Autor Tópico: Para explicar Evolução  (Lida 50225 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: Para explicar Evolução
« Resposta #75 Online: 02 de Janeiro de 2011, 13:38:57 »
O ser humano segundo estudos afirmam que o nosso ancestral se separou de nós a algumas centenas de anos atrás. Quais seriam a evidencias científicas para o fato de a ciencia moderna ter evoluído a poucos anos atrás. Também segundo a explicação a evolução acontece de uma forma bem lenta e de acordo com estas afirmações nossos ancestrais também eram inteligentes. Quais as evidencias existentes neste intervalo que possibilitou ao ser humano ficar tanto tempo sem desenvolver sua tecnologia moderna?
O homem com sua inteligencia evoluída e moderna ao perceber a muitos séculos atrás que um Deus bom não desejaria tanta coisa ruim para nós seres humanos o que o levou a não pronunciar um certo tipo de ateísmomais cedo?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #76 Online: 02 de Janeiro de 2011, 13:45:09 »
Alguns estudos dizem que o ateísmo começou por causa das fraudes e guerras religiosas. Estas sempre não existiram?
E porque o ateísmo chegou muito mais tarde?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #77 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:19:23 »
Pense assim, até o seu deus que você tanto acredita é ateu. Para ele não existe um ser que o criou. Ele não foi um ser planejado e mesmo assim é comparado com míseros seres humanos que desenvolvem projetos ou que os desenham para tentar provar sua existência cósmica.  :biglol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:23:07 »
Pense assim, até o seu deus que você tanto acredita é ateu. Para ele não existe um ser que o criou. Ele não foi um ser planejado e mesmo assim é comparado com míseros seres humanos que desenvolvem projetos ou que os desenham para tentar provar sua existência cósmica.  :biglol:
Adriano, ele não vai entender! Lei de Poe, voce arranjou pra cabeça!  :biglol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #79 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:33:42 »
Estou falando sobre a evolução humana. Voces insistem nas minhas idéias particulares.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:43:57 »
Não disse, Adriano?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #81 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:52:53 »
Não disse Adriano que este cara se mete com a minha crença?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 02 de Janeiro de 2011, 15:01:04 »
heheheh... Realmente voce não entendeu! Seus "conceitos" de evolução humana envolvem desnecessariamente entes mitológicos (sua crença particular). Não aceitamos "explicações" religiosas, apenas argumentos aqui. Esse é um forum cetico, afinal.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #83 Online: 02 de Janeiro de 2011, 15:20:04 »
Existem uma grande incompatibilidade entre a Teoria da evolução e o criacionismo. O criacionismo busca evoluir com base na tentativa de destruir/derrotar/retutar a TE. A começar pelo erro básico e principal desta disputa criacionista, que é equiparar o evolucionismo e criacionismo como teorias científicas em pé de igualdade. É um grande equívoco por parte do criacionismo e que motiva a distorção compulsiva da TE. Criacionismo é pseudo-ciência, é anti-evolucionista e portanto anti-científico na área de biologia.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 02 de Janeiro de 2011, 15:27:41 »
Existem uma grande incompatibilidade entre a Teoria da evolução e o criacionismo. O criacionismo busca evoluir com base na tentativa de destruir/derrotar/retutar a TE. A começar pelo erro básico e principal desta disputa criacionista, que é equiparar o evolucionismo e criacionismo como teorias científicas em pé de igualdade. É um grande equívoco por parte do criacionismo e que motiva a distorção compulsiva da TE. Criacionismo é pseudo-ciência, é anti-evolucionista e portanto anti-científico na área de biologia.
E nesse caso, a DI é uma "evolução" do criacionismo (que ironia!)! Frente a ciencia e ao método cientifico a mitologia travestida de ciencia herdou as mesmas extratégias do criacionismo, visando achar "furos" nas teorias atualmente vigentes, distorções e retirar declarações do contexto tambem.
E em nenhuma dessas crenças religiosas se apresentam evidencias, pois elas não existem.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #85 Online: 02 de Janeiro de 2011, 19:45:12 »

Ninguém está falando de "acidentes". Do ponto de vista do tripanossoma ou seu criador, a leishmaniose é sua "função", não um acidente.
Buckaroo, apreciei muito sua exposição. Achei mesmo uma leitura muito proveitosa mas, só para esclarecer, pois penso haver um equívoco aqui:
tripanossoma - leishmaniose; é isso mesmo?

O que acontece é um crescimento mais acentuado da região dorsal do embrião no início, que depois é “englobado” pelo restante (afinal, o embrião cresce, e não é a cauda que diminui)

Não parece ser apenas um crescimento mais lento, mas sim haver apoptose, como entre os dedos, inicialmente uma ligados numa única "massa":
Este é um processo extraordinário de "escultura biológica" com programações celulares para morte (apoptose) e vida (acho que só a morte é programada) nos lugares "certos" que vi há alguns poucos anos num documentário. Se eu estiver lembrando bem o termo correto do conjunto específico de genes responsáveis pela "tarefa", são 'homeogenes'. É fantástico esse processo para a "moldagem" das criaturas. Inclusive, em algumas experiências, eles foram capazes de, manipulando esses genes, criar membros extras, como no caso de um frango com duas asas de um só lado. "Alguém" mais tarimbado podia abordar esse assunto com um pouco mais de minúcias...

Vocês deveriam tentar buscar o entendimento através do aspecto funcional, e não histórico.
Mas o que é isso?! Uma *imposição* ad hoc? Assim você me dá ensejo para que eu te "sugira"(determine) o contrário. Contudo, pergunto: por que alguém deve fazer a investigação à sua maneira e não de TODAS as maneiras? Por que VOCÊ não faz por TODOS os pontos de vista?

Além do mais, embora se use a expressão 'história evolutiva', não é exata e realmente um estudo histórico o da evolução.

Espero sinceramente que essa discussão tenha ajudado aos interessados na questão das Origens em seus estudos e raciocínios.  Porque o conhecimento não está nesses fóruns, e sim na reflexão baseada neles, mas principalmente em leituras sólidas.
O conhecimento é uma relação da mente com as coisas (REAIS). Por isso ele está em toda parte e em lugar nenhum, sem ambiguidade, porque não tem existência própria. Se a relação mente-universo gera e/ou é fundamentada em modelos cognitivos *realistas*, chama-se a isso, conhecimento; se não, chama-se ilusão. O mais terrível é quando se instaura a 'ilusão do conhecimento'. Isso se instaura a partir de um certo ponto irreversível de filosofação que é uma patologia cognitiva em que a apresentação de dados não mais importa porque sempre são mal interpretados ou, simplesmente, não interpretados. Parece não haver cura para isso ainda.

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #86 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:31:39 »
Geotecton,

Você é muito ansioso. Deveria desconectar um pouco e passear num bosque, vendo uns pássaros e insetos, e aproveitar a sombra de uma árvore.

Caro Rafael Augusto, muito obrigado pelo seu conselho, mas já faço isto com frequência, e há muito tempo, talvez antes de voce ter nascido. Recomendo-o a fazer o mesmo.

A propósito.

O seu avatar mostra uma ave muito peculiar, que parece ser uma "mãe-da-lua" (Nyctibius griseus). É ela mesmo?

Independentemente de qual seja a ave em seu avatar, eu pergunto: O que significa o bico empinado?

Um ato de soberba ou um ato de dissimulação para evitar predadores?

Hmm, digamos que a intensidade é mais importante que a frequência.

A ave é essa mesma, o Urutau, a "Ave Fantasma".  Veja que mistério em seu olhar.

Os animais não tem soberba ou dissimulação.  Mas um monte deles é muito curioso!
"Em terra de cego, quem tem um olho é minoria" - Dr Helcio Werneck
Não esperem minhas mensagens.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:41:12 »
Geotecton,

Você é muito ansioso. Deveria desconectar um pouco e passear num bosque, vendo uns pássaros e insetos, e aproveitar a sombra de uma árvore.

Caro Rafael Augusto, muito obrigado pelo seu conselho, mas já faço isto com frequência, e há muito tempo, talvez antes de voce ter nascido. Recomendo-o a fazer o mesmo.

Hmm, digamos que a intensidade é mais importante que a frequência.

Os dois são importantes.

A propósito.

O seu avatar mostra uma ave muito peculiar, que parece ser uma "mãe-da-lua" (Nyctibius griseus). É ela mesmo?

Independentemente de qual seja a ave em seu avatar, eu pergunto: O que significa o bico empinado?

A ave é essa mesma, o Urutau, a "Ave Fantasma".  Veja que mistério em seu olhar.

Os animais não tem soberba ou dissimulação.  Mas um monte deles é muito curioso!

Eu sei que eles não tem soberba ou fazem dissimulação com cotação de falha moral.

A pergunta foi direcionada para voce: Porque escolheu o avatar?

Ele parece indicar um ato de soberba (bico empinado indicando desprezo, em analogia com os humanos, é claro) ou uma estratégia para evitar predadores (reação instintiva e natural).

Há alguma mensagem subliminar na escolha? :)
Foto USGS

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #88 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:44:54 »
O ser humano segundo estudos afirmam que o nosso ancestral se separou de nós a algumas centenas de anos atrás. Quais seriam a evidencias científicas para o fato de a ciencia moderna ter evoluído a poucos anos atrás. Também segundo a explicação a evolução acontece de uma forma bem lenta e de acordo com estas afirmações nossos ancestrais também eram inteligentes. Quais as evidencias existentes neste intervalo que possibilitou ao ser humano ficar tanto tempo sem desenvolver sua tecnologia moderna?
O homem com sua inteligencia evoluída e moderna ao perceber a muitos séculos atrás que um Deus bom não desejaria tanta coisa ruim para nós seres humanos o que o levou a não pronunciar um certo tipo de ateísmomais cedo?

Olá Realidade.  Eu usei seu tópico para discutir outras coisas, em andamento.

Você escreveu algo bem interessante, que eu já havia questionado em outros lugares, mas ninguém respondeu: Se o ser humano é o mesmo há centenas de milhares de anos, por que a História só iniciou há uns 10 mil anos, ou menos? E se nós estávamos dispersos pelo mundo há muito mais de 10 mil anos, por que as civilizações históricas mais antigas estão coincidentemente no Oriente Médio? E as mais recentes no Novo Mundo?  Eu discuti um pouco sobre isso "naquele" debate: http://www.evo.bio.br/LAYOUT/RAFAEL5.html, tópico I.

Realidade, você precisa escrever melhor suas idéias, eu tive dificuldade de entender seu raciocínio rapidamente.

E corrigindo uma coisa: o ateísmo não é recente.  Existe desde antes do Cristianismo, e possivelmente muito antes, pois no livro de Jó, considerado por alguns tão ou mais antigo que o Pentateuco, já falava daqueles que diziam em seu coração: Não há Deus.

Sinto muito a todos, mas amanhã volto a trabalhar, então provavelmente essa será minha última mensagem longa nos próximos meses...

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #89 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:52:38 »

A propósito.

Eu sei que eles não tem soberba ou fazem dissimulação com cotação de falha moral.

A pergunta foi direcionada para voce: Porque escolheu o avatar?

Ele parece indicar um ato de soberba (bico empinado indicando desprezo, em analogia com os humanos, é claro) ou uma estratégia para evitar predadores (reação instintiva e natural).

Há alguma mensagem subliminar na escolha? :)

Não. Eu gosto do pássaro, tem um perto da minha casa, que eu páro para admirar direto.  Até vi há alguns anos um filhote! Eu imaginei que esse tipo de crítica ia surgir ao escolher a imagem, porém essa é a posição natural dela. Coitada da ave, não tem nada a ver com a discussão.  Talvez eu troque por um anu.

Não sei se sou eu quem tenho tais sentimentos no coração.  Nesse fórum, num outro tópico, acho que fui a única pessoa que falou, e mais de uma vez, "não sei".  E não sei mesmo, muita coisa.  E posso estar errado em muitas outras que julgo saber.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 02 de Janeiro de 2011, 21:49:46 »
Não. Eu gosto do pássaro, tem um perto da minha casa, que eu páro para admirar direto.  Até vi há alguns anos um filhote! Eu imaginei que esse tipo de crítica ia surgir ao escolher a imagem, porém essa é a posição natural dela. Coitada da ave, não tem nada a ver com a discussão.  Talvez eu troque por um anu.

01) Em que cidade voce mora?

02) Não foi uma crítica que fiz ao seu avatar. Apenas uma curiosidade.

03) Nada tenho contra a ave.

Não sei se sou eu quem tenho tais sentimentos no coração.  Nesse fórum, num outro tópico, acho que fui a única pessoa que falou, e mais de uma vez, "não sei".  E não sei mesmo, muita coisa.  E posso estar errado em muitas outras que julgo saber.

Eu mesmo já afirmei que "nada sei" em muitas ocasiões.
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #91 Online: 03 de Janeiro de 2011, 08:56:58 »
heheheh... Realmente voce não entendeu! Seus "conceitos" de evolução humana envolvem desnecessariamente entes mitológicos (sua crença particular). Não aceitamos "explicações" religiosas, apenas argumentos aqui. Esse é um forum cetico, afinal.
E nesse caso, a DI é uma "evolução" do criacionismo (que ironia!)! Frente a ciencia e ao método cientifico a mitologia travestida de ciencia herdou as mesmas extratégias do criacionismo, visando achar "furos" nas teorias atualmente vigentes, distorções e retirar declarações do contexto tambem.
E em nenhuma dessas crenças religiosas se apresentam evidencias, pois elas não existem.
Aqui eu tenho toda a explicação de acordo com o pensamento cético:
../forum/topic=24243.200.html#msg574513

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #92 Online: 03 de Janeiro de 2011, 14:16:37 »
,Buckaroo, apreciei muito sua exposição. Achei mesmo uma leitura muito proveitosa mas, só para esclarecer, pois penso haver um equívoco aqui:
tripanossoma - leishmaniose; é isso mesmo?

Ambos são parasitas intracelulares (trypaossoma e leishmania)
O Trypanossoma causa o Mau de Chagas (t. cruzi) e a Doença no Sono na África (são outros trypanossomas)
A leishmania cuasa a leishmaniose cutânea ou visceral (kalasar)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 03 de Janeiro de 2011, 14:20:30 »
Aqui eu tenho toda a explicação de acordo com o pensamento cético:
../forum/topic=24243.200.html#msg574513
E ali mesmo eu refutei a estoria do professor que queria criticar o que não conhece...

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #94 Online: 03 de Janeiro de 2011, 14:21:38 »
E ali mesmo eu refutei a estoria do professor que queria criticar o que não conhece...

Não entendo como vcs perdem tempo com o realidade, quando vejo respostas dele, do lusitano ou do ênio nem leio o tópico
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 03 de Janeiro de 2011, 14:28:27 »

Não entendo como vcs perdem tempo com o realidade, quando vejo respostas dele, do lusitano ou do ênio nem leio o tópico
É um bom exercício de pensamento crítico e científico, justamente por religiosos como ele não trazerem nada de realmente novo, fica fácil de refutar, e no processo aprendemos a antever as futuras variações das velhas falacias.

Tambem me interessa ver o desenvolvimento de vários religiosos em foruns, desde a chegada crendo que tem "argumentos" novos, o desfile habitual de falácias, a postura de levar pelo lado pessoal quando refutados e sem respostas razoáveis.
Posteriormente o tom dos posts fica mais agressivo, passam a estratégia do cristão perseguido e finalmente ad hominens.
Agora quero ver até onde ele vai, pois ele se propos a começar um debate sério! Estou só esperando ele iniciar.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 03 de Janeiro de 2011, 14:30:55 »
Só espero que os "argumentos" dele não sejam todos da linha do link que ele postou, são tão óbvios que é até chato de ficar refutando.
Espero realmente que ele venha argumentar minhas refutações sem cair nas mesmas falácias que ele anda cometendo e lhe foram apontadas...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 03 de Janeiro de 2011, 17:11:46 »

Olá Realidade.  Eu usei seu tópico para discutir outras coisas, em andamento.

Você escreveu algo bem interessante, que eu já havia questionado em outros lugares, mas ninguém respondeu: Se o ser humano é o mesmo há centenas de milhares de anos, por que a História só iniciou há uns 10 mil anos, ou menos?
Porque a História só existe a partir do surgimento da escrita, quando os povos passam a relatar o que lhes acontece, antes disso é a chamada Pré-História. Note, contudo, que não é um ponto fixo e varia conforme o povo. Assim, enquanto a Suméria já entrava na História há 6.000 anos, outros povos ainda viviam na Pré-História (e ainda hoje, como ocorre com tribos isoladas da Amazônia). A escrita, entretanto, apesar de muito importante para o estabelecimento de uma civilização sofisticada. Os Incas e os Harapas não possuíam escrita, por exemplo, sendo, portanto, pré-históricas.
E se nós estávamos dispersos pelo mundo há muito mais de 10 mil anos, por que as civilizações históricas mais antigas estão coincidentemente no Oriente Médio?
Há pouco mais de 10 mil anos começam os assentamentos que darão origem às diversas civilizações, mas as mais antigas não estavam "coincidentemente" no Oriente Médio, isso trata de uma visão histórica muito eurocêntrica. Na verdade, as mais antigas civilizações estavam espalhadas em dois continentes e um subcontinente. As 3 mais antigas eram o Egito (na África), a Suméria (na Mesopotâmia/Ásia Menor) e a China (no Extremo Oriente), sendo a chinesa a mais antiga dentre elas. No subcontinente indiano havia também, um pouco mais tarde, a Civilização do vale do Indo (como Harapa e Mohenjo-daro), com um início entre 4.000 e 7.000 aC). E também não há coincidência nenhuma nisso, basta olhar um mapa qualquer. Todas essas civilizações se desenvolveram seguindo o curso de grandes rios que promoviam planícies férteis para a agricultura. Era o caso do Nilo, do Tigre e Eufrates, do Rio Amarelo, e o Rio Indo. E é justamente a agricultura que explica tanto o surgimento dessas civilizações quanto porque "demorou tanto tempo" para que começassem a surgir as primeiras civilizações. Primeiro é preciso que se saiba que há cerca de 10.000 anos a Terra estava saindo de um período glacial e esquentando. Durante a longa Era do Gelo o clima era muito seco, com grande áreas de deserto e as populações existentes de humanos viviam em pequenos grupos de caçadores-coletores nômades. Era um estilo de vida que não permitia a constituição de uma civilização, com grandes construções: a caça e coleta não permite a manutenção de grandes grupos populacionais que são necessários para tocar esses projetos e nem permite o assentamento, já que se faz necessário acompanhar os rebanhos em migração. Com o aquecimento do planeta aconteceram algumas coisas interessantes. Rios com fontes nas geleiras que derretiam começaram a criar vales férteis, aumentou a umidade, o que propiciou o desenvolvimento da agricultura e um excedente de produção que permitiu um aumento populacional e uma organização de trabalho que acabaria por levar à civilização, e também abriu um caminho na Beríngia que levou grupos populacionais, seguindo animais migratórios, a colonizarem o novo mundo (ainda livre da presença humana). Por isso que não verá civilizações americanas anteriores a 10.000 aC (simplesmente não havia humanos na América de então!), mas em cerca de 2.000 aC já aparecem civilizações sofisticadas como os Olmecas. Além disso, é interessante que cada civilização se desenvolveu com base em um produto agrícola específico: o trigo, no Egito e Mesopotâmia, o arroz, na China, e o milho, nas civilizações americanas.
Apesar do que foi dito sobre a influência dos rios nas primeiras civilizações, uma utilizou-se do mar: a Minoica, que disputa a primazia entre as primeiras civilizações.
Além disso, o fato de não haver uma "civilização", não significa que não havia uma cultura (e tecnologia). Desde antes da existência de humanos já começou a existir tecnologia, na forma de ferramentas dos H. habilis e o fogo pelos H. erectus. Culturalmente, o H. Neadertalensis já produzia roupas, pintava o rosto e usava símbolos na forma de colares, tendo, talvez, já desenvolvido um sistema de crenças. Por fim, os humanos modernos desenvolveram culturas sofisticadas como a do povo Clóvis e a Salutrense das pinturas de Lascaux.

E as mais recentes no Novo Mundo?  Eu discuti um pouco sobre isso "naquele" debate: http://www.evo.bio.br/LAYOUT/RAFAEL5.html, tópico I.

Realidade, você precisa escrever melhor suas idéias, eu tive dificuldade de entender seu raciocínio rapidamente.

E corrigindo uma coisa: o ateísmo não é recente.  Existe desde antes do Cristianismo, e possivelmente muito antes, pois no livro de Jó, considerado por alguns tão ou mais antigo que o Pentateuco, já falava daqueles que diziam em seu coração: Não há Deus.

Sinto muito a todos, mas amanhã volto a trabalhar, então provavelmente essa será minha última mensagem longa nos próximos meses...

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #98 Online: 04 de Janeiro de 2011, 09:34:48 »
Este aqui é o verdadeiro ateu onde já se julgou dono da verdade absoluta.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #99 Online: 04 de Janeiro de 2011, 09:43:41 »
A minha postagem aqui foi perguntado porque a inteligencia humana não se despertou para a ciencia moderna a muitos séculos atrás e ninguém aqui teve o interesse em responder.
No início a vida era mais trágica do que hoje, pois ninguém poderia procurar socorro com médicos e ser atentido por seus deuses para salvar seus filhos dos ataques de animais selvagens. Até hoje isto acontece em aldeias da áfrica quando um tigre invade um certo local e devoram crianças.
Este comportamento icruel da natureza levariam os humanos a abrirem seus entendimentos para a ciencia e desacreditar em deuses que nunca viram.
Qual é a resposta?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!