Arcanjo, por que não esperamos o desenrolar dos eventos na região? Me parece apressado de sua parte alegar que a ocupação irá atacar ou destruir o sítio arqueológico. Se isso acontecer, eu acho que deve haver punição sim. Mas até agora isso não ocorreu e não acho que irá ocorrer.
Apressado? Os caras ocupam estradas e cobram "pedágio" de quem tem que passar por lá, saqueiam cargas de caminhões, vendem madeira ilegal alegando que "já tinham cortado mesmo!" destróem plantações, tratores, matam gado ,revendem terras invadidas, desviam dinheiro público via ONGs fajutas que ninguém sabe onde vai parar já que não possuem contabilidade para justificar gastos...
Tem razão, acho que é meio precipitado achar que vão saquear um sítio arqueológico, afinal cacos de cerâmica indígena não devem valer muito e eles devem ter muito respeito por história...
Bem, Arcanjo, você reconhece o direito da população protestar contra alguma injustiça?
PROTESTAR para mim é denúnciar à mídia, procurar meus direitos na justiça...
Desde quando tenho o direito de invadir e depredar uma propriedade só porque o dono fez algo que considero errado? Principalmente pelo fato de que existe um judiciário, leis que garantem o direito à propriedade ou a reintegração de posse se (SE) ela foi realmente invadida por quem o MST acusa.
Mas ninguém no MST procura a justiça para denunciar supostos abusos, afinal eles já invadem de cara porque é disso que sobrevivem.
Aposto que se vc invadir a casa de um capiau do MST ele vai mandar chumbo em vc na mesma hora.
Acha certo manifestantes bloquearem alguma rua para chamar a atenção sobre algo que está errado, mesmo que isso cause uma perturbação temporária no trânsito? Acha certo que parte da população ocupe um prédio ou estabelecimento público quando o local em questão está agindo de forma errada ou de forma evidentemente contrária aos interesses da população? Acha certo que um local particular seja ocupado quando ele está em flagrante desrespeito às leis e devido à isso, a população está sendo prejudicada?
E para resolver qualquer problema existe um judiciário, mais uma vez: O que dá direito a um movimento ilegal de invadir uma propriedade? Primeiramente como podem afirmar que determinada propriedade é ilegal se não tiveram acesso a documentos que comprovam tal fato?
"Acho que é ilegal, é grande demais e o dono é rico então vamos invadir!"
É este o critério para determinar se invadem ou não?
Trata-se de realizar uma manifestação e é uma das poucas formas que a população mais pobre tem para fazer pressão sobre a sociedade. para se contrapor à grandes empresas ou ruralistas que conseguem pressionar a sociedade por meio de lobby. No final das contas, o ideal é que o governo seja conduzido pelo povo.
Errado colega, a "população" de capiaus do MST é uma massa de manobra usada por criminosos usada para encher os bolsos de gente muito rica que faz de conta que é pobre.
E que ganham muita grana nas invasões.
Nas demais coisas que você escreveu, acho que você perdeu um pouco o foco da discussão. Não estávamos falando do PT. Historicamente, o PT apoiou o MST sim. Mas não foi o único partido. E ultimamente esse apoio vem até diminuindo à medida que o partido se acomoda mais na posição de poder. Dentro do movimento existem sim pessoas que apóiam o PT. Assim como existem aquelas que apóiam outros partidos. E existem pessoas bastante críticas ao PT. A única coisa que vejo que dá para generalizar é: ninguém por lá quer que o Serra ganhe.
É mesmo? Pois até a pouco tempo atrás havia um atalho para o site do MST no site oficial do PT, e havia inclusive um atalho para o site do Foro de São Paulo que o Lullalá diz que "não existe".