Completando o Geo: dentro de uma lógica de luta de classes, com a supressão do clero. Durante esse período de perseguição, quem era perseguido? O crente ou o clero? E isso já havia acontecido antes na França revolucionária.
Bom ,as perseguições de Lênin também se dirigiam contra operarios grevistas e que tentassem ter sindicatos independentes dos sindicatos comunistas que tinham se transformado em simples capatazes do Estado ,e contra camponeses que fossem contra a política de escambo estatal em substituição do comércio e do dinheiro e que originou uma enorme miséria para eles ,e na maioria dos casos ,esses camponeses eram cristãos ,em alguns casos pediam ajuda para seus parocos e esses eram perseguidos por ajudá-los ,e de qualquer modo ,só ao esses camponeses serem perseguidos e serem cristãos ,já era uma perseguição a pessoas cristãs. Entre os operários a proporção de cristãos era menor ,mas também havia cristãos entre os perseguidos por fazerem ou tentarem fazer greves e/ou por tentarem fazer sindicatos independentes.
Sem falar que também havia perseguições à classe média de pequenos e médios empresarios ou à classe média de pessoas com mais instrução que a média e com melhor situação financeira por causa disso ,em parte por que os bolcheviques achavam que eles podiam ser aliados da alta burguesia ,em parte por que realmente esses estratos sociais também protestavam ou tentavam protestar contra os abusos do governo e em parte para usá-los de bode expiatorio antes as classes baixas .
Depois com Stalin ,tudo isso piorou ainda mais e a maioria de suas vitimas eram cristãs.