Os olhos desconfiados não são, nem de longe, coisa exclusiva de pessimista vira lata, tampouco de brasileiro branco pró-fome-pobreza.
E por isso mesmo eu considero que é importante a opinião deles, pois essa está muito mais afastada dos vieses ideológicos aqui da terrinha.
Por aqui eu só presenciei um claro regozijo(imagina na copa) com a expectativa de uma copa catastrófica, nos setores mais à direita. Como se o fracasso na copa implica-se no triunfo de suas próprias convicções ideológicas. "Uhuu, eu não falei, chupa PT/comunismo/esquerda"
O que sempre me preocupou e vejo também contendo na postura de outros foristas aqui sao grandes problemas novamente, sem surpresa, vinculados à gestão e transparência da informação fornecida pelo governo que vem sempre em tom de otimismo e garantia de sucesso quando evidências apontam para a direção contrária.
A grande discussão dos últimos dois anos. A relação custo/benefício(???) da copa. Quanto ao governo, acaba sendo o que se espera de um governo que lutou pela realização da copa. Já a imprensa e os cidadãos críticos não deveriam repercutir a mesma propaganda com o polo invertido.
Porém, não pode existir argumento honesto que dê parabéns à copa que se inicie com “a despeito das promessas não realizadas e do dinheiro gasto nos estádios”. Isso é o que no final do dia vai ficar na conta do Brasil, que é um país rico, e na dos brasileiros, que são cidadãos pobres ainda caminhando para a emancipação nos mais diversos e mundanos índices e rankings globais.
eu falei de turismo, mesmo sem mencionar cifras. Isso também "deixa" coisas no Brasil. E não estou me referindo unicamente ao dinheiro que irá circular diretamente com a copa, mas o quanto ela pode promover nosso país e acrescer ao turismo no médio prazo, quando bem realizada. Se você quer ser honesto, não deixe de perceber que eu contrapus os citados problemas da copa a esse benefício. E ainda deixei claro que estou especulando, pois é muito difícil de se mensurar.
Quanto ao parabéns. Dei parabéns para a festa. Para como a copa está sendo realizada. Nunca fui entusiasta da copa(nem um ressentido que acha que ela afundará o país na pior das crises), e inclusive acho os problemas enfrentados nela poderiam servir para que repensássemos sobre um possível cancelamento das Olimpiadas de 2016. Você também acabou de dar o mesmo "parabéns" falando como os gringos e mesmo os brasileiros estão se divertindo.
Para os que apreciam a imprensa internacional e que podem pinçar o argumento com o viés que bem desejar, separei também alguns links dos jornais gringos, de diferentes datas e teores para que fique explícito que a preocupação não foi, repito, exclusiva dos famosos-ricos-brancos-elitistas-pró-fome-coxinhas.
Acontece que essa análise tem que levar em consideração que os gringos repercutem também o que a nossa própria imprensa diz. os ventos do pessimismo podem ter vindo de cá. E também houve os protestos, que pegaram a todos de surpresa, e fizeram todo mundo acender a luz de alerta quanto à copa. E ainda, acredito que as dúvidas lá de fora nem se comparam as "certezas" veiculadas pela imprensa aqui, por ex, qualquer matéria dos articulistas da Veja sobre a copa. O grau das críticas foi muito diferente.
É CLARO que não só o Brasil teve ou vai ter qualquer tipo de problema ou risco com a organização de eventos desse porte. É CLARO! Mas enquanto o preço a ser pago é alto demais para qualquer padrão (se falando só de copas do mundo essa já se mostra a mais cara de todas, enquanto no plano inicial não era), é bom que seja feita coisa de prima, com compromisso claro e ganhos duradouros. Deixem-nos cobrar dos nossos e aprender com quem já fez bem e mal, isso só traz benefício, para aqueles que não se preocupam em ter agradar ou desagradar os ídolos políticos de outrora.
De acordo. Mas a solução não acho que seria interromper o evento quanto tínhamos estádios prontos ou em fase final, tudo pago com dinheiro público, e sem o retorno da realização da copa.
Quem GANHOU mesmo com essa copa foram as empreiteiras. Isso é inegável. Por mais que eu goste do evento, e mesmo de ver que o o presságio dos pessimistas não se concretizou, não quero outra copa pra cá. Pelo menos não sem saber qual vai ser o legado dessa