Online: 10 de Setembro de 2013, 22:10:48 »
Bahh... que preconceito... :x

Fazer a aposta de Pascal é pior que ser um agnóstico.

É nada. Agnóstico vai para o inferno, ou no máximo pro limbo. Já do meu jeito, você pode ser ateu pela vida toda, e no leito de morte se arrepende, e ainda tem a papelada para provar que é católico.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #321 Online: 11 de Setembro de 2013, 12:52:33 »

Por que do retorno de Jesus? Se ele foi, por que não pode voltar? Aliás...foi para onde mesmo? :?
Todas as gerações de cristãos pensavam e pensam viver os últimos dias. Daqui a 10 mil anos vc vai ver que será a mesma coisa. O homem do futuro dirá que cristo está prestes a voltar.

Basicamente, minha posição agora é hiperpreterista. Mas isso tb não importa e não vamos nos ater a essa discussão sem pé nem cabeça. 

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #322 Online: 11 de Setembro de 2013, 13:35:51 »

Todas as gerações de cristãos pensavam e pensam viver os últimos dias. Daqui a 10 mil anos vc vai ver que será a mesma coisa. O homem do futuro dirá que cristo está prestes a voltar.

Basicamente, minha posição agora é hiperpreterista. Mas isso tb não importa e não vamos nos ater a essa discussão sem pé nem cabeça. 

A pergunta é bastante simples e não acho que você deveria achar sem pé nem cabeça na medida em que você acredita que ele "foi" para algum habitat celestial mas estranhamente não acredita numa possível "volta". No que você baseia essa sua descrença? O tempo de espera não deveria importar...e porque importa agora?

Por que o pensamento crítico que o levou à descrença do inferno não funciona para questionar outras crenças com igual teor de religiosidade que você ainda guarda consigo?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #323 Online: 11 de Setembro de 2013, 14:45:05 »
Volta de Cristo - Eu acho (e achar é um direito meu) que as trechos falam do evento de 70, quando o templo foi destruído por Vespasiano. Assim, o suposto retorno de cristo era uma vingança sobre os judeus. Essa é a posição hiperpreterista. Para o preterismo o apocalipse aconteceu logo no primeiro século. Era tudo relativo ao império romano e a saga da igreja primordial sob os césares no primeiro século. Os teólogos mais eruditos pensam dessa maneira. Para o hiperpreterismo, tudo aconteceu até o ano 70.

Inferno - Não tem nenhum sentido uma pessoa ficar sofrendo eternamente num suposto inferno. Deus seria absurdamente cruel e insensível, pois teria de conviver olhando eternamente para suas criaturas ali no sofrimento. É muito contraditório com a figura de Deus apresentada nos evangelhos. Combina mais com o Deus apresentado no VT.
Com certeza foi uma ferramenta de imposição de medo e controle por parte dos clérigos medievais. 

Na verdade, esses assuntos são muito difíceis. Deve ter um milhão de interpretações e a verdade é que não sei de mais nada.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #324 Online: 11 de Setembro de 2013, 14:49:43 »
O Inferno é criação do Demiurgo. Jesus nos salvou do Demiurgo e do seu inferno. Por algo entre 1000-3000 anos. Depois o portal se restabelece.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!