Putz, Arcanjo, tu ainda insiste em dizer que a industria de bens regulamentados é mais fraca que o mercado negro dos mesmos bens (caso exista)... Para com isso, vai.
Como exemplo:
Quanto vc paga em um CD pirata e quanto vc paga por um original? VC acha mesmo que uma indústria regulamentada pode competir com um cara que produz CDs copiando tudo em um fundo de quintal?
Seu argumento é que se liberarem certas drogas haverá uma queda de preços por uma quebra de monopólio do tráfico, APESAR de supostamente existir um gasto alto para subornar autoridades e distribuir a merda por aí.
E como eu já disse várias vêzes, SE fosse verdade não haveria contrabando competindo contra produtos originais.
Com drogas não é diferente, se o cara passar com elas pela fronteira pagando ou não pagando suborno, ainda sai mais barato que pagar impostos.
Simples assim.
No México a violência explodiu quando o governo mexicano se juntou com o dos EUA para levar ao extremo a "war on drugs". Eles mesmos falaram que praticamente toda a policia era corrompida e os EUA começaram a financiar o exército contra traficantes (essa ideia parece familiar?).
Na Bolívia existe briga entre traficantes e metade do governo sobrevive do tráfico, apesar de o próprio governo incentivar a plantação de drogas, maconha inclusive.
Como vc explica a corrupção policial lá?
Dizer "ei milhões de pessoas de outros países, parem de usar drogas" não está adiantando. Pelo menos não nos ultimos 70 anos ou mais. Tem adiantado tanto qua to o "ei milhões de pessoas de outros países, não comprem chocolate, já que muito do cacau é colhido por crianças vendidas como escravas" ou ainda produtos chineses com sweatshops, minerios do Congo com escravos e mortes... A lista é grande.
Enquanto existir um Emo Imorales produzindo drogas descaradamente, falar é inutíl mesmo.
Se não acabar com a produção, não tem como acabar com o tráfico.
Uma notícia estranha: o governo federal dos EUA começou a atacar os centros de produção regulamentada de cannabis que existem em vários estados. É uma boa ação para proteger os traficantes do México.
O que acontece no México é problema das autoridades mexicanas, se plantam maconha lá é porque alguém lá faz vista grossa.