Autor Tópico: CC Ultimate Fight  (Lida 38292 vezes)

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
Re:CC Ultimate Fight
« Resposta #175 Online: 03 de Dezembro de 2011, 09:50:48 »
Resposta¹: Porque está no mesmo nivel da hipotese dos gnomos invisiveis imateriais controladores de mente.
Resposta²: Procure ler sobre falsificacionismo.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 03 de Dezembro de 2011, 09:59:26 »
Se estou errado, deve haver motivos...
Enfim, por que é como gnomos?

Você diz que minha regra é inválida e o melhor argumento do qual se utiliza é a simples afirmação,
– Não é falseável!
E quando eu te peço explicações você manda eu ler a respeito.

Sério,
Só não me sinto um idiota por que nem isso você me explicaria.

Elabore suas idéias e me responda e eu juro que lerei sobre falseasionismo.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #177 Online: 03 de Dezembro de 2011, 10:12:49 »
Simples tiago, não expliquei pois esse assunto já é de grande conhecimento dos foristas daqui e já foi trazido em vários tópicos,e também porque tenho preguiça de digitar de manha.
Falsificacionismo é uma prescrição epistemológica, foi criada por Karl Popper, e é basicamente uma ferramenta para diferenciar hipóteses cientificas,válidas, de hipóteses pseudo cientificas, inválidas. Para ter uma ideia melhor dos pormenores recomendo que leia , é fácil encontrar esse material na internet. Não só para este debate, o falsificacionismo é algo que todo cético deveria ter em seu repertório.
Reconheço minha preguiça, mas esse assunto é tão batido e de conhecimento geral do fórum que ela me pegou de jeito.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 03 de Dezembro de 2011, 10:31:51 »
E a tua idéia de livre-arbítrio é falseável? Você tem algum experimento que demonstre isso?

PS: a parte da wiki em português já li, vou para a inglês e depois, vou procurar aqui no fórum.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #179 Online: 03 de Dezembro de 2011, 10:41:04 »
E a tua idéia de livre-arbítrio é falseável? Você tem algum experimento que demonstre isso?

PS: a parte da wiki em português já li, vou para a inglês e depois, vou procurar aqui no fórum.
Não, é só uma crença minha.

Offline nobre

• Nível 02
  • *
« Resposta #180 Online: 03 de Dezembro de 2011, 10:54:48 »
Do ponto de vista do pragmatismo realista, o que interessa é o que vivenciamos dia-a-dia.
A todo momento tomamos decisões.
As "decisões automáticas" (do nosso Sistema Nervoso Central) levam a ações que procuram garantir que vamos continuar vivendo (respirar, sentir fome e sede, reagir automaticamente para evitar se ferir, etc.).  Claro que podemos reagir contra isso conscientemente, porém, normalmente, não é isso que fazemos.
Nossas "decisões conscientes" são condicionadas por tantos fatores (emocionais, sociais, hereditários) que fica praticamente impossível relacionar as causas que nos levam a tomar uma decisão.
O maior imponderável sobre esse processo decisório é algo que se costuma chamar de intuição! Isso acontece o tempo todo! Aceitamos a intuição se considerarmos que existem decisões cujo raciocínio incorpora "causas imponderáveis" e, por isso, acreditamos que a decisão que tomamos é a mais adequada (no nosso ponto de vista, claro). Podemos até considerar que a intuição é uma manifestação de nosso subconsciente que correlaciona todas as causas inconscientes e indica ao nosso consciente qual a melhor decisão.
Acredito que esse aspecto é o preponderante para acreditar que nossas decisões são fruto do nosso livre-arbítrio. Objetivamente nosso livre-arbítrio significa que nossas decisões (ações) não são totalmente decorrentes da causa, isto é, condicionadas por fatores antecedentes, mas tem um componente de vontade.
O Determinismo alega a falsidade dessa assertiva.
Mas no dia-a-dia (pragmatismo realista) as decisões são fruto de nosso raciocínio e da nossa vontade!
Conforme percebemos a realidade (se é que isso existe) temos maior ou menor certeza do livre-arbítrio.
Vale lembrar que o livre-arbítrio é uma das questões muito discutidas na Filosofia e na própria Ciência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 03 de Dezembro de 2011, 11:00:33 »
Escolhemos sim.. é exatamente a reação química e física..

Eu escolho a reação química e física? Quem sou esse eu?

A reação química e física é que faz a escolha. Você é apenas isso, o cérebro.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline nobre

• Nível 02
  • *
« Resposta #182 Online: 03 de Dezembro de 2011, 11:23:57 »
Resposta¹: Porque está no mesmo nivel da hipotese dos gnomos invisiveis imateriais controladores de mente.
Resposta²: Procure ler sobre falsificacionismo.

A falseabilidade (gosto mais que falsificacionismo), desenvolvida por Popper e seguidores, é mais adequada à Ciência.
Fundamentalmente trata do Problema da Indução que é o método lógico (e experimental) utilizado pela Ciência.
Infelizmente, uma parte da Filosofia (aí incluída a Metafísica), não lida com ideias falseáveis.
Aliás, isso também acontece com a Matemática Axiomática (axiomas são aceitos como não falseáveis).
Particularmente acho que é por isso que existem tantas "escolas filosóficas".
As conjecturas e refutações aplicam-se a todos os casos, senão já teríamos chegado à verdade absoluta (seja lá o que isso for).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 03 de Dezembro de 2011, 14:11:59 »
Agnóstico,

Cérebro = estrutura física/objeto

mente = processo que ocorre no objeto "cérebro"

consciência = parte do processo ou talvez parte "fenomenológica" do processo

Análogos:

Cérebro = Computador/CPU 

Mente = BIOS/sistema operacional de base/o que os programas fazem que não fica visível ao usuário

+

Consciência = interfaces gráficas dos programas ou do S.O.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 03 de Dezembro de 2011, 14:29:46 »
Peço aos caros foristas que defendem o determinismo que postem algum experimento que possa convencê-los da existência do livre-arbítrio.

Para começar é bom uma definição.

Ele é livre de que?

Se é do determinismo físico (que parece ser mesmo o "problema", que não pode ser resolvido meramente postulando um importante papel de "aleatoriedade pura" em nível quântico, porque continua sendo determinismo físico, não arbítrio), a coisa é bastante complicada, e não consigo nem imaginar, fico muito curioso com como isso poderia ser.

Como se poderia verificar que o cérebro, e/ou a mente, ou "algo" que age sobre ele, fora do mundo material, é dotado de algo como uma "vontade pura", não-determinada numa cadeia causal como tudo mais no universo, e que consegue subverter aquilo que seriam as reações esperadas normalmente das condições anteriores?

A mim parece que só o absurdo do que é implícito já basta para refutar a idéia desse livre-arbítrio metafísico/literal. A refutação disso está mais ou menos no mesmo pé de um experimento para refutar o solipsismo, ou aquela idéia de que o universo todo está "contido" no "planeta" Terra, que na verdade é a face interna de uma esfera, com toda uma série de hipóteses ad hoc intermináveis para corrigir toda a física de modo a criar uma ilusão de que tudo é aquilo que realmente parece ser.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 03 de Dezembro de 2011, 14:32:49 »
Tiago voce até me assustou agora.. o que eu disse é exatamente o que havia dito..

reações químcas e físicas apenas.. nada mais.

E estas são determinadas pelas suas condições iniciais, ou têm poderes especiais de "vontade", como se outra coisa além da física as controlasse?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #187 Online: 03 de Dezembro de 2011, 15:48:32 »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 03 de Dezembro de 2011, 16:22:44 »
Tiago voce até me assustou agora.. o que eu disse é exatamente o que havia dito..

reações químcas e físicas apenas.. nada mais.

E estas são determinadas pelas suas condições iniciais, ou têm poderes especiais de "vontade", como se outra coisa além da física as controlasse?

Vontade faz parte do funcionamento do cérebro. Sinapses. E a maneira única que essa maquina interage com o ambiente, cultura, etc
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline nobre

• Nível 02
  • *
« Resposta #189 Online: 03 de Dezembro de 2011, 16:24:39 »

Pois é, desde que o conceito de vontade seja aceito (como disse antes, há controvérsias), a vontade transcende (no sentido de está além) as limitações da Física.
Neste caso a "outra coisa além da Física" pode ser considerada em 3 hipóteses básicas:
1. Liberdade intrínseca do ser (o que é) - O Homem é livre (ideia defendida por Descartes): vontade = liberdade
2. Liberdade outorgada ao ser - Uma entidade externa (não necessariamente o que se costuma chamar de deus) ao ser lhe concede essa liberdade
3. Liberdade ergódica (independente do ser) - O nº de "graus de liberdade" do sistema (no caso o ser considerado) é significativamente alto e, neste caso, não há como determinar o conjunto de transformações (T) possíveis (em particular se existem variáveis aleatórias condicionantes dessas transformações).

Sou mais propenso a aceitar a 3ª hipótese.
Os "estados do sistema" (ser) nem sempre dependem das suas condições iniciais, pois é um "sistema aberto", no sentido de aceitar/absorver/rejeitar as flutuações do meio ambiente no qual está imerso, e "auto-regulável", no sentido de procurar sempre um nível de estabilidade que mantenha o sistema íntegro. Dada essa característica, alguns dos elementos constituintes do sistema produzem alterações, nem sempre determinísticas, nos seus próprios constituintes e o sistema atinge outro nível na sua própria evolução.
Dito de outra forma: Dada a mesma causa, nem sempre tomamos a mesma decisão (o que pode ser justificado por nossas experiencias anteriores - a chamada evolução).   

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 03 de Dezembro de 2011, 16:27:15 »
Agnóstico,

Análogos:

Cérebro = Computador/CPU 

Mente = BIOS/sistema operacional de base/o que os programas fazem que não fica visível ao usuário

+

Nao a analogia esta errada. No seu exemplo, a mente poderia funcionar em outro cérebro.
A analOgia computacional não faz sentido em relação ao cérebro. Só existe uma coisa: o cerebro

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 03 de Dezembro de 2011, 16:32:31 »
Essa questão da mente separada do cérebro é o ultimo
Refugio místico do ateu.  Falar que a vontade é contra as leia da física é tão absurdo que me recuso a contestar.

E da-lhe "segundo o filosofo tal"... A maior probabilidade do filosofo é falar um monte de merda.

Eu coloquei duas perguntas acima.. O giga respondeu uma. Quero colocar mais duas.  Alguém se candidata?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 03 de Dezembro de 2011, 17:13:47 »
Quem defende a mente separada do cérebro/mundo físico é você.

A distinção que fiz é apenas que uma coisa é um objeto, outra é um processo. Uma coisa é um carro de corrida, outra o funcionamento do motor, outra o carro correr, e outra ainda a corrida.

Se a "vontade" não é contra as leis da física então é regida/determinada por elas, que é o que estamos dizendo o tempo todo.

Se dizemos que ela é "produto" das leis da física, e não algo que as subverte, ainda assim, ela é determinada.

Tem como escapar não, filho.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 03 de Dezembro de 2011, 17:19:52 »
Agnóstico,

Análogos:

Cérebro = Computador/CPU 

+

Nao a analogia esta errada. No seu exemplo, a mente poderia funcionar em outro cérebro.
A analOgia computacional não faz sentido em relação ao cérebro. Só existe uma coisa: o cerebro

Analogias não implicam que as coisas sejam perfeitamente iguais em todos aspectos, aí nem seria uma analogia.

A mente só poderia funcionar em outro cérebro se houvesse algo como "disquetes" ou "redes" para se passar o conteúdo de um cérebro para outro, mas o cérebro nunca foi projetado para ter essa "função". O mais próximo disso são gêmeos siameses com cérebros conectados.

Dizer que não é análogo porque não existem disquetes para cérebros é como dizer que o olho não é análogo a uma câmera porque não imprimimos um filme que sairia pela boca.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 03 de Dezembro de 2011, 17:30:43 »
Agora eu sei, o cérebro do Agnóstico é um troll...
 :P

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 03 de Dezembro de 2011, 17:33:38 »
Essa questão da mente separada do cérebro é o ultimo
Refugio místico do ateu.  Falar que a vontade é contra as leia da física é tão absurdo que me recuso a contestar.

E da-lhe "segundo o filosofo tal"... A maior probabilidade do filosofo é falar um monte de merda.

Eu coloquei duas perguntas acima.. O giga respondeu uma. Quero colocar mais duas.  Alguém se candidata?

De novo, vamos lá,

A minha idéia,
de livre arbítrio é que as pessoas teriam a liberdade de escolher entre A ou B. Eu digo que essa idéia é furada pois qualquer escolha que se faça tem de respeitar uma cadeia incalculável de causas anteriores, afinal, nenhuma escolha brota do nada, pois simplesmente nada surge do nada. Mas entre A e B, entre morar em Miami ou São Paulo, entre ser Engenheiro ou Físico, entre diversas situações da vida quotidiana, o que se define por escolha é antes resultado de incalculáveis motivos anteriores cujo resultado é aquela “escolha” que, por sua vez, será influência em diversas outras. Dizer que, por isso, pelo fato de não conseguirmos perceber a cadeia, isso nos dá a ilusão de escolha, perfeito, não discordo. Entretanto, na realidade, não existiu escolha nenhuma.
Dito isto, em que erro estou incorrendo? Por que sua idéia invalida a minha? Por que você está certo e eu errado?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 03 de Dezembro de 2011, 17:59:11 »
Bom, ignorando os ad hominens

Sabe o que é duro, quando alguém confunde sua refutação a um argumento contrário com a sua própria argumentação. O Tiago é um exemplo.. vamos lá

Eu não conheço os motivos de R, ou os motivos de R não são verificáveis, então eu assumo que existe livre arbítrio e que se dane se existem motivos anteriores a R ou não, eu acredito no que eu quiser.

Você não entendeu.

Isso foi uma refutação ao argumento do Buck. O que eu disse é que nem existe base para afirmar que o cérebro é deteminístico pois não é possível a priori saber o que ele iria fazer em determinada situação portanto.. o resto leia do texto

Existem reações físicas e químicas no cérebro e se vocês dizem que por isso não temos livre-arbítrio, a confusão é de vocês, pois são vocês que estão enfiando algo aí não explicável. As reações químicas geram o EU e é esse EU que toma as decisões, qualquer causa precedente é confusão de vocês porque EU quero.
Conceitos ou argumentos que tratam do assunto só valem se tiverem utilidade.

Ou seja, você continua a não definir a sua concepção de livre-arbítrio e quando o faz, faz de maneira confusa. Mais, você afirma que, se desconhecemos as causas precedentes, isso faz o seu argumento verdadeiro, mas não diz por que é verdadeiro! Mas essa última achei ruim: conceitos e argumentos só servem se tiverem alguma utilidade! Afinal, de onde você tirou isso?

PQP

Isso não foi definição de livre arbítrio. Leia o texto Tiago, isso foi uma redução ao absurdo da hipótese de haver algo fora o cérebro que defina você.

O cérebro Ë a mente.. e não tem sentido falar que o cérebro tolhe o cérebro portanto ele não tem livre arbítrio. É como falar "eu não quero comer queijo então não tenho livre arbítrio"

A minha idéia,
de livre arbítrio é que as pessoas teriam a liberdade de escolher entre A ou B. Eu digo que essa idéia é furada pois qualquer escolha que se faça tem de respeitar uma cadeia incalculável de causas anteriores, afinal, nenhuma escolha brota do nada, pois simplesmente nada surge do nada. Mas entre A e B, entre morar em Miami ou São Paulo, entre ser Engenheiro ou Físico, entre diversas situações da vida quotidiana, o que se define por escolha é antes resultado de incalculáveis motivos anteriores cujo resultado é aquela “escolha” que, por sua vez, será influência em diversas outras. Dizer que, por isso, pelo fato de não conseguirmos perceber a cadeia, isso nos dá a ilusão de escolha, perfeito, não discordo. Entretanto, na realidade, não existiu escolha nenhuma.

Sua idéia não pode ser testada e já foi refutada.
É pura bullshit

Um evento encontra sua mente que toma a reação A,B,C,D,E ou F........
Quem toma a decisão é seu cérebro baseado no contexto. As vezes o contexto não permite você tomar parte das decisões que você quer, mas isso não tem nada a ver com o fato do ser humano ter ou não livre arbítrio de forma intrínseca

Sua visão está equivocada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 03 de Dezembro de 2011, 18:00:07 »
Agora eu sei, o cérebro do Agnóstico é um troll...
 :P

Você está confundindo os conceitos. Nem os defensores do determinismo soltam tamanha groselha.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 03 de Dezembro de 2011, 18:01:28 »
Agnóstico,

Análogos:

Cérebro = Computador/CPU 

+

Analogias não implicam que as coisas sejam perfeitamente iguais em todos aspectos, aí nem seria uma analogia.

A mente só poderia funcionar em outro cérebro se houvesse algo como "disquetes" ou "redes" para se passar o conteúdo de um cérebro para outro, mas o cérebro nunca foi projetado para ter essa "função". O mais próximo disso são gêmeos siameses com cérebros conectados.

Dizer que não é análogo porque não existem disquetes para cérebros é como dizer que o olho não é análogo a uma câmera porque não imprimimos um filme que sairia pela boca.

Então não use a analogia e vá direto ao ponto. A analogia é inutil neste caso. Não vou discuti-la porque daqui a pouco estou discutindo a validade dela e não mais o ponto.

Responda às perguntas que fiz ao Giga.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 03 de Dezembro de 2011, 18:06:02 »

PET scan image of brain showing visual and auditory recognition (from S Petersen, Neuroimaging Laboratory, Washington University, St. Louis. Also see J.A. Hobson "Consciousness," Scientific American Library, 1999, p. 65).

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!