Autor Tópico: Após confronto com polícia, estudantes ocupam prédio da USP  (Lida 25855 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Após confronto com polícia, estudantes ocupam prédio da USP
« Resposta #100 Online: 29 de Outubro de 2011, 12:56:03 »
Existe um grave problema de acesso ao ensino superior público.

E porque é que o patrimônio público tem de sofrer por isto?

"Se eu não brinco, ningu´em brinca!" ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:00:34 »

"Se eu não brinco, ningu´em brinca!" ::)

Pelo jeito...
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:01:20 »

Derfel, muitos dos foristas do CC são ou já foram estudantes universitários. Se imediatamente associamos esses baderneiros ao pessoal das humanas, é com conhecimento de causa. Sei que esses idiotas são uma minoria, e sei também que existem idiotas como esses em outras áreas, mas o que vejo é que não só as humanas parecem atrair um número desproporcional desses vagabundos, como também estes tendem a encontrar eco para suas palavras de ordem no ambiente desses cursos.

No caso da Física, o que acontece com frequência é que ou os vagabundos desistem do curso no segundo ou terceiro semestres, ou ficam tão concentrados em tentar passar nas disciplinas que esquecem das  "lutas sociais".
Mas eu sou um dos foristas que já cursaram universidade e paguei duas disciplinas na área de humanas quando fiz o mestrado (e sim, eu era chamado de positivista). O que pode acontecer é que nessas áreas os estudantes podem ser mais politizados e com um viés à esquerda por conta das próprias disciplinas estudadas. Se existem mais "vagabundos", isso se deve mais por serem cursos mais fáceis de passar que por causa da área em si (como paralelo posso fazer uma comparação com a odonto de uma faculdade particular daqui, onde existe uma grande quantidade de alunos "vagabundos", apenas com a diferença do carro do ano).
Com relação ao DCE, concordo que seja excessivamente politizado e que muitos de seus integrantes o usam como trampolim para uma carreira política, além de tentarem reproduzir um momento que já passou e que hoje já não possui razão de existir. Falta-lhes uma causa para lutar.
Quanto ao que ocorre na USP, talvez haja apenas uma meia dúzia que realmente esteja direcionando o movimento, a maioria está ali porque quer fazer parte da "festa", acha que está fazendo a coisa certa ou foi convencido por colegas.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #103 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:04:12 »
Como a questão da maconha é irrelevante?  :hein:

Não foi por causa disso que toda essa bagunça começou? Os jornais disseram que os PMs tentaram levar 3 pessoas que estavam usando maconha pra delegacia e aí começou todo esse fuzuê.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #104 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:05:13 »

Não foi por causa disso que toda essa bagunça começou? Os jornais disseram que os PMs tentaram levar 3 pessoas que estavam usando maconha pra delegacia e aí começou todo esse fuzuê.
Porque a maconha é apenas a desculpa usada, qualquer outra coisa teria o mesmo efeito.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:06:14 »

Porque a maconha é apenas a desculpa usada, qualquer outra coisa teria o mesmo efeito.

O Barata respondeu por mim.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #106 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:09:12 »
Bom, na época em que eu ainda me considerava de esquerda (hoje em dia eu não sou nada, não acredito mais nesses rótulos) tentei fazer uma cadeira de Filosofia para ver qual era. Tratava-se da história das religiões abrâmicas, ou algo assim.

Cara, não deu.

O professor era bom, mas ficava naquela de botar as carteiras em círculo e "debater" com os alunos... e tudo o que os alunos reproduziam era as platitudes de sempre sobre esta ou aquela religião e esta ou aquela ideologia política moderna.

Eu não consegui ficar quatro aulas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #107 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:17:12 »
O fator "maconha" é irrelevante. O que conta é que tais "estudantes" se sentem totalmente livres para agirem sem qualquer respeito ao patrimônio público que é, por definição, de toda a população brasileira, ou paulista neste caso.
É um patrimônio voltado ao uso de determinada classe social.

Errado.

É um patrimônio voltado para qualquer cidadão.
Permita-me discordar. A lei é falta e muitos indivíduos com grande potencial acabam ficando de fora destas instituições.

Esse discurso populista baseado no aspecto legal, no que tá escrito no papel, é irrelevante.

O "discurso baseado no aspecto legal" frequentemente não tem cunho populista e é relevante sim, pois é ele quem normatiza e estabiliza as relações sociais.
Normativa e estabiliza com um viés histórico que não é o esperado ainda. Especificamente no ensino superior gratuito, os indivíduos que cursaram o ensino médio e fundamental em escola pública tem muita pouca chance em relação aos que estudaram em escolas particulares.

Quem disse que tem? Eu acho mais sofrível para o patrimônio (capital) ficar sustentando aqueles que não precisariam.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #108 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:23:05 »
Esse último post do Dbohr descreve sucintamente o que ocorre em muitos cursos de humanas, falo por experiência própria, muitos cursos da USP e de outras faculdades públcas como história, sociologia e filosofia são bem interessantes e possuem excelentes professores, o problema maior ao meu ver são alguns alunos doidões que muitas vezes não faziam a menor ideia do que iriam estudar antes de se inscrever para o vestibular, boa parte faz esses cursos apenas por ser fácil de passar e não porque realmente se interessa pelo conteúdo estudado. Temos também os militantes políticos profissionais que só contribuem para deixar o filme dos cursos de humanas mais queimado.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:25:21 »
O fator "maconha" é irrelevante. O que conta é que tais "estudantes" se sentem totalmente livres para agirem sem qualquer respeito ao patrimônio público que é, por definição, de toda a população brasileira, ou paulista neste caso.
É um patrimônio voltado ao uso de determinada classe social.
Errado.

Permita-me discordar. A lei é falta e muitos indivíduos com grande potencial acabam ficando de fora destas instituições.

Continua sendo aberta para qualquer cidadão. O que não significa que todos conseguirão porque há critérios de seleção.

Como quase tudo na vida.

Esse discurso populista baseado no aspecto legal, no que tá escrito no papel, é irrelevante.
O "discurso baseado no aspecto legal" frequentemente não tem cunho populista e é relevante sim, pois é ele quem normatiza e estabiliza as relações sociais.
Normativa e estabiliza com um viés histórico que não é o esperado ainda. Especificamente no ensino superior gratuito, os indivíduos que cursaram o ensino médio e fundamental em escola pública tem muita pouca chance em relação aos que estudaram em escolas particulares.

E a culpa principal é do Estado e não dos estudantes de escolas particulares.

Quem disse que tem? Eu acho mais sofrível para o patrimônio (capital) ficar sustentando aqueles que não precisariam.

Porquê?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:31:16 »
Bom, na época em que eu ainda me considerava de esquerda (hoje em dia eu não sou nada, não acredito mais nesses rótulos) tentei fazer uma cadeira de Filosofia para ver qual era. Tratava-se da história das religiões abrâmicas, ou algo assim.

Cara, não deu.

O professor era bom, mas ficava naquela de botar as carteiras em círculo e "debater" com os alunos... e tudo o que os alunos reproduziam era as platitudes de sempre sobre esta ou aquela religião e esta ou aquela ideologia política moderna.

Eu não consegui ficar quatro aulas.

Fiz a mesma coisa em 1981, em pleno estertor do regime militar. E foi muito engraçado, porque nesta época eu era muito interessado em teorias econômicas e sistemas político-sociais.

Eu era visto pela turma como um "reacionário de direita" porque frequentemente contra-argumentava e refutava várias posições "caras" daquela esquerda "escocesa" e, ao mesmo tempo, eu era visto como um "esquerdinha antipático e pernóstico" pela extrema-direita, por desmontar as fantasias nacionais-fascitóides dela.

Foi muito divertido.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #111 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:40:05 »
É por isso que eu não gosto desses rótulos. Especialmente na política -- não gosto que encaixotem meus pensamentos :)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #112 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:51:52 »
É por isso que eu não gosto desses rótulos. Especialmente na política -- não gosto que encaixotem meus pensamentos :)

É para isso que servem as ideologias, para as pessoas que possuem preguiça de pensarem por si próprias.

-"E então fulano, o que você acha sobre X?"
-"Rapaz, não faço ideia, deixa eu ver o que Marx acha disso".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #113 Online: 29 de Outubro de 2011, 14:13:39 »
Nada contra citar quem já pensou muito sobre determinado assunto. O problema da ideologia, como você bem apontou, é quando se substitui o comentário e a análise crítica a um conjunto pronto de citações.

Uma vez eu tentei ler um artigo de Psicologia. Cara, não deu. É um tal de "segundo Fulano/ de acordo com o Devir/ conforme lemos em Beltrano" que me deu embrulho no estômago. Eles não pensam por si próprios?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #114 Online: 29 de Outubro de 2011, 14:23:45 »
Errado.

Continua sendo aberta para qualquer cidadão. O que não significa que todos conseguirão porque há critérios de seleção.

Como quase tudo na vida.
O que eu questiono são os critérios, que como disse, deixam muitos bons indivíduos de fora. E eu me considero fazer parte destes.

E a culpa principal é do Estado e não dos estudantes de escolas particulares.
Estes se aproveitam de forma imoral e antiética da situação injusta provocada pelo estado. Defendem o status quo alegando que estão na situação que estão, universidade pública, por serem os melhores. O que eu discordo.

Porquê?
Por sustentar um circulo vicioso e pernicioso de discriminação social. O capital público deve ser oferecido de acordo com os méritos individuais e por isto apoio as políticas sociais que buscam corrigir estas graves falhas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #115 Online: 29 de Outubro de 2011, 14:25:01 »
Por isso que a minha ideologia é o Adrianismo. Qualquer referência sempre será uma mera referência.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 29 de Outubro de 2011, 14:26:49 »
Uma vez eu tentei ler um artigo de Psicologia. Cara, não deu. É um tal de "segundo Fulano/ de acordo com o Devir/ conforme lemos em Beltrano" que me deu embrulho no estômago. Eles não pensam por si próprios?

O problema é que se eles tentarem publicar sem essa rasgação de seda, o referee não aceita porque, afinal, "quem ele pensa que é pra falar essas coisas"?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #117 Online: 29 de Outubro de 2011, 14:38:14 »
Todo acadêmico tem que citar os Caciques, claro. Mas os de Psicologia são quase ilegíveis de tanta citação. Parece até que o autor só se deu ao trabalho de fazer uma colagem da verborragia de Deleuze, Foucault e quetais.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #118 Online: 29 de Outubro de 2011, 14:38:52 »
O que eu questiono são os critérios, que como disse, deixam muitos bons indivíduos de fora. E eu me considero fazer parte destes.
E por que esses bons indivíduos não passam no vestibular? Ou não conseguem uma bolsa de estudos em colégio particular? Muitos colégios dão bolsas de estudo por critérios de renda e notas(seja por prova feita pelo próprio colégio ou boletim escolar).

Passar no vestibular não é questão de inteligência e sim horas de estudo.

Estes se aproveitam de forma imoral e antiética da situação injusta provocada pelo estado. Defendem o status quo alegando que estão na situação que estão, universidade pública, por serem os melhores. O que eu discordo.
Como se aproveitam? Não é todo mundo que estuda em colégio particular que passa em vestibular e cursa uma universidade pública. O que faz a diferença são as horas de estudo, o empenho, escolas particulares cobram muito mais dos alunos mas ela não faz milagre.

Por sustentar um circulo vicioso e pernicioso de discriminação social. O capital público deve ser oferecido de acordo com os méritos individuais e por isto apoio as políticas sociais que buscam corrigir estas graves falhas.
E é... nas universidades públicas. O estado deve melhorar o ensino fundamental e médico público, mas mesmo assim não é todo mundo que vai entrar na universidade.

Os que vão entrar, vão continuar sendo aqueles que se empenharam mais.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #119 Online: 29 de Outubro de 2011, 15:31:31 »
Todo acadêmico tem que citar os Caciques, claro. Mas os de Psicologia são quase ilegíveis de tanta citação. Parece até que o autor só se deu ao trabalho de fazer uma colagem da verborragia de Deleuze, Foucault e quetais.
Talvez porque a Psicologia seja edificada de forma construtivista( com a licença do trocadilho).
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #120 Online: 29 de Outubro de 2011, 16:23:07 »
Aqui na UFC existe uma norma segundo a qual se um aluno for reprovado três vezes por faltas numa disciplina ele pode ser jubilado. Ajudou bastante a nos livrar dos pesos mortos.

Eu nasci em 1985, estou no meu oitavo ano de faculdade, graças à transferência de curso. O que me faz me sentir melhor é que conheço um senhor que entrou na faculdade em 1984...
I feel your pain, my brother. Também só vou sair da facul depois de 9 anos, mas no meu caso, foi questão de conciliar um trabalho onde você é perseguido por estudar. Se for possível escolher o cara que estuda pra fazer aquele curso de 2 meses fora, aquela operação de 5 meses viajando, acredita, ele é quem vai. E eu cai em todas essas e nunca um professor me deu "moral" pelas faltas...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #121 Online: 29 de Outubro de 2011, 16:26:34 »
              Para Adriano:

Sim é verdade é que há mais facilidade para alunos vindo de certos grupos sociais para entrar na universidade público e por isso mesmo é justo haver cotas sociais (mas não raciais).
     A questão é que JUSTAMENTE por isso ,é absurdo alunos que são privigeliados dado que estão lá ficarem depredando o que é conseguido também com os impostos indiretos dos pobres que não tem chances de estudarem lá.
     Na verdade ,o mais justo seria que as universidades públicas fossem pagas exceto para casos de bolsas para alunos pobres e de classe média baixa ,por que dado que há mesmo mais facilidade para os de classe média alta e ricos entrarem ,é um absurdo que a universidade pública seja gratuita para eles. Com isso ,além de ser mais justo socialmente ,acabaria com essas palhaçadas.
     A universidade pública só deveria ser gratuita para os que tem renda per capita familiar de até 1000 reais ,isso é ,numa família de casal e dois filhos ,a renda familiar é de 4 mil reais.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2011, 16:30:28 por LaraAS »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #122 Online: 29 de Outubro de 2011, 16:34:14 »
E por que esses bons indivíduos não passam no vestibular? Ou não conseguem uma bolsa de estudos em colégio particular? Muitos colégios dão bolsas de estudo por critérios de renda e notas(seja por prova feita pelo próprio colégio ou boletim escolar).

Passar no vestibular não é questão de inteligência e sim horas de estudo.
No geral é isso mesmo. Porém os destaques individuais, de pessoas com grande inteligência e com horas de estudo é o que direcionam o vestibular. O que confunde um pouco, pois no sentido contrário, tem os que estudam muito mas tem pouco potencial.

Como se aproveitam? Não é todo mundo que estuda em colégio particular que passa em vestibular e cursa uma universidade pública. O que faz a diferença são as horas de estudo, o empenho, escolas particulares cobram muito mais dos alunos mas ela não faz milagre.
Claro que tem o esforço, pois a número de vagas é pouco e a quantidade de candidatos é muito maior. E sempre as exceções são referenciadas para reforçar a responsabilidade como preponderante do indivíduo. Existem muitos problemas relativos a classe social baixa que impedem uma dedicação com maiores horas de estudo. Não é apenas força de vontade, tem que trabalhar e tudo o mais.

E é... nas universidades públicas. O estado deve melhorar o ensino fundamental e médico público, mas mesmo assim não é todo mundo que vai entrar na universidade.

Os que vão entrar, vão continuar sendo aqueles que se empenharam mais.
Discordo. São os mais favorecidos socialmente, com maior possibilidade de dedicar mais horas de estudos ao conteúdo dos vestibulares. Mas aqui faço uma ressalva, considerando os indivíduos mais aptos, os portadores de altas habilidades e que se encontram ainda prejudicados diante de políticas educacionais que não dão a devida atenção a esta situação. Por isso penso que deveria ser valorizada a inteligência e não as horas de estudo, embora num certo sentido uma coisa esteja relacionada a outra  :|

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #123 Online: 29 de Outubro de 2011, 17:51:08 »
        Na verdade ,o mais justo seria que as universidades públicas fossem pagas exceto para casos de bolsas para alunos pobres e de classe média baixa ,por que dado que há mesmo mais facilidade para os de classe média alta e ricos entrarem ,é um absurdo que a universidade pública seja gratuita para eles. Com isso ,além de ser mais justo socialmente ,acabaria com essas palhaçadas.
     A universidade pública só deveria ser gratuita para os que tem renda per capita familiar de até 1000 reais ,isso é ,numa família de casal e dois filhos ,a renda familiar é de 4 mil reais.

Mas a universidade pública não é de graça, já pagamos nossos estudos nelas através dos impostos, é absurdamente injusto as pessoas que estudaram em colégios privados terem que pagar mensalidade, além dos impostos destinados a educação. Se o governo é incapaz de gerir o dinheiro arrecadado com impostos para educação, a culpa não é das classes média/alta e sim do ''povão'' que botou aqueles incompetentes para gerir os recursos do país. Com o dinheiro arrecadado pelo estado o Brasil possui mais do que o suficiente para ter um bom sistema educacional, o problema é que quase todo o dinheiro dos impostos acaba indo parar no bolso de políticos corruptos.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 29 de Outubro de 2011, 17:54:32 »

O problema é que se eles tentarem publicar sem essa rasgação de seda, o referee não aceita porque, afinal, "quem ele pensa que é pra falar essas coisas"?

No meio acadêmico tudo bem, mas tem artigos em revistas ou em blogs que são cheios dessas citações, como se a pessoa necessitasse provar que ela é intelectual e etc.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2011, 18:01:11 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!