Por que você acha que você deve ser proibido de deixar seus filhos ou esposa na melhor situação que puder com o produto do seu trabalho legal?
Porque isso é uma forma de impedir o surgimento de oligarquias e dinastias familiares,que são recompensadas simplesmente pela descedência e não pelo mérito . Por acaso,existe outra alternativa melhor para impedir o surgimento de oligarquias e dinastias familiares?
Para não haver dinastias, basta não haver uma monarquia ou uma ditadura comunista.
Para não haver oligarquias, basta haver democracia com os requisitos mínimos e sem corrupção.
A Oligarquia do José Sarney e a Realeza Britânica te mandaram um oi
Cara vou te contar uma coisa que talvez você não saiba mas deveria sobre a natureza humana e já disse aqui no fórum
A Russia era um país autocratico, despótico e beligerante. Depois da revolução ele se tornou.. autocrático, despótico e beligerante
Cuba era o que e se tornou o que após a revolução?
Bicho não adianta querer reinventar um país e pensar que por causa de um novo genio pós adolescente com utopia ultrapassada todo um caldo cultural deixa de existir.
Se sua regrinha utópica entrasse, o país continuaria sendo corrupto.. porque ele é atualmente assim. Sarney existiria, na sua pessoa ou na forma de outra que faria o mesmo papel.
Um país NÃO se muda assim.. se muda passo a passo, não existe atalhos nem balas de prata que tragam a redenção a um sistema tão complexo e onde o todo é formado pelas partes
PQP.. minha emoção vai ser afetada durante a minha vida não quando eu morrer. As pessoas não iriam produzir simplesmente porque uma hora é a toa.. não adianta mais eu tentar bolar meios para gerar 10X de riqueza se com X eu me sustento durante minha vida..
Não é racional porque o estado não sabe gerar riqueza, simples assim. Quem gera riqueza é o cidadão.
2) Pode explicar melhor por favor?
Se eu produzi com intuito de gerar um legado, não quero que meu legado seja roubado, ou então não gero o legado.
3) A insegurança aqui é do ponto de vista coletivo e não do ponto de vista individual;
Não, não existe isso. A coletividade no caso é um agrupamento de pessoas que tem esse medo, as que empreendem JAMAIS iriam pensar assim.
É uma regra de toscos para toscos, ao final (aqui não nomeando ninguém)
4) O fruto do seu trabalho ainda é seu,enquanto ainda está vivo . Depois que morrer,você só estará prejudicando a sociedade ao querer que seus descedentes tenham mais sucesso na vida simplesmente por ser seus filhos . Quem tem a perder com isso é a sociedade,por causa das oligarquias e das dinastias familiares;
Não, no exemplo da classe de aula, isso seria o mesmo que dar as mesmas notas para alunos bons e ruins, no caso quem produziu. Meus filhos fazem parte da minha vida e me impulsionam para frente, me dão amor, carinho e vice-versa. Fazem parte da minha vida e do meu sucesso.
Uma das tantas besteiras de comunistas é tentar minimizar esse senso familiar.
E mais uma vez, iria deixar de produzir, simples.
5) Não é apenas uma medida meramente ideológica,como venho te explicando aqui .
é apenas ideológica.
O problema do brasil não é esse, ninguém pensa essa baboseira. Existem fatores muito mais preponderante para o sucesso de um país.
6) e 7) Considerar que a sociedade vai melhorar como num "passe de mágica" apenas por adotar essa medida é uma posição muito ingênua . As vantagens disso apareceriam à longo prazo . E até o momento,apenas os países que desejam serem "comunistas" fizeram isso e por essa razão existe a interfêrencia de outras medidas que atrapalham no julgamento desse simples ato de proibir a herança . Por essa razão,essa sua frase "não existem países que fazem isso e tenham justiça social" não faz sentido .
Faz porque são medidas com a mesma finalidade, tirar dinheiro de quem produz para o estado.
Advinha PARA QUEM vai as empresas no seu exemplo.. Para o estado??
Ou todos vao ter que juntar durante uma vida para comprar essa empresa que foi deixada para o estado?????
8) Existe algum estudo cientifico que eu não saiba para confirmar isso ou isso não passa de um "achismo"(aka "apelo à ignorância") da sua parte?
mais do que explicado.
Te dou exemplo
Alemanha oriental versus ocidental
coréia do norte versus sul
taiwan versus vietnan
cuba versus porto rico
países de mesmo potencial, destruidos por medidas inovadoras erradas POR PRINCIPIO
9) É impressão minha ou isso é um ataque pessoal(ad hominem)?
impressão sua. Voce pode não saber ainda, mas sua proposição não tem sentido.
Eu não entendo esse fetiche que alguns tem com a herança dos outros.
Não é fetiche .
[/quote]
Trabalhar que é bom ...