Pelamordedeus arcanjo.
Primeiro republicatas de democanos são tudo a mesma merda. Igual PT e PSDB.
O PSDB e PT são mais iguais entre si do que os Republicanos e Democratas.
Segundo, o problema começou com malabarismos feito pelo mercado. Artimanhas financeiras que nem os envolvidos entendem direito. Os tais do subprimes são os mais compreensíveis. O governo pode ter estimulado mas o sistema bancário que tem a mão suja com a bosta.
Isso é verdade, mas os gastos colossais do governo e o estímulo à concessão de créditos arriscados foram essenciais no processo.
Você tá defendendo um sistema que causou desgraças a rodo no século XX. E agora no Século XXI começou a atingir a minoria que ele privilegiava.
O Arcanjo, ao que eu saiba, não defende o comunismo.
O sistema está agonizando e você continua sem enchergar o quão absurdo ele era.
Crises cíclicas vão e voltam. Ninguém vai impedir as pessoas de trabalharem, investirem e comerciarem livremente (ou seja, o "capitalismo") por causa disso.
Mas eu te digo. Os EUA são os vilões do mundo, mas com a ascensão da china, neguim como eu vai ter saudades dos Ianques como superpotencia.
na verdade, os EUA foram os maiores heróis da hunanidade no século XX, tanto pelas contribuições científicas e tecnológicas quanto pelo seu papel central no combate ao nazi-fascismo e comunismo no século XX. Se não fosse por eles, talvez o nazi-fascismo e o comunismo tivessem dominado o mundo.
E a China jogou o jogo perfeito. Usou as proprias regras do jogo em benefício próprio. Segura eles agora.
A China tem 1 bilhão e 300 milhões de habitantes e um território colossal. A China SEMPRE foi uma potência mundial, ela apenas sofreu alguns percalços em sua história que a tiraram temporariamente do topo. Alguns exemplos:
1- No século XV, uma nova dinastia chegou ao poder e desmontou toda a frota chinesa, acabando com as navegações e fechando a China para o mundo. Não fosse isso, talvez fosem os chineses que tivessem colonizado as Américas, a África e até mesmo dominado a Europa.
2- No século XX, a China viveu um período comunista de 1949 até 1978, com os resultados habituais: economia brecada, fome, miséria e queda da população por fome e genocídio.
Ou seja, a China só deixou de ser TOP no mundo por períodos muito curtos. É necessário muito esforço em contrário para impedir a China de ser uma potência mundial.