Verdades irrefutáveis sobre festas e recepções:
Olha, receber as pessoas é uma arte. Portanto, preste bem a atenção às minhas recomendações, ou então, não me convide para a sua festa (a menos que queira que eu saia insatisfeito e com uma péssima impressão de vc).
Contrate uma casa especializada. Elas têm o pacote completo e vc não precisa se preocupar com nada além de cumprimentar as pessoas e perguntar se estão sendo bem servidas.
Tudo bem... você tá duro... tem que fazer uma recepção em casa. Então convide poucas pessoas, no máximo 10. Faça uma festinha simples. Sejam open houses, aniversários ou mesmo happy hours (estes últimos preferíveis fora do ambiente familiar), não sirva coisas fritas, o ambiente fica fedorento e dá um trabalho danado fritar. O interessante é que sejam salgados e doces de forno. Assim, vc poderá prepará-los antes da recepção e deixá-los aquecidos em um forninho elétrico, ou mesmo reaquecê-los no micro-ondas, sem que fiquem com gosto de requentado. Canapés tb podem ser interessantes, pois são servidos frios. Ofereça refrigerantes e cerveja bem gelados. Uísque deve ficar disponível ao lado de uma cuba de gelo com pegador, próprios para este tipo de bebida. Uma diarista deverá ajudar. Ela se encarregará dos trabalhos na cozinha e de servir os convidados, para que vc possa desfrutar da recepção ao lado dos seus amigos.
Atenção anfitrião!!! Toda festa tem que ter bebida alcoólica. Se sua religião não permite, então avise com muita antecedência e deixe os convidados à vontade para não irem, caso achem que o fato é imperdoável.
Atenção convidados!!! Não façam uma vaquinha pra comprar cerveja durante a festa. É de uma falta de educação incomparável (acreditem, já passei por isso).