Mais um motivo de admirar o JC
Nosso amigo Gaio derrotou Pompeu nas Farsálias, um exército tão bem treinado quanto o seu, e em maior número (parece que a moral da tropa do JC era melhor, mas isso eu não sei)
Na grande vitória de Alexandre em Gaugamela havia superioridade tática do exército grego/macedônio
Já gengis tinha a grande vantagem tática do arco mogol e da cavalaria com esse arco
Realmente há sempre alguma verdade nas análises feitas pelos diversos colegas. Mas, o arco dos hunos seria bem semelhante ao dos mongóis...
Dentro da lógica do valor militar dos generais adversários, tenho a ideia de que terá sido Napoleão aquele que enfrentou maior número de bons generais com forças de qualidade e quantidade parecidas à suas e numa zona geográfica altamente povoada. O triângulo Lisboa, Cairo, Moscovo representa uma área enorme que os napoleónicos dominaram... sem bem que não simultaneamente.
Gengis Khan melhorou a organização militar mongol, aprendia com os adversários e inovava até na tomada de cidades, julgo que nunca enfrentou a derrota. Dominou uma área 4 vezes superior a Alexandre (20 para 5 milhões de Km2), embora em grande parte zonas pouco povoadas. Alexandre comandou ininterruptamente o seu exército e sempre se expôs ao perigo, a sua aventura militar pessoal e tenacidade são únicas, mesmo que não tenha batido nenhum grande general opositor.
A campanha de Aníbal é talvez a miltarmente mais assombrosa, embora lhe tenha faltado a cereja em cima do bolo. Júlio César marcou a posteridade por séculos e, militarmente, mostrou que sabia vencer adversários muito diversos em armamento e táticas...
Gengis Khan e Napoleão vieram de "baixo"... César menos... Aníbal e Alexandre tinham um estatuto mais elevado "à partida".
E muito mais podemos continuar a conversar sobre todos eles...