Se a experiencia de Deus é individual cada pessoa vai conhecer as características do pintor de uma maneira, dependendo do caso até antagônicas.
...e é o que acontece.
Usando ainda sua metáfora na arte a interpretação também varia de pessoa para pessoa, pessoas que conheçam igualmente o pintor vão interpretar de maneira diferente.
Por último mesmo se conhecendo a fundo um determinado pintor necessariamente não se entende o que ele quer transmitir numa obra de arte, se é que ele quer transmitir alguma coisa.[/quote]
Pode ser. Isso não é uma regra.
Foi apenas uma metáfora. Porém, dependendo da pintura, a mensagem é óbvia.
Monet por exemplo, adorava pintar o clima. Quem o conhece, sabe que o objetivo dele, na maioria das vezes era a de transmitir uma idéia de temperatura, vento, etc.
Quando o assunto é lingua de boi talvez seja fácil. Mas se sua esposa tivesse falado para comprar picanha e seu filho lhe falasse que era para comprar alcatra (ou lombinho, enfim fica o exemplo conforme seu gosto culinário) possivelmente você compraria alcatra.
De certo que sim. Mas se eu soubesse que ela intentava fazer um churrasco para um amigo nosso que adora picanha, mesmo que meu filho falasse "alcatra" eu compraria picanha.
Não estou afirmando objetivamente que "Convivo com Deus". (Embora seja isso um fato para mim)
Num sentindo de diálogo direto com Ele ou o fato de "sentir" Sua presença?
Digo que estaria mais para "Sentir".
Nesse aspecto, tudo se discerne "espiritualmente", por um sentido ainda não comprovado pela ciência.
Mas estou dizendo, que, mesmo sendo Deus um personagem construído em minha mente, pelo seu perfil, pelas suas causas, posso saber se foi Ele mesmo quem disse ou não. E mesmo assim, nem sempre acerto porque não se pode "Conhecer" Deus precisamente.
HAhn..., você não acha essa sua afirmação um pouco pretensiosa? Afinal, aceitando as características normalmente ligadas ao Deus Cristão (Onipotencia, transcendência, atemporalidade, oniciência, etc...) não acha que Suas atitudes podem ter intenções incompreensível para pobres mortais?
É óbvio que estamos na lâmina dágua de um assunto tão profundo quanto polêmico.
E por isso falo superficialmente. Não se pode conhecer Deus, plenamente.
Refiro-me a coisas simples, como posso saber até se você diria algo ou não sem mesmo lhe conhecer.
Se me disserem que o Franciscodog me recomendou ler um Salmo antes de jantar, eu desconfiaria.
Hum, sejamos objetivos então. Numa passagem como o sacrifício de Abrahão, quando Deus pede para sacrificar o filho , etc... Essa passagem é inspirada por Deus? Aquilo realmente aconteceu?
Talvez sim. Talvez não. Não sei e ninguém nunca saberá. Podem haver centenas de explicações e tudo ficaria instável.
Até o Bigbang, tem muito cientista que recusa a ideia... não temos como ter certeza de nada. E por isso eu sou cético.
Não importa para mim. Voltando ao quadro, seria como questionar sua moldura, se é adequada ou não. O importante mesmo, é observar a mensagem principal do Quadro.