O ser humano segundo estudos afirmam que o nosso ancestral se separou de nós a algumas centenas de anos atrás. Quais seriam a evidencias científicas para o fato de a ciencia moderna ter evoluído a poucos anos atrás. Também segundo a explicação a evolução acontece de uma forma bem lenta e de acordo com estas afirmações nossos ancestrais também eram inteligentes. Quais as evidencias existentes neste intervalo que possibilitou ao ser humano ficar tanto tempo sem desenvolver sua tecnologia moderna?
O homem com sua inteligencia evoluída e moderna ao perceber a muitos séculos atrás que um Deus bom não desejaria tanta coisa ruim para nós seres humanos o que o levou a não pronunciar um certo tipo de ateísmomais cedo?
Olá Realidade. Eu usei seu tópico para discutir outras coisas, em andamento.
Você escreveu algo bem interessante, que eu já havia questionado em outros lugares, mas ninguém respondeu: Se o ser humano é o mesmo há centenas de milhares de anos, por que a História só iniciou há uns 10 mil anos, ou menos?
Porque a História só existe a partir do surgimento da escrita, quando os povos passam a relatar o que lhes acontece, antes disso é a chamada Pré-História. Note, contudo, que não é um ponto fixo e varia conforme o povo. Assim, enquanto a Suméria já entrava na História há 6.000 anos, outros povos ainda viviam na Pré-História (e ainda hoje, como ocorre com tribos isoladas da Amazônia). A escrita, entretanto, apesar de muito importante para o estabelecimento de uma civilização sofisticada. Os Incas e os Harapas não possuíam escrita, por exemplo, sendo, portanto, pré-históricas.
E se nós estávamos dispersos pelo mundo há muito mais de 10 mil anos, por que as civilizações históricas mais antigas estão coincidentemente no Oriente Médio?
Há pouco mais de 10 mil anos começam os assentamentos que darão origem às diversas civilizações, mas as mais antigas não estavam "coincidentemente" no Oriente Médio, isso trata de uma visão histórica muito eurocêntrica. Na verdade, as mais antigas civilizações estavam espalhadas em dois continentes e um subcontinente. As 3 mais antigas eram o Egito (na África), a Suméria (na Mesopotâmia/Ásia Menor) e a China (no Extremo Oriente), sendo a chinesa a mais antiga dentre elas. No subcontinente indiano havia também, um pouco mais tarde, a Civilização do vale do Indo (como Harapa e Mohenjo-daro), com um início entre 4.000 e 7.000 aC). E também não há coincidência nenhuma nisso, basta olhar um mapa qualquer. Todas essas civilizações se desenvolveram seguindo o curso de grandes rios que promoviam planícies férteis para a agricultura. Era o caso do Nilo, do Tigre e Eufrates, do Rio Amarelo, e o Rio Indo. E é justamente a agricultura que explica tanto o surgimento dessas civilizações quanto porque "demorou tanto tempo" para que começassem a surgir as primeiras civilizações. Primeiro é preciso que se saiba que há cerca de 10.000 anos a Terra estava saindo de um período glacial e esquentando. Durante a longa Era do Gelo o clima era muito seco, com grande áreas de deserto e as populações existentes de humanos viviam em pequenos grupos de caçadores-coletores nômades. Era um estilo de vida que não permitia a constituição de uma civilização, com grandes construções: a caça e coleta não permite a manutenção de grandes grupos populacionais que são necessários para tocar esses projetos e nem permite o assentamento, já que se faz necessário acompanhar os rebanhos em migração. Com o aquecimento do planeta aconteceram algumas coisas interessantes. Rios com fontes nas geleiras que derretiam começaram a criar vales férteis, aumentou a umidade, o que propiciou o desenvolvimento da agricultura e um excedente de produção que permitiu um aumento populacional e uma organização de trabalho que acabaria por levar à civilização, e também abriu um caminho na Beríngia que levou grupos populacionais, seguindo animais migratórios, a colonizarem o novo mundo (ainda livre da presença humana). Por isso que não verá civilizações americanas anteriores a 10.000 aC (simplesmente não havia humanos na América de então!), mas em cerca de 2.000 aC já aparecem civilizações sofisticadas como os Olmecas. Além disso, é interessante que cada civilização se desenvolveu com base em um produto agrícola específico: o trigo, no Egito e Mesopotâmia, o arroz, na China, e o milho, nas civilizações americanas.
Apesar do que foi dito sobre a influência dos rios nas primeiras civilizações, uma utilizou-se do mar: a Minoica, que disputa a primazia entre as primeiras civilizações.
Além disso, o fato de não haver uma "civilização", não significa que não havia uma cultura (e tecnologia). Desde antes da existência de humanos já começou a existir tecnologia, na forma de ferramentas dos
H. habilis e o fogo pelos
H. erectus. Culturalmente, o
H. Neadertalensis já produzia roupas, pintava o rosto e usava símbolos na forma de colares, tendo, talvez, já desenvolvido um sistema de crenças. Por fim, os humanos modernos desenvolveram culturas sofisticadas como a do povo Clóvis e a Salutrense das pinturas de Lascaux.
E as mais recentes no Novo Mundo? Eu discuti um pouco sobre isso "naquele" debate: http://www.evo.bio.br/LAYOUT/RAFAEL5.html, tópico I.
Realidade, você precisa escrever melhor suas idéias, eu tive dificuldade de entender seu raciocínio rapidamente.
E corrigindo uma coisa: o ateísmo não é recente. Existe desde antes do Cristianismo, e possivelmente muito antes, pois no livro de Jó, considerado por alguns tão ou mais antigo que o Pentateuco, já falava daqueles que diziam em seu coração: Não há Deus.
Sinto muito a todos, mas amanhã volto a trabalhar, então provavelmente essa será minha última mensagem longa nos próximos meses...