Autor Tópico: Uma Investigação de Médiuns que Alegam Receber Informações Sobre Mortos  (Lida 23380 vezes)

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
Re:Uma Investigação de Médiuns que Alegam Receber Informações Sobre Mortos
« Resposta #125 Online: 15 de Março de 2016, 23:14:31 »
Alquimista, você e o Giga não me deixam alternativa. Sou obrigado a esclarecer a razão pela qual estou neste fórum e debato com honestidade e firmeza sobre este tema.
É escusado dizer que minha convicção é absoluta; resultado de muitas observações, experiências. leituras e análises. Então, isto está fora de questão.
Mas desde uma vez em que casualmente acessei o fórum buscando certa informação, então passei a acompanhar alguns tópicos, mesmo sem cadastrar.

:lazy:

Fiquei extremamente curioso por conhecer a razão que leva certas pessoas de bom nível intelectual a serem convictamente céticas.

Poxa, isso é óbvio. As estatísticas mostram que quanto mais uma pessoa é intelectual, mais tendência a ser cética ela tem.

Eu imaginava que qualquer pessoa com relativa bagagem intelectual demoveria desta posição ante o Intelig.Designer, logo, como os participantes aqui têm bem mais que relativa bagagem intelectual, deveria haver outros motivos para se mostrarem tão irredutíveis.

Claro, ninguém aqui vai perder tempo admirando seu deus desenhando formigas no cosmos. hahahahahaha

Me cadastrei e lancei tópicos um tanto provocativos com a intenção de perscrutar, no íntimo, aquelas razões.
Compreendi que não é possível fazer-se alguém mudar de idéia pela simples troca de idéias!
Tanto os que têm, como os que não têm, fé, jamais mudariam o modo de pensar, a não ser, como diria... por milagre.

Bobagem. Você está é vivenciando uma severa auto ilusão. ''Trocar ideias'' com o senhor tem dado no mesmo que tentar alertar os cativos da Caverna de Platão, esses pobres coitados que só enxergam sombras e acham que são a realidade. Ou como os matrixados prisioneiros da Matrix, que estão tão inseridos na ilusão que será inútil qualquer esforço de libertá-los dela.

Esta foi a minha conclusão, pois apresentei os melhores argumentos e todos foram rechaçados, sempre da mesma maneira: - "prove, ou, isto é fraude... é besteira," e por aí.

Cuméquié??????????????????? Apresentou os melhores argumentos???????????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostas mesmo de dar corda pra se enforcar, né?! Escute um conselho: sai dessa...

De certo modo meu objetivo foi alcançado, ao descobrir que este ceticismo/ateísmo é congenial.

Descobriu que é com-genial???????? Bravo, Colombo!!!!! Descobristes um Novo Mundo!!!!! hahahahahahahahaha

Carece de embasamento intelectual quando afirma que os que pensam diferente são ingênuos, supersticiosos ou têm um parafuso a menos.

Olha a descontextualizada aí, gente!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
Céticos e ateus é que pensam diferente, segundo as convenções sociais. Não fostes tu que falastes que somos a minoria esmagadora??? Sendo assim, o seu argumento se voltou contra você mesmo (que gafe!!!!!!!). hahahahahahaha

Mesmo assim foi divertido e continuo por aqui.

Tem sido divertido demais. Continue aqui sim para o Mestre continuar dando boas gargalhadas.

...vc já ouviu que a ciência por mais que faça por todos nós, nada pode fazer pela alma, ou seja, as angústias humanas, aflições, misérias e taras.

Ah, pura bobagem! Pra isso existe a arte, os amigos... Então da próxima vez que ficar angustiado, escute uma boa música, vá ao teatro, ao museu, proseie com os amigos, mas tire da cabeça essa besteira de apelo emocional religioso. O mesmo argumento chulo foi usado por Bezerra de Menezes no seu filme.
Quanto ao Mestre Alquimista, sempre que Ele lê estorinhas religiosas as acha extremamente chatinhas, toscas e moralizantes. O Mestre, é claro, é uma espécie rara. hahahahahahaha   Ele consegue se emocionar facilmente com filmes e histórias sobre cientistas, pois Ele vê beleza na Ciência, sente-se preenchido com a linguagem dela e não a encara com frieza como tu. Aliás, essa tosqueirada de apelo emocional religioso só calha mesmo para os fracotes. kkkkkkkkkk 
« Última modificação: 15 de Março de 2016, 23:18:47 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 16 de Março de 2016, 00:06:34 »
Gigaview, tentarei ser mais claro e conto que vc seja mais flexível:
algumas pessoas juram de pés juntos que o homem jamais chegou à lua... armação do goverrno americano, concorrência hegemônica com a Russia, etc. Olhamos para essas pessoas com certa pena pois "sabemos" que incorrem em erro crasso. Se essas tais nos pedissem provas, quais apresentaríamos? Falar dos filmes e vídeos... depoimentos importantes... etc, etc.

Sabemos que incorrem em erro crasso porque temos evidências científicas que mostram que o homem chegou à Lua. Todas as demais evidências que não são científicas, incluindo as pseudocientíficas, podem ser questionadas e, de fato, podem servir de argumento para sustentar o erro. Estamos diante de uma evidência científica quando se mostra, por exemplo, que feixes de raios laser disparados de laboratórios situados de diferentes pontos do planeta podem ser refletidos de volta em espelhos deixados pelos astronautas na superfície lunar. Uma evidência não científica poderia se basear no testemunho pessoal de um grande cientista da NASA de que o homem foi mesmo à Lua ou pelo contrário, é preciso acreditar na reputação dessa pessoa para que a evidência tenha alguma valia.  Uma evidência pseudocientifica poderia mostrar que o homem chegou à Lua por meio cientificamente questionável cuja refutação poderia servir para a afirmação da impossibilidade de ter chegado, como mostrar que o homem só chegou à Lua porque utilizou Coca-Cola como componente de combustível. Para assimilar uma prova baseada em evidências científicas é preciso informação e conhecimento científico. As demais evidências não científicas exigem apenas senso pessoal e a prova depende mais de técnicas de persuasão do que da qualidade das evidências.

Portanto, quando insisto em provas espero um arranjo robusto de evidências científicas, que os espíritas até o momento falham em fornecer. Não interessam as evidências anedóticas baseadas em testemunhos pessoais por mais críveis que pareçam nem relatos de origem duvidosa ou pesquisas que não sigam os rigores da metodologia científica.

Para elas tudo seria falácia; tudo seria recusado como prova. E até poderíamos compreender suas razões.
Para o homem comum, que aceita as evidências porque não tem o espírito armado contra os avanços científicos, resta o espanto ante aquela recusa.

Como disse, é preciso informação e conhecimento científico para lidar com evidências científicas. Nem todos possuem esses requisitos em dose mínima necessária para avaliar e assimilar certos tipos de evidências. Posso ser capaz de entender e explicar alguns fenômenos com o conhecimento científico básico aprendido na escola mas incapaz de descrever ou explicar experimentos complexos da física quântica. Nesse caso dependo da ajuda de pessoas que se disponham a explicar e devo esperar diferentes formas de explicar de diferentes pessoas mas sempre o mesmo conteúdo de explicação. As evidências anedóticas, por outro lado, só dependem da vontade de acreditar.

Para este homem comum, não possuindo influência e autoridade, provar este tipo de coisa é simplesmente impossível. No entanto milhões aceitam sem exigir provas.
Por que?

Porque, é mais difícil encontrar motivos para negar, que simplesmente aceitar.

Evidências não científicas podem ser facilmente refutadas porque contradizem a Ciência. Por outro lado, negar uma evidência fundamentada em Ciência é dificílimo porque ela é baseada em conhecimento acumulado e inter-relacionado.

O espiritismo não consegue provar suas afirmações, mas não admitem que talvez o problema esteja nas afirmações que antecipadamente decidem acreditar, baseados na percepção de um sentido lógico que aparentemente explica tudo. Essas afirmações são do tipo não científico, portanto anedóticas e questionáveis que podem ser facilmente negadas.

O outro exemplo que já citei e vc não respondeu é com relação à vida inteligente nas galáxias. Peça provas ao mais eminente cientista e ele apenas apelará para a lógica e o bom senso. Mas não poderá provar.
Outra vez; é mais difícil encontrar argumentos para negar a tese, que para aceitar.

Uma prova científica pode ser baseada em resultados estatísticos ou probabilísticos. A física quântica, por exemplo é totalmente baseada no conceito de probabilidade e nem por isso é pseudocientífica. Podemos ter certeza estatística a cerca da vida inteligente nas galáxias sem termos evidências palpáveis de vida inteligente. Essa certeza estatística é resultado de uma combinação de evidências científicas. Se tivéssemos evidências científicas sobre a existência de espíritos, talvez estaríamos perto de supor que existe certeza estatística da existência de vida inteligente no plano espiritual mesmo sem recorrer a ele.

Não estou dizendo se tenha que acreditar no espírito só porque também faz parte deste tipo de realidade não imediatamente comprovável; mas não cabe a alegação de que não existem porque seu interlocutor, um homem comum, não lhe pode apresentar provas materiais.

A DE diz que espíritos são assim e assado. Os "cientistas" espíritas não conseguem provar que os espíritos assim e assado existem, logo os espíritos assim e assado da DE oficialmente não existem e são apenas uma questão de fé até o dia em puderem ter existência comprovada.   Pode ser que um dia apareça alguma Doutrina Ultra-Espírita (DUE) que consiga provar cientificamente que que os ultra-espíritos existem e que só podem ser provados porque têm natureza  radicalmente diferente dos espíritos da DE. É dificil demais para os espíritas supor que não conseguem provar a existência de espíritos pelo simples fato de estarem equivocados.

O que quero dizer com essa arenga é que vc não tem obrigação de aceitar a existência do espirito, mas em nome da atitude racional, científica, não deve deixar de debater, apoiado em seu argumento único: pedir provas. Não tem outros argumentos? Deponha as armas. Questione a si mesmo sobre a causa da teimosia.
Não aceito! tudo bem. Mas não o faça porque o outro não tem provas.

Reflita sobre: Teleologia, Idiossincrasia, e Alteridade. Terá muito a ganhar.

Não sou eu quem pede provas. É a humanidade. É um pedido que se arrasta há mais de 140 anos sem resultado.

Portanto não acredito que você tenha a capacidade de fornecer prova inédita alguma. O objetivo aqui é mostrar que você acredita num conto de fadas e que precisa aprender mais sobre ciência.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #127 Online: 16 de Março de 2016, 07:43:10 »
Gigaview; os argumentos que usei para indicar que sob certos assuntos, ainda que todos aceitemos, nada se pode provar embora sendo racionais e lógicos, ao que vc contrapôs com dados de probabilidade estatística, conhecimento acumulado e por aí.
Tudo bem, que são argumentos ponderáveis, mas não suficientes para este tipo de assunto: espiritualismo. Aceita-se a vida biológica em Andrômeda a milhares de anos luz, mas não da vida espiritual aqui, embora a dualidade humanacorpo/psiquismo, continue dividindo opiniões no meio científico. Recebe pois a aprovação pelos mesmos métodos que vc indicou para a vida inteligente disseminada no Universo: Probabilidade, conhecimento acumulado, sentido lógico-racional.
Embora vc não desconheça o fato de que muitos cientistas pesquisaram sobre as manifestações paranormais ligadas ao espiritualismo, isto não será aceito por vc como indicativa da seriedade com que o tema deve ser tratado. Um caso típico é o de WCrookes, que embora trabalhasse com métodos rigorosos de pesquisa, inclusive a presença de outros cientistas como observadores, recebeu oposição e críticas de baixíssimo nível. Até alusão a compra de favores sexuais da médium KFox.
No verbete sobre este cientista, na Wikipedia, destaca sua assombrosa capacidade de analise e as contribuições nos campos da física e da quimica, recebendo honrarias, até da Coroa Inglesa.
Curioso; veja isto:

O relatório de Crookes sobre a sua pesquisa, em 1874, concluiu que esses fenômenos não podiam ser explicados como prestidigitação e que pesquisa adicional seria útil. Crookes não estava só nessa opinião. Companheiros cientistas que passaram a confirmar a veracidade da comunicação de espíritos incluiam Alfred Russel Wallace, Sir Oliver Joseph Lodge, Lord Rayleigh, e William James (Doyle, 1926: volume 1, 62). No entanto, como a maioria dos cientistas tinha a opinião pré-concebida de que o espiritualismo era fraudulento, o relatório final de Crookes ultrajou de tal modo o "establishement" científico de então que "falou-se de cancelar sua filiação à Royal Society (Sociedade Real)". Crookes tornou-se mais cauteloso a partir de então e não mais discutiu seu ponto de vista em público até 1898, quando sentiu que sua posição estava segura (Doyle, 1926: volume 1, 169-170). Foi nesse ano, em seu dicurso de posse na presidência da British Association for the Advacement of Science (Associação Britânica pelo Avanço da Ciência), que afirmou:

"Já se passaram trinta anos desde que publiquei um relatório dos experimentos tendentes a mostrar que fora de nosso conhecimento científico existe uma Força utilizada por inteligências que diferem da comum inteligência dos mortais ... Nada tenho a me retratar. Confirmo minhas declarações já publicadas. Na verdade, muito teria que acrescentar a isto". (Crookes, 1898).

E numa entrevista na The International Psychic Gazette, em 1917, ele repetiu:

"Nunca tive jamais qualquer ocasião para modificar minhas ideias a respeito. Estou perfeitamente satisfeito com o que eu disse nos primeiros dias. É absolutamente verdadeiro que uma conexão foi estabelecida entre este mundo e o outro". (Fodor, N. - Encyclopaedia of Psychic Science, U.S.A.: University Books, 1974, p.70).

Será isto tudo, conto de fadas, meu caro?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #128 Online: 16 de Março de 2016, 09:12:09 »
Alquimista, você e o Giga não me deixam alternativa. Sou obrigado a esclarecer a razão pela qual estou neste fórum e debato com honestidade e firmeza sobre este tema.
É escusado dizer que minha convicção é absoluta; resultado de muitas observações, experiências. leituras e análises. Então, isto está fora de questão.

Não, Não esta!
se possui experiência espirituais deveria ter apresentado-as como justificativas da sua convicção crente!

Mas desde uma vez em que casualmente acessei o fórum buscando certa informação, então passei a acompanhar alguns tópicos, mesmo sem cadastrar. Fiquei extremamente curioso por conhecer a razão que leva certas pessoas de bom nível intelectual a serem convictamente céticas.
Se não apresentar sua experiências, temos o direito de pensar o mesmo de voce.

Eu imaginava que qualquer pessoa com relativa bagagem intelectual demoveria desta posição ante o Intelig.Designer, logo, como os participantes aqui têm bem mais que relativa bagagem intelectual, deveria haver outros motivos para se mostrarem tão irredutíveis.

ha...ha.....ha....ha..ha....agora pegou pesado!

primeiro alisou a cabeça depois sentou o pau,  que porcaria!

existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 16 de Março de 2016, 19:36:54 »
Gigaview; os argumentos que usei para indicar que sob certos assuntos, ainda que todos aceitemos, nada se pode provar embora sendo racionais e lógicos, ao que vc contrapôs com dados de probabilidade estatística, conhecimento acumulado e por aí.

1. A fantasia também pode ser racional e lógica mas não existe fora do âmbito da imaginação.

2. A aceitação de algo que não se pode provar a existência não o torna real e não importa quantas pessoas aceitem.

3. A DE admite a manifestação de espíritos logo, diante de uma manifestação supostamente espiritual, caberia aos espíritas provar que foi devido a uma ação de um espírito. Apesar da gama enorme de tipos de manifestações até o momento não se conseguiu provar nada. Afirmar que o espiritismo é para ser aceito e não provado é uma falácia.

Tudo bem, que são argumentos ponderáveis, mas não suficientes para este tipo de assunto: espiritualismo. Aceita-se a vida biológica em Andrômeda a milhares de anos luz, mas não da vida espiritual aqui, embora a dualidade humanacorpo/psiquismo, continue dividindo opiniões no meio científico. Recebe pois a aprovação pelos mesmos métodos que vc indicou para a vida inteligente disseminada no Universo: Probabilidade, conhecimento acumulado, sentido lógico-racional.

De novo, a Ciência funciona com base em evidências científicas. De novo, não existem evidências científicas da vida espiritual e portanto a posição da Ciência é bem clara, até que se prove o contrário espíritos não existem. As opiniões no meio científico não são sobre espíritos ou vida espiritual, esse assunto nem merece atenção porque, de novo, espíritos não existem para a Ciência. Parece que você não entendeu ou não faz esforço algum para entender.

Embora vc não desconheça o fato de que muitos cientistas pesquisaram sobre as manifestações paranormais ligadas ao espiritualismo, isto não será aceito por vc como indicativa da seriedade com que o tema deve ser tratado. Um caso típico é o de WCrookes, que embora trabalhasse com métodos rigorosos de pesquisa, inclusive a presença de outros cientistas como observadores, recebeu oposição e críticas de baixíssimo nível. Até alusão a compra de favores sexuais da médium KFox.

Fato. Crookes era um crente fanático. Deveria ler a biografia dele para entender o desejo doentio de se comunicar com o espírito de seu irmão caçula morto num acidente durante a colocação de um cabo submarino no Mar do Norte.

Você errou de novo. O caso de Crookes foi com Florence Cook. Precisa estudar mais.

Existem evidências de que Crookes colaborou com Florence em fraude num experimento organizado por Cromwell Varley em 1874.

No verbete sobre este cientista, na Wikipedia, destaca sua assombrosa capacidade de analise e as contribuições nos campos da física e da quimica, recebendo honrarias, até da Coroa Inglesa.
Curioso; veja isto:

O relatório de Crookes sobre a sua pesquisa, em 1874, concluiu que esses fenômenos não podiam ser explicados como prestidigitação e que pesquisa adicional seria útil. Crookes não estava só nessa opinião. Companheiros cientistas que passaram a confirmar a veracidade da comunicação de espíritos incluiam Alfred Russel Wallace, Sir Oliver Joseph Lodge, Lord Rayleigh, e William James (Doyle, 1926: volume 1, 62). No entanto, como a maioria dos cientistas tinha a opinião pré-concebida de que o espiritualismo era fraudulento, o relatório final de Crookes ultrajou de tal modo o "establishement" científico de então que "falou-se de cancelar sua filiação à Royal Society (Sociedade Real)". Crookes tornou-se mais cauteloso a partir de então e não mais discutiu seu ponto de vista em público até 1898, quando sentiu que sua posição estava segura (Doyle, 1926: volume 1, 169-170). Foi nesse ano, em seu dicurso de posse na presidência da British Association for the Advacement of Science (Associação Britânica pelo Avanço da Ciência), que afirmou:

"Já se passaram trinta anos desde que publiquei um relatório dos experimentos tendentes a mostrar que fora de nosso conhecimento científico existe uma Força utilizada por inteligências que diferem da comum inteligência dos mortais ... Nada tenho a me retratar. Confirmo minhas declarações já publicadas. Na verdade, muito teria que acrescentar a isto". (Crookes, 1898).

"Nunca tive jamais qualquer ocasião para modificar minhas ideias a respeito. Estou perfeitamente satisfeito com o que eu disse nos primeiros dias. É absolutamente verdadeiro que uma conexão foi estabelecida entre este mundo e o outro". (Fodor, N. - Encyclopaedia of Psychic Science, U.S.A.: University Books, 1974, p.70).

Você está por fora. Precisa estudar mais o objeto da sua fé. Crookes foi um cientista sério até se envolver com o espiritismo e só retomou a seriedade depois de abandona-lo e ser readmitido nas reuniões da Royal Society. O espiritismo estava transformando-o num lunático como aconteceu com Conan Doyle mais tarde dentre outros.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #130 Online: 17 de Março de 2016, 07:32:01 »
Gigaview disse - Você está por fora. Precisa estudar mais o objeto da sua fé. Crookes foi um cientista sério até se envolver com o espiritismo e só retomou a seriedade depois de abandona-lo e ser readmitido nas reuniões da Royal Society. O espiritismo estava transformando-o num lunático como aconteceu com Conan Doyle mais tarde dentre outros.

Veja, caro Gigaview; embora Crookes não seja objeto de minha fé, em 1917, ou seja, dois anos antes de sua morte ele faz aquele discurso de posse na The International Psychic Gazette, em 1917, ele repetiu:

onde reafirma sua fé no Espiritismo.

Então, entre os outros cientistas citados como pesquisadores e que se convenceram a respeito das manifestações espirituais, voltamos com o nome de Crookes.

Outro ponto; vc diz que as manifestações não foram provadas. Questão de opinião,meu caro, pois o cético e racional Kardec se empenhou na questão e se deu por convencido ante as provas que lhe foram apresentadas. Só restaria a vc dizer, "pode ser, mas eu não estava lá por isto não acredito". 
Não é o caso dos que adotam a DE como filosofia, com prática constante em suas vidas. Estudos, reuniões, seminários, congressos, etc.

1. A fantasia também pode ser racional e lógica mas não existe fora do âmbito da imaginação.

Ops! fantasia racional e lógica?

2. A aceitação de algo que não se pode provar a existência não o torna real e não importa quantas pessoas aceitem.

Então por não ser real não se deve cogitar a respeito de vida inteligente fora da Terra; é isso?

3. A DE admite a manifestação de espíritos logo, diante de uma manifestação supostamente espiritual, caberia aos espíritas provar que foi devido a uma ação de um espírito. Apesar da gama enorme de tipos de manifestações até o momento não se conseguiu provar nada. Afirmar que o espiritismo é para ser aceito e não provado é uma falácia.

A bem da verdade em ponto algum da DE vc encontrará tal afirmativa "para ser aceito e não provado". E quanto às provas... outra vez?????

De novo, a Ciência funciona com base em evidências científicas. De novo, não existem evidências científicas da vida espiritual e portanto a posição da Ciência é bem clara, até que se prove o contrário espíritos não existem. As opiniões no meio científico não são sobre espíritos ou vida espiritual, esse assunto nem merece atenção porque, de novo, espíritos não existem para a Ciência. Parece que você não entendeu ou não faz esforço algum para entender.

Mesmo depois de eu ter elencado uma penca de nome de cientistas que se envolveram na questão, ora meu caro, quem não quer entender é você.

Fato. Crookes era um crente fanático. Deveria ler a biografia dele para entender o desejo doentio de se comunicar com o espírito de seu irmão caçula morto num acidente durante a colocação de um cabo submarino no Mar do Norte.

Este tipo de afirmativa, que alguém é "crente e fanático e por isso não se deve dar crédito," é algum fato científico? Ou mais uma das muitas inverdades para desacreditar o autor e não sua ideia?

Existem evidências de que Crookes colaborou com Florence em fraude num experimento organizado por Cromwell Varley em 1874.

Veja amigo, evidências na opinião de quem? Voltaríamos na questão como o cão querendo morder o próprio rabo.

Curioso; veja isto:

Tem um ponto para o qual chamo a atenção e que é interessante ter-se em mente:
quando se acredita em algo, tudo em volta reforça esta crença; o mesmo acontece quando não se acredita.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #131 Online: 17 de Março de 2016, 10:01:00 »
Spencer, tirando o fictício Luiz de Almeida, qual outro cientista não morto estuda seriamente sobre espíritos?
Em qual publicação científica estão seus trabalhos? Houve revisão de pares?

Veja, até mesmo Psicologia e História, áreas de Humanas, apresentam seus papers para exposição e discussão de seus postulados; pode me dizer se isso ocorre com a DE, FE, ou o que quer que a semântica deseje, por favor?

GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #132 Online: 17 de Março de 2016, 10:39:15 »
no HC SP existe uma equipe chefiada por um psiquiatra que estuda e aplica tratamentos alternativos baseados na espiritualidade.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #133 Online: 17 de Março de 2016, 10:40:14 »
SHOW ME THE PAPER!
GNOSE

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #134 Online: 17 de Março de 2016, 11:05:48 »
voces céticos  são tambem ovelhas crentes na ciência dos outros, ou seja sofrem tambem do mesmo mal da ignorância crente, por falta do conhecimento absoluto são obrigados a aceitarem como verdadeiro a experiência dos outros.

Eu acho que o camarada que desdenha da ciência ou fica dizendo que ciência é o mal do mundo que nos leva a decadência como tenho visto em alguns dos últimos comentários deveria, quando ficar doente ou necessitar de cuidados, ser impedido de tomar remédios e ficar só na base da oração pra ver se aguenta.
Ceticismo é para poucos!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #136 Online: 17 de Março de 2016, 12:44:56 »
voces céticos  são tambem ovelhas crentes na ciência dos outros, ou seja sofrem tambem do mesmo mal da ignorância crente, por falta do conhecimento absoluto são obrigados a aceitarem como verdadeiro a experiência dos outros.

Eu acho que o camarada que desdenha da ciência ou fica dizendo que ciência é o mal do mundo que nos leva a decadência como tenho visto em alguns dos últimos comentários deveria, quando ficar doente ou necessitar de cuidados, ser impedido de tomar remédios e ficar só na base da oração pra ver se aguenta.

não é bem assim,  a ciência é algo bom e desejável e Deus é o necessário.

por questão de lógica se céticos acusam as crentes de "ovelhas irracionais" ou animais seguindo a manada, digo que muitos céticos tomam remédio com fé que lhes fará bem, no entanto a maioria ignora  o que de fato estão tomando.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #138 Online: 17 de Março de 2016, 14:09:22 »
O que torna a troca de msgs por aqui pouco produtiva é que a leitura apressada ou com a nítida intenção de distorcer a ideia, cansa.
homemcinza, em momento algum se disse que a ciência é indesejável ou que produz o mal. Mas sim, que ela é incapaz de resolver os problemas angustiantes que corroem a família e a sociedade em geral, seja, o suicídio, as taras, depressões, a guerra, o terrorismo. A ciência tem papel relevante e sua área de atuação específica; não é assim também com as vertentes espiritualistas?

Brienne, a menção de nomes de cientistas que se tornaram espiritualistas após pesquisas não foi iniciativa minha e nem era intenção. Mas o Giga e o Alquimista batem sempre na tecla de que nunca existiu um cientista, digamos linha de frente, nesta área, que não fosse ingênuo, mentecapto, ou fraudulento. Daí aqueles nomes.
Importa se estão vivos ou mortos? Ah, sim, os vivos. Então vc certamente se surpreenderà na leitura do livro, Muitas Vidas Muitos Mestres, do psiquiatra americano Brian Weiss. Tem tudo o que vc procura.

Devido à incoerência da minha atitude, debatendo neste fórum, ficará difícil compreender minha afirmativa de que o Espirita não tenta provar nada... materialização, psicografia, etc. Nada! É do entendimento conceitual, via reencarnação, que cada criatura de Deus terá seu momento de abraçar uma crença como essa, nesta vida ou em outras que se seguirão. Não adianta apressar os fatos.
O proselitismo não é atitude correta da parte dos seguidores da DE, embora, esclarecer de forma clara e gentil, quando solicitado, é dever dos mais elogiáveis.
Embora já tenha dito antes, mas vcs nunca se lembram, ou compreendem, não há qualquer mérito pessoal em se ser espírita.
Simplesmente somos almas envelhecidas e torturadas pelas agruras das centenas de encarnações e nos tornamos sensíveis aos apelos que reverberam, constantemente, na consciência. A lembrança de se ter vivenciado inúmeras experiências nos planos espirituais se torna como que um arquétipo, com intenso e vigoroso registro, impedindo nossos desvios morais de acentuada gravidade.
Ser espírita, particularmente em momentos como o que nosso mundo atravessa, é tranquilizador, pois os medos não nos atormentam e saber-se que a alma é eterna e somente o corpo físico pode morrer, permite compreender a transitoriedade e a inutilidade das coisas que o homem comum mais preza, ou, até mesmo, morre ou mata por elas. Os bens materiais têm importância, sim, mas não tanto quanto se apregoa.
Mais uma vez a reencarnação explica por qual razão é muito difícil mudar o modo de ver e pensar, nestes assuntos, devido a nossa cristalização de hábitos e costumes milenares.
Mas todos passamos ou passaremos por estas transições. É da Lei.
« Última modificação: 17 de Março de 2016, 14:15:16 por Spencer »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #139 Online: 17 de Março de 2016, 14:21:31 »
Imitando o Alquimista, consultei minha velha e embaçada bola de cristal e ouso dizer: o Criaturo é Católico, Protestante ou Evangélico
Pode nos dizer?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #140 Online: 17 de Março de 2016, 14:40:48 »
Então vc certamente se surpreenderà na leitura do livro, Muitas Vidas Muitos Mestres, do psiquiatra americano Brian Weiss. Tem tudo o que vc procura.

Eu nada procuro. Apenas peço as sérias pesquisas publicadas em periódicos, com peer rewiew, inexistentes para o assunto em tela.

Como esse, a respeito do Sr. Brian:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-282X1997000500031&script=sci_arttext

" Estes terapeutas usam hipnose para "regressar às vidas passadas" em busca de soluções para pacientes com psiconeuroses, transtornos de personalidade e outros tipos de dificuldades psiquiátricas. Estes psiquiatras e outros profissionais no campo de saúde mental são, claramente, uma minoria pequena de psicoterapeutas. Dr. Brian L. Weiss é um psiquiatra americano com boas credenciais que acredita nesta tese e que usa hipnose em explorações de vidas passadas no tratamento dos seus doentes. Cada um destes dois livros apresenta, detalhadamente, um caso que ele tratou. Ele escreve bem e com clareza.

Nós, os escritores desta análise, não podemos aceitar esta teoria devido aos seguintes fatores: (1) Uma literatura psiquiátrica vasta indica que coisas que pessoas dizem sob hipnose muitas vezes nunca aconteceram. As coisas das quais falam talvez tenham importâncias emocionais, mas muitas vezes são somente devaneios, desejos frustrados ou medos sem fundamentos em eventos verdadeiros. (2) Para aceitar a tese de vidas passadas, uma pessoa tem que acreditar que: (a) almas existem e que estas almas transmigram a outros seres humanos (nenês) quando as pessoas morrem; (b) que pessoas podem lembrar, durante hipnose e às vezes em outras circunstâncias, as suas vidas passadas; e (c) que acontecimentos nestas vidas passadas podem produzir desordens psiquiátricas em casos clínicos.

Dr. Weiss confessa que estas teorias fogem dos limites do método científico e da ciência convencional, mas ele acredita que psicoterapeutas que investigam vidas passadas estão abrindo novos campos de psicologia científica. Ele explica todas as suas teorias cuidadosamente e, ao menos quando se lê livros dele, sabe-se exatamente com o que está se discordando."
« Última modificação: 17 de Março de 2016, 14:43:20 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #141 Online: 17 de Março de 2016, 14:51:52 »

Sério isso? Revista de entretenimento? Informativo da USP?
Acho que na verdade você não sabe o que eu quis dizer, mas vou ajudar.

Refiro-me a publicações como essa aqui:

http://science.sciencemag.org/content/351/6278/1196

Disse que havia um psiquiatra no HC SP fazendo tratamentos alternativos espiritualizados

não mencionei nada sobre haver pesquisas cientificas a esse respeito, apesar achar que deveria.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #142 Online: 17 de Março de 2016, 15:04:06 »
Imitando o Alquimista, consultei minha velha e embaçada bola de cristal e ouso dizer: o Criaturo é Católico, Protestante ou Evangélico
Pode nos dizer?
Deísta questionador!

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #143 Online: 17 de Março de 2016, 15:10:16 »
tratamentos alternativos espiritualizados

Criaturo, se a tal "medicina alternativa" fosse real, não precisaria do "alternativa", seria medicina e ponto final.

não mencionei nada sobre haver pesquisas cientificas a esse respeito, apesar achar que deveria.

Exatamente por esse motivo (seu desconhecimento), é que eu postei os links referentes à minha solicitação.
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #144 Online: 17 de Março de 2016, 16:08:30 »
tratamentos alternativos espiritualizados

Criaturo, se a tal "medicina alternativa" fosse real, não precisaria do "alternativa", seria medicina e ponto final.

ignoras as doenças da alma

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #145 Online: 17 de Março de 2016, 16:12:10 »
Pode nos dizer?
Deísta questionador!

Grato por reconhecer os poderes Mentalistas do Alquimista, Spencer.

Quanto ao Criaturo, ele é um fiel adepto do pensamento da AMORC. Sabe o que é isso? É uma invenção do seu xará, Spencer.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #146 Online: 17 de Março de 2016, 20:43:55 »
ignoras as doenças da alma
Ignoro? Quais seriam elas?
Aliás, o que é "alma"?
GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 17 de Março de 2016, 22:08:45 »
no HC SP existe uma equipe chefiada por um psiquiatra que estuda e aplica tratamentos alternativos baseados na espiritualidade.

Putz!!!! De novo essa lenga-lenga?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 17 de Março de 2016, 22:24:30 »
Spencer, não vou mais perder o meu tempo com você que já se definiu como crente de fé inabalável. Não há o que discutir e não tenho mais saco para ficar expondo o óbvio. Daqui para frente vou apenas  rir e comentar jocosamente as bobagens que você escreve. Não há nada que possa ser levado a sério. Sorry.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #149 Online: 17 de Março de 2016, 22:27:43 »
Brienne; todo mundo procura alguma coisa, uma causa, ou uma razão.
O homem comum procura muitas coisas, porque não sabe o que e onde procurar e vive uma vida sem muito significado.
Mas você certamente procura algo. Sua alma clama por isto mas vc não a escuta.
Então, deixando as subjetividades de lado, me permita, cara amiga, insistir.
Leia o Muitas Vidas... não apenas pelos fenômenos descritos, mas pelo dilema crucial por que passa o autor. Ou renega sua ciência e cai no ostracismo da sua comunidade, ou coloca na gaveta os resultados de sua experiência.É uma leitura que agrada, não é absolutamente massante.
 Importante notar que sua primeira paciente foi indicada por um dos grandes nomes da psiquiatria e que mais tarde cobrou de Brian o resultado de seu trabalho com aquela paciente. E tudo começa ali.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!