Autor Tópico: A coerência ou incoerência dos evangelhos  (Lida 35875 vezes)

Offline Nada

• Nível 15
  • *
Re: A coerência ou incoerência dos evangelhos
« Resposta #200 Online: 06 de Julho de 2010, 15:54:46 »
E...estou dando suporte à sua tese de que sou diferente de outros foristas crentes que passaram por aqui. Observaste muito bem.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #201 Online: 06 de Julho de 2010, 16:01:46 »
Pois a mim parece mais uma alfinetada prosélita.

Tchau.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 06 de Julho de 2010, 16:06:52 »
Sr. Administrador,

como bom juiz que és, vejo que já estou pré-julgado, mesmo não tendo ofendido ninguém aqui. Com relação ao texto que citou de minha autoria, se não concorda com minha idéia, gostaria que me mostrasse aonde estou errado. Dizer simplesmente que aquilo que eu escrevo é apenas uma crença pessoal minha, não é um argumento válido. Me mostre onde estou a errar, através de uma contra-tése.
O ônus da prova é seu não meu. Você é que tem a obrigação de provar as alegações que sustenta. E na falta de provas elas são meramente a sua crença pessoal.

E a insistência em querer impor a sua crença como "a verdade" e julgar os demais à partir dela não passa de proselitismo, prática explicitamente proibida pelo regulamento do fórum. Portanto, mais uma vez, não se tente de fazer de vítima injustiçada que aqui não cola. Todos os seus cartões foram legitimamente aplicados.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 07 de Julho de 2010, 07:00:33 »
Existe a passagem em Juízes 19, em que a concubina do Levita é estuprada até a morte (por sugestão do próprio anfitrião do Levita, diga-se), para que adoradores de Belial não façam mal a ele. Muito amoroso, sem dúvida, e um exemplo de como tratar seu hóspede; se nem tanto a mulher dele.
A história se repete em Gênesis 19:08, onde Lot oferece suas filhas virgens para que os vizinhos não estuprem seus visitantes.

Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.

Mas Pedro diz que Lot era "um justo".

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #204 Online: 07 de Julho de 2010, 08:53:58 »
O VT é off topic.

Mas vale uma observação. Na passagem em que os fariseus questionam Jesus sobre o divórcio, eles falam "Moisés nos permitiu dar carta de divórcio". Jesus respondeu "Por causa da dureza de vossos corações Moisés permitiu". Obviamente que quando se fala de Moisés, quer dizer seus escritos, que foram supostamente inspirados por Javé. É uma espécie figura de linguagem que substitui os escritos pelo autor dos escritos.

Pois muito bem... talvez, possamos conjecturar que tudo aquilo que foi feito em nome de Javé, teve na verdade como mentor Moisés. Ele pode ter usado o nome de Javé para fazer o que achava certo. Depois escreveu que foi Javé quem mandou.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #205 Online: 07 de Julho de 2010, 09:10:48 »
Off:

Pois muito bem... talvez, possamos conjecturar que tudo aquilo que foi feito em nome de Javé, teve na verdade como mentor Moisés. Ele pode ter usado o nome de Javé para fazer o que achava certo. Depois escreveu que foi Javé quem mandou.

Ou seja, existe a possibilidade de que Maluf seja um ladrão, Lula sabia do mensalão, Moisés tenha escrito o que lhe deu na telha.

Desculpe, não resisti...  :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #206 Online: 07 de Julho de 2010, 09:43:17 »
O VT é on-topic na medida em que Jesus afirmou que veio para cumprir a lei e os profetas, que nem um til seria removido da lei e da já aludida dureza dos corações.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #207 Online: 07 de Julho de 2010, 11:18:03 »
Off:

Ou seja, existe a possibilidade de que Maluf seja um ladrão, Lula sabia do mensalão, Moisés tenha escrito o que lhe deu na telha.

Sim e movido pela necessidade de disciplinar aquelas pessoas. Leis arcaicas, duras, adaptadas a uma sociedade da idade do bronze, enfim, um modelo ideal pra trazer na rédea.

Não deve ser muito diferente do que há em Cuba, na Guiné equatorial e do que haverá na Venezuela.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #208 Online: 07 de Julho de 2010, 11:28:55 »
O VT é on-topic na medida em que Jesus afirmou que veio para cumprir a lei e os profetas, que nem um til seria removido da lei e da já aludida dureza dos corações.

Mas como Ele disse, dar vida a lei. Os dez mandamentos agora, sob a visão da doutrina cristã, se tornam "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Adultério não é só no ato, mas tb no coração. Matar não é só literalmente, mas tb ofender, xingar... e por aí vai. Cristo viu a lei por outro ângulo. Tanto que não apedrejou a adúltera, comia sem lavar as mãos, tocava cadáveres e leprosos, trabalhava no sábado, etc.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #209 Online: 07 de Julho de 2010, 11:37:32 »
"A coerência ou incoerência dos evangelhos"

O VT não esta contido nos evangelhos ?
Não deseje.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #210 Online: 07 de Julho de 2010, 11:38:29 »
Como assim? Os evangelhos são os quatro primeiro livros do NT.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #211 Online: 07 de Julho de 2010, 11:43:07 »
Mas esta contido como base do NT.
Não deseje.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #212 Online: 07 de Julho de 2010, 11:51:29 »
Na verdade, o VT é complementado pelo NT. Suas profecias são interpretadas e as doutrinas são em sua maioria modificadas pelo NT.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 07 de Julho de 2010, 12:40:52 »
Na verdade, o VT é complementado pelo NT. Suas profecias são interpretadas e as doutrinas são em sua maioria modificadas pelo NT.
Ou, na opinião de muitos (e por bons motivos), o NT é uma montagem de trechos do AT, só que agora com Jesus como personagem. Ou com trechos tirados de contexto sendo usados como profecias que legitimariam a ficção do evangelista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #214 Online: 07 de Julho de 2010, 12:48:16 »
Vale dizer também que a opinião de que o VT foi de alguma maneira suplantado pelo NT não é compartilhada pelas igrejas cristãs que conheço.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #215 Online: 07 de Julho de 2010, 12:51:22 »
Bem, normalmente os adventistas e os TJ são mais simpáticos ao VT e ao cumprimento da lei judaica. As demais correntes cristãs me parecem mais avessas a essa idéia. Embora muitos adorem a parte que fala do dízimo :/

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 07 de Julho de 2010, 15:45:33 »

A história se repete em Gênesis 19:08, onde Lot oferece suas filhas virgens para que os vizinhos não estuprem seus visitantes.

Mas, nesse caso específico,  não seria justificado pela lei da hospitalidade dos povos nômades do deserto, onde a figura do hóspede é sagrada e deve ser protegida pelo anfitrião? Parece que tribos nômades ainda adotavam costumes similares até recentemente (pelo menos sec XV), onde os anfitriões ofereciam a(s) esposa(s) para fazer(em) companhia ao hóspede à noite... No sentido contrário, existe também o exemplo da Ilíada, onde um dos agravantes para a guerra teria sido o sequestro de helena por Páris, quando ele se encontrava como hóspede de Menelau, desonrando o anfitrião.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 08 de Julho de 2010, 07:13:06 »
Bem, normalmente os adventistas e os TJ são mais simpáticos ao VT e ao cumprimento da lei judaica. As demais correntes cristãs me parecem mais avessas a essa idéia. Embora muitos adorem a parte que fala do dízimo :/
Os crentes dizem que não veneram os santos como fazem os católicos. Na verdade, os santos dos crentes são os personagens do AT.
Basta ligar o rádio AM: "Porque Noemi fez isto, porque Aarão fez aquilo...".
Personagens sem nenhuma importância e até condenáveis, como Aarão, mas que viram tema de sermão e de porcarias gospel para eles.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 08 de Julho de 2010, 07:17:02 »

Mas, nesse caso específico,  não seria justificado pela lei da hospitalidade dos povos nômades do deserto, onde a figura do hóspede é sagrada e deve ser protegida pelo anfitrião?
Se isto é verdade, o que temos a ver com a moralidade dessas tribos primitivas em pleno século XXI?
Por que, milagrosamente, os mesmos bárbaros que faziam essas coisas teriam algo de muito puro e santificado a nos ensinar?

E, principalmente, se o que temos é apenas o que nos chegou através deles, que confiabilidade têm as escrituras?
Até que ponto foram distorcidas e reinterpretadas pela mentalidade da época, supondo-se que foram inspiradas por algum deus?

.
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 07:19:55 por Fernando Silva »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #219 Online: 08 de Julho de 2010, 10:56:57 »
Os crentes dizem que não veneram os santos como fazem os católicos. Na verdade, os santos dos crentes são os personagens do AT.
Basta ligar o rádio AM: "Porque Noemi fez isto, porque Aarão fez aquilo...".
Personagens sem nenhuma importância e até condenáveis, como Aarão, mas que viram tema de sermão e de porcarias gospel para eles.
Sim, e isto simplesmente por estar dentro do contexto bíblico, a veneração da escrita "divina". 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #220 Online: 08 de Julho de 2010, 14:10:38 »
O crentes não veneram os santos no sentido de dirigir-lhes orações. Não quer dizer que não os admirem e não achem que eles estejam no céu. Para os crentes, grande parte dos santos católicos e personagens veterotestamentários está lá com Deus. Contudo, não podem nos ouvir.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #221 Online: 08 de Julho de 2010, 16:02:32 »
Eu fico impressionado com os dizeres do Famado. É só ir em qualquer igreja, seja Assembleia, seja Batista ou etc., pra ver com os próprios ouvidos e ouvir com os próprios olhos que o VT continua firme e forte. Minha mulher "me obriga" a ir com ela, e andamos "caçando" alguma igreja que fosse menos ruim, e em todas eu vi o VT sendo usado e levado a sério tanto quanto o NT.

Mas sei la, né?! Quem entende esses crentes? Eu não consigo hehehe...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #222 Online: 09 de Julho de 2010, 08:33:07 »
... Minha mulher "me obriga" a ir com ela, e andamos "caçando" alguma igreja que fosse menos ruim, e em todas eu vi o VT sendo usado e levado a sério tanto quanto o NT...

Eis aí um ateísta que freqüenta igrejas evangélicas :/

:hehe:  :hehe:  :hehe:
« Última modificação: 09 de Julho de 2010, 16:02:05 por famado »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #223 Online: 09 de Julho de 2010, 15:45:16 »
André Luiz

Os gregos pelo menos tinham as musas, lindas deusas que inspiravam os eruditos. 8-)

:ok: :arrow: E continuam a inspirar e não só aos eruditos... :idea: Ademais hoje, que o estado é laico! :)   

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #224 Online: 13 de Julho de 2010, 13:13:03 »
Interessante fazer uma análise de porque o possível Jesus histórico morreu. Na verdade, sou levado a crer que ele provocou sua morte. Como eu disse inicialmente, Jesus desenvolveu sua vida na Galiléia (o território de Israel se dividia em Judéia ao sul e Galiléia ao norte). Ele teria nascido em Belém da Judéia, mas foi criado em Nazaré da Galiléia. Ali exerceu a profissão de carpinteiro ou pedreiro (em grego há uma só palavra para estas duas profissões) e teria começado a pregar aos 29 anos. Ficava por ali, nos arredores da Galiléia, atravessando o mar de um lado para o outro, discutindo com os fariseus e sendo assediado pelos zelotes para os liderar em uma insurreição contra os romanos, coisa que, como postulei num post anterior, nunca quis. Mas quando Jesus foi à Judéia? Ele teria ido quando criança, no episódio da discussão com os doutores da lei e no final da vida, apenas para morrer. E como foi isso? Ele planejou provocar os manda-chuvas do templo mexendo no seu bolso...

Tudo o que o Jesus histórico fez não deve ter sido muito diferente do que os demais profetas faziam. Ele não era muito diferente de João Batista e dos outros. Havia um movimento profetista em Israel. Havia profetas pregando o fim do mundo e coisas do gênero e Ele não passava de mais um. De vez em quando, um ou outro levava umas chibatadas e era expulso de Jerusalém e impedido de perturbar a ordem. Jesus então reuniu seus discípulos e perguntou quem as pessoas falavam que Ele era. Os discípulos responderam que alguns achavam que ele era Elias, outros, João batista ou alguns dos profetas (como eu disse, achavam que ela era apenas mais um). Daí ele pergunta “E vcs, quem acham que sou?” Ao que Pedro responde que achava que ele era o Messias. A partir daí Ele revela o seu plano “Eu sou mesmo e eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte”. Ele então vai a Jerusalém e derruba as barracas do comércio dos sacerdotes. O autor de Marcos fala de barracas de câmbio (onde auferiam lucro com a troca das moedas correntes por aquela utilizada no templo, que era a única aceita), barracas de pombas (não adiantava caçar pombas, pois só aquelas eram aceitas) e barracas de utensílios do templo (quinquilharias consideradas sagradas, tal como hoje temos crucifixos etc.).  Os caras ficam furiosos e começaram a buscar ocasião para o matar. Ele mexeu no bolso dos caras e aquilo era inaceitável. Ele teria que morrer e assim foi.

Como se diz no jargão da obra civil, vc pode até xingar o peão, mas não mete a mão no bolso dele não que dá até morte...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!