Estou supondo que esta é uma das duas das "perguntas ao Giga":vamos por partes, como Jack..
Para um observador externo, sem essa sua hipótese em mente, alguma coisa no comportamento humano sugeriria a falta de livre arbítrio?
Não, mas tampouco observamos algo que indicasse a ausência de livre-arbítrio em um rato, um inseto, uma bactéria, ou mesmo nos rios, no Sol, etc. Tudo que observamos é compatível com o animismo. Se o comportamento de alguma dessas entidades é limitada, é apenas observação de que essa é sua vontade, que é livre de qualquer forma.
Não basta ser compatível com as observações.
Essa deve ser a outra:pls.. responda a pergunta Gigaaaa
O sol e o exemplo da pedra são duas poesias bonitinhas mas não descrevem a complexidade de nossas vidas e decisões... analogia tosca
Errado, a menos que dentre os eventos que ocorrem nos processos cerebrais você insira mágica, não há diferença alguma.
Sem a hipótese da mente diferente de cérebro,
Hipótese essa que é mais alinhada com o que você descreve do que com aquilo que estamos colocando, mesmo que você afirme o contrário, diga-se de passagem.
voce conseguiria descrever a vida humana a partir de algum sistema, ou colocar alguma hipótese testável ou ainda, viavel, de que não há livre arbítrio?
S/N
A inexistência do livre-arbítrio decorre da física ser determinista. Independe de você resistir a aceitar "mente" como sendo um processo do cérebro e não "o cérebro".
Se "o cérebro é física", e a física é determinista, então não há livre arbítrio (senão num sentido muito limitado -- isso é, é determinado -- que parece ser bem distante daquilo que você defende). Isso parte da assunção de que a física é determinista, que impossibilita tal coisa como livre-arbítrio a menos que o postulemos como uma espécie de "propriedade" da física. Ex.: existe gravidade, eletromagnetísmo, força nuclear forte, fraca, e livre-arbítrio.
Eu não sei se há como testar o fisicalismo ou o determinismo, apenas é a hipótese mais parcimoniosa porque não implica na existência desse universo paralelo ou de propriedades também desnecessárias desse mesmo universo.