Normalmente não precisa fazer pressão para que terras vazias no meio do nada vão para reforma agrária. Governantes adoram dar essas terras para inflar números de reforma agrária. E como elas não tem dono, ninguém vai ficar segurando na justiça aquelas terras para impedir a sua distribuição.
E não basta ser produtivo para cumprir a função social da terra, não se esqueça.
É mesmo? Já viu o MST ocupar áreas no Nordeste?
E não basta ser produtivo para cumprir a função social da terra, não se esqueça.
Se invadem as terras alegando que NÃO é produtiva apesar de ser totalmente ocupada e gerar impostos é mais uma prova de que o MST é apenas um movimento de quadrilheiros que ganham dinheiro com invasões.
O que é necessário para vc considerar que uma terra cumpre sua função social? Permitir que 200 capiaus (Supondo que não sejam os vagabundos do MST que nunca plantaram P* nenhuma) ocupem uma fazenda para produzir alimentos na base da enxada e sem técnica ou estrutura alguma fazendo com que os produtos cheguem à sua mesa por um preço 10 vezes maior?
Se for assim é melhor ficar como está.
Não acho que deva desistir por achar que seu movimento não vai ter apoio do governo. Isso é a coisa mais comum que exite. Durante a maior parte do tempo e da história, movimentos sociais são atacados pelo governo. Vide toda a repressão existente no Rio Grande do Sul. E aqui no Paraná, ela provavelmente vai aumentar bastante, já que quem vai ser governador provavelmente vai ser ou um empresário ou um latifundiário.
Fico feliz em saber que o povo do Rio Grande do Sul quer botar o MST para correr.
De modo algum pagar imposto basta para cumprir função social. Terra é um recurso finito, que não pode ser produzida. Portanto, deve ser muito bem aproveitada para a melhoria de vida das pessoas.
E o melhor meio de aproveitar é deixar que agricultores profissionais tenham condições de produzir por um preço baixo sem o monte de impostos que impedem que sejam competitivos.
Mas eu concordo com a importância de se ajudar e estimular a agricultura, talvez por meio de créditos rurais. Se bem que quando falamos de grandes proprietários, eles não tem a desculpa de não poderem pagar por mais infra-estrutura em suas propriedades.
Infraestrura tb é a rede de estradas e portos que permitem que se venda a produção, não é asfaltar estradinha dentro de fazenda.
Que eu saiba, no caso de imposto rural, o que sai mais caro na verdade é deixar uma terra sem produção alguma. Terras produtivas não-aproveitadas dão um gasto enorme
E por isso afirmo que se é improdutiva de verdade, um dia será vendida voluntariamente.
O problema é que nem sempre aquilo que se declara nos impostos para o governo é a verdade. Um sujeito pode manter 40% de área não-aproveitada, mas declarar que não aproveitou somente 10%. É muito difícil fiscalizar tudo o que é declarado.
Já ouviu dizer que entre uma safra e outra se é obrigado a deixar a terra descansar para não se esgotar? E que parte das fazendas que o MST invadiu e depredou tinha mata nativa de reserva ambiental que foi cortada pelo MST que roubou a madeira?
Nem sempre a área desocupada é inutil, mas os capiaus nem levam em consideração.
O que eu vi foram imagens de um conflito em que dois lados estavam armados e não se sabe bem como tudo começou. Haviam denúncias graves de jornalistas que foram presos, mas depois a polícia local negou que isso tenha acontecido. Mas isso não tem nada à ver com disputas de facções internas armadas ou dirigentes que ficaram ricos estando no movimento.
Enviada: Hoje às 09:30:40Enviado por: CyberLizard
Os dois lados estavam armados, só que foi o MST que pulou para dentro da cerca.
O que vc faria se a propriedade fosse sua, seus familiares estivessem lá e vc visse um bando de ignorantes armados invadindo e vindo na direção deles?
Eu mandaria fogo sem dó, atiraria para matar.