Nunca foi problema ainda,porque o povo nunca participou dessas decisões técnicas . E não é dificil imaginar que as pessoas prefiram tomar decisões baseada no que a televisão diz ser a correta do que tomar a melhor decisão .
Decisões técnicas cabem a técnicos. Eu nunca ouvi falar (por exemplo) de alguém que prefira ela própria decidir quantos tijolos usar em um prédio ao invés de consultar um engenheiro. Nem o mais ignorante dos indivíduos costuma fazer isso.
Quantidade de tijolos não é comum, mas as proporções de areia, brita e cimento numa mistura de concreto , eu já vi .
E por outro lado é bom ter um certo cuidado com essa idéia de decisões técnicas , pois dá a entender que todas as decisões de um suposto técnico são sempre as melhores possíveis (para quem ?) , e que estas decisões são completamente neutras/objetivas e totalmente livres de quaisquer valores do técnico .
Há áreas do conhecimento em que muitas decisões não são neutras e objetivas como os seus técnicos gostam que os outros pensem.
Para exemplificar , como acima falamos de construções , um exemplo que me vem a mente é o projeto arquitetônico de um prédio público, mesmo neste caso os valores do arquiteto podem influenciar no projeto. Outro arquiteto com valores diferentes poderá fazer um projeto diferente.
Este é um exemplo em que um técnico não é guiado exclusivamente por critérios objetivos.
E a princípio, eu diria até mesmo que muitas ou quase todas decisões chamadas de "técnicas" , que não contrariem leis da física , tem algum grau de subjetivismo e de valores do “técnico”.