hahaha, o Buck deu uma trollada épica agora.. mas ilustra bem o absurdo da proposição
"Trollada" no sentido de postar num tom mais escrachado, mas ao mesmo tempo é sério. Não é uma paródia ou algo "mais absurdo", é só um ponto em aberto, a menos que se tenha evidência bastante concreta de que essa preferência inata universal tenha surgido apenas depois da separação com os chimpanzés. E não há nada que sugira que isso seja mais provável, que faça dessa a hipótese nula/"default". E se levamos em consideração esses outros primatas com colorações claras, há a possibilidade da explicação ser mais poderosa do que originalmente imaginada nessa versão estritamente humana/"nórdica".
Isso
pode ser verdade,
pode ser uma causa de uma tendência a haver sempre uma preferência por traços cada vez mais claros (ao menos até certo ponto, um pequeno desvio da média em vez de saltos*) que em última instância culminou na origem das pessoas loiras de olhos e pele clara.
* embora das duas formas seja bastante complicado. É difícil imaginar uma vantagem reprodutiva significativa apenas por seleção sexual a menos que esses homens (na verdade, toda a humanidade, mantendo a condição de "universal" da preferência) fossem praticamente gays por mulheres apenas um pouquinho mais pigmentadas, o que não parece ser o averiguado para dizer o mínimo, bem como essa preferência sempre "perderia" em aptidão (fitness, reprodução mais numerosa) para os homens não tão seletivos/frescos assim. Ao mesmo tempo mudanças bruscas em despigmentação, como albinos, não resultam em maior atratividade. Acho que no mínimo são necessárias umas coincidências de gargalos populacionais resultando acidentalmente em peles não tão "só um pouco" mais claras, mas também não tão mais claras a ponto de fugirem muito da média populacional/referência instintiva de genes saudáveis.