Autor Tópico: Para explicar Evolução  (Lida 50226 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Para explicar Evolução
« Resposta #100 Online: 04 de Janeiro de 2011, 09:58:27 »
Este aqui é o verdadeiro ateu onde já se julgou dono da verdade absoluta.
Ad hominem
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 04 de Janeiro de 2011, 10:03:38 »
A minha postagem aqui foi perguntado porque a inteligencia humana não se despertou para a ciencia moderna a muitos séculos atrás e ninguém aqui teve o interesse em responder.
Mas a ciencia despertou a milenios atras! O homem primitivo observou a natureza, fez experimentos e descobriu como aproveitar os recursos naturais. E a ciencia tem se corrigido e aperfeiçoado desde então. Por exemplo, até o século passado, a quimica era estudada pela alquimia, que misturava conceitos científicos com misticismo. Aos poucos, acabou-se separando a quimica da alquimia, e hoje voce toma sua aspirina para dor de cabeça graças a um quimico, não um alquimico.

No início a vida era mais trágica do que hoje, pois ninguém poderia procurar socorro com médicos e ser atentido por seus deuses para salvar seus filhos dos ataques de animais selvagens. Até hoje isto acontece em aldeias da áfrica quando um tigre invade um certo local e devoram crianças.
Este comportamento icruel da natureza levariam os humanos a abrirem seus entendimentos para a ciencia e desacreditar em deuses que nunca viram.
E isso realmente aconteceu diversas vezes, e eles estavam certos! Como disse Sagan, voce pode rezar ou vacinar seu filho, prefira a ciencia.

Qual é a resposta?
A resposta é "acreditar" naquilo que funciona, a ciencia. Deuses são tão efetivos quanto o acaso...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #102 Online: 04 de Janeiro de 2011, 10:11:56 »
Cara esqueça os deuses. Voce está voltando a me instigar quanto a minha crença.
A minha pergunta foi porque a ciencia moderna de hoje não teria evoluído a mais tempo.
Ciencia moderna(Tecnologia moderna). Entendeu?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 04 de Janeiro de 2011, 10:21:18 »
Cara esqueça os deuses. Voce está voltando a me instigar quanto a minha crença.
A minha pergunta foi porque a ciencia moderna de hoje não teria evoluído a mais tempo.
Ciencia moderna(Tecnologia moderna). Entendeu?
Claro que entendi, e como lhe disse, a ciencia não surgiu de repente! Ela vem acompanhando o ser humano desde que ele começou a dominar seu ambiente.

Veja esse gráfico, que o Giga publicou aqui!
../forum/topic=23616.0.html

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #104 Online: 04 de Janeiro de 2011, 10:24:02 »
A ciencia sempre existiu. A evolução humana foi que tardou para seu conhecimento tecológico moderno
Ainda não respondeu.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #105 Online: 04 de Janeiro de 2011, 10:33:49 »
Contini, cê tem minha admiração cara, haja paciência...
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 04 de Janeiro de 2011, 10:38:05 »
A ciencia sempre existiu. A evolução humana foi que tardou para seu conhecimento tecológico moderno
Ainda não respondeu.
O que tem a ver evolução humana com conhecimento tecnológico? Tecnologia engloba desde a confecção de uma ponta de flexa de silex até um onibus espacial, e o homem primitivo já tinha o cérebro compatível ao nosso. Com o tempo a ciencia foi se aperfeiçoando, e com uma ferramenta cada vez melhor melhores coisas foram conseguidas.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #107 Online: 04 de Janeiro de 2011, 13:55:48 »
Eu sabia que o Realidade não sabia a diferença entre evolução e tecnologia.

Isso explica tudo.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #108 Online: 04 de Janeiro de 2011, 13:58:07 »
Não entendo como vcs perdem tempo com o realidade, quando vejo respostas dele, do lusitano ou do ênio nem leio o tópico
Este aqui é o verdadeiro ateu onde já se julgou dono da verdade absoluta.

Seu julgamento parece-me mais absoluto do que a afirmação do forista Franciscodog.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 04 de Janeiro de 2011, 17:26:15 »
A minha postagem aqui foi perguntado porque a inteligencia humana não se despertou para a ciencia moderna a muitos séculos atrás e ninguém aqui teve o interesse em responder.

Hmmm... deixe-me ver. O regime teocrático que que suprimiu todo o conhecimento científico antigo (a queima da grande biblioteca de Alexandria, por exemplo) e impôs a sua "verdade" como única e incontestável (coitado de quem se atrevesse).

No início a vida era mais trágica do que hoje, pois ninguém poderia procurar socorro com médicos e ser atentido por seus deuses para salvar seus filhos dos ataques de animais selvagens. Até hoje isto acontece em aldeias da áfrica quando um tigre invade um certo local e devoram crianças.
Este comportamento icruel da natureza levariam os humanos a abrirem seus entendimentos para a ciencia e desacreditar em deuses que nunca viram.
Qual é a resposta?

Qual é a pergunta?  :hein:

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #110 Online: 05 de Janeiro de 2011, 08:50:59 »
Tecnologia engloba desde a confecção de uma ponta de flexa de silex até um onibus espacial, e o homem primitivo já tinha o cérebro compatível ao nosso. Com o tempo a ciencia foi se aperfeiçoando, e com uma ferramenta cada vez melhor melhores coisas foram conseguidas.
Tudo isto eu tenho conhecimento e voce parece não ter entendido mais uma vez. A pergunta foi: Qual foi a razão para que a tecnologia moderna levasse mais cem mil anos para se desenvolver como aconteceu a partir de 100 anos atrás. Somente a séculos passados isto aconteceu.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2011, 09:00:46 por Realidade »

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #111 Online: 05 de Janeiro de 2011, 08:57:38 »
Hmmm... deixe-me ver. O regime teocrático que que suprimiu todo o conhecimento científico antigo (a queima da grande biblioteca de Alexandria, por exemplo) e impôs a sua "verdade" como única e incontestável (coitado de quem se atrevesse).
A biblioteca de Alexandria me parece que foi fundada nos primeiros séculos aC e é uma data muito recente.
Estou aplicando a inteligencia humana que era igual a nossa a mais de cem mil anos e nunca desenvolveu uma tecnologia moderna. Isto é: Não existe nenhuma evidencia.
Temos registros históricos documentados que em sete mil anos foi o suficiente para que houvesse uma grande diferença na ciencia dos homens da antiga para a moderna. E o espaço entre 7 mil anos e 100 mil anos atrás?
É dentro de espaço de tempo que pergunto porque não existem evidencias da ciencia estar se avançando.

Qual é a resposta?
Qual é a pergunta?  :hein:
Compare meu segundo argumento com a primeira e saberá qual é a minha pergunta. Creio que está bem claro.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2011, 09:01:51 por Realidade »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 05 de Janeiro de 2011, 09:05:47 »
Tudo isto eu tenho conhecimento e voce parece não ter entendido mais uma vez. A pergunta foi: Qual foi a razão para que a tecnologia moderna levasse mais cem mil anos para se desenvolver como aconteceu a partir de 100 anos atrás. Somente a séculos passados isto aconteceu.
Voce é que não entendeu, assim mais uma vez demonstra que não entende como funciona a ciencia!
A tecnologia moderna ainda está se desenvolvendo! E essa coisa de que só se desenvolveu apartir de 100 anos atrás só existe na sua opinião, não retrata a realidade.
O acumulo de conhecimento que permite o desenvolvimento da tecnologia é exponencial, por isso pode parecer a voce, que tem poucos conhecimentos de ciencia e historia da ciencia, que se desenvolveu por mágica..
Leia os links que lhe foram indicados.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #113 Online: 05 de Janeiro de 2011, 09:28:57 »
É contini eu preciso de muita paciencia para fazer voce entender o que estou querendo explicar.
Da ciencia antiga para a moderna de hoje ela teve um avanço tecnológico incomparável.
Isto foi preciso apenas alguns séculos atrás.
Porque esta diferença de tecnologia não conseguido entre 100 mil anos e 7 mil anos atrás?
Será que fui mais simples?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 05 de Janeiro de 2011, 09:42:12 »
É contini eu preciso de muita paciencia para fazer voce entender o que estou querendo explicar.
Sujiro usar essa paciencia para estudar o metodo científico. Voce está realmente se recusando a abandonar uma idéia pre-concebida erroneamente.

Da ciencia antiga para a moderna de hoje ela teve um avanço tecnológico incomparável.
Isto foi preciso apenas alguns séculos atrás.
Sim, exponencial, lembra?

Porque esta diferença de tecnologia não conseguido entre 100 mil anos e 7 mil anos atrás?
Será que fui mais simples?
Foi sim, já havia entendido de primeira.
É voce que não entende como a ciencia se desenvolveu. Não existe nada de anormal ou imprevisível no desenvolvimento da ciencia, ela cresceu exponencialmente, com apenas alguns atrasos significativos causados pela religião (como lembrou o Spit).

Exemplo de curva exponencial

Imagine o eixo x sendo em seculos e o y em "avanços tecnológicos" ou acumulo de conhecimento.

Sei que voce quer ver algo extranho aí, mas não existe. Se voce consultar o mainstrain científico verá que é essa a opinião geral.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #115 Online: 05 de Janeiro de 2011, 10:12:05 »
Realidade.

O desenvolvimento de novos conhecimentos está intimamente ligado com a base criada anteriormente. Assim, quanto mais se sabe, mais fácil fica de desenvolver novos saberes. Há 100 mil anos atrás o não havia praticamente nenhum conhecimento para basear novas descobertas; conforme foram aumentando estes conhecimentos, aumentou o ritmo das novas descobertas, caracterizando a curva exponencial do desenvolvimento científico.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 05 de Janeiro de 2011, 10:15:37 »
Realidade.

O desenvolvimento de novos conhecimentos está intimamente ligado com a base criada anteriormente. Assim, quanto mais se sabe, mais fácil fica de desenvolver novos saberes. Há 100 mil anos atrás o não havia praticamente nenhum conhecimento para basear novas descobertas; conforme foram aumentando estes conhecimentos, aumentou o ritmo das novas descobertas, caracterizando a curva exponencial do desenvolvimento científico.
E esse comportamento é observado inclusive em areas específicas da tecnologia ainda hoje, por exemplo, a capacidade de processamento dos computadores.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #117 Online: 05 de Janeiro de 2011, 10:37:18 »
Existem outros fatores a serem considerados no desenvolvimento de tecnologias ao longo da história e da pré-história, como clima, e a necessidade de se obter certa tecnologia.

Até 10.000 atrás a terra passava por uma glaciação, o Derfel já explicou em outro post:

Primeiro é preciso que se saiba que há cerca de 10.000 anos a Terra estava saindo de um período glacial e esquentando. Durante a longa Era do Gelo o clima era muito seco, com grande áreas de deserto e as populações existentes de humanos viviam em pequenos grupos de caçadores-coletores nômades. Era um estilo de vida que não permitia a constituição de uma civilização, com grandes construções: a caça e coleta não permite a manutenção de grandes grupos populacionais que são necessários para tocar esses projetos e nem permite o assentamento, já que se faz necessário acompanhar os rebanhos em migração.

Como era necessário dedicar boa parte do tempo caçando e coletando, não havia muito tempo para desenvolver novas tecnologias, e estas quando surgiam, normalmente estavam relacionadas a métodos mais eficazes de caça/coleta, pois era uma necessidade imediata.

Com a melhoria do clima, ficou propicio o desenvolvimento de agricultura, que tornava mais seguro a obtenção de alimentos e havia mais tempo para desenvolver a ciência, que desta vez ficou focalizada na astronomia - que era importante para saber as épocas de plantio - e na tecnologia agrícola, como a construção de canais e de irrigação de ferramentas de trabalho nas plantações.

Com o excedente na produção de alimentos, surgiram novas ocupações não ligadas a terra e com elas as cidades, criando a necessidade de novas tecnologias. Isso ocorreu sucessivamente até os dias atuais: conforme a necessidade, foram desenvolvendo-se novas tecnologias. 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 05 de Janeiro de 2011, 22:57:18 »
O ser humano segundo estudos afirmam que o nosso ancestral se separou de nós a algumas centenas de anos atrás. Quais seriam a evidencias científicas para o fato de a ciencia moderna ter evoluído a poucos anos atrás. Também segundo a explicação a evolução acontece de uma forma bem lenta e de acordo com estas afirmações nossos ancestrais também eram inteligentes. Quais as evidencias existentes neste intervalo que possibilitou ao ser humano ficar tanto tempo sem desenvolver sua tecnologia moderna?
O homem com sua inteligencia evoluída e moderna ao perceber a muitos séculos atrás que um Deus bom não desejaria tanta coisa ruim para nós seres humanos o que o levou a não pronunciar um certo tipo de ateísmomais cedo?

Cheque os seus números, eles estão bastante para baixo da realidade.

O ser humano não inventou toda a ciência de sopetão logo que surgiu, e só quando isso de fato ocorreu, por causa de algo chamado "história". Uma miríade de fatores possibilitou o lento avanço do conhecimento e finalmente o surgimento e progresso daquilo que chamamos de ciência. Não dá para esperar que só porque um homem das cavernas de 100 mil anos atrás tivesse o mesmo cérebro que Einstein, que ele fosse conceituar a relatividade.

Um pouco relacionado a isso:

http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/3377/por-que-a-histria-humana-se-desenvolveu-de-maneira-diferente-em-diferentes-continentes-nos-ltimos-13-000-anos

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #119 Online: 09 de Janeiro de 2011, 17:01:23 »
Mas ninguém explica porque este avanço científico foi lento demais dentro de uma inteligencia que despertou para a sabedoria atual. Hoje mesmo eu estava tomando banho de piscina com meus dois netinhos e ao fazer movimento sobre a água perguntei ao que tinha 4 anos: Porque as águas do mar se movimentam: Ele não soube responder. Aí eu disse de uma forma bem simples: É o vento que assopra. Logo em seguida ele me pergunta: E quem assopra o vento?
Veja como a mentalidade de uma criança inteligente desperta para a ciencia numa idade ainda tão pequena.
Eu fico questionando porque a tecnologia moderna atual levou tanto tempo para isto se a inteligencia do homem tem um reflexo fantástico

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 09 de Janeiro de 2011, 17:58:27 »
E você acaba demonstrando justamente como surgem os mitos: imaginar quem assopra os ventos é o que levou à criação do mito do rei Eolo.

De qualquer forma, você poderia me explicar por que os Ianomâmis e os aborígenes australianos ainda estão no período neolítico e não desenvolveram ainda uma ciência nuclear?

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #121 Online: 09 de Janeiro de 2011, 18:17:50 »
Mas ninguém explica porque este avanço científico foi lento demais dentro de uma inteligencia que despertou para a sabedoria atual.
Realidade.

Pelo que você diz, você parece achar que a partir do momento que um hominídeo adquiriu a capacidade cerebral dos homem moderno sairia constriuindo computadores, aviões, naves espaciais etc.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 10 de Janeiro de 2011, 09:55:33 »
Mas ninguém explica porque este avanço científico foi lento demais dentro de uma inteligencia que despertou para a sabedoria atual.
Sim, explicamos, mas parece que isso derruba algum tipo de "argumento" que voce está tentando armar, e por isso voce ignorou as refutações.

Hoje mesmo eu estava tomando banho de piscina com meus dois netinhos e ao fazer movimento sobre a água perguntei ao que tinha 4 anos: Porque as águas do mar se movimentam: Ele não soube responder. Aí eu disse de uma forma bem simples: É o vento que assopra. Logo em seguida ele me pergunta: E quem assopra o vento?
Veja como a mentalidade de uma criança inteligente desperta para a ciencia numa idade ainda tão pequena.
Exato! A criança para por aí! foi deus, foi papai noel... A ciencia continua de onde voce e as crianças pararam.

Eu fico questionando porque a tecnologia moderna atual levou tanto tempo para isto se a inteligencia do homem tem um reflexo fantástico
Já lhe expicamoso porque (lembra da curva exponencial?), ler atentamente as refutações.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #124 Online: 10 de Janeiro de 2011, 16:28:22 »
Mas ninguém explica porque este avanço científico foi lento demais dentro de uma inteligencia que despertou para a sabedoria atual. Hoje mesmo eu estava tomando banho de piscina com meus dois netinhos e ao fazer movimento sobre a água perguntei ao que tinha 4 anos: Porque as águas do mar se movimentam: Ele não soube responder. Aí eu disse de uma forma bem simples: É o vento que assopra. Logo em seguida ele me pergunta: E quem assopra o vento?
Realidade,
vc nunca se questionou pq vc demonstra tanta ignorância sobre tudo o que vc perguntou aqui?
Talvez o modo como vc vive a sua crença tenha algo a ver com isso. Talvez ...
Mas o bom de ser ateu é que encontramos respostas que consideramos bem melhores para todas as suas perguntas.
Já o seu teísmo redundantemente questionador faz vc parecer que não encontra muitas boas respostas ... é a minha impressão sobre vc de toda a sua participação aqui neste fórum, vc parece ser uma pessoa insatisfeita com o seu atual nível de conhecimento ... por isso vc parece ser um exemplo de que a religião não é boa para mim.
E sem maldade ... eu fico com um pouco de pena de vc se a minha impressão tiver correta ...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!