Autor Tópico: Sexto sentido?  (Lida 37858 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Sexto sentido?
« Resposta #250 Online: 03 de Dezembro de 2011, 10:42:17 »
Peloamordedeus :tedio: ... Você não tem a resposta, e essas não são as únicas alternativas, e você pensa em um Deus muito limitado. Por que um Deus se importaria se alguém acredita ou não na existência dele? 

Olá Fabi.
Bem vinda ao diálogo.
Melhor seria se você parasse de acusar, criticar e contribuísse algo.
Pelo que li, você deve ter muito mais a dizer que eu. Estou curioso.

Ps. Quem ama se importa.

Caros leitores, acima é possível observar um exemplo típico de uma atitude comum entre certos crentes: o famoso Comportamento Passivo-Agressivo. É a forma cristã de dizer "VAI SE F&%$R!!" e ainda acreditar que está amando o próximo. :lol:

Perfeito. :histeria:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #251 Online: 03 de Dezembro de 2011, 13:01:39 »
Peloamordedeus :tedio: ... Você não tem a resposta, e essas não são as únicas alternativas, e você pensa em um Deus muito limitado. Por que um Deus se importaria se alguém acredita ou não na existência dele? 

Olá Fabi.
Bem vinda ao diálogo.

Ps. Quem ama se importa.

Caros leitores, acima é possível observar um exemplo típico de uma atitude comum entre certos crentes: o famoso Comportamento Passivo-Agressivo. É a forma cristã de dizer "VAI SE F&%$R!!" e ainda acreditar que está amando o próximo. :lol:

Ele é onipresente, onipotente e onisciente, mas é carante o suficiente para precisar do meu amor.
.
.
.
.
E também se importa com minha vida sexual.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #252 Online: 03 de Dezembro de 2011, 13:55:26 »
Olá Fabi.
Bem vinda ao diálogo.

Ps. Quem ama se importa.
Eu não estou acusando, estou fazendo uma constatação. Eu não vou dizer nada, ao contrário de você, eu jamais falaria por um Deus, eu não sou Deus.

Mas até uma banana sabe que um Deus seria muito superior a religião, teria uma moral superior, planos superiores, e sabendo da infinita estupidez humana jamais usaria um ser humano como porta voz dele.

E mesmo supondo que esse Deus, por algum motivo além das nossas compreensões, tivesse algo a ver com a bíblia e o cristianismo, com certeza só serviu para a idade média e idade antiga, hoje essas religiões e esse livro já não servem mais.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #253 Online: 03 de Dezembro de 2011, 16:50:32 »
Gosto dos seus posts. São muito claros.

Você ou foge ou tergiversa das questões. O certo e o que se espera é que a cada argumento tenhamos um contra argumento, uma refutação. É claro que o que eu penso ou o que você pensa não muda nada para a realidade em si, o que muda é visão do mundo contemporâneo que cada um tem e que no seu caso é baseada numa mitologia religiosa de mais de 2000 anos atrás e interpretada de um milhão de modos diferentes, dependendo do freguês.

Eu gosto de dialogar a respeito deste assunto.  Mas acontece que estou tentando me focar no Tópico corrente, entende? E bem sei que esse assunto se estende muito.
A Bíblia, pode sim, ser interpretada de maneiras diferentes. E é. Mas existe uma mensagem central que é comum a todos e é sobre ela, que me apego. O resto é detalhe.
Comparo-a como um Quadro. Existe uma distância ideal para ser admirado. Se olhar muito de longe, não irei entender. Se olhar muito de perto, verei as pinceladas sobrepostas em várias direções e será uma confusão. Já na distância certa, eu poderei perceber a mensagem transmitida.
A Mensagem que percebo na Bíblia, é "discernida espiritualmente" e eu não posso dialogar isso com quem não acredita na existência desse "modelo" de interpretação. (Via espírito). Tentar explicar, seria em vão. Não adianta dialogar a respeito. Trata-se de uma experiência que só mesmo quem experimenta, pode compreender. Por isso, comparo até com o ato de "amar".

A questão pra mim não é de satisfação ou não com esse deus. Pra mim é muito improvável sua existência, principalmente nos moldes que você pinta, e portanto não estou preocupado com ele ou qualquer outra questão punitiva ou criacionista diretamente ligada a esse "ser". O que me preocupa são as falhas intelectuais do pensamento religioso, as falhas morais e éticas que desumanizaram a sociedade por séculos a fio. Aqui mesmo, podemos verificar que seu padrão ético é muito mais elevado do que aquela verificado no livro que você segue, é um paradoxo da sociedade moderna, ainda bem, mas ao mesmo tempo é uma falha intelectual que é impregnada desde a primeira doutrinação.

Não tenho dúvidas que a "religião" mal interpretada é um caos. É o precursor das maiores atrocidades da história humana.
A Bíblia é um livro histórico que mostra a história do povo Teísta. Mostra todas as suas falhas. Mostra os defeitos desse povo. Mostra tudo. Não esconde nada.
E tem quem se apegue a algumas partes deste livro, para erroneamente, embasar seus atos.
Eu, por experiência, não costumo debater sobre a Bíblia. Nunca cheguei a lugar nenhum além de confusão. Posso, sim, discutir sobre um determinado assunto, como o caso do "Inferno" e mesmo assim, depois de tão bem explicado meu ponto de vista, com estudos detalhados de citações Bíblicas, não deu em nada. Você não disse que eu tinha razão, nem tão pouco tornou a falar do assunto em pauta (Inferno) e partiu para outro assunto... e isso é assim mesmo... nunca acaba. Sabe porque? Porque as pessoas não estão preocupadas em obter respostas. Elas querem provar que a outra está errada. Só isso.

Você percebe o esforço que está fazendo para driblar a questão? Se eu deixo de existir porque não creio e você vai existir por toda a eternidade, isso é o que? Pense bem, isso não é punição? Isso não é falta de liberdade?

Eu entendo o seu ponto de vista. Também já senti exatamente isso e me revoltei com Deus.
Quero deixar bem claro aqui, que eu sei que você não acredita na existência de Deus e estamos dialogando, partindo do princípio figurado acerca desse suposto "Ser" Ok?

Eu não estou fazendo esforço algum...
Como disse na primeira resposta, também acho de certa forma "Injusto". Assim como acho injusto "uma criança morrer afogada se alguém a jogou no mar". Mas o que eu disse, é que o que pensamos não muda nada! É como xingar um juiz numa partida de futebol!
A vida é uma disputa eterna. A lei da natureza animal é assim. Você deixou milhões de espermatozoides para trás, numa corrida. Isso é justo? Oras, todos eram iguais a você, exceto por uma coisa: Você foi mais rápido. É a vida. De forma que "Punição" existe sim. Mas não devemos "Culpar Deus". Na verdade não tem um "Culpado".
É a seleção natural das coisas. A "Salvação" que a Bíblia fala, exposta por Jesus, é tão somente um "Nível Espiritual" que se alcança, para um novo estágio de existência. Você era espermatozoide, depois um feto, depois um homem, e depois... (Nada se perde tudo se transforma)... etc...
Não sei explicar o que vem a seguir.. ninguém o sabe... mas trazendo para a "realidade palpável" pode ser até que num futuro próximo, o homem consiga através da tecnologia, inventar uma máquina que capture todas as nossas "ondas mentais emitidas" e as coloque novamente dentro de um cérebro de um clone e você torne a existir. Mas só as pessoas que "emitiram essa onda mental" conseguirão ser "resgatadas".
Por favor, eu não estou dizendo que seja isto: Mas sim, que eu não sei o que virá e as alternativas são infindáveis.

Primeiro, você se importa se eu não creio, se não não estaríamos debatendo ( o oposto é verdadeiro )

É verdade. Preocupo-me sim. E isso é um sentimento nobre. Não lhe desejo mal algum. Muito pelo contrário. Desejo a todos o que acho que será bom para mim.
Mas não é o meu foco neste tópico.

segundo é como eu disse, você está interpretando o inferno tal como lhe é mais palatável ou conveniente, outros interpretam como fogo eterno ou castigo eterno, outros mais honestos interpretam tal qual como está escrito.

Interpreto conforme o estudo detalhado que mostrei: http://salvos.com.br/inferno e até que apareça um estudo melhor, continuarei com este. Se tiver outro me mostre por favor. Aproposito, "Honesto" não coube.

O fato é que, qualquer que seja a interpretação, seja a sua ou a de qualquer outro, ela mostra que esse deus é vingativo e não tolera que as pessoas não o venerem, que as pessoas não tenham fé. Levo uma vida honesta, amo meus filhos, ajudo quem eu posso, trabalho e nunca cometi um crime, nunca prejudiquei ninguém, mas por não crer nele, do qual ninguém até hoje comprovou a existência, vou ser castigado pela eternidade. Que justiça é essa?

Não é "vingança" mas sim "reação" aos seus atos. A natureza é assim. São leis naturais. Você decide o seu caminho e escolhe o seu final.
Ah você é honesto? Que valor há em "não fazer nada errado"? Você acha isso alguma vantagem? isso é o mínimo que se espera de um ser racional.
Crescimento espiritual, não tem nada a ver com inteligência, honestidade ou benevolência. É sim, um modo diferente de "sentir" a existência.

Lembrando que isso tudo é um diálogo partindo do princípio de que "Deus exista".
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #254 Online: 03 de Dezembro de 2011, 16:58:12 »

Olá Fabi.
Bem vinda ao diálogo.

Ps. Quem ama se importa.

A Fabi, disse de mim:
"Você não tem a resposta" - Acusou e não contribuiu com nada. Deveria dizer porque ou pelo menos sugerir outra resposta correta...
"essas não são as únicas alternativas" - Mas não mostrou outras...
"e você pensa em um Deus muito limitado" - Mas não disse o porque...
Acho impressionante como você é parcial. Qualquer pessoa que seja realmente cética, não agiria como você.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #255 Online: 03 de Dezembro de 2011, 17:05:42 »
É curioso como eles desfiam as mesmas falácias e acham que descobriram uma verdade inabalável! Mesmo que eles se dessem ao trabalho de pesquisar e ver que suas mesmas idéias "originais" já foram postadas com palavras diferentes aqui centenas de vezes, eles ainda achariam que estão apresentando algo novo.

E o comportamento é exatamente o mesmo, suas falácias são desmontadas uma a uma facilmente, mas eles não se permitem a humildade de considerar nada ou pelo menos apresentar uma refutação, sempre saindo pela tangente e evitando entrar realmente na discuss/ao.

E como sempre, daqui a pouco ele perceberá que nenhuma falácia dele se sustenta e que não consegue refutar nada, daí apelará para a velha estratégia da "perseguição religiosa", se fazendo de vítima, como é tão comum entre os cristãos...

Quando isso não adiantar ele apelará para os ad hominens mais diretos, e mesmo vergonhosamente refutado vai dizer para ele mesmo e para todos aqui que ele ganhou a discussão que ele nem conseguiu iniciar.

Engraçado essa necessidade crente de tentar se convencer convencendo os outros...

Contini.

Como pode existir alguém assim?
Você é incapaz de perceber que eu não queria falar sobre minhas crenças? E só o fiz porque fui forçado?
O que eu mais gostaria seria que vocês se mantivessem no tópico.
Tudo que falei sobre Deus, foi a título de resposta.
Você demonstra para todos seu preconceito, neste post. Se eu fosse você removeria-o.
Não precisa acreditar, nem mesmo lê o que postei.
Atenha-se ao tópico por favor.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #256 Online: 03 de Dezembro de 2011, 17:12:16 »
Olá Fabi.
Bem vinda ao diálogo.

Ps. Quem ama se importa.
Eu não estou acusando, estou fazendo uma constatação. Eu não vou dizer nada, ao contrário de você, eu jamais falaria por um Deus, eu não sou Deus.

Mas até uma banana sabe que um Deus seria muito superior a religião, teria uma moral superior, planos superiores, e sabendo da infinita estupidez humana jamais usaria um ser humano como porta voz dele.

E mesmo supondo que esse Deus, por algum motivo além das nossas compreensões, tivesse algo a ver com a bíblia e o cristianismo, com certeza só serviu para a idade média e idade antiga, hoje essas religiões e esse livro já não servem mais.

Poderia mostrar onde "falei por Deus" ?
Pode mostrar onde apresentei "um Deus limitado"?
Poderia melhor ainda, ater-se ao tópico?
Ou continuará assim, apenas acusando (constatando) sem contribuir em nada ?

Aproposito, antes que digam algo, eu não a amo... hehehe

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #257 Online: 03 de Dezembro de 2011, 23:54:26 »
Você está falando por Deus, e o Deus bíblico é limitado, tem chiliques, manda matar, aprova a escravidão, e quer mandar para o inferno os que não "creem nele", esqueci de alguma coisa? Ah é, se importa com a frequência que você faz sexo...

E se ater a que? O que você quer? Num tópico quer que os ateus admitam o acaso... Sei lá parece que você quer converter a todos com suas ameaças e espada ao contrário, desista... você não vai conseguir.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #258 Online: 04 de Dezembro de 2011, 10:34:39 »
Gosto dos seus posts. São muito claros.

Obrigado.

Você ou foge ou tergiversa das questões. O certo e o que se espera é que a cada argumento tenhamos um contra argumento, uma refutação. É claro que o que eu penso ou o que você pensa não muda nada para a realidade em si, o que muda é visão do mundo contemporâneo que cada um tem e que no seu caso é baseada numa mitologia religiosa de mais de 2000 anos atrás e interpretada de um milhão de modos diferentes, dependendo do freguês.

Eu gosto de dialogar a respeito deste assunto.  Mas acontece que estou tentando me focar no Tópico corrente, entende? E bem sei que esse assunto se estende muito.
A Bíblia, pode sim, ser interpretada de maneiras diferentes. E é. Mas existe uma mensagem central que é comum a todos e é sobre ela, que me apego. O resto é detalhe.
Comparo-a como um Quadro. Existe uma distância ideal para ser admirado. Se olhar muito de longe, não irei entender. Se olhar muito de perto, verei as pinceladas sobrepostas em várias direções e será uma confusão. Já na distância certa, eu poderei perceber a mensagem transmitida.
A Mensagem que percebo na Bíblia, é "discernida espiritualmente" e eu não posso dialogar isso com quem não acredita na existência desse "modelo" de interpretação. (Via espírito). Tentar explicar, seria em vão. Não adianta dialogar a respeito. Trata-se de uma experiência que só mesmo quem experimenta, pode compreender. Por isso, comparo até com o ato de "amar".

Jetro, a Bíblia é um livro confuso, mal escrito, com estórias aterradoras e outras generosas, vem de um tempo onde a humanidade vivia à sombra de sua própria ignorância a cerca do universo. É reflexo direto do pensamento do modo de pensar de mais de mil anos atrás. É bom que teístas como você, em uma parcela cada vez maior, abandonem muitas passagens bíblicas que se contrapõe ao que a ciência descobriu ao longo dos dois últimos séculos, e assim muitas superstições, crendices e outros produtos afins vão deixando de ter vez na sociedade moderna. é um processo lento para o meu gosto, mas evolui. Existe muito crente fundamentalista, muita ignorância, mas a situação parece melhorar a partir da difusão da ciência.

Percebe que "discernir espiritualmente" é apenas algo que você pode fazer, não é algo que possa ser evidenciado como o  sentimento amoroso, por exemplo. Isso pode muito bem ser classificado como charlatanismo, compreende? Eu posso dizer que falo com espíritos, e usar exatamente esse argumento seu, lhe garanto que boa parcela das pessoas vão acreditar (já acreditam), e a partir disso não há como alguém provar ao contrário, assim como não posso provar que faço. É altamente questionável esse tipo de ato, entende? "Converso com espíritos de Europa (lua de Júpiter), mas é um dom que eu tenho e você não, é algo que só quem experimenta pode saber".

A questão pra mim não é de satisfação ou não com esse deus. Pra mim é muito improvável sua existência, principalmente nos moldes que você pinta, e portanto não estou preocupado com ele ou qualquer outra questão punitiva ou criacionista diretamente ligada a esse "ser". O que me preocupa são as falhas intelectuais do pensamento religioso, as falhas morais e éticas que desumanizaram a sociedade por séculos a fio. Aqui mesmo, podemos verificar que seu padrão ético é muito mais elevado do que aquela verificado no livro que você segue, é um paradoxo da sociedade moderna, ainda bem, mas ao mesmo tempo é uma falha intelectual que é impregnada desde a primeira doutrinação.

Não tenho dúvidas que a "religião" mal interpretada é um caos. É o precursor das maiores atrocidades da história humana.
A Bíblia é um livro histórico que mostra a história do povo Teísta. Mostra todas as suas falhas. Mostra os defeitos desse povo. Mostra tudo. Não esconde nada.
E tem quem se apegue a algumas partes deste livro, para erroneamente, embasar seus atos.
Eu, por experiência, não costumo debater sobre a Bíblia. Nunca cheguei a lugar nenhum além de confusão. Posso, sim, discutir sobre um determinado assunto, como o caso do "Inferno" e mesmo assim, depois de tão bem explicado meu ponto de vista, com estudos detalhados de citações Bíblicas, não deu em nada. Você não disse que eu tinha razão, nem tão pouco tornou a falar do assunto em pauta (Inferno) e partiu para outro assunto... e isso é assim mesmo... nunca acaba. Sabe porque? Porque as pessoas não estão preocupadas em obter respostas. Elas querem provar que a outra está errada. Só isso.

Mas a Bíblia é o seu livro sagrado, é a base da sua religião, é da onde lhe foi imputada a idéia de um deus salvador, é o ponto inicial  e final da sua doutrina. É a verdade para aqueles que tem fé naquelas histórias sobrenaturais. Ignorar fatos ruins dela e aceitar fatos bons, é ignorar o fato de que aquele livro não é de todo sagrado, ou que a verdade que deus transmitiu não é tão verdadeira.

Quanto a dizer que você tinha razão sobre o que é o inferno, tanto faz, sua explicação bateu com a de todas as outras, inferno na concepção bíblica é um castigo eterno, mudando como se castiga, dependendo da crença de cada um.

Você percebe o esforço que está fazendo para driblar a questão? Se eu deixo de existir porque não creio e você vai existir por toda a eternidade, isso é o que? Pense bem, isso não é punição? Isso não é falta de liberdade?

Eu entendo o seu ponto de vista. Também já senti exatamente isso e me revoltei com Deus.
Quero deixar bem claro aqui, que eu sei que você não acredita na existência de Deus e estamos dialogando, partindo do princípio figurado acerca desse suposto "Ser" Ok?

Eu não estou fazendo esforço algum...
Como disse na primeira resposta, também acho de certa forma "Injusto". Assim como acho injusto "uma criança morrer afogada se alguém a jogou no mar". Mas o que eu disse, é que o que pensamos não muda nada! É como xingar um juiz numa partida de futebol!
A vida é uma disputa eterna. A lei da natureza animal é assim. Você deixou milhões de espermatozoides para trás, numa corrida. Isso é justo? Oras, todos eram iguais a você, exceto por uma coisa: Você foi mais rápido. É a vida. De forma que "Punição" existe sim. Mas não devemos "Culpar Deus". Na verdade não tem um "Culpado".
É a seleção natural das coisas. A "Salvação" que a Bíblia fala, exposta por Jesus, é tão somente um "Nível Espiritual" que se alcança, para um novo estágio de existência. Você era espermatozoide, depois um feto, depois um homem, e depois... (Nada se perde tudo se transforma)... etc...
Não sei explicar o que vem a seguir.. ninguém o sabe... mas trazendo para a "realidade palpável" pode ser até que num futuro próximo, o homem consiga através da tecnologia, inventar uma máquina que capture todas as nossas "ondas mentais emitidas" e as coloque novamente dentro de um cérebro de um clone e você torne a existir. Mas só as pessoas que "emitiram essa onda mental" conseguirão ser "resgatadas".
Por favor, eu não estou dizendo que seja isto: Mas sim, que eu não sei o que virá e as alternativas são infindáveis.

Você faz uma grande mistureba, um esforço de racionalização religioso digno dos mais fervorosos espíritas. Acredita em salvação, em inferno e um deus criador, ao mesmo tempo aplica a tudo isso aos conceitos científicos, como seleção natural, ou a naturalidade da vida em si. Fala em num novo estágio da existência de um modo sobrenatural e ao mesmo tempo conjectura sobre um modo científico desse fato vir a ser realizável. Você nega aquilo que a Bíblia ensina em favor de uma religião mais palatável ao gosto da vida moderna, onde quase todos ( ou todos) os mitos daquele livro já foram derrubados.

segundo é como eu disse, você está interpretando o inferno tal como lhe é mais palatável ou conveniente, outros interpretam como fogo eterno ou castigo eterno, outros mais honestos interpretam tal qual como está escrito.

Interpreto conforme o estudo detalhado que mostrei: http://salvos.com.br/inferno e até que apareça um estudo melhor, continuarei com este. Se tiver outro me mostre por favor. Aproposito, "Honesto" não coube.

Honesto no caso com aquilo que a Bíblia diz. Não que você não seja, ok? A gente não se conhece pessoalmente. :ok:

O fato é que, qualquer que seja a interpretação, seja a sua ou a de qualquer outro, ela mostra que esse deus é vingativo e não tolera que as pessoas não o venerem, que as pessoas não tenham fé. Levo uma vida honesta, amo meus filhos, ajudo quem eu posso, trabalho e nunca cometi um crime, nunca prejudiquei ninguém, mas por não crer nele, do qual ninguém até hoje comprovou a existência, vou ser castigado pela eternidade. Que justiça é essa?

Não é "vingança" mas sim "reação" aos seus atos. A natureza é assim. São leis naturais. Você decide o seu caminho e escolhe o seu final.
Ah você é honesto? Que valor há em "não fazer nada errado"? Você acha isso alguma vantagem? isso é o mínimo que se espera de um ser racional.
Crescimento espiritual, não tem nada a ver com inteligência, honestidade ou benevolência. É sim, um modo diferente de "sentir" a existência.

Lembrando que isso tudo é um diálogo partindo do princípio de que "Deus exista".

Qual deus você acredita de verdade? A sua resposta se encaixa muito mais no panteísmo do que no cristianismo.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #259 Online: 04 de Dezembro de 2011, 11:16:28 »
Citação de: Jetro
1 - Cupuaçu é muito azedo.
2 - Eu não acho.
1 - Já comeu cupuaçu?
2 - Não.

Isso é razoável?

Isso não me soa bem. Parece-me uma comparação indevida. Deus não é uma fruta (objeto) que se possa experimentar.
E o significado de "experimentar" difere nos dois contextos utilizados pelo Jetro.
No primeiro - "experimentar deus" -  tem conotação sobrenatural/transcedental. No segundo - "experimentar cupuaçu" - tem conotação sensorial. É óbvio que, nesse segundo sentido, não tem como experimentar deus, que é, por definição, "improvável". 

Já que "foi muito difícil" vou postar outro:

1 - Amar alguém é bom demais!
2 - Não acho, pois o amor não existe.
1 - Você já amou alguém?
2 - Não.

Mas uma comparação indevida - ninguém questiona a existência do amor.

O problema com sua analogia é que deus não é um objeto, nem mesmo um sentimento, como você quer que seja. Deus é apenas uma ideia sem correspondência na realidade física, assim como unicórnio, minotauro e lobisomem, por exemplo.

Ah... então o diálogo ficaria assim, depois do que você disse:

1 - Amar alguém é bom demais!
2 - Não acho, pois o amor não existe.
1 - Você já amou alguém?
2 - Não.
1 - Então como pode dizer que o "Amor" não existe?
2 - Porque ele só existe na sua cabeça como o "Unicórnio". (ops)

Daí o problema. Como se experimenta uma ideia?
Eu tenho como saber se alguém experimentou uma comida, um perfume, uma roupa, etc, mas como vou saber se alguém que afirma ter experimentado deus, realmente o fez?
Você pode dizer quer experimentou deus, mas nunca vai ter como demonstrar, como também não tem como outra pessoa ter certeza que a sua afirmação é verdadeira.

Mas eu não estou aqui para "demonstrar" nada.
Como tenho dito, é como o "Amor". Não posso provar que amo.

Repito, a analogia com o amor não faz sentido.
O amor, como sentimento, pode sim ser demonstrado por se tratar de um fenômeno físico/biomolecular e não transcedental/divino, como você quer que seja. É causado por estímulos externos e provoca alterações de comportamento (infelizmente é preciso dizer o óbvio para ver se consigo ser entendido). É possível, por exemplo, através de exames de imageamento cerebral determinar se uma pessoa sente amor por outra, uma vez que o sentimento está relacionado com a ativação ou aumento da atividade de certas regiões do cérebro. Logo, não há nada de subrenatural no amor, e há sim, várias maneiras (até mesmo científicas) de provar que uma pessoa sente amor por outra.

Agora, se você quer chamar deus de amor, eu acho que tudo se resumo a uma questão de semântica, da mesma forma que ocorre com os panteístas quando chamam a natureza de deus. O que é algo totalmente desnecessário, porque se resume a trocar uma palavra por outra.

Por exemplo, o que alguém afirma ser "uma experiência com deus", pode muito bem ser apenas um estado de forte emoção ou um estado alterado de consciência autoinduzido ou provocado pela utilização de drogas, a exemplo do que acontece com o culto do Santo Daime.

Por isso não faz muito sentido usar a "experiência religiosa" como argumento.

Onde eu usei "experiência religiosa" como argumento de algo...?

Quando afirma que só pode falar de deus quem o "provou".
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #260 Online: 04 de Dezembro de 2011, 11:24:36 »
O ponto central do chamado "problema do mal" é que quando se coloca essas questões ao julgamento moral do homem médio, deus sempre tende a ser reprovado. Ou seja, o agir divino conforme estabelecido pela teologia cristã vai contra o censo comum de moralidade. Eis a questão.

O problema situa-se na "Omnisciência" e a "Omnipotência" de Deus. Pois a questão brota espontaneamente quando algo muito ruim ocorre: Oras! Se Deus sabe tudo, como pode deixar decorrer os fatos até que uma tragédia aconteça?
Deus é tão responsável pelas atrocidades da humanidade quanto Bill Gates pela pedofilia na web.

Existem 3 alternativas:

1) Criar o homem com uma liberdade limitada.
2) Criar o homem absolutamente livre.
3) Não criar o homem.

Se você fosse Deus, qual alternativa escolheria?
Claro que você dirá "Nenhuma"... Mas atente-se se a que você irá sugerir, não estará na realidade, dentro de umas dessas.

Eu costumo fazer uma analogia das tentativas teológicas de explicar o problema do mal com um pajé que tenta fazer uma montanha se mover dançando em torno de uma folgueira e invocando feitiços. Por mais que se esforce, por mais espetacular que seja sua performance, a montanha continua no lugar, sem ter se movido um milímetro. Por mais mirabolantes que sejam as acrobáticas peripécias teológicas que tentam justificar o problema, ele continua inamovível - deus continua moralmente reprovável.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #261 Online: 04 de Dezembro de 2011, 11:42:06 »
Você está falando por Deus, e o Deus bíblico é limitado, tem chiliques, manda matar, aprova a escravidão, e quer mandar para o inferno os que não "creem nele", esqueci de alguma coisa? Ah é, se importa com a frequência que você faz sexo...

E se ater a que? O que você quer? Num tópico quer que os ateus admitam o acaso... Sei lá parece que você quer converter a todos com suas ameaças e espada ao contrário, desista... você não vai conseguir.

Desculpe-me Fabi.
Mas você não contribui com nada.
Só falarei com você se o assunto estiver dentro do tópico corrente.

Ps. Suas questões são de neófitos teístas e ateus. Não estou disposto a repetir tudo de novo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #262 Online: 04 de Dezembro de 2011, 12:27:32 »

Desculpe-me Fabi.
Mas você não contribui com nada.
Só falarei com você se o assunto estiver dentro do tópico corrente.

Ps. Suas questões são de neófitos teístas e ateus. Não estou disposto a repetir tudo de novo.

(Parece até que estou tomando as dores da Fabi, mas juro que é coincidência. :) )

Jetro: você nega que o deus descrito na bíblia tem chiliques, manda matar, aprova a escravidão, quer mandar para o inferno os que não "creem nele" e se importa com sua vida sexual?

E sobre "se ater ao tópico": sua pergunta era simplória e já foi respondida. Várias vezes. Se você estiver achando ruim a direção que o tópico está tomando, então reclame com a moderação e peça para que os posts off-topic sejam movidos para outro tópico, ou se retire.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #263 Online: 04 de Dezembro de 2011, 12:56:53 »
É que na verdade, Dr. Manhattan, a pergunta dele quer conduzir o tópico para a conclusão de que Deus existe, já que os crentes sentem Deus.

Sabe o tipo de pergunta que o promotor faz em Law & Order, que leva o interrogado a se contradizer? Então, é isso que o Jetro está tentando fazer em todos os tópicos que ele abre.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #264 Online: 04 de Dezembro de 2011, 13:04:35 »
Psst, Fabi. Eu sei disso.

Pois é. Para a maiêutica funcionar é preciso de três ingredientes que infelizmente o Jetro não parece ter: (1) ser inteligente como Sócrates, (2) saber articular suas perguntas e (3) estar CERTO. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #265 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:10:00 »
(Parece até que estou tomando as dores da Fabi, mas juro que é coincidência. :) )

Jetro: você nega que o deus descrito na bíblia tem chiliques, manda matar, aprova a escravidão, quer mandar para o inferno os que não "creem nele" e se importa com sua vida sexual?

E sobre "se ater ao tópico": sua pergunta era simplória e já foi respondida. Várias vezes. Se você estiver achando ruim a direção que o tópico está tomando, então reclame com a moderação e peça para que os posts off-topic sejam movidos para outro tópico, ou se retire.

Nunca me recusei a responder a uma pergunta.
Mas antes, quero dizer que estamos dialogando partindo da premissa que eu acredito que "Deus existe" e você não.
De forma que o nosso diálogo deve respeitar ambas posturas e que você está apenas, querendo me compreender, no sentido de que como eu posso seguir o "Deus descrito na Bíblia" se ele é o que a Fabi afirmou acima.

Sim! Eu Nego que o Deus descrito na Bíblia, seja isso. Eu jamais seguiria um Deus desses.
Estou disposto até a dialogar a respeito.
Antes porém, gostaria de saber o motivo pelo qual você me fez esta pergunta.

Sim. Já obtive muitas respostas, mas enquanto estiverem "falando" o tópico parece continuar.
Não obstante, quem deve decidir se um tópico acabou ou não?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #266 Online: 04 de Dezembro de 2011, 14:19:01 »
Agora: mostre que realmente queres conversa séria, e responda: OFERECER UM FILHO SEU PARA SER MORTO EM NOME DE OUTRAS PESSOAS É UM ATO DE AMOR?
Pergunta sincera, direta e objetiva. E então?

Sim.

Sim! Eu Nego que o Deus descrito na Bíblia, seja isso. Eu jamais seguiria um Deus desses.

Você é um desonesto intelectual.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #267 Online: 04 de Dezembro de 2011, 15:07:15 »
Jetro, a Bíblia é um livro confuso, mal escrito, com estórias aterradoras e outras generosas, vem de um tempo onde a humanidade vivia à sombra de sua própria ignorância a cerca do universo. É reflexo direto do pensamento do modo de pensar de mais de mil anos atrás. É bom que teístas como você, em uma parcela cada vez maior, abandonem muitas passagens bíblicas que se contrapõe ao que a ciência descobriu ao longo dos dois últimos séculos, e assim muitas superstições, crendices e outros produtos afins vão deixando de ter vez na sociedade moderna. é um processo lento para o meu gosto, mas evolui. Existe muito crente fundamentalista, muita ignorância, mas a situação parece melhorar a partir da difusão da ciência.

Sem dúvidas alguma.
A Bíblia conta a história do povo de Israel. É destinada a quem se interessa por esse povo e "seu Deus".
Mais de 1600 livros foram escritos mas apenas 66 foram escolhidos, fora os 7 apócrifos.
Esses livros foram selecionados, porque de alguma forma estava ligada a esse povo e o seu Deus.
A Bíblia é portanto, uma coletânea de narrativas de povos que viveram em épocas distintas, que se iniciou aproximadamente ha 7, 8 mil anos atrás. É um livro cheio de erros de escrita, erros de cálculos, expressões idiomáticas da época, gírias, e principalmente, perfil e anseios de quem o escreveu.
Existe também, a parte "espiritual" deste livro. A Bíblia, traz em seu cerne, um "plano de salvação da alma do homem" e este assunto, prefiro não conversar sobre ele porque só pode (e deve) o ser feito, por pessoas que o discernem espiritualmente. É melhor, não conversar sobre isso. Mesmo assim, se desejar dialogar com o intuito de "entender" o meu ponto de vista a esse respeito, estou à disposição. Gosto de falar sobre isso. E é claro, se houver alguma falha no conceito, por favor, mostre-me. Pois, não tenho a verdade absoluta e posso estar errado.

Percebe que "discernir espiritualmente" é apenas algo que você pode fazer, não é algo que possa ser evidenciado como o  sentimento amoroso, por exemplo.

Assim como o "Amor" só pode ser evidenciado por quem o conhece.
Não está em questão aqui, este "sentimento". Pois sabemos, que não pode ser provado objetivamente.
Uso o"Amor" como exemplo, porque são sentimentos parecidos.
Mas eu não preciso, que você concorde comigo, entende? Penso que da mesma forma, se alguém me disser que mantém contato com um parente falecido, embora eu não acredite, não posso afirmar categoricamente que seja mentira dela, ou algum devaneio. O máximo que posso, e devo, é ficar calado. A menos é claro, que esta pessoa venha me fazer entender ou sentir o que ela sente. Certamente eu negaria. E é por isso que entendo a sua posição, bem como dos demais foristas ateus.
O grande problema é que a maioria dos foristas, me classificam como "crente" que veio aqui para converte-los de sua "verdade".
Eu não vim aqui para isso. Vim aqui, porque gosto de dialogar com pessoas coerentes e razoáveis. Desprendidas de dogmas.

Isso pode muito bem ser classificado como charlatanismo, compreende? Eu posso dizer que falo com espíritos, e usar exatamente esse argumento seu, lhe garanto que boa parcela das pessoas vão acreditar (já acreditam), e a partir disso não há como alguém provar ao contrário, assim como não posso provar que faço. É altamente questionável esse tipo de ato, entende? "Converso com espíritos de Europa (lua de Júpiter), mas é um dom que eu tenho e você não, é algo que só quem experimenta pode saber".

Entendo claramente e concordo.
Mas como disse acima, este seria um problema, se eu tivesse vindo aqui para falar do "Meu Deus" e converte-los a aceitá-lo.
Logo, essa é uma acusação que não "mereço" receber.
Não preciso (embora gostaria) que ninguém aceite no que acredito. Só não gosto, quando tentam me "provar" que eu sou um lunático eu esquizofrênico. Quer mostrar pontos conflitantes em minha crença? Tudo bem! É sempre bem vinda a crítica. Mas não me trate como um "crente a mais" no fórum.
Espero que você me entenda.

Mas a Bíblia é o seu livro sagrado, é a base da sua religião, é da onde lhe foi imputada a idéia de um deus salvador, é o ponto inicial  e final da sua doutrina. É a verdade para aqueles que tem fé naquelas histórias sobrenaturais. Ignorar fatos ruins dela e aceitar fatos bons, é ignorar o fato de que aquele livro não é de todo sagrado, ou que a verdade que deus transmitiu não é tão verdadeira.

A Bíblia, para mim é diferente disso que você está acostumado a perceber nos... como posso chamar sem ofensa?... "crentes automáticos".
Para mim é um livro histórico que funciona como um "trilho de idéias". Lendo "espiritualmente" (embora você não concorde com esse termo) posso "entender" uma mensagem implícita que conduz a uma determinada forma de agir.
Ressalto que não tenho isso como a "Verdade absoluta". Hoje, é o que vejo, é o que creio é o que sigo. Não me importo se outras pessoas acreditem ou não. (Embora o ideal seria que eu me importasse porque devo amar o próximo e desejar-lhe o bem que quero para mim) Mas talvez um dia eu consiga pensar assim.

Quanto a dizer que você tinha razão sobre o que é o inferno, tanto faz, sua explicação bateu com a de todas as outras, inferno na concepção bíblica é um castigo eterno, mudando como se castiga, dependendo da crença de cada um.

Entendo seu ponto de vista. Embora não concorde que seja um castigo mas sim, uma reação natural.
Agora, se esta "reação" é justa ou não, depende do ponto de vista do observador.

Você faz uma grande mistureba, um esforço de racionalização religioso digno dos mais fervorosos espíritas. Acredita em salvação, em inferno e um deus criador, ao mesmo tempo aplica a tudo isso aos conceitos científicos, como seleção natural, ou a naturalidade da vida em si. Fala em num novo estágio da existência de um modo sobrenatural e ao mesmo tempo conjectura sobre um modo científico desse fato vir a ser realizável. Você nega aquilo que a Bíblia ensina em favor de uma religião mais palatável ao gosto da vida moderna, onde quase todos ( ou todos) os mitos daquele livro já foram derrubados.

Eu não me esforço. Não acredito no Inferno. Não nego a Bíblia. E há algum problema em fundir meus conceitos de crença com a ciência?
Acha que devo parar com isso? algum motivo? Acha que devo "escolher um dos lados"?
Eu sou um cético. E ser Cético e Crente tem seus percalços.
A Bíblia disse que devemos buscar a Deus com todas as nossas forças. Com todo o nosso discernimento e com toda nossa inteligência. E isso me intrigou, porque "Inteligência e Fé" para mim, naquela época, não andavam juntas. Mas as dúvidas foram sendo sanadas ao passar do tempo.

Não obstante, acho que se você percebeu alguma analogia incoerente da minha parte, pelo fato dessa "União" entre a "ciência e a fé", por favor, mostre para que eu possa me posicionar.

Honesto no caso com aquilo que a Bíblia diz. Não que você não seja, ok? A gente não se conhece pessoalmente. :ok:

Se eu descobri que a palavra "Inferno" tem outro significado na escrita original em grego, qual seria o "Desonesto" afinal: Acreditar no tradicional, ou no que realmente está escrito?

Qual deus você acredita de verdade? A sua resposta se encaixa muito mais no panteísmo do que no cristianismo.

Não sou panteísta. Creio no Deus de Israel descrito na Bíblia.
Agora, se Ele é um ser que vive em outro planeta, não feito de carbono, etc... nada posso dizer.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #268 Online: 04 de Dezembro de 2011, 15:19:38 »
Repito, a analogia com o amor não faz sentido.
O amor, como sentimento, pode sim ser demonstrado por se tratar de um fenômeno físico/biomolecular e não transcedental/divino, como você quer que seja. É causado por estímulos externos e provoca alterações de comportamento (infelizmente é preciso dizer o óbvio para ver se consigo ser entendido). É possível, por exemplo, através de exames de imageamento cerebral determinar se uma pessoa sente amor por outra, uma vez que o sentimento está relacionado com a ativação ou aumento da atividade de certas regiões do cérebro. Logo, não há nada de subrenatural no amor, e há sim, várias maneiras (até mesmo científicas) de provar que uma pessoa sente amor por outra.

Você está falando da "Paixão".
"Amor" é diferente. A "Paixão", quando olhamos o objeto desejado, o corpo reage quimicamente. É doentia e muitas vezes, causam reações descontroladas.
O "Amor" é razoável. Pacato. Silencioso. Não se consegue "perceber" que uma pessoa ama outra se ela não o afirmar.
Aproposito, estou falando do amor sentido de pais para filhos. Não daquele entre homem e mulher pois este é na maioria das vezes, condicional. Diferente do amor paterno ou materno que é incondicional.
Amo minha esposa, mas se ela vier me dizer que vai morar com um amigo meu, porque será mais feliz, eu não terei forças de dizer "Vai com Deus minha amada e seja feliz". Já com Meus filhos, amo-os incondicionalmente e só desejo-lhes o que for de melhor. mas é um sentimento silencioso e facilmente percebido por mim. Mais ninguém consegue ver ou perceber o que sinto.

Agora, se você quer chamar deus de amor, eu acho que tudo se resumo a uma questão de semântica, da mesma forma que ocorre com os panteístas quando chamam a natureza de deus. O que é algo totalmente desnecessário, porque se resume a trocar uma palavra por outra.

Como eu disse, comparo "Deus" com "Amor" porque experimentei os dois e percebo a semelhança.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #269 Online: 04 de Dezembro de 2011, 15:23:38 »
O ponto central do chamado "problema do mal" é que quando se coloca essas questões ao julgamento moral do homem médio, deus sempre tende a ser reprovado. Ou seja, o agir divino conforme estabelecido pela teologia cristã vai contra o censo comum de moralidade. Eis a questão.

O problema situa-se na "Omnisciência" e a "Omnipotência" de Deus. Pois a questão brota espontaneamente quando algo muito ruim ocorre: Oras! Se Deus sabe tudo, como pode deixar decorrer os fatos até que uma tragédia aconteça?
Deus é tão responsável pelas atrocidades da humanidade quanto Bill Gates pela pedofilia na web.

Existem 3 alternativas:

1) Criar o homem com uma liberdade limitada.
2) Criar o homem absolutamente livre.
3) Não criar o homem.

Se você fosse Deus, qual alternativa escolheria?
Claro que você dirá "Nenhuma"... Mas atente-se se a que você irá sugerir, não estará na realidade, dentro de umas dessas.

Eu costumo fazer uma analogia das tentativas teológicas de explicar o problema do mal com um pajé que tenta fazer uma montanha se mover dançando em torno de uma folgueira e invocando feitiços. Por mais que se esforce, por mais espetacular que seja sua performance, a montanha continua no lugar, sem ter se movido um milímetro. Por mais mirabolantes que sejam as acrobáticas peripécias teológicas que tentam justificar o problema, ele continua inamovível - deus continua moralmente reprovável.

O que você disse acima, foi:"Não adianta as suas explicações. Eu não às aceito".
E eu respeito isso. embora ache que você deveria ter se mantido na linha de raciocínio e não feito o que fez.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #270 Online: 04 de Dezembro de 2011, 15:28:57 »
Agora: mostre que realmente queres conversa séria, e responda: OFERECER UM FILHO SEU PARA SER MORTO EM NOME DE OUTRAS PESSOAS É UM ATO DE AMOR?

Sim.

realmente não alcancei a sua comparação... o que tem a ver uma coisa com a outra?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #271 Online: 04 de Dezembro de 2011, 15:32:41 »

Sim.

realmente não alcancei a sua comparação... o que tem a ver uma coisa com a outra?

Sem comentários.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #272 Online: 04 de Dezembro de 2011, 15:54:00 »

Sim.

Sem comentários.

Já que você não "está a fim" de explicar, deixe-me ver se consigo decifrar o que você tem em mente:

Você perguntou se eu achava que "oferecer um filho a morte em nome de outras pessoas seria um ato de amor"...
Racionalizando:
Eu respondi que "SIM". (Embora eu não o fizesse porque amo mais meu filho que os demais)
Mas eu tenho consciência que "Deixar toda a humanidade morrer" a troco da vida do meu filho seria uma situação difícil.
Mas como você pediu uma resposta "direta e objetiva"...

Mas que raio isso tem a ver com o fato de eu negar que o "Deus" da Bíblia tenha chiliques, etc...?

Você precisa deixar de pensar que todo mundo está completamente ciente do que você tem em mente e ser mais específico.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 04 de Dezembro de 2011, 18:39:28 »
[...]
Não obstante, quem deve decidir se um tópico acabou ou não?

Voce, talvez? :)

Acho que já posso dar por terminado esse tópico.
[...]
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 04 de Dezembro de 2011, 18:54:19 »
[...]
A Bíblia é portanto, uma coletânea de narrativas de povos que viveram em épocas distintas, que se iniciou aproximadamente ha 7, 8 mil anos atrás.
[...]

Ao que se sabe o texto bíblico mais antigo foi escrito por volta de 1.450 AC, sendo que boa parte de suas estórias foram emuladas de outros textos de povos mais antigos.

Não sou panteísta. Creio no Deus de Israel descrito na Bíblia.
Agora, se Ele é um ser que vive em outro planeta, não feito de carbono, etc... nada posso dizer.

Mas em qual versão do deus judaico-cristão voce acredita? No razoavelmente amoroso do NT ou no vingativo, xenófobo e genocida do AT?
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!