É porque eu vejo escreverem bastante aqui que o combate às drogas "não funciona". Fica parecendo que eu estou em outro mundo, pois no meu entendimento baseado no que eu vejo acontecer, funciona sim, embora não como gostaríamos.
O que eu vejo na verdade aqui é o seguinte raciocínio: se não eliminar completamente o consumo de drogas, logo "não funciona" e o consumo deve ser liberado. 8 ou 80.
Eu concordo com a sua conclusão, mas depois eu pensei um pouco mais sobre o que você falou sobre a Suécia e uma coisa me veio à cabeça:
A Suécia é muito mais restritiva com relação às drogas do que os seus vizinhos; assim os traficantes e usuários têm uma vida muito mais fácil nos países da Europa Ocidental, onde esse comércio é menos arriscado. Talvez se consuma bem menos drogas na Suécia porque cheguem menos drogas por lá então, e ainda por cima elas cheguem mas caras.
Se a Suécia fosse tão liberal quanto seus vizinhos, previsivelmente o consumo por lá deveria ser tão elevado quanto neles, isso parece evidente. Porém, se os vizinhos da Suécia é que fossem mais rigorosos, o risco de vender no país escandinavo seria tão alto quanto o de vender em qualquer país Ocidental, então o consumo seria igual também!
Talvez então a Suécia saia ganhando na Teoria do Jogo devido às escolhas dos seus vizinhos favorecerem a sua escolha, mas se todos escolhessem como ela teria os mesmos resultados, nem a própria Suécia.