O tópico andou um pouco, mas pelo menos vou tentar responder ao que me diz respeito.
Se você observar meus posts, verá o quanto tenho me esforçado para não tradar "Deus" objetivamente. Trazendo sempre para o âmbito subjetivo fazendo uma comparação com algum sentimento e o Angelo, separou os dois como duas coisas distintas.
Reitero que ele, como muitos aqui, possuem uma pre-formatação de Deus atrapalhando dessa forma, o acompanhamento da minha linha de pensamento. (Neste tópico)
Paciência... Você pergunta (parafraseando): como podemos saber se algo que experimentamos subjetivamente é real ou não?
Resposta: antes de mais nada, vamos deixar claro que você está se referindo ao objeto do sentimento e não ao sentimento em si - digo isso porque caso contrário, seria algo óbvio (se você sente algo, é claro que o sentimento é real, fim de discussão). Neste caso, a resposta é
Não. Não temos razão para afirmar que o objeto é real. Como sabemos disso? Por
indução: pessoas afirmam ver monstros no armário que não existem. Pessoas afirmam sentir que são Napoleão. Pessoas alegam ser capazes de levitar - e não levitam. A lista é infindável. E se você acha esse tipo de comparação uma insolência, saiba que os malucos que pensam que são Napoleão concordam com você. O fato é que possuimos uma incrível capacidade de nos auto-enganar. Daí se você sente que está em contato com um hippie que supostamente viveu na idade do bronze, então não espere que essa simples alegação seja aceita como prova. E não posso deixar de mencionar (me repetindo, mas você parece não ter visto) que eu mesmo já fui teísta e sim, já acreditei estar sentindo o "amor" divino, ou a presença de deus.
Outra opinião? Tá bom: o "Amor" é um tipo de purpurina invisível lançado na cabeça das pessoas por duendes mágicos. É esse o tipo de resposta que você quer ouvir?
Talvez possa não concordar. Mas aceito como sendo a sua opinião. Entende a diferença?
Entendo que seria uma opinião estúpida e que seria justamente criticada. Entendo que você veio aqui e lançou uma pergunta. E não gostou da resposta. E fica se esquivando do debate tentando definir o que cabe ou não ser discutido. Você não parece entender muito bem o significado de Forum de Discussão. As pessoas costumam vir aqui para
debater. Comparar ideias e criticá-las. Se quiser ficar apenas lançando suas opiniões crie um blog.
Lembre-se: foi você que levantou a questão da existência de deuses. Ver acima.
Desde o início, sugeri a existência de Deus apenas subjetivamente.
Então não reclame quando respondemos que sua crença subjetiva não permite chegar a conclusão nenhuma. Exceto que você acredita no que acredita. E se consideramos seu argumento fraco, essa é uma conclusão que obtemos por indução (ver acima).
Se você conseguisse expressar de forma clara, coerente e honesta o que quer discutir, ajudaria bastante.
"Quais os meios pelos quais, posso determinar, no coletivo (Subjetivo), se algo existe ou não?"
Mais clara, coerente e honesta que isso?
Já respondi:
Não podemos. Pelos motivos citados acima (indução, etc.).
Mas saiba que aqui valorizamos conclusões baseadas em evidências.
Baseado nas experiências de tantas pessoas e pelo fato de eu mesmo já ter experimentado, posso afirmar que o amor é algo que, pelo menos subjetivamente, existe?
Isso é uma conclusão evidente?
Lá vamos nós de novo... Isso é uma obviedade: você sente que algo existe, então o seu sentimento de que algo existe é real. Isso não é evidência de que o objeto do sentimento exista.
Duh.