Se por "passar o rodo" você quer dizer "combater o crime", sim, sou a favor. E eu não disse com relação às drogas em aumentar a pena para o traficante (que já está boa) mas sim para o usuário. No caso dos camelódromos, nada contra uma pena semelhante para o comprador (multa + cesta básica).
Interessante... Não tem que ser "3 vezes maior", como vc acha q deve ser para o usuário?
Na minha opinião, a pena do usuário deveria ser idêntica ao do traficante pela responsabilidade dele na merda toda.. Isso não é "só", 3 vezes maior, já que hoje a lei não criminaliza o usuário de forma alguma.
A pena do traficante já acho adequada, de 5 a 15 anos, com uma multa pesada e apreensão de bens.
Mas sem dúvidas, mais do que uma pena pesada, a certeza de uma punição funciona bem melhor como "estímulo" para o cara andar na linha.
Pirataria também produz criminoso porque é tipificada como crime. Deveria ser legalizada? Qual o seu critério para o que deve ser ou não crime?
Outra, já tratamos o usuário (e aqui falo de usuários em geral, não somente de maconha) como Portugal trata. Há mais de 4 anos eles são tratados como dependentes químicos e submetidos a tratamentos pagos pelo poder público. Houve redução da violência ou do consumo?
É assim que vc exerce sua leitura seletiva?
Continuou existindo um violento cartel de tráfico de bebidas depois de relegalizada? Não, criou-se e estabeleceu-se um mercado regulamentado.
Os criminoso migraram pra outras formas de violência, eles não abandonaram as armas.
A violência nos países que adotaram a descriminalização diminuiu? Ou aumentou? Especialmente naqueles que mais se assemelham a nós, Portugal e Argentina.
Se diminuiu, ótimo. Se aumentou, qual foi a contribuição de descriminalização para o cenário?
Os locais ainda restritos que vendem maconha regulamentada não deram certo? Não, é um negócio crescente e lucrativo, apesar de ainda estar sofrendo ajustes.
Se isto aconteceu e vem acontecendo é pq o consumo migrou do ilegal para o legal. É tão óbvio.
Pode continuar brincando de profeta do caos, trabalhando no campo do "e se...", enquanto o mundo gira.
Os cartéis passaram a produzir no próprio país. O consumo é ilegal desde a origem.
Sim, eu é quem trabalho com "se"...
Bem, quanto ao carnaval do Rio (não sei de SP), além de eu ter trabalhado quando era mais novo na Sapucaí e fiquei pasmo ao ouvir comentários vindos dos próprios, falando de um ter morrido por "explanar demais". Não que eu duvidasse, me espantou a tranquilidade de falar sem ser muito disfarçado.
Claro que não precisa acreditar em mim, um carinha na internet, então segue alguns links, que vc gosta:
http://www.istoe.com.br/reportagens/21657_IMPUNIDADE+NA+CABECA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage
http://veja.abril.com.br/noticia/variedade/carnaval-comeca-bicheiros-verba-publica-329510.shtml
http://fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/11226
http://www.casodepolicia.com/2007/12/06/o-carnaval-e-o-trafico-de-drogas/
Não sei pq acha tão difícil acreditar nisso...
A primeira reportagem, é de 2003, diz que 7 estão envolvidas e que só a Mangueira não possui essas ligações.
A segunda, de 2007, diz que a Mangueira tinha um bicheiro que renunciou.
A terceira, cita as várias escolas e quais as ligações delas com bicheiros/crime organizado.
Os "consumidores" do Carnaval (foliões em sua maioria de turistas) sabem dessas ligações das escolas com o crime organizado? Isso é amplamente divulgado? Quantos já foram presos?
De novo, finge que não entendeu (ou não entendeu mesmo). Eu não disse que o contrabando e pirataria não são associados com máfias que também lidam com drogas ilegais. Não tenho pq duvidar disso.
O que eu coloquei é q venda de muamba e cigarros não é feita em boca de fumo, em lugar abandonado, por pessoas fortemente armadas. 'tendeu?
Até pq se fosse só isso, não ach oque seria uma fonte tão boa de grana. Não o suficiente para comprar armas, munições, policiais, políticos, etc., nestas proporções.
Ademais, há trocentas notícias mostrando que foi apreendido apenas cigarros, ficando difícil de imaginar que todo o negócio de contrabando de cigarros estejam atrelados com carteis de drogas.
Se quiser coloco uma porrada de links mostrando isso, mas acho que não precisa, né?
Ah, um dos seus links fala de roubo de carga no Alemão, não foi necessariamente contrabando. Também acho que eles poderiam roubar qualquer coisa, não precisa ser cigarro.
Como entramos na questão dos cigarros? Ah sim...
Não me lembro de ter visto contrabandistas de cigarros armados com fuzis comprados do tráfico de armas, do exército e da polícia...
Acho que não está sabendo escrever é você. Você disse que os contrabandistas não estão atrelados ao tráfico, simples assim. Óbvio que nessa situação, a venda se dará em estabelecimentos legalizados. O "consumidor" do contrabando não é o fumante e sim o dono do estabelecimento, que recebe o produto mais barato.
Cada crime tem sua natureza particular. Não coloque tudo no mesmo balaio.
Bem, se o negócio tá bombando nestes estados, é pq os consumidores estão migrando para ele, certo? Já coloquei sobre isso no começo. É inclusive abordado isso pela manchete.
Para. Os consumidores não dão a mínima pra origem. E mesmo tendo a droga lícita, os cartéis continuam obtendo lucros (até maiores) já que o usuário só quer saber de consumir.
Outra:
Ralph Reyes, chief of operations for Mexico and Central America for the U.S. Drug Enforcement Administration, said intelligence suggests that the major cartels are directly behind much of the marijuana growth that is taking place on public lands. "The casual consumer in the U.S. -- the kid or adult that smokes a joint -- will never in their mind associate smoking that joint with the severing of people's heads in Mexico," he said.
O que nos garante que esses mesmos cartéis não podem estar por detrás de pequenos produtores legalizados? Existe essa possibilidade?
Ué, são plantações ilegais em reservas florestais. Obra dos cartéis. Esperava o que?
Quando polícia e bandido se encontram, sem prévio acordo, geralmente sai tiro.
http://calpotnews.com/marijuana-law/law-enforcement/norcal-officials-doubt-prop-19-will-stop-pot-violence/Continua minha dúvida. Isso diminuiria a violência?
Mais um link interessante:
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jQrfaQ3jYtP_abcmFpGq0uSrToeA?docId=CNG.bca8784bf7b582e5fff6bb72679efa4d.331Eu converso com o Bob, então.
Há várias alternativas. O cultivo outdoor é mais barato, obviamente. Claro que precisa de algum nível de dedicação. Ficaria espantado como tem gente fazendo essas coisas, e se virando para baratear.
Não existem custos ambientais pra essa situação?
Sim, eu sei, são fantoches dos cartéis. E ainda atuam com raivinha quando pegam um cara que planta para ele próprio. Chegam a pesar com vaso, terra, tudo, só para dizer que era grande quantidade e ferrar o cara. Conheço advogados que atuam em grupos ativistas do tema, é invariavelmente a mesma história.
Distorcer a cena do "crime" ou é incompetencia ou mau-caratismo. Ou ambos.
Mais parcial e "tenho raiva de polícia", impossível.
O jeito de vc tratar usuário é levar até a delegacia para ele assinar o termo depois dar um tchauzinho.
Acho interessante como nessas horas o pessoal gosta de delegar pra polícia um poder que ela não tem. A lei é clara. Quem define se o cara é usuário ou não é o juiz, não o policial ostensivo, nem o delegado. E não só por quantidade apreendida. Se existe uma movimentação grande na casa, se o cara tem um histórico, se tá com material para enrolar e distribuir a droga. Se na hora da apreensão o cara tá com um baseado ou 100, se tá com um pézinho ou 1000, é um dos trocentos detalhes que irão guiar a ação policial.
Mau caratismo é ler uma notícia de rodapé de página com o cara preso com 1 pé de maconha e jogar no lixo qualquer possibilidade de além disso, a polícia ter desenvolvido um trabalho de investigação onde aquele cara vendeu drogas pra sabe se lá quantas pessoas e desenvolveu outras atividades ilícitas.
Se você se aprofunda numa notícia a ponto de só ver a figura colorida e engolir o resto todo, meus pêsames.
E há ativismo nesta área, não se engane. É bem difícil vencer a propaganda de medo e os agentes que vivem da repressão. Acredito que há muito mais políticos interessados em defender os interesses da máfia do que o dos cidadãos.
Até politicos que ja foram delegados e policiais são (há exceções) revoltosos quando se fala no tema. Sabe como é, quem vive da repressão não vai querer que ela acabe...
Nossa, eu ia morrer se alguém me dissesse que eu não preciso mais subir morro e trocar tiro e que iria viver no serviço de trânsito ou sentadinho atrás de uma mesa jogando paciência a tarde toda. Realmente, o que a polícia faria se não tivesse mais que prender traficante? Hnnn... ah sim!! Todo o trabalho que ela já faz em praticamente toda área da sociedade. Putz. O cara me vem com essa conversa de que polícia é só repressão. Faça-me o favor. Fecha essa cartilha de anarquista da PUC antes de falar comigo.
A polícia, que é algo totalmente universal, inserido no governo, que é para prestar um serviço importante, tem dificuldades de inserir algo mais simples para aprovação. Podemos ver neste forum mesmo choramingadas quanto a PEC-300.
Será q é preguiça?
O que dirá de algo tão tabu assim? O trabalho é lento...
Não um serviço, mas vários. Se a polícia não estivesse na rua hoje, você nem de casa teria coragem de sair.
E quanto à PEC 300, ela foi apensada e mudou de nome, agora é PEC 41, mas como ficou conhecida como 300, ainda falam nesse nome quando tratam dela.
Ela foi aprovada em dois turnos no Senado e um na Câmara dos Deputados. Isso depois de uma marcha de policiais militares e civis (lembrando que essas classes não têm direito à greve prevista na CR/88).Resta mais uma votação, que agora está sendo adiada a todo custo pelos governistas da Câmara.
Isso é preguiça?
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2010/02/01/policiais-e-bombeiros-fazem-marcha-em-brasilia-amanha-212689.phpEspero que você embase suas afirmações em fontes. Cansei dos seus posts onde você afirma e por isso, é verdade.
Enxergo isso em você, além de distorcer. Não precisa ser tão passional.
Ó, sim, claro.
EDIT: Putz, "estrelados" foi foda...