Autor Tópico: Para explicar Evolução  (Lida 50230 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Para explicar Evolução
« Resposta #200 Online: 23 de Janeiro de 2011, 23:30:51 »
Temos 3 trolls que estragam todos os tópicos...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 24 de Janeiro de 2011, 16:51:37 »
Exato. Céticos exigem evidencias científicas, ou seja, de que o fenômeno estudado seja real. Evidencias anedóticas provam desde que a Terra é oca, que gnomos existem e que deuses são reais, provam tudo! Por isso não provam nada.
  :o
Que evidencias existe dentro de uma ciencia que não estuda Deus?

Não existem tais evidências.

E sabe qual é o motivo?

Ou não existe deus ou ele não é escopo da Ciência.

Escolha!

Não entendo mesmo.
Gostaria que alguém inteligente me explicasse isto.  :?:

Vide resposta anterior.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 25 de Janeiro de 2011, 08:38:49 »
Que evidencias existe dentro de uma ciencia que não estuda Deus?
Não entendo mesmo.
Gostaria que alguém inteligente me explicasse isto.  :?:
Erivelton, várias pessoas inteligentes já lhe explicaram isso, quando voce usava o nick antigo e com o nick atual!

O problema é que voce não quer entender pois percebe que as conclusões óbvias não apontam para a sua crendiçe.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 25 de Janeiro de 2011, 08:41:05 »
hehehe

Não vejo assim!

Eles são úteis como contra-exemplo! Fica óbvio para quem acompanha as "discussões" as falhas lógicas, extratégias de esquiva e pré-conceito comum entre eles...

E eles são divertidos de refutar, nenhum grande desafio.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #204 Online: 25 de Janeiro de 2011, 13:01:38 »
hehehe

Não vejo assim!

Eles são úteis como contra-exemplo! Fica óbvio para quem acompanha as "discussões" as falhas lógicas, extratégias de esquiva e pré-conceito comum entre eles...

Já eu não vejo dessa forma. Cara, discutir com trolls nao nos acrescenta nada. Vc pode argumentar que serve pra manter a argumentação afiada e tal, mas pra mim, isso só faz estagnar sua argumentação. Vc fica sempre repetindo a mesma ladainha de sempre, tal como um papagaio, vc não evolui sua argumentação.

Agora, dizer que é divertido... bom, tem gosto pra tudo neh :)
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 25 de Janeiro de 2011, 13:19:06 »
Eu já comentei isso aqui, mas parte do meu processo de desconversão foi acompanhar justamente "debates" com esse tipo de troll e começar a me dar conta de como eram pífios os argumentos com os quais concordei anteriormente e quantas falácias estão embutidas nessas "idéias".
Começei a despertar, depois a ter vergonha de mim mesmo por um dia ter pensado parecido com esses crentes e depois vergonha por eles, por pagarem esses micos...  Hoje só me divirto!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #206 Online: 25 de Janeiro de 2011, 15:14:37 »
Eu já comentei isso aqui, mas parte do meu processo de desconversão foi acompanhar justamente "debates" com esse tipo de troll e começar a me dar conta de como eram pífios os argumentos com os quais concordei anteriormente e quantas falácias estão embutidas nessas "idéias".
Acabam quase sendo espantalhos... mas não feitos pelos opositores, e sim pelos proponentes da idéia em questão!

Não sei se vai adicionar à discussão, mas outro dia desses eu estava entediado e fiz um exemplinho bem simples de evolução... talvez seja útil.

Faz-de-conta que as bolinhas são seres vivos. Ok?
Cada fileira representa uma geração.
Bolinhas "mortas" sem gerar descendentes receberam um X vermelho.
As que geraram descendentes estão ligadas a estes por tracinhos verdes, pra indicar quem é pai/mãe de quem.

A primeira geração é somente de clones - bolinhas da cor cinza-média.

As gerações seguintes foram produzidas assim:
*Cada bolinha herda a cor da geração anterior - hereditariedade;
*A bolinha pode ter uma mutação aleatória e ficar um pouco mais ou menos escura que seu pai/mãe - mutação;
*As seis bolinhas mais claras morrem, e as restantes se multiplicam - seleção.

Agora, comparem a primeira [cinza média] e a última [preta] fileiras... mesmo com a mutação aleatória, a população de bolinhas como um todo passou do cinza-médio para o preto, ou seja, adquiriu um caractere diferente do que tinha antes.

Gente, evolução é só isso. Hereditariedade, mutação, seleção. Não sei o que o pessoal não entende nisso  :o
Latebra optima insania est.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 25 de Janeiro de 2011, 15:53:43 »
hehehe

Não vejo assim!

Já eu não vejo dessa forma. Cara, discutir com trolls nao nos acrescenta nada. Vc pode argumentar que serve pra manter a argumentação afiada e tal, mas pra mim, isso só faz estagnar sua argumentação. Vc fica sempre repetindo a mesma ladainha de sempre, tal como um papagaio, vc não evolui sua argumentação.

2

Ao menos não em TODOS os tópicos
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #208 Online: 25 de Janeiro de 2011, 19:16:23 »
Kajsar,

Estas suas bolinhas se reproduzem de forma assexuada e mesmo assim diversos indivíduos geram facilmente outros, apesar da variação, iguais (lá no final do processo todo)? Se fosse de forma sexuada e uma característica se sobressaísse (a ponto de outra desaparecer devido a fatores externos), Mendel ainda teria o crédito sem recorrer a Evolução. Ou o “infográfico” é muito simplista mesmo e eu o estou complicando?
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2011, 21:00:31 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 26 de Janeiro de 2011, 17:42:59 »
O gráfico é melhor entendido como de reprodução sexuada implícita (como se ilustrasse só fêmeas, por exemplo), aí não há o problema dessa convergência exagerada que há se for reprodução assexuada.

Não entendi o que quis dizer por "Mendel ainda teria o crédito sem recorrer a evolução". Isso simplesmente é evolução, independentemente de quem quer que tivesse o "crédito", e de usar ou não o termo "evolução". Darwin mesmo usava mais "modifiicação na descendência", termo que, apesar de mais extenso, realmente dá uma descrição melhor, mas acabou tendo um uso muito menor.

Teria sido que, alguém pode muito bem aceitar isso, mas não ver nisso uma explicação da "macro" evolução, afinal, as bolinhas ainda são bolinhas, só "micro" mudaram de cor, e não se tornaram quadrados, elipses, triângulos, hexágonos, estrelas? Realmente essa ilustração não torna claro esse aspecto. O melhor nesse caso são ilustrações de seqüências/grupos de seres aparentados, especialmente fósseis inclusos, e a comparação com raças de caẽs.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 26 de Janeiro de 2011, 18:36:30 »
hehehe

Não vejo assim!

Troll tem vários significados. Um deles, não é um cara que não sabe debater/não aceita perder, mas um cara que está só brincando de ser tal cara. Fingindo mesmo. Nesse caso, ao gostar de debater com trolls, é a mesma coisa que dizer que gosta de que lhe preguem peças, gosta de cair nas peças. Esse é até defendido como o significado real de troll, mais alguém que faz uma "pegadinha" do que uma pessoa sinceramente defendendo algo de forma não muito inteligente ou civilizada.

Mas mesmo no último caso, não vejo lá muito ganho nisso, apesar de haver como alimentar esperanças. Geralmente é um otimismo meio exagerado.

Se essas discussões servem de exemplo/aprendizado para alguns, que a partir delas deixam de se convencer pelos argumentos expostos pelos trolls, provavelmente a essa altura já existe o suficiente delas espalhadas pela internet, poderiam ser todas "congeladas" e não ser criada mais nenhuma, que não se perderia nada com aquelas que poderiam estar sendo criadas, mas não estão. São 99% "reprises", reencenações do mesmo "debate", dos mesmos argumentos.

E pense então no que se passa pela cabeça de uma pessoa que, com todo esse material, toda essa vasta quantidade de informação, ainda assim defende aquilo que está defendendo. É uma pessoa que está literalmente em negação. Simplesmente ignoram todas as fontes que podem dizer algo que contrarie aquilo em que já preferem acreditar, e só vão atrás daquio que reafirma o que eles preferem acreditar/alega refutar a "oposição". Mas nunca checam nada do que é dito. E então, sei lá por que cargas d'água, uns resolvem ir confrontar as pessoas nos fóruns com esses argumentos que leram, convictos de que é tudo verdade.

Isso é bem diferente do que, sei lá, alguém que lesse em algum lugar que é bom enterrar pilhas no jardim para o crescimento das plantas, e expusesse isso, e então fosse refutado. A pessoa geralmente tenderia a aceitar, acho. Já nessa questão, e em outras "polêmicas" que não são realmente polêmicas científicas, tem algo mais importante "em jogo", e a pessoa não está disposta a "perder". Não é como uma discussão normal sobre uma questão qualquer.

Aqueles que estiverem apenas brincando, não têm jeito mesmo. E para aqueles que estiverem, desconfio que aqueles que têm mais poder para influenciar positivamente na coisa não somos nós, ou qualquer um diretamente lidando com as evidências, mas sim tentando convencer que a aceitação da realidade não é um problema para os fundamentos das suas crenças religiosas mais significativas, no caso de religiosos. Talvez meio parecido também com ideologia política determinando essa negação.

Eu acho que a melhor coisa mais parecida que se pode fazer não é simplesmente expor pela enésima+1 vez a explicação do problema, mas questionar quem propôs o problema. Perguntar se procurou por dez minutos que fossem checar aquilo que está (supostamente) defendendo, e desafiar a pessoa a fazer isso, e postar algo que encontrar nesse sentido ela mesma. Por mais básica que seja a questão, mesmo que seja algo que nem se precise pesquisar para refutar. Quanto mais básico, "melhor" até, então o desafio fica sendo não de pesquisa, mas da pessoa pensar ela mesma em alguma razão pela qual aquilo poderia estar errado ou não levar às conclusões que ele pretende. Eu acho que ainda deveria se colocar que a recusa em fazer isso incorre no diagnóstico de "troll" pregador de peças, querendo atenção/fazer os outros de bobo, ou alguém cuja negação já passou do limite que faria sentido tentar "debater", e será portanto ignorado.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #211 Online: 26 de Janeiro de 2011, 18:52:08 »
Portanto vale aquela máxima: "NÃO ALIMENTE OS TROLLS"
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #212 Online: 26 de Janeiro de 2011, 19:17:10 »
Não entendi o que quis dizer por "Mendel ainda teria o crédito sem recorrer a evolução". Isso simplesmente é evolução, independentemente de quem quer que tivesse o "crédito", e de usar ou não o termo "evolução". Darwin mesmo usava mais "modifiicação na descendência", termo que, apesar de mais extenso, realmente dá uma descrição melhor, mas acabou tendo um uso muito menor.

Creio que me confundi um pouco...
Mas vendo o gráfico e pensado como rep. sexuada, e diante de tantos indivíduos com descendentes iguais após a "convergência exagerada", imaginei que alguns destes descendentes foram talvez omitidos como uma espécie de "licença poética" e que qualquer um poderia gerar bolinhas pretas a qualquer momento (afinal, o processo "evolutivo" gera tais bolinhas pretas em vários indivíduos com ancestrais diferentes). Então, pensei que poderia tal característica (possibilidade para descendentes pretos) estar nos genes de vários indivíduos (sendo apenas uma questão de hereditariedade - e daí Mendel). Mas é mesmo uma questão de interpretação... E acabei fazendo muito caso nesta estória das bolinhas.

Mas, creio que o intuito de Kajsar era usar a ilustração como parte fundamental em algum tipo de argumentação, e poder dizer ao final "Não sei o que o pessoal não entende nisso  :o". Bom, se "evolução é só isso" e a figura é fundamental para o entendimento (conforme o post), continuaria não entendendo...
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 26 de Janeiro de 2011, 22:53:25 »
Puts.. modificação na descendência é MUITO MELHOR.

Ia eliminar 235 perguntas de trolls.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #214 Online: 26 de Janeiro de 2011, 23:09:49 »
Sobre o negacionismo e a trolagem da teoria da evolução, as obras de Dawkins já contribuem com muita informação sobre isto. Ele leva muito a sério os argumentos mais comuns dos criacionistas opositores da evolução e desenvolve muito bem cada ponto. É muito mais útil que a experiência apenas em fóruns, pois é a experiência de um gênio da divulgação da biologia, atingindo diversas mídias, inclusive a internet com o seu site.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #215 Online: 28 de Janeiro de 2011, 02:38:46 »
Gente, sobre o gráfico:
1. Ele é simplista - eu só quis ilustrar evolução, não entrar em pormenores.
2. Ele é gradualista - não usei o conceito de genes ou algo do tipo.
3. É assexuado - uma bolinha se reproduz [bota ovo, brotinhos, sei lá] sem intervenção de outra bolinha.
4. Só lida com uma pressão seletiva - a cor das bolinhas.

Se quiserem, eu faço uma versão mais "refinada"... é só ficar me cobrando, porque de vez em quando esqueço do que prometo :P

Crédito a Mendel: por ter descoberto como funciona a hereditariedade. É um grande crédito, mas isso não explica sozinho evolução.
Darwin sabia que havia alguma forma de hereditariedade, mas a idéia dele era mais ou menos como a das minhas bolinhas... gradual, sem genes.
[Notem: a Síntese Evolutiva Moderna considera AMBOS.]

Off-topic:

hehehe

Não vejo assim!

Eles são úteis como contra-exemplo porque um trol inteligente e um debatedor fraco são indistingüíveis. :P Lei de Poe...
Então, se você refuta um bom trol, está apto a refutar um debatedor fraco...

Eu, pessoalmente, gosto de
a. Identificar o/os trol/tróis;
b. Entrar no jogo deles;
c. Mostrar por dentro do jogo deles que eles estão errados;
d. Rir muito.

Mas isso porque vejo ao trol como um herói nietzscheano :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 28 de Janeiro de 2011, 12:53:08 »
Lembrando sempre que estão aí falando de troll na acepção do cara que está falando sério, apenas resistindo a aceitar qualquer coisa, e não do que só quer curtir com a cara de quem "debate" com ele.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #217 Online: 28 de Janeiro de 2011, 19:33:41 »

Crédito a Mendel: por ter descoberto como funciona a hereditariedade. É um grande crédito, mas isso não explica sozinho evolução.
Darwin sabia que havia alguma forma de hereditariedade, mas a idéia dele era mais ou menos como a das minhas bolinhas... gradual, sem genes.

Considerando sua afirmação (A hereditariedade [leis] de Mendel não explica sozinha a "evolução") e pensando na forma como as características são transmitidas para as gerações futuras (ainda com Mendel), pergunto: Como as leis de Mendel poderiam ser usadas para explicar "evolução"? Ou elas só explicam "evolução" se somarmos com a TE? As leis de Mendel não implicam em nova informação genética sendo criada nos descendentes (ao contrário, cada característica é gerada por um par de instruções, um par de cada pai - onde as instruções dominantes determinam a "aparência" da prole e as instruções recessivas ficam latentes). Creio que a hereditariedade se mostraria mais eficiente como processo contra-evolutivo, onde uma mutação teria de se firmar estatisticamente (após várias cruzamentos e obviamente considerando as Leis de Mendel) para poder suprimir completamente uma característica anterior (gerando um novo espécime). Alguém aqui no FCC uma vez afirmou que o fato de termos tantas cores de cabelos na espécie humana prova a "evolução com mutações" propostas pela TE; Creio que seria uma prova maior se nossos filhos passassem a nascer com cabelos verdes ou azuis.

Se a sua idéia com as bolinhas é semelhante à de Darwin, então ela tem algo de Pangênese ("Darwin era um fã incondicional da 'Hipótese provisória da pangênese', teoria de aspectos lamarckistas onde todas as características de um organismos estariam representadas em 'gêmulas'. Estas seriam modificadas ao longo da vida e posteriormente misturadas durante a reprodução sexuada. A pangênese era bem aceita na época." http://jbiol.com/content/8/2/15). Mas, ao meu ver, estas bolinhas estão mais para Lamarckismo puro mesmo.

http://www.varaldaweb.net/2010/08/porque-darwin-nao-descobriu-as-leis-de-mendel/   

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #218 Online: 28 de Janeiro de 2011, 20:39:47 »
André, pra evitar que eu faça muito blablablá [sou prolixo :P], vou fazer um exemplo considerando as leis de Mendel. Ok? Daí eu coloco aqui no tópico.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 28 de Janeiro de 2011, 20:40:28 »
As outras forças seriam a mutação e a seleção natural.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 28 de Janeiro de 2011, 21:48:26 »

Considerando sua afirmação (A hereditariedade [leis] de Mendel não explica sozinha a "evolução") e pensando na forma como as características são transmitidas para as gerações futuras (ainda com Mendel), pergunto: Como as leis de Mendel poderiam ser usadas para explicar "evolução"? Ou elas só explicam "evolução" se somarmos com a TE? As leis de Mendel não implicam em nova informação genética sendo criada nos descendentes (ao contrário, cada característica é gerada por um par de instruções, um par de cada pai - onde as instruções dominantes determinam a "aparência" da prole e as instruções recessivas ficam latentes). Creio que a hereditariedade se mostraria mais eficiente como processo contra-evolutivo, onde uma mutação teria de se firmar estatisticamente (após várias cruzamentos e obviamente considerando as Leis de Mendel) para poder suprimir completamente uma característica anterior (gerando um novo espécime). Alguém aqui no FCC uma vez afirmou que o fato de termos tantas cores de cabelos na espécie humana prova a "evolução com mutações" propostas pela TE; Creio que seria uma prova maior se nossos filhos passassem a nascer com cabelos verdes ou azuis.

Eu acho estranha a colocação das cores de cabelo como prova da evolução. Parece meio como falar em "prova da gravidade" porque especificamente folhas de papel caem...

Cabelos verdes ou azuis, crocopatos, pokemon, etc, se existissem, talvez até fossem coisas que tornassem a evolução dos seres algo mais difícil de ser negado, no entanto não são exatamente expecativas frustradas por aquilo que realmente se conhece. Da mesma forma que "seria prova melhor" da relatividade que os efeitos relativísticos acontecessem já em velocidades muito mais baixas, coisas que se pudesse constatar correndo de bicicleta, mas isso não quer dizer realmente muita coisa quanto a comprovação da coisa, é apenas uma espécie de infortúnio. Ou não, dependendo de outras conseqüências além de cabelos verdes ou relógios tendo que ser ajustados só de andar de bicicleta.

Se a sua idéia com as bolinhas é semelhante à de Darwin, então ela tem algo de Pangênese ("Darwin era um fã incondicional da 'Hipótese provisória da pangênese', teoria de aspectos lamarckistas onde todas as características de um organismos estariam representadas em 'gêmulas'. Estas seriam modificadas ao longo da vida e posteriormente misturadas durante a reprodução sexuada. A pangênese era bem aceita na época." http://jbiol.com/content/8/2/15). Mas, ao meu ver, estas bolinhas estão mais para Lamarckismo puro mesmo.

http://www.varaldaweb.net/2010/08/porque-darwin-nao-descobriu-as-leis-de-mendel/   

Não precisa ter algo de pangênese, a idéia de Darwin a que ele se refere aí é a seleção natural, que funciona independentemente das bases da hereditariedade. Desde que haja variação e hereditariedade, se houver seleção suficiente, haverá algum efeito ao longo das gerações. O mesmo vale até para a ancestraliade comum universal, é algo constatável (ou no mínimo, "extremamente plausível") até mesmo independentemente de se saber qualquer coisa sobre os genes.

Um elemento que ficou de fora nesse texto sobre o porque Darwin não descobriu as leis de Mendel, talvez seja a própria peculiaridade/especificidade dessas constatações. Isso é muito especulação minha, mas não sem um razoável fundamento. O trabalho de Mendel não era algo exatamente ignorado (não sei se por Darwin, possivelmente, uma vez que, que eu saiba, nunca o mencionou -- digo de modo geral). Mas não era algo aceito como o mecanismo geral da hereditariedade.

Não sei se por acaso ou o que, as ervilhas (e um ou outro organismo que Mendel também estudou, se não me engano), são os seres ideais para se perceber essas relações bastante "puras" de dominância e recessividade sobre um dado caractere. Na maior parte do tempo, há interações mais complexas entre os genes, e isso não é tão claro. Com o início do desenvolvimento matemático da genética, até houve gente que tenha postulado ou acusado (postumamente) Mendel como uma fraude. O mesmo cara, se não me engano (R. A. Fischer), acabou desenvolvendo modelos matemáticos que compatibilizavam melhor o mecanismo proposto por Mendel (ou algo próximo disso -- há a "hipótese" histórica de que Mendel talvez achasse que não há dois alelos dominantes, mas só um) com a hereditariedade mais geralmente observada, que tem um padrão mais de acordo com "mistura de sangue". Se não me engano, até mesmo depois da aceitação das leis de Mendel, modelos matemáticos de Galton, da "mistura de sangue", ainda eram usados por criadores de gado por serem mais simples e fornecerem uma generalização satisfatória.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #221 Online: 28 de Janeiro de 2011, 22:16:25 »
André, pra evitar que eu faça muito blablablá [sou prolixo :P], vou fazer um exemplo considerando as leis de Mendel. Ok? Daí eu coloco aqui no tópico.
Retiro o que disse, reli o texto do André, tem um jeito de resumir...

1. André, como eu e o Derfel dissemos: evolução = hereditariedade + mutação + seleção natural. Leis de Mendel fornecem um mecanismo pra hereditariedade melhor do que o que Darwin conhecia, só isso. Mas se o mecanismo fosse outro [não de genes discretos, mas gradual ou etc.], evolução ocorreria do mesmo jeito, pois não importa qual o mecanismo, e sim que haja um mecanismo de hereditariedade.

2. Hereditariedade não vai contra a evolução das espécies, pelo contrário. Falar em "mutação" sem cópia de informações entre gerações [hereditariedade] é nonsense.

3. Esqueça cruzamentos e seleção em seres sexuados POR UM MOMENTO.  Meu, você não tá entendendo nem com seres assexuados, que é muito mais simples [não há seleção sexual, não há intercâmbio de genes, etc.]. Se você não conseguir entender com seres assexuados, não é com os sexuados que você vai entender...

4. Minha idéia das bolinhas pressupõe apenas uma população inicial de bolinhas cinzentas. Não tem NADA a ver com pangênese. As ditas bolinhas poderiam ter surgido por processos artificiais, ou por processos naturais químicos, ou com um deus desocupado, ou mesmo com um forista desenhando-as no Inkscape.

5. Leio, releio, revejo meu exemplo, e até agora não entendi onde você viu lamarckismo nele... há variação aleatória e seleção das bolinhas mais escuras. Isso não é Lamarck, é Darwin mesmo.

6. Quanto a cabelos verdes, azuis, etc., isso seria uma mutação. Bem difícil de ocorrer, já que substâncias naturais azuis não são lá muito comuns... agora eu te pergunto: há pressão seletiva contra ou a favor de cabelos azuis? Não, né? Então, se você quer algum exemplo, use uma característica que dê uma pressão seletiva, seja positiva ou negativa.

Buck, o treco de Mendel com as ervilhas era o seguinte: ciclo curto de vida, não dão trabalho, e dão bastante sementes. Pra experimentos com genes, são perfeitas...
[Ao menos pra alguém que não conhecia as drosófilas :P]

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #222 Online: 28 de Janeiro de 2011, 23:40:41 »
3. Esqueça cruzamentos e seleção em seres sexuados POR UM MOMENTO.  Meu, você não tá entendendo nem com seres assexuados, que é muito mais simples [não há seleção sexual, não há intercâmbio de genes, etc.]. Se você não conseguir entender com seres assexuados, não é com os sexuados que você vai entender...

Acho que quando diz André deve ser eu!?

Tá! Não há intercânbio de genes... Então na replicação assexuada temos clones ("amebas que se dividem em duas" p. ex.). E tais bolinhas (sendo diversos indivíduos) geram lá no final (após a "convergência exagerada") indivíduos com mesma "mutação" por "caminhos" diferentes. Cite um exemplo por favor...

Lamarck: Lei da transmissão das características adquiridas.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #223 Online: 29 de Janeiro de 2011, 00:02:07 »
6. Quanto a cabelos verdes, azuis, etc., isso seria uma mutação. Bem difícil de ocorrer, já que substâncias naturais azuis não são lá muito comuns... agora eu te pergunto: há pressão seletiva contra ou a favor de cabelos azuis? Não, né? Então, se você quer algum exemplo, use uma característica que dê uma pressão seletiva, seja positiva ou negativa.

Era um exemplo (nada muito sério, apenas um exemplo - poderia ter dito cabelo Emo). Mas se formos considerar uma pressão seletiva do meio, então o "acaso" por si só não é tão determinante. 

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 29 de Janeiro de 2011, 00:25:09 »

Era um exemplo (nada muito sério, apenas um exemplo - poderia ter dito cabelo Emo). Mas se formos considerar uma pressão seletiva do meio, então o "acaso" por si só não é tão determinante. 

Mesmo porque o "acaso" pode ser entendido como "uma quantidade expressiva de fatores controladores".
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!